InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

Compartilhe

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Sancler

Sancler

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 31 maio 2010, 21:47

Muito showww adorei a tua , vou colocar um led desse ai também só pra fazer uma firula cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
LaercioLMB

LaercioLMB

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 31 maio 2010, 22:36

Um detalhe, como você colocou o resistor ligado ao 5V e GND, a sua fonte está sim com carga pois essa é a finalidade do resistor, simular uma carga na fonte para ela estabilizar corretamente pois sem o resistor, em 12V ela jamais irá estabilizar se não estiver nada ligado aos 5V.
Esperimente desligar o resistor e faça novamente as leituras com o multímetro e verá que as tensões irão mudar e entenderá o que eu digo.
Um teste que pode fazer é deixar o resistor desligado e ligar o carregador nos 12V e tentar carregar uma bateria e coloque o multímetro para ler a tensão de 12V com o carregador ligado, pode baixar até 10V e as vezes baixa mais ainda e se ligar novamente o resistor, e fazer novamente a leitura com o multímetro, verá que a tensão de 12V se chegar a cair, não baixará de 11V.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyTer 01 Jun 2010, 07:53

Valeu Sancler! Depois se eu tiver com um pouquinho só de ânimo, vou passar uma mão de tinta nela... fazer uma graça! hehehehehe

Laercio, saquei o funcionamento do resistor. Mas como eu disse, o que estava me preocupando foi que eu coloquei um resistor de 10K e não de 10Ohms. Mas de acordo com o sapo, este resistor que coloquei é tão alto que pode não fazer efeito.

Mas como já está tudo no lugar e bem montado, vou testar com este e medir as tensões de saída com carga, se não tiver uma queda abaixo dos 11V ai boaaaa.

LaercioLMB

LaercioLMB

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyTer 01 Jun 2010, 11:55

Esse é outro problema gravíssimo que tenho visto na maioria dos iniciantes, quando dizemos para usar uma determinada coisa, é para ser aquela mesmo e não outra que possa parecer igual, no seu caso tiveste sorte, foi dito para usar um resistor de 10 ohms e você utilizou um de 10000 ohms, ficou como se nenhuma carga estivesse lá, até aí tudo bem, agora se tivéssemos dito para ser usado um resistor de 10000 ohms e você colocasse um de apenas 10 ohms, imagina só o estouro que isso ia dar quando ligasse a fonte.
São de detalhes assim que as coisas funcionam ou vão tudo pro brejo de vez, já é complicado fazer uma alteração para adaptar algo que quem uma função, fazer outra, agora não se atentar aos detalhes disso, as coisas podem ser bem ruins.
Quando falamos que algo tem que ser assim, só poderá ser contestado se houver algo melhor ainda para substituir e que tenha uma base concreta para tal afirmação, do contrário, terá que ser feito exatamente como foi dito.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyTer 01 Jun 2010, 17:19

Iniciante sim, mas um pouco de eletronica ainda me recordo... quando fui comprar o resistor, infelizmente perdi a lista, ai tive que improvisar...

Como fiquei na dúvida, e não queria sair de mãos abanando... resolvi pegar o resistor de 10k... pois sabia que se o certo fosse o K e eu colocasse o 1 ia dar zebra! Wink

Mas já estou providenciando o de 10Ohms! Very Happy

eing20ver

eing20ver

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySex 18 Jun 2010, 15:21

LaercioLMB escreveu:
Um detalhe, como você colocou o resistor ligado ao 5V e GND, a sua fonte está sim com carga pois essa é a finalidade do resistor, simular uma carga na fonte para ela estabilizar corretamente pois sem o resistor, em 12V ela jamais irá estabilizar se não estiver nada ligado aos 5V.
Esperimente desligar o resistor e faça novamente as leituras com o multímetro e verá que as tensões irão mudar e entenderá o que eu digo.
Um teste que pode fazer é deixar o resistor desligado e ligar o carregador nos 12V e tentar carregar uma bateria e coloque o multímetro para ler a tensão de 12V com o carregador ligado, pode baixar até 10V e as vezes baixa mais ainda e se ligar novamente o resistor, e fazer novamente a leitura com o multímetro, verá que a tensão de 12V se chegar a cair, não baixará de 11V.
Laercio, eu uso uma lâmpada de farol de carro no 5v e a fonte estabiliza os 12v, como é difícil ter uma boa loja de Eletrônica eu acho minha idéia boa, o que você acha?

LaercioLMB

LaercioLMB

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySex 18 Jun 2010, 19:02

eing20ver escreveu:
LaercioLMB escreveu:
Laercio, eu uso uma lâmpada de farol de carro no 5v e a fonte estabiliza os 12v, como é difícil ter uma boa loja de Eletrônica eu acho minha idéia boa, o que você acha?

A sua idéia funciona sim, sem problemas, só acho inconveniente a luz acesa mesmo que um pouco fraca.
Ainda não testei com uma lâmpada para ver a variação da tensão em 12V, se a fonte estabiliza corretamente ou não, mas a princípio é para funcionar melhor do que sem nada Very Happy Very Happy

eing20ver

eing20ver

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySex 18 Jun 2010, 19:47

LaercioLMB escreveu:
eing20ver escreveu:
LaercioLMB escreveu:

A sua idéia funciona sim, sem problemas, só acho inconveniente a luz acesa mesmo que um pouco fraca.
Ainda não testei com uma lâmpada para ver a variação da tensão em 12V, se a fonte estabiliza corretamente ou não, mas a princípio é para funcionar melhor do que sem nada Very Happy Very Happy
Ela fica bem fraca então nem esquenta então poderia por dentro da fonte.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySex 18 Jun 2010, 20:19

O problema de por dentro é que se queimar você não vai saber... ai é lambança!!!!

Laercio, já está com 10 ohms!!! heheheehhehehe...

eing20ver

eing20ver

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySex 18 Jun 2010, 20:25

floydbh escreveu:
O problema de por dentro é que se queimar você não vai saber... ai é lambança!!!!

Se por por dentro e queimar você vai sentir, a fonte não vai estabilizar Laughing

LaercioLMB

LaercioLMB

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySex 18 Jun 2010, 22:39

floydbh escreveu:

Que bom, deves ter notado uma boa diferença no funcionamento da fonte com o resistor de 10 ohms, a minha tem funcionado perfeitamente assim.

eing20ver escreveu:
floydbh escreveu:

Se por por dentro e queimar você vai sentir, a fonte não vai estabilizar Laughing

É verdade, se a lâmpada queimar, logo você terá a mensagem de input voltage error na tela do carregador Very Happy Very Happy Very Happy

Roger

Roger

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyDom 20 Jun 2010, 19:28

Pessoal, vou modificar a minha fonte, mas estou com duvidas, a fonte que tenho tem 2 fios amarelos (12v), 4 pretos(neutro), e 2 vermelhos(5v). Um fio vermelho e um preto vou colocar o resistor.

Teria problema usar apenas 1 fio vermelho e três pretos quando quiser usar os 5v e três pretos e dois amarelos quando quiser usar os 12v?
Abraços.

spaycker

spaycker

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyDom 20 Jun 2010, 22:43

quanto a quantidade de fios de mesma cor não influencia muito, pq são todos iguais.

na minha fonte eu uso dois de cada cor.

#################################
eu só não entendi por que resistor????
################################

EDIT: a tá entendi agora vou modificar a minha tbm.
http://www.spaycker.99k.org              
Sancler

Sancler

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyDom 20 Jun 2010, 22:56

spaycker escreveu:
quanto a quantidade de fios de mesma cor não influencia muito, pq são todos iguais.

na minha fonte eu uso dois de cada cor.

#################################
eu só não entendi por que resistor????
################################

EDIT: a tá entendi agora vou modificar a minha tbm.

A quantidade de fios é para não criar uma resistência , por o fio ser fino , dai se usa 2
eu como não tenho nenhuma bateria com mais de 1800 mah não coloquei mais de um fio , mas colocar também não faria mal algum . alias só faria bem .
spaycker

spaycker

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptyDom 20 Jun 2010, 23:13

ta certo sancler esqueci de citar tambem que dependendo de uma carga maior (conseqüência Amper ou corrente maior ), o fio pode vir a ser finoe chegar a romper ou esquentar e até danificar a carga por limitação de corrente, com isso usei mais de um fio porque em paralelo a corrente se divide, fazendo com que o trabalho seja destribuido igualmente para dois ou mais fios.

EX:

um circuito com carga de 10homs a 12volts = 1,2A

_________________passa pelo fio 1,2A

com dois fios na mesma situação:

___________________________ 0,6 A ou 600mA em cada fio...
___________________________ 0,6 A ou 600mA
Sancler

Sancler

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 07:55

Exatamente Spaycker , pelo visto pegou o espirito da coisa , ainda não consegui colocar o resistor de fio na minha , nem o Led , mas estou procurando Razz
spaycker

spaycker

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 09:47

se eu soubeçe que estava procurando eu tinha levado para ti, tenho um monte de led aqui em casa.

mas como carga pesei em outra coisa. poderia usar o cooler da propia fonte na saida de 5Volts???

quem intende do assunto poste ai para nós se vai adiantar esta mudança...
eing20ver

eing20ver

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 11:09

Sancler e spaycker, vai em uma oficina e arruma uma lampada de farol de carro ou moto e coloca no 5 volts, ai seus problemas acabam.

Roger

Roger

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 13:47

minha dúvida era ser tem problema colocar menos fois no positivo e mais no negativo, ai a resistência do positivo seria maior, e a do negativo menor. Tem problema?

ale_nevesbr

ale_nevesbr

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 14:01

Láercio,

Coloquei o resistor conforme indicado na minha fonte nova, ligado no 5V. Porém quando eu vou utilizar o carregador, para taxas de carga acima de 2A o carregador apresenta aquela mensagem de Low input volt... E quando olho na função do carregador, a voltagem de entrada está em torno de 10,2V. Será que a fonte é fraca para esta carga? Comprei uma de 400W.

Valeu

Roger

Roger

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 14:24

ale_nevesbr escreveu:
Láercio,

Coloquei o resistor conforme indicado na minha fonte nova, ligado no 5V. Porém quando eu vou utilizar o carregador, para taxas de carga acima de 2A o carregador apresenta aquela mensagem de Low input volt... E quando olho na função do carregador, a voltagem de entrada está em torno de 10,2V. Será que a fonte é fraca para esta carga? Comprei uma de 400W.

Valeu

Eu ja carreguei com a minha velha pra caramba de 300w a 2a sem problemas, com um motorzinho em 5v, sem ele nem com 1A, tem certeza que colocou certo?

ale_nevesbr

ale_nevesbr

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 14:34

Olha só, eu liguei comprei um o resistor de fio de 10 Ohms por 10 Watts similar ao modelo da foto ligado da seguinte forma: uma ponta no fio amarelo e a outra no fio preto.

Acho que era isto, ou fiz algo errado?

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 Produtos503617img01resi

spaycker

spaycker

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 15:14

Roger escreveu:
minha dúvida era ser tem problema colocar menos fois no positivo e mais no negativo, ai a resistência do positivo seria maior, e a do negativo menor. Tem problema?

não da certo porque os fios vão ficar em paralelo, e a resistencia em paralelo diminui em vez de aumentar. então para aumentar a resistencia do fio vc tem que ter um fio bem comprido como se estivesse em serie.

EX: dois restores em serie de 10homs e igual a um resistor de 20Homs, ja dois resistores em paralelo de 10Homs é igual a um resistor de 5Homs

e a resistencia do fio é muito pouca. Exemplo para se ter 20,73Homs de resistencia em um fio da fonte teria que ter um kilometro de fio ou 1000metros.
Roger

Roger

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 17:56

spaycker escreveu:
Roger escreveu:

não da certo porque os fios vão ficar em paralelo, e a resistencia em paralelo diminui em vez de aumentar. então para aumentar a resistencia do fio vc tem que ter um fio bem comprido como se estivesse em serie.

EX: dois restores em serie de 10homs e igual a um resistor de 20Homs, ja dois resistores em paralelo de 10Homs é igual a um resistor de 5Homs

e a resistencia do fio é muito pouca. Exemplo para se ter 20,73Homs de resistencia em um fio da fonte teria que ter um kilometro de fio ou 1000metros.

Não foi o que eu disse?

O que eu quero saber é somente se tem problema o negativo ter uma resistência menor que o positivo, ou seja dois fios negativos com um positivo.

Roger

Roger

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 EmptySeg 21 Jun 2010, 17:57

ale_nevesbr escreveu:
Olha só, eu liguei comprei um o resistor de fio de 10 Ohms por 10 Watts similar ao modelo da foto ligado da seguinte forma: uma ponta no fio amarelo e a outra no fio preto.

Acho que era isto, ou fiz algo errado?

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 Produtos503617img01resi

Amigo, é no 5 volts, então é um vermelho mais um preto.

abraços.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 3 Empty

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte