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| Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 | |
| Autor | Mensagem |
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ronaldoo
Mensagens : 162 Data de inscrição : 29/01/2013 Localização : Rio Grande do Sul
| Assunto: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Seg 11 Fev 2013, 11:04 | |
| Bom dia pessoal,
Fiz um teste hoje para ver quanto a bateria do Cessna aguentaria com o motor no máximo e deu 00:05:00 antes de perder potência...
O que me assustou foi que a bateria esquentou tanto que não aguentava segurá-la na mão. Aí estou pensando se era porque fiz o teste na mesa, sem muita ventilação e com o motor no máximo... Na minha opinião isso não está certo, não deveria aquecer tanto, mas conto com os comentários de vocês que tem "mais chão ar percorrido".
A bateria é Ni-MH, não é LiPo. O avião é o Cessna 182 Art Tech.
Obrigado.
Última edição por ronaldoo em Seg 11 Fev 2013, 14:37, editado 2 vez(es) |
| | | filipelost
Mensagens : 820 Data de inscrição : 10/06/2011 Idade : 45 Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Seg 11 Fev 2013, 13:14 | |
| amigo,
pela minha pequena experiência, acho que vc deve fazer esse teste com ele no ar, pq parado a eletrônica ãoa refrigera e vc pode queimar seu esc ou motor...
é normal sim a bateria esquentar, um pouco, e acho q no seu caso por ele estar estático, parado, por isso a bateria quase fritou.. |
| | | Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Seg 11 Fev 2013, 13:28 | |
| Primeiro que você não deve voar sempre com o motor no máximo. O máximo é para decolar e passagens rápidas de curto tempo. E sim, voando toda eletrônica do aero não esquenta tanto. |
| | | ronaldoo
Mensagens : 162 Data de inscrição : 29/01/2013 Localização : Rio Grande do Sul
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Seg 11 Fev 2013, 14:08 | |
| Ufa, beleza pessoal, obrigado. Que bom que pelo visto não tem nada errado com o bichinho!
E o fato da duração da bateria, no máximo do motor durar 00:05:00, ela tá legal então? Obrigado.
Última edição por ronaldoo em Seg 11 Fev 2013, 14:37, editado 1 vez(es) |
| | | filipelost
Mensagens : 820 Data de inscrição : 10/06/2011 Idade : 45 Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Seg 11 Fev 2013, 14:29 | |
| 5 segundos amigo???
se for, essa bateria tá meio esquisita, ou troca a eletrônica para poder usar uma lipo 3s ou arruma outra pra testar.... |
| | | ronaldoo
Mensagens : 162 Data de inscrição : 29/01/2013 Localização : Rio Grande do Sul
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Seg 11 Fev 2013, 14:38 | |
| - filipelost escreveu:
- 5 segundos amigo???
se for, essa bateria tá meio esquisita, ou troca a eletrônica para poder usar uma lipo 3s ou arruma outra pra testar.... Filipe, desculpa mas editei ali e ficou errado. Agora está certo, são 5 minutos (00:05:00). Obrigado. |
| | | floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Qua 13 Fev 2013, 09:13 | |
| Ronaldoo, Como você realizou o teste?
- prendeu o avião e acelerou?? Se sim, muito cuidado, você pode queimar o seu motor e avião, pois a força causada pelo arrasto do ar pelas helices girando, força toda estrutura do avião, visto que o mesmo está preso, e assim pode danificar o motor. No caso de helicópteros, como o ar é lançado ao chão e depois volta para o heli, isso causa uma força tão grande nas hélices que chega a quebrar todo o conjunto do rotor.
- Retirou as hélices e acelerou? Hummm... também queima o motor! porque? todo motor é desenvolvido por após receber uma corrente, o mesmo transforma essa energia elétrica em mecânica essa energia mecânica em "energia térmica", que danifica os componentes mecânicos, portanto, quando o motor gira livremente, o calor produzido é muito maior que o esperado, e no fim... baubau motor!
Ou seja, se você não tem um túnel de vento, aconselho a testar seu modelo em voo, pois somente assim você colocará toda a eletrônica nas condições ideais para o qual ela foi desenvolvida!
E no mais... o Cris á falou ai em cima!
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| | | ronaldoo
Mensagens : 162 Data de inscrição : 29/01/2013 Localização : Rio Grande do Sul
| Assunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Qua 13 Fev 2013, 11:24 | |
| - floydbh escreveu:
- Ronaldoo,
Como você realizou o teste?
- prendeu o avião e acelerou?? Se sim, muito cuidado, você pode queimar o seu motor e avião, pois a força causada pelo arrasto do ar pelas helices girando, força toda estrutura do avião, visto que o mesmo está preso, e assim pode danificar o motor. No caso de helicópteros, como o ar é lançado ao chão e depois volta para o heli, isso causa uma força tão grande nas hélices que chega a quebrar todo o conjunto do rotor.
- Retirou as hélices e acelerou? Hummm... também queima o motor! porque? todo motor é desenvolvido por após receber uma corrente, o mesmo transforma essa energia elétrica em mecânica essa energia mecânica em "energia térmica", que danifica os componentes mecânicos, portanto, quando o motor gira livremente, o calor produzido é muito maior que o esperado, e no fim... baubau motor!
Ou seja, se você não tem um túnel de vento, aconselho a testar seu modelo em voo, pois somente assim você colocará toda a eletrônica nas condições ideais para o qual ela foi desenvolvida!
E no mais... o Cris á falou ai em cima!
Ah sim, nossa nem passou pela minha cabeça isso, heheheh. Tive sorte então. Obrigado, vou lançar o bicho no ar e ver o que acontece. |
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