Ae galera, segue as fases e procedimentos seguidos ontem para regular o máximo que pude do bichim...
Anoite eu posto as fotos!
FASE 1 - BIND
1 - se for ligar o ESC (claro que vai ligar, se não, como vai energizar o rx!), ligue-o sempre sem conecta-lo ao motor (deixe esta conexão por ultimo dos últimos)
2 - Para fazer o BIND, você coloca o BIND PLUG no canal de BIND, que por acaso é o mesmo que o canal BATT (
não ligue o TX ainda!!!!), e então o ESC no RX, o fio marrom virado para parte de cima do RX (ligando desta forma, a parte do plug onde aparece um pouco do metal dos conectores, ficará virada para o canal BIND/BAT,
se não ficar, confundi as cores.).
3- Agora energiza o ESC, ligando a bateria.
espero que tenha seguido passo-a-passo e não ligado mais nada!
4- Agora só ligar o TX e pressionar o botão de BIND que tem no módulo 2.4Ghz, atrás do rádio e pronto... a "luzinha vermeia" do RX vai ficar acesooona e pronto!
FASE 2 - CONEXÕES
OBS> Macetinho para descobrir como ligar os servos:
Ao entrar no menu de REVERSE ou no menu DISPLAY do rádio, ele mostrará os nomes dos canais ordenados de cima para baixo, do 1 ao 9! 1 –Se você seguiu a observação notou que o aileron (aqueeele servo do lado esquerdo do heli, do lado do servo traseiro) vai no canal 1 ficando assim:
Canal 1 – Aileron (com o heli virado com a cauda pra você, ele fica do lado esquerdo na frente)
Canal 2 – Elevador (O servo de trás do cíclico)
Canal 3 – Throle (ESC)
Canal 4 – Rudder (Gyro) (para ligar ele o fio branco deve ficar para cima, ou seja, voltado para o “rótulo” do RX) (eu tomei muuuuuuuuuuito coro nesta parte!)
Canal 5 – Gear (Ganho do gyro) (o fio amarelo) (fio pra cima!)
Canal 6 – PIT (adivinha?!?!)
Canal 7 – Livre
Canal 8 – Livre
Canal 9 – Livre 2 – Se você seguiu o que sua professora te ensinou na escola, você está lendo esta parte primeiro antes de ter feito qualquer coisa (Ensinamento: “Leia sempre a prova toda antes de começar a fazer!”). Poisé, é porque eu esqueci de falar que para conectar os servos primeiro o RX DEVE estar desligado. Segundo, conecte UM POR UM assim você pode ir testando a medida que vai instalando!
FASE 3 – Alinhando bailarina
Pessoal, as informações contidas aqui estão baseadas no menu do Turnigy 9x, portanto...Primeiramente, retira-se o cabeçote do rotor principal retirando o parafuso central e os links da bailarina ele sai inteiro, portanto não é nenhum sacrificio!
Agora verifica-se algumas configurações do rádio como:
1- No menu de Pitch curve verifique que a chave normal esteja configurada assim: 0% 25% 50% 75% 100%
2- No menu Reverse, verifique se todas chaves estão em modo normal
3- No Menu SwashAFR, verifique se os valores estão todos em 60!
4- No menu E.POINT, todos os setings devem estar 100%
5- No menu SubTrim, todos os valores tem que estar 000
6- No menu TYPE, ao selecionar helimodelo, selecione a opção HELI3-1 (onde os servos ficam posicionados a 120º, ISSO PARA O COPTER, HK E T-REX, os outros eu não conheço) ao aparecer a pergunta INVERT TRHOLE, clique em EXIT... e pronto!
Pronto, ligamos o sistema de servos com o rádio já ligado e vamos a checagem inicial dos servos:
Ao aplicar aceleração, 100% throle verifique se os 3 servos do cíclico subiram juntos. Caso contrário, vá até a opção de reverse e mude a chave dos servos que desceram!
Ao deixar o throle em 50% de stick, os braços dos servos devem estar a 90º do link, como se o braço (horn) estivesse “em linha” com o corpo de servo, caso não esteja, desconecte-o e deixe-o o mais em linha possível.
Feito o passo acima, para deixar o horn completamente alinhado, vá na opção Subtrim e altere os valores daquele canal até que você tenha deixado-o bem alinhado!
Agora, antes de mais nada, pegue o manual do T-REX (do Copter é meio fraquinho nesta parte!) e confira os comprimentos dos links entre os servos e a bailarina. Pelo menos no meu, eles vieram completamente desregulados!
Pronto, agora começa a parte boa! Mas primeiro você tem que ter noção de uma coisa: Quando o heli está posição maxº, 0 e minº, a bailarina DEVE estar completamente nivelada! Existem vários métodos para tal, eu utilizei o nivelador, que parece ser o método mais fácil (embora eu não tenha tentado outro).
Poise bem, vamos colocar o stick em 0º ou em 50% (dá na mesma) então, ao colocar o nivelador, as 3 pernas do nivelador devem encostar igualmente nas 3 “pernas” da bailarina. Caso não esteja encostando, você deve fazer o ajuste regulando o tamanho dos links e para ajustes mais finos, alterando o subtrim de cada servo.
Fez isso ae?! Beleeeeeeeza, acabou de fazer a parte SIMPLES!
Vamos agora colocar o motor em FULL (stick todo para cima) e então colocar de novo o nivelador, neste momento, para regular novamente o nível da bailarina, utlizaremos a função E.POINT e então deixar tuuudo nivelado! Facil?! NÃO É!!!! Sabe porque?! Ao regular a posição de nível para o throle em MAX, volte o stick para posição central e verifique se ainda continua nivelado, caso contrario, faça os ajustes necessários (alterando o Sub-trim ou tamanho dos links), agora volte para a posição MAX e verifique o nivelamento novamente. No meu eu repeti este procedimento pelo menos umas 10 vezes, até conseguir o alinhamento ideal! (VIU COMO É TRABALHOSO?!)
Agora vamos fazer o mesmo procedimento mudando o stick para MIN (0º). Quando conseguir os 3 pontos completamente nivelados, para desencargo de consciência, verifique (alterando o stick de throle) se as 3 posições estão completamente niveladas!
As 3 posições estão beleza?! Que bom! Pode montar e voar?! Sem chances! Ainda nem deu 1h da manhã! E a noite é uma criança para você (assim como foi pra mim!)
Agora vamos recolocar o cabeçote do rotor e re-começar a brincadeira....Aconselho a pegar um café ou coca-cola (não indico bebidas alcoólicas, pois você pode gostar da idéia e esquecer do heli!)
Com o cabeçote no lugar, coloque o stick na posição 50% throle (esta vai ficar até o resto do ALINHAMENTO). Verifique se a peça da foto abaixo possui o alinhamento demonstrado, caso contrário, desconecte os links e faça os ajustes necessários
Agora vamos subir mais um nível e verificar o alinhamento desta outra peça (foto abaixo), ela deve estar alinhada como a foto, caso contrario, devemos alterar os tamanhos dos links mostrados:
Agora com a ajuda do pitch gauge, certifique que as pás estão a 0º do fly bar. Caso não esteja, basta modificar o tamanho dos link da foto e borá pro abraço! Lembrando que este procedimento deve ser feito nas duas pás!
Não deu para mostrar os links, mas, pooo, são aqueles pequeninos lááá de cima, os únicos que você ainda não mexeu! Pelo menos não devia mexer!Pronto?! Bom acabou a parte morosa! Será?!?!?
Agora vamos alterar o stick de throle para Máx e, com o pitch gauge, verificar o grau de inclinação da pá em relação ao fly bar. Temos que conseguir +11º não conseguiu?! Vá na opção SWASHAFR e na opção PIT, altere os valores até conseguir os +11º. Feito isso, verifique se, ao mover o stick para min (0% throle) o grau de inclinação DEVE ficar com -11º. Caso contrário, você deverá verificar todo o alinhamento feito anteriormente porque deixou algo lhe escapar!!
Deu?! (não empolga, eu to perguntando se conseguiu chegar até aqui!)
Então beleza!
Não deu?! Volte acima e repita todos os passos! (osso hein?! Eu mandei ler tudo primeiro com atenção!)
FASE4 – Configurando o Gyro
Em construção...vo colocar umas fotos aqui masss... não vou postar nada pois o que aprendi neste tópico está neste post:
[VIDEOS] Montagem PASSO-A-PASSO para Helis 450
Este é o pitch guide centralizadinho!
e mais algumas fotos..(esta próxima o gyro está na posição NORMAL, o horn dele fica vibrando como se não soubesse para onde ir... mas funciona! Quando eu for pra pista a galera me diz se é normal!)
E esta aqui o gyro está na posição de Tail Hold ... nenhum problema!!!
Agora é regular os ganhos que acredito só ser possivel em pista!
FASE 5 – Configurando o throle hold (salvou minha vida ontem!)
Ontem, quando fui ajustar o tracking do meu heli, ao ligá-lo, sem querer esbarrei na chave de IDLE e a criança disparou... se não fosse pelo throle hold, o heli tinha feito uns estrago na cabeça do “anta” aqui que estava deitado no chão tentando verificar o tracking!
Ai aparece um espertinho e pergunta: “Porque você não voltou para IDLE NORM ou simplesmente matou o motor pelo stick?” A resposta é simples: Quero ver um heli vindo em sua direção todo maluco, você conseguir raciocinar onde é a posição neutra do sitck ou pensar se você colocar em IDLE NORM, será que ele vai estar em NEUTRO?!! Throle hold é pá-pum! Acionei a chave e ... ufaaaaaaaaa... Apara ativá-lo basta ir na opção THRO HOLD e na parte STATE, mudá-lo para ACT. E no percentual abaixo HOLD POS, coloque 000! E pronto! Para matar o motor, basta acionar a chave a esquerda ao fundo do rádio!
Também mutio útil para checagens antes do vôo!
FASE 6 – Alinhando o tracking
Em construção...não vou postar nada pois o que aprendi neste tópico está neste post:
[VIDEOS] Montagem PASSO-A-PASSO para Helis 450