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| O que TODO Piloto RC precisa saber | |
| Autor | Mensagem |
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NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 16:37 | |
| O que Todo piloto RC precisa saber
Verificar CG
CG significa Centro de Gravidade e refere-se ao ponto de equilíbrio longitudinal do aeromodelo, ou seja, o equilíbrio do nariz à cauda. Cada perfil alar tem seu ponto de equilíbrio, se você não sabe onde fica o CG do seu aeromodelo, um bom ponto para começar é com 1/3 a partir do Borde de Ataque da asa. O ideal é o aeromodelo ficar levemente pesado de nariz ou 100% equilibrado, isso para vôos normais. Quando um aeromodelo fica pesado de cauda, ele pode se tornar tão instável que será impossível controlá-lo. Já quando ele fica tão pesado de nariz, ele pode se tornar tão “estável” que os comandos não obedecem.
Verificar Todos os Comandos mecânicos e Eletricos
Está é a melhor maneira de se evitar problemas durante o vôo. Procure ter o hábito de verificar todas as superfícies de comando, se estão movimentando para o lado correto, se não possuem folgas, etc. Verifique a bateria, cabos, conexões, etc. Depois de levantar vôo não há mais nada a fazer
Fazer Teste de Alcance
Consiste em fazer um teste no solo da transmissão e recepção do sinal entre o Transmissor e Receptor do modelo. Em radios 72mhz simplesmente abaixe totalmente a antena do radio e afaste-se cerca de 30 metros do modelo. Com essa distância, o Modelo deve responder corretamente aos comandos. Se o rádio for 2.4ghz, cada marca tem seu padrão (algumas com botões próprios para esse teste e outras com funções específicas do menu). Esse botão/função irá reduzir a potência de Transmissão do rádio, assim, nos mesmo 30 metros, o modelo também terá que responder aos comandos. Em caso de falha no Teste de Alcance, é melhor verificar qual o motivo da falha para evitar a perda de sinal e consequente acidente com o modelo.
Voo de trimagem
Também conhecido como Flytrim, é o primeiro vôo do aeromodelo. Nele você fazer um ajuste fino para remover algumas “tendências” de vôo. Quando um modelo está trimado ele deve voar reto e nivelado quando se “corta” o motor. Para fazer a trimagem decole e suba até uma altura segura, reduza o motor entre 1/2 e 2/3 e voe contra o vento. Solte os comandos e vejo o que acontece: se ele quer subir ou descer trime o Profundor; se ele quer fazer curva para direita ou esquerda e mantem altura, trime o Leme; e se ele “cai” de asa trime o aileron. Caso os comandos de trimagem cheguem a fim do curso e o aeromodelo ainda tem tendências, só resta pousar e ajustar a linkagem.
Orientação de vôo
Quando o aeromodelo está voando em sua direção, os comandos de Aileron e Leme se “Invertem”. Você deve desenvolver sua habilidade para reagir adequadamente a situações adversas. A única maneira é praticar. Uma boa dica é dar comando para o lado que o aeromodelo está “caindo”, ou seja, (por exemplo) se o aero está caído para a esquerda, mova o stick do aileron para a esquerda.
Nunca voe longe demais, pois você pode perder a orientação de vôo, tornando impossível saber se o aero está indo ou vindo. Procure diferenciar as cores do extradorso e do intradorso, assim você saberá identificar se o aero está de “cabeça pra baixo” ou não. Não tire o olho do aeromodelo e nunca passe com o aero na frente do sol, em frações de segundo você pode perder o aero.
Fluter
É a vibração da superfície de comando (aileron, leme, profundor) e/ou da superfície estabilizadora. O fluter pode ocorrer por vários fatores: folgas nas dobradiças, folgas na linkagem, folgas nos servos, falta de rigidez, etc. Quando o fluter ocorre pode danificar seriamente a estrutura e os servos. Por isso verifique constantemente todas as superfícies de comando e os servos, se encontrar algum problema, resolva e nunca deixe pra depois.
Pouso com vento
É uma das grandes dificuldades de pilotos novatos. A orientação é: “sempre pouse contra o vento”, mas em muitos casos não será possível. Nesses casos, será preciso mais velocidade e potencia de motor, apontar a ponta de asa na direção do vento e um pouco inclinada para baixo e utilizar o leme para manter o aeromodelo alinhado com a pista. Antes de vir para pouso faça simulações em uma altura de segurança
Decolagem
Sempre decole contra o vento. Acelere suavemente o avião para que ele ganhe velocidade e estabilidade, utilize o leme (comandos suaves) e não o aileron para mante-lo em linha reta. Apos ganhar velocidade e estabilidade puxe o stick do profundor suavemente para que ele ganhe altura e acelere suavemente, mantenha-o reto até chegue a uma altura segura para se fazer uma curva, faça a curva e mantenha a subida até uns 200m de altura.
Deflexão da superfície de comando
Nada mais é do que o curso de movimento de um comando. Por exemplo: no aileron a deflexão seria o ângulo do movimento para cima e para baixo. A deflexão é uma questão de gosto e estilo de vôo. Para vôos mais acrobáticos é preciso mais comando e para vôo mais calmo, menos comando. Para vôos normais, os comandos devem ser o suficiente para tirar o aeromodelo de situações desesperadoras. Uma boa opção é utilizar o Dual Rate dos rádios para reduzir comando (tendo um vôo calmo quando ativado e quando desativado, comando mais agressivos)
Fonte: Texto traduzido e adaptado do site ModelAirplane.
Última edição por NelsonSM em Ter 06 Mar 2012, 18:51, editado 1 vez(es) |
| | | Daniel Redivo
Mensagens : 570 Data de inscrição : 18/10/2011 Idade : 28 Localização : Pato Branco-PR
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 16:59 | |
| Parabens pelo Tópico NelsonSM...Abraços Nelson, voçe tambem poderia colocar um Tópico, passo a passo sobre como medir o CG, como fazer uma boa linkagem e mais algumas coisas que se precisa saber na hora de construir um Aeromodelo. Isso ajudara muito para quem esta começando.... Valeu _________________________________________________________________________________________ |
| | | NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 17:14 | |
| - Daniel Redivo escreveu:
- Parabens pelo Tópico NelsonSM...Abraços
Nelson, voçe tambem poderia colocar um Tópico, passo a passo sobre como medir o CG, como fazer uma boa linkagem e mais algumas coisas que se precisa saber na hora de construir um Aeromodelo. Isso ajudara muito para quem esta começando.... Valeu _________________________________________________________________________________________
Quando sobrar um tempinho vou ver o que posso fazer |
| | | Daniel Redivo
Mensagens : 570 Data de inscrição : 18/10/2011 Idade : 28 Localização : Pato Branco-PR
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 17:20 | |
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| | | fcoalex
Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 42 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 18:24 | |
| Nelson... mais um Item para a Lista:
Fazer Teste de Alcance (Range Check ou Range Test)
Consiste em fazer um teste no solo da transmissão e recepção do sinal entre o Transmissor e Receptor do modelo. Em radios 72mhz simplesmente abaixe totalmente a antena do radio e afaste-se cerca de 30 metros do modelo. Com essa distância, o Modelo deve responder corretamente aos comandos. Se o rádio for 2.4ghz, cada marca tem seu padrão (algumas com botões próprios para esse teste e outras com funções específicas do menu). Esse botão/função irá reduzir a potência de Transmissão do rádio, assim, nos mesmo 30 metros, o modelo também terá que responder aos comandos. Em caso de falha no Teste de Alcance, é melhor verificar qual o motivo da falha para evitar a perda de sinal e consequente acidente com o modelo. |
| | | Daniel Redivo
Mensagens : 570 Data de inscrição : 18/10/2011 Idade : 28 Localização : Pato Branco-PR
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 18:36 | |
| Oooooo, Nelson e Fcoalex, com essas dicas que voçes deram, poderiam Abrir um escola de aeromodelismo.... HAHAHAHAHAHAHA, ( brincadeiras a parte ) ........ Abraços e Valeu |
| | | NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 18:52 | |
| - fcoalex escreveu:
- Nelson... mais um Item para a Lista:
Fazer Teste de Alcance (Range Check ou Range Test)
Consiste em fazer um teste no solo da transmissão e recepção do sinal entre o Transmissor e Receptor do modelo. Em radios 72mhz simplesmente abaixe totalmente a antena do radio e afaste-se cerca de 30 metros do modelo. Com essa distância, o Modelo deve responder corretamente aos comandos. Se o rádio for 2.4ghz, cada marca tem seu padrão (algumas com botões próprios para esse teste e outras com funções específicas do menu). Esse botão/função irá reduzir a potência de Transmissão do rádio, assim, nos mesmo 30 metros, o modelo também terá que responder aos comandos. Em caso de falha no Teste de Alcance, é melhor verificar qual o motivo da falha para evitar a perda de sinal e consequente acidente com o modelo. já coloquei na lista |
| | | Daniel Redivo
Mensagens : 570 Data de inscrição : 18/10/2011 Idade : 28 Localização : Pato Branco-PR
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Ter 06 Mar 2012, 18:55 | |
| Isso vai ajudar muito e muito...... |
| | | genesy
Mensagens : 42 Data de inscrição : 20/12/2011 Idade : 47 Localização : Santiago-RS
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Qui 08 Mar 2012, 23:31 | |
| Muito bom. São dicas que todos nós devemos saber e segui-las, pena que as vezes ignoramos algumas e ai corremos o risco de uma lenha. |
| | | Daniel Redivo
Mensagens : 570 Data de inscrição : 18/10/2011 Idade : 28 Localização : Pato Branco-PR
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Qui 08 Mar 2012, 23:47 | |
| - genesy escreveu:
- Muito bom. São dicas que todos nós devemos saber e segui-las, pena que as vezes ignoramos algumas e ai corremos o risco de uma lenha.
Quando devemos seguir essas dicas ao pé da letra, nunca damos importancia para isso, pensamos que quelquer acidente que acontecer com os outros, nunca ira aconceter com nós... |
| | | Falconspace
Mensagens : 16 Data de inscrição : 25/07/2012 Localização : Araguari/MG
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Sex 27 Jul 2012, 22:41 | |
| Este topico e bem apropriado para qual se propõe, para quem esta iniciado assim como eu, claro, objetivo, pequeno texto mais aonde se diz quase tudo para quem esta começando sendo assim de muito valia, Parabens!!! Há Obrigado pela calorosa recepção de boas vindas na seção de apresentações foram mais de 30 visualizações, valeu!!! |
| | | jeferson.coli
Mensagens : 55 Data de inscrição : 19/01/2012 Idade : 59 Localização : Curitiba, PR
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Sáb 28 Jul 2012, 05:57 | |
| Otimo tópico para nós iniciantes.
Parabéns pela iniciaitiva.
Abraços |
| | | filipelost
Mensagens : 820 Data de inscrição : 10/06/2011 Idade : 45 Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Sáb 28 Jul 2012, 08:54 | |
| mesmo já tendo lido antes isso aqui.... o tópico é uma boa pra todos que desejam conhecer um pouco mais do hobby
parabéns nelson! |
| | | JFiletti
Mensagens : 1 Data de inscrição : 14/02/2013 Localização : Sertãozinho/SP
| Assunto: Re: O que TODO Piloto RC precisa saber Qui 14 Fev 2013, 23:45 | |
| Gostei muito dessa sua postagem Nelson, estou começando no aeromodelismo e são dicas valiozissimas. Muito bom, mesmo...obrigado.
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