InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptySex 24 maio 2013, 11:16

Eu disse móvel, porque não sei o quão portátil será... uma vez que o peso poderá ficar comprometido!

Bom...

Eu, no auge de meu ócio, pensei num projetinho bem bacana e que já vi alguns colegas de pista fazerem, mas eu queria algo melhor acabado! Vou montar uma maleta carregadora de baterias!

A ideia inicial é utilizar uma maleta como esta:
[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Maleta-case-aluminio-media-serie-ouro-divisorias-alca_MLB-O-175372648_517

para "acomodar" dois Accucel 6 (ou algum de até 7 A) aptos a carregar as Lipo onde quer que eu esteja.... uma vez que, dentro da maleta, também irá duas baterias de 12V 7A
[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! 12V-7AH

As baterias serão ligadas em paralelo e alimentarão os carregadores... tudo muito bem colocado e acabado...


Alguem tem alguma ideia que possa AGREGAR a este projeto?


Como implicará em $$$ e no momento não estou gastando nem para comprar arroz...
vou aproveitar para planejar com muito cuidado e comprando os cabos e acessórios que são mais baratinhos!!!

Ah... também pretendo montar um painel de campo, semelhante a aos da hobbico:
[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Hcap0302


No fim, será uma central elétrica móvel .....

Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptySáb 25 maio 2013, 00:37

Pessoal,

após estudar um pouco, seguem alguns dados novos:
"copiando" o projeto de um colega de "pardalzadas" (PROJETO – Carregador de uma, duas ou + baterias seladas), vi que as baterias que ficarão na maleta não podem ser ligadas diretamente pois podem ocorrer perdas de potencia. então desenhei o circuito abaixo, onde os próprios carregadores (1 deles) vai carregar as baterias internas, usando uma fonte externa:
[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Maleta1

notem que as 4 chaves são interligadas, quando viramos as chaves para os carregadores carregando a bateria, as mesmas são desligadas dos carregadores e estes conectados a fonte externa.


Amanhã posto a listinha de compras ...

ah... quanto aos diodos:
1- se alguem tiver melhor opinião quanto ao modelo, me avise!
2- Como existe queda de tensão no diodo, isso pode ser um problema na carga das baterias. Como resolve-lo? (uma vez que a tensão é que dá o sinal de carga máxima para o carregador)
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptyQua 29 maio 2013, 15:01

Só atualizando...

A lista de compras está praticamente pronta e o valor atual está em torno de R$ 400,00!!

Porque caro? Só a maleta+carregadores+baterias já chega em mais de R$ 300,00!


e ainda continuo pensando na queda de tensão dos diodos no momento da carga!
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptySex 31 maio 2013, 11:31

Vamos a lista:

Item
Qtdade
Descrição
Modelo
Valor
1 1 Maleta Aluminio Esp. int. 40x25x10 R$ 98,00
2 2 Bateria Pb Selada 12V/7A R$ 98,00
3 2 Carregador LiPo Turnigy Max8 R$ 165,00
4 2 Medidor de tensão Tipo VoltWatch R$ 19,00
5 12 Banana Plug Femea Min. 10A R$ 17,80
6 2 Chave Switch Tipo DPDT R$ 10,00
7 2 Chave Switch Tipo SPST R$ 10,00
8 ?? Cabos 12AWG R$ -
9 ?? Termo-retrátil 3mm R$ -
10 4 Diodos Shotcky BYV18-30/SR820-860/STPS3045 R$ 20,00

Até aqui já morreram algo em torno de R$ 450,00!!

Eae? Ainda viável?!

O que ainda não orcei:
- Madeira e tecidos (ou EVA) para montagem e acabamento.
- Material e ferramentaria para montagem
- Os cabos que serão usados... (eles estão na lista mas não tem preço!)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dúvidas até o momento:

1 - A queda de tensão dos diodos podem interferir na carga das baterias de chumbo?
2 - O Peso e o Preço podem ser fatores inviabilizantes ao projeto?
3 - Qual a melhor madeira a ser usada para montar as acomodações?
4 - Usar EVA ou Courino no acabamento final?
5 - Precisará de ventoinhas para refrigeração ou apenas entradas de ar, uma vez que as baterias de Pb e os carregadores ficaram abaixo do "painel"?


----------------------------------------------------------------------------------------------------
Próximos passos:

- TENTAR projetar em CAD como ficará o projeto. (Instalei a ferramenta, agora basta relembrar o que aprendi a 15 anos atrás)
- A ideia é construir algo muito bem desenhado de forma que possa ser compartilhado com todos, por isso os detalhes da construção. E de quebra está me servindo de arquivamento para eu mesmo, se precisar revisitar este projeto em algum momento.

Ir para o topo Ir para baixo
             
CONDOR
 
 
CONDOR

Mensagens : 136
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 64
Localização : Dois Córregos S.P

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptyDom 02 Jun 2013, 23:47

floydbh escreveu:
Vamos a lista:

Item
Qtdade
Descrição
Modelo
Valor
1 1 Maleta Aluminio Esp. int. 40x25x10 R$ 98,00
2 2 Bateria Pb Selada 12V/7A R$ 98,00
3 2 Carregador LiPo Turnigy Max8 R$ 165,00
4 2 Medidor de tensão Tipo VoltWatch R$ 19,00
5 12 Banana Plug Femea Min. 10A R$ 17,80
6 2 Chave Switch Tipo DPDT R$ 10,00
7 2 Chave Switch Tipo SPST R$ 10,00
8 ?? Cabos 12AWG R$ -
9 ?? Termo-retrátil 3mm R$ -
10 4 Diodos Shotcky BYV18-30/SR820-860/STPS3045 R$ 20,00

Até aqui já morreram algo em torno de R$ 450,00!!

Eae? Ainda viável?!

O que ainda não orcei:
- Madeira e tecidos (ou EVA) para montagem e acabamento.
- Material e ferramentaria para montagem
- Os cabos que serão usados... (eles estão na lista mas não tem preço!)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dúvidas até o momento:

1 - A queda de tensão dos diodos podem interferir na carga das baterias de chumbo?
2 - O Peso e o Preço podem ser fatores inviabilizantes ao projeto?
3 - Qual a melhor madeira a ser usada para montar as acomodações?
4 - Usar EVA ou Courino no acabamento final?
5 - Precisará de ventoinhas para refrigeração ou apenas entradas de ar, uma vez que as baterias de Pb e os carregadores ficaram abaixo do "painel"?


----------------------------------------------------------------------------------------------------
Próximos passos:

- TENTAR projetar em CAD como ficará o projeto. (Instalei a ferramenta, agora basta relembrar o que aprendi a 15 anos atrás)
- A ideia é construir algo muito bem desenhado de forma que possa ser compartilhado com todos, por isso os detalhes da construção. E de quebra está me servindo de arquivamento para eu mesmo, se precisar revisitar este projeto em algum momento.


floydbh

Os diodos vão apresentar uma queda de tensão de 0.7 volts aproximadamente (cada um).

Prefiro usar uma chave de 2 posições e 2 polos para escolher "carregamento" e uso.

Aí sim coloque um diodo em leds verde e vermelho indicando carga e uso.

Minha sugestão seria uma tomada e um plug daqueles usados em fontes chaveadas, onde você poderia levá-lo para conectar á fonte do carregador.

Esse cabo ficaria dentro da maleta e retirado quando fosse carregar as baterias em uma tomada.
Ir para o topo Ir para baixo
             
CONDOR
 
 
CONDOR

Mensagens : 136
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 64
Localização : Dois Córregos S.P

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto:    [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptyDom 02 Jun 2013, 23:55

Outra coisa que acho importante é a ventilação do carregador e da fonte.

O uso de ventoinhas é muito útil, mas faça elas sugarem o calor jogando-o para fora, então acho que você deve prever uma ventilação atravez de furos para a passagem e circulação do ar e manter a maleta aberta no manuseio.

Eu costumo levar 2 dessas baterias ligadas em paralelo já carregadas no campo para carregamento das lipos.
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptySeg 03 Jun 2013, 08:52

Grande Condor,

Na verdade, a maleta não terá uma fonte transformadora, apenas as baterias e os carregadores. O que me forçaria a ter outra fonte externa! Pois a ideia é a carga das baterias de Chumbo ocorrer em casa e não em campo!
Afinal, se for carregar as baterias em campo... é melhor nem levar a maleta!
E para os I/Os de fontes, eu estava pensando em plugs tipo banana jacket! mas ainda não me decidi!

E para o caso da chave, eu já tinha pensado em utiliza-la ... mas ela ficaria antes dos diodos. Pois os diodos, neste caso, possuem apenas a função de evitar que uma bateria "enxergue" a outra no momento da carga ou descarga, evitando assim a queda de tensão no sistema.

Minha dúvida é exatamente essa: A Bendita queda de tensão nos diodos! portanto, escolhi os diodos tipo Schotcky que possuem menor tensão inversa (por volta de 0,5V) e eles sempre estarão usando uma queda por "pack de bateria", então se uma bateria destas, carregada, me der 13,2V (estou chutando) ... na verdade, eu terei sempre 12,7V de tensão máxima tanto na carga quanto na descarga!


Ou então, posso simplesmente usar cada carregador para alimentar (carregar) uma abateria individualmente... mas neste caso, eu teria 2 (ao invés de uma) DPDT, para mudar individualmente o modo carga/descarga. não sei se valeria.
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptySeg 03 Jun 2013, 13:44

Falando em carregadores...

Você viram a novidade dos chineses?!

Só falta fazer café!


[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! 39656-10

Fonte
Ir para o topo Ir para baixo
             
CONDOR
 
 
CONDOR

Mensagens : 136
Data de inscrição : 08/12/2011
Idade : 64
Localização : Dois Córregos S.P

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto:    [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptySeg 03 Jun 2013, 23:50



Bonito o carregador.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 38
Localização : Imaruí - SC

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! EmptyTer 04 Jun 2013, 07:24

floydbh escreveu:
Falando em carregadores...

Você viram a novidade dos chineses?!

Só falta fazer café!


[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! 39656-10

Fonte

Onde que conecta o iPhone?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
Conteúdo patrocinado




[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty
MensagemAssunto: Re: [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!   [Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

[Brincando com Eletrônica] Carregador de baterias MÓVEL!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Eletrônica :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Fórum gratuito | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis