| [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
adriano_mg
Mensagens : 256 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 40 Localização : Coqueiral MG
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Sex 17 Dez 2010, 21:42 | |
| up! agora com 2 saidas usb 5.0 e pintadinha com azul automotivo hauAHUahUHAUhaUHA |
|
| |
MisticRaider
Mensagens : 247 Data de inscrição : 10/08/2010 Localização : Portugal
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Sáb 18 Dez 2010, 08:40 | |
| Oi a todos... Depois de ler deixo foto da minha fonte modificada onde tenho saida de 3v... 5v... 12v... : Cumprimentos |
|
| |
adriano_mg
Mensagens : 256 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 40 Localização : Coqueiral MG
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Sáb 18 Dez 2010, 08:43 | |
| - MisticRaider escreveu:
- Oi a todos...
Depois de ler deixo foto da minha fonte modificada onde tenho saida de 3v... 5v... 12v... :
Cumprimentos parabens MisticRaider! ficou mto bem feita!! |
|
| |
Manoel-SC
Mensagens : 149 Data de inscrição : 06/03/2010 Idade : 74 Localização : Tigrinhos-SC
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Qui 24 Mar 2011, 22:15 | |
| - LaercioLMB escreveu:
- Algo muito bom que serve para deixar a fonte de PC com todo o desempenho, como estaremos usando uma carga alta tipo uns 10A mais ou menos, recomendo usar pelo menos 2 dos fios amarelos (12V) e dois dos pretos (negativo ou neutro) para os bornes ou plug, para que somente aqueles fios originais não sirvam de resistência na hora de carregar uma bateria a 5A por exemplo ou colocar fios mais grossos.
Outra coisa que deve ser feita para o bom desempenho pois dependendo da bateria a ser carregada o carregador pode dar a mensagem de input error, as fontes de PC só estabilizam se tiver carga na tensão de 5V, se não tiver nada ligado ali a fonte não irá estabilizar e a tensão nos 12V pode cair abaixo de 10V e o carregador dá a mensagem de input error. Para evitar isso, tem obrigatóriamente que colocar uma carga nos 5V da fonte e isso pode ser feito colocando um resistor de fio de 10 Ohms por 10 Watts ligado nos fio dos 5V e o neutro, assim irá simular algo ligado nos 5V e a fonte irá estabilizar tudo, inclusive os 12V e a tensão de 12V não irá mais cair. Quando fiz a minha primeira fonte, achei que era bobagem colocar esse resistor até quando fui fazer uma carga de 2C em uma bateria de 2200mA e o carregador deu erro, baixei para 1,5C e a mesma coisa, coloquei o resistor e carrego a 5C sem problemas. Só complementando, os fio usados em Fontes de PC geralmente são de Bitola 22AWG cada perna de fio 22AWG suporta até 7A de corrente, o ideal e usar pelo menos 5 pernas assim o cabo suporta um pouco mais do que o máximo da fonte geralmente +-33A para fontes de 400W ( 5 pernas do amarelo e 5 do preto ) |
|
| |
wendinho
Mensagens : 459 Data de inscrição : 17/10/2010 Idade : 37 Localização : Varzea Paulista-SP
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Dom 10 Abr 2011, 07:47 | |
| Vou deixar aqui meus parabens ao Sancler, tutorial muito bom. Consigui fazer a minha, mesmo não manjando nada de eletronica.
Pra vcs terem uma ideia comprei um multimetro e não sabia nem mexer nele. kkkk |
|
| |
LIVIO CARDOSO
Mensagens : 228 Data de inscrição : 15/01/2011 Idade : 62 Localização : UBERLANDIA - MG
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Qui 14 Abr 2011, 13:28 | |
| Olha, fiz esta fonte seguindo todos os passos descritos, aproveitando uma de 250W 10A de uma antigo computador 486 e está funcionado perfeitamente. Já testei, liguei meu carregador ACCUCEL 6, com 4 baterias pra carregar a 6A. Bem ela ficou tinindo. Ia gastar uns R$ 140,00 pra comprar uma fonte de 10A por aqui. Gastei só R$ 3,30 pra comprar um resistor de 10R 20W (coloquei de 20 watts) nos 5v da fonte, pra simular a carga, pra que não desarme. Valeu aí moçada!!! |
|
| |
Skyhawk
Mensagens : 73 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Adeus Fórum
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Qua 11 maio 2011, 08:11 | |
| Gostei muito deste tutorial. Parabéns Sancler e a todos os participantes! Semana passada precisei fazer uma fonte para um amigo e para relembrar algumas dicas procurei varios tutorias na internet à respeito do assunto. Também li aqui que alguns estão com problemas relativamente simples de solucionar. Parte destes problemas vocês irão resolver com o tutorial que o Sr. Floydbh postou aqui, retirado do site E-voo. Para os que procuram realizar o projeto apartir de fontes usadas, aconselho procurar os modelos feitos para processadores Pentium 4. Nesta época os processadores dissipavam muitos Watts e foi quando apareceu nas fontes ATX a expressão "Watts Reais". Não era qualquer fonte que conseguia alimentar esses processadores, alias alimentam, porque existem muitos ainda "rodando". Para os que precisarem de maiores informações, estarei a disposição. Abraços e boa leitura a todos!!!
Obs: Cuidado! O tutorial citado acima contém alguns erros, mas serve de base para um grande projeto! |
|
| |
gmenegaz
Mensagens : 81 Data de inscrição : 05/01/2011 Idade : 46 Localização : Tubarão - Sc
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Qua 18 maio 2011, 13:45 | |
| Em vez de colocar uma resistencia, que em alguns locais é mais dificil, eu coloquei outro cooler de fonte nos 5V, que tem um consumo de 0,37A em 5V, ficou show de bola, alem de manter a fonte mais fria, nem precisou sair atraz de um resistor. |
|
| |
makoly
Mensagens : 31 Data de inscrição : 09/06/2011 Idade : 33 Localização : Teresina - Piauí
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Sex 17 Fev 2012, 19:51 | |
| pessoal eu sei que o post ta um pouco antigo, mas eu so consegui comprar 2 resistores de 10 ohms por 5 watts. Se eu ligar eles em paralelo posso usar na fonte, por que fica 5 ohms e 10 watts, ou se eu colocar em serie para dar 20 ohms e 5 watts fica melhor??
|
|
| |
Rafael
Mensagens : 147 Data de inscrição : 15/03/2010 Idade : 36 Localização : São José - SC
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Qua 22 Fev 2012, 17:28 | |
| Boa Tarde... Ja fiz uma fonte como explica o tutorial e deu tudo certo... Porem hoje fiz uma nova e quando eu ligo fonte ela fica ligada por uns 5 segundo e desliga a fonte... O que eu faço??? |
|
| |
eduardo.luz
Mensagens : 110 Data de inscrição : 17/01/2012 Idade : 39 Localização : Gaspar / SC
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Seg 27 Fev 2012, 20:30 | |
| Obrigado Sancler e Laercio, e a todos que contribuiram, com a ajuda de vcs consegui fazer a fonte para meu Eco6, ficou show de bola.
E aproveitando a oportunidade, tem como eu fazer um fio quente usando esta mesma fonte? Como?
Obrigado.
|
|
| |
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Ter 28 Fev 2012, 08:09 | |
| - Rafael escreveu:
- Boa Tarde...
Ja fiz uma fonte como explica o tutorial e deu tudo certo... Porem hoje fiz uma nova e quando eu ligo fonte ela fica ligada por uns 5 segundo e desliga a fonte... O que eu faço??? Rafa, como vai?! O que deve estar ocorrendo é que deve existir algum curto-circuito na sua fonte! Por ela ser chaveada, quando ela detecta o curto, ela desarma.... verifique os pontos de conexão, principalmente nas saídas 0v e 12v, COM A FONTE DESLIGADA, se a medida for de 0 ohm, então você tem um problema por ae! |
|
| |
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Ter 28 Fev 2012, 08:12 | |
| - makoly escreveu:
- pessoal eu sei que o post ta um pouco antigo, mas eu so consegui comprar 2 resistores de 10 ohms por 5 watts. Se eu ligar eles em paralelo posso usar na fonte, por que fica 5 ohms e 10 watts, ou se eu colocar em serie para dar 20 ohms e 5 watts fica melhor??
makoly, nas configurações que você questionou, pode ser que a fonte não se estabilize quando colocado carga nela! mas você pode testar! Eu, pessoalmente, acho MAIS BARATO, comprar uma resistência 10O10W.... |
|
| |
floydbh
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias Ter 28 Fev 2012, 08:15 | |
| - eduardo.luz escreveu:
- Obrigado Sancler e Laercio, e a todos que contribuiram, com a ajuda de vcs consegui fazer a fonte para meu Eco6, ficou show de bola.
E aproveitando a oportunidade, tem como eu fazer um fio quente usando esta mesma fonte? Como?
Obrigado.
Eduardo, Se você estiver se referindo à Arco de corte, bom, a resposta para você é NÃO! Fontes chaveadas não devem ser curto-circuitadas! claro que temos casos de sucesso em alguns testes, pois, o arco de corte do cara ficou com uma resistência tal, que o chaveamento da fonte não entende por curto circuito... Mas leia mais este tópico pois tem muita discussão a respeito de arcos de corte! |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias | |
| |
|
| |
| [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias | |
|