InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

Compartilhe

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
floydbh

floydbh

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptySeg 27 Set 2010, 17:00

é... você mede a resistencia do fio com um multimetro...

ai você coloca na formula: I = V / R

A fonte deve suportar a corrente gerada. Mas cuidado, este 13A que diz na fonte é aparente ou nominal?!

Normalmente as fabricas colocam o valor aparente, porem quando você vai usar a fonte, a corrente é bem menor!

de uma olhada nisso direito... caso não consiga ... hummmm ai complica... em casa eu vejo o que podemos fazer!
Ir para o topo Ir para baixo

barbecue

barbecue

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 00:44

floydbh escreveu:
é... você mede a resistencia do fio com um multimetro...

ai você coloca na formula: I = V / R

A fonte deve suportar a corrente gerada. Mas cuidado, este 13A que diz na fonte é aparente ou nominal?!

Normalmente as fabricas colocam o valor aparente, porem quando você vai usar a fonte, a corrente é bem menor!

de uma olhada nisso direito... caso não consiga ... hummmm ai complica... em casa eu vejo o que podemos fazer!

com certeza é aparente, nunca fui bom em regra de 3 Razz

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 01:09

olha ai pessoal como eu fiz numa fonte de pc para ela poder ter varias utilidades. coloquei entradas de plug banana nela como tomadas ai é só trocar de lugar e usar como quiser.

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 Fontej

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 07:51

christianocosta escreveu:
olha ai pessoal como eu fiz numa fonte de pc para ela poder ter varias utilidades. coloquei entradas de plug banana nela como tomadas ai é só trocar de lugar e usar como quiser.

O cristiano, infelizmente não dá para ver sua fonte, mas eu tambem usei plugs... mas só fiz para +5V e +12V.

As fotos dela estão na pagina 3 deste tópico!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 07:53

ai floyd eu pus 3 5 12 e 12 com dimmer

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:10

fino demais...

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:14

ah. e eu to usando ela num fio de corte tbm. esquenta facil 1 metro de fio de aço 1.5mm. na especificação dela tah escrito 420w. ela tah segurando facil p esquentar o fio. será p um carregador ela vai precisar de resistor? tá indicando que nos 12v ela suporta 19a. o cara que me vendeu mandou junto um resistor de ceramica 10w 4.7ohms K

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:24

depende do carregador, se o carregador tiver entrada abaixo de 11,9V ... seria interessante você usar o resistor!

Mas antes, você tem que saber a entrada (tensão) do carregador para então dimensionar o resistor!

Agora, sua fonte é de computador?! 19A tem coisa errada ae!!!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:28

nela tah escrito bem assim, input 115v-230v
output
+3.3v ------- +5v -------- +12v
28v --------- 38A-------- 19a
---------- 2 1 0 w -----------220W

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:34

ah e o carregador é um accucel 6 input 11 a 17 v se naum me engano

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:42

isso ae tá me "cheranu" a corrente aparente!!!

Dificilmente você terá uma fonte para computador com tamanha potencia!! mas de qualquer forma... enfim!!!

Quanto ao accucel, pode ligar ele direto na saida de +12V que não tem erro! o meu eu uso assim!

Tipo: o Carregador segura até 17V e a fonte só fornece 12V ... logo, não tem problema!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 08:52

ai floyd peguei um multimetro desse comuns MAX10A mas que apesar de esquentar os fios medem mais um pouquinho. os fios do multimetro feveram mas marcou 19.80A sem a fonte afrouxar.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 10:38

como você mediu isso?!

Usou uma resistencia de 0,65Ohms?!?!?!

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyTer 28 Set 2010, 18:52

coloqei o multimetro na fonte positivo positivo negativo negativo e tive a mediçao de 19.80a

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 07:55

cristiano,

Corrente não se mede assim!!!

Para medir Corrente, você precisa de um circuito fechado... Falando em grosso modo, uma resistencia ligada a fonte... e o multimetro ligado em séris com este circuito.

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 15_04_01

dá uma lida nisso aqui ó http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_04.asp

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 08:21

me diga uma coisa floyd. qual a taxa de descarga duma bateria de nimh?

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 08:47

depende da bateria...

Assim como as LiPo, as NiMH tem varia sua taxa de descarga a depnder de marca e modelo.

Se está procurando NiMH que preste:
opte pelas eneloop, eu ão tenho nenhuma, mas só ouço falar MUITO BEM DELAS!
[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 Sku_6807_1

no momento estou usando essas, e tem me atendido muito bem! (tudo bem que são novas e só sofreram uns 5 ciclos até o momento)
[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 Sku_0487_1

As GP eu tambem gosto muito, mas alem de caras eu não conheço sites que as vendam!
[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 Pic_nimh

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 09:04

eu queria citar como exemplo mas vamos lá. pegue um multimetro desses comuns. ligue a ponta de prova no local correto para medir amperagem. coloque as pontas de prova nos seus devidos polos numa bateria de 1000mah e 20c e me diga qual a leitura que voce obteve.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 09:31

Para medir a corrente, você precisa de um circuito fechado. Um multímetro conectado a uma bateria não é um circuito fechado, pois a resistência do multímetro é tão minima, que este tipo de ligação se comporta como um curto circuito (CUIDADO!!!). Ou seja, se der alguma leitura, com certeza não será de corrente!

Mas com esta mesma ligação, se você muda a chave do multímetro para medir a TENSÃO, ai sim você vai conseguir visualizar a tensão de saída da bateria SEM CARGA que é medida em Volts(V)

Última edição por floydbh em Qua 29 Set 2010, 09:41, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 09:36

se fizer esse teste com uma bateria de 1000mah e 20c terá a leitura na faixa de 20A. algo em torno de 19 a 21A. é só fazer e ver que funfa.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 09:40

Bom, o seu multímetro deve ter alguma coisa especial para este tipo de medição!

INCLUSIVE NUNCA FAÇA ISSO... pois a resistência do multímetro é tão pequena, que a bateria pode entender como um curto circuito, ai você já vu o resultado né!?

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 09:41

o multimetro eh desses de 10 reais msm e chega a ferver os fios quando dá a medição.

floydbh

floydbh

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 09:56

Entendi....

Realmente, então você está medindo "corretamente".

O problema é que você está fechando curto, como dito acima, no seu sistema, e deu sorte que até hoje uma LiPo destas não pegou fogo na sua cara!!!!

Cara, vai por mim NÃO FAÇA MAIS ISSO! para medir uma corrente, coloca uma resistência bem dimensionada de forma a "consumir" corretamente a corrente fornecida!

O Seu problema, ou solução, é exatamente essa: O multímetro é vagabundo! ou seja, possui uma resistência interna > 0; o que "evita" o curto circuito...

depois faz um teste, pedo um segundo multímetro, coloca ele para medir a resistência e conecte ele neste seu multímetro ligado como AMPERÍMETRO... você deverá enxergar uma resistência aproximada de uns 10Ohm ou mais!

mas embora você tenha conseguido medir... continuo não recomendando este "protocolo"!

Quando comecei a mexer com eletrônica, eu sismei de medir a corrente de um capacitor de um equipamento, o problema que o capacitor trabalhava com correntes de até 40A e tensões de 220V ... vou te falar, preferia ter brigado com uns 2 de uma só vez do que levar outro tranco daqueles, sem contar a bagunça que fiz na oficina! huahuahuaahuahua

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 13:09

Po floyd me desanimou agora. pale a parte que eumais gosto eh a parte que explode.

dyno

dyno

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 EmptyQua 29 Set 2010, 23:16

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vixi Rolling Eyes porque será que eu não estou surprezo Twisted Evil
eu tinha quase certeza que o que vc mais gostava era justamente a explosão. Laughing

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias   [TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias - Página 5 Empty

[TUTORIAL ]Fonte alternativa para o seu carregador de Baterias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte