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 [velas glow plugs]

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MensagemAssunto: [velas glow plugs]   [velas glow plugs] EmptySeg 10 maio 2010, 23:20

Não encontrei nenhum tópico falando muito sobre velas. Resolvi então com toda ousadia como sempre criar um novo tópico. gostaria de saber mais sobre velas(glow plugs.
segue a lista de velas mais comuns de serem encontradas. quem souber de cada uma poste o que sabe.
OS A3,A8,P3,P4,P5,P6,P7,P8
CB Media fria Quente e a nova cb turbo
Enya
La Rossi
e outras que alguem tiver mais informaçoes

estou mais curioso para saber da qualidade das velas cb..pois têm um preço bem acessivel..e quero saber um pouco mais sobre as velas turbo..
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ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

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MensagemAssunto: Re: [velas glow plugs]   [velas glow plugs] EmptyTer 11 maio 2010, 09:11

Encontrei alguns descritivos interessantes sobre velas.



Citação :
Um dos ítens mais importantes para a performance do seu automodelo talvez seja aquele com que a maioria dos modelistas menos se preocupa: as velas!

Conhecidas também como plugs ou glow plugs as velas são o elemento responsável por proporcionar a perfeita queima do combustível dentro do motor do seu modelo, quer seja ele um carro, um avião, um barco, um helicóptero ou qualquer outro modelo com motor a explosão. Para os modelistas profissionais a escolha da vela correta - considerando-se as condições ambientais (temperatura, umidade), tipo de combustível (percentual de nitrometano e/ou óleo na fórmula) e desempenho desejado - é um fator extremamente importante e que pode contribuir para a vitória ou para a derrota de um piloto.


Vamos às explicações:

As velas subdividem-se, basicamente em 2 tipos: velas quentes (ou HOT) e velas frias (ou COLD) com uma ampla gama de modelos intermediários entre estas duas faixas. Há também as velas para uso na superfície (SURFACE) - terra ou água - e para uso no ar (AIR) - aviões, helicópteros, etc.

Superfície :

• P8 (OSMG 2698): fria o suficiente para suportar o maior "calor". Para uso em motores "turbo";
• R5 (OSMG 2694): vela para competição, tão durável que pode suportar misturas muito pobres com alta percentagem de nitro e altas rotações, típicas dos modelos 1/8 de competição;
• A5 (OSMG 2693): um pouco mais "fria" que a # 8, ideal para o constante acelera/freia dos modelos 1/10 e 1/8 de competição;
• P-7 (OSMG 2695): vela para uso em qualquer época do ano, tipo "média" (nem fria nem quente) para motores "turbo";
• # 8 (OSMG 2691): vela "média-quente" para uso em competições de modelos 1/8 e para a maioria dos motores .12 a .21 de carros, barcos/lanchas e Monster/Stadium Trucks;
• P-6 (OSMG 2696): uma escolha "quente" para todos os motores "turbo" de .12 a .21;
• LC3 (OSMG 2700): uma vela especialmente criada para os motores Traxxas TRX 2.5 que utilizam o "cachimbo" (fio na cor azul claro) para aquecer a vela durante a partida com o EZ-Start. Ideal também para outros motores de automodelos 1/10 off-road;
• A3 (OSMG 2690): vela "quente" com a maior vida útil e menor custo que qualquer outra produzida pela O.S. Ideal para iniciantes no hobby e para motores .12 a .15 durante o amaciamento;
• P3 (OSMG 2699): modelo "ultra-quente" para uso com o motor O.S 18TZ e outros motores tipo "turbo".


Ar :

• RE (OSMG 2688): criada especialmente para o motor rotativo ((edited)kel) P-49 da O.S com deslocamento volumétrico de .30 cc;
• F (OSMG 2692): vela para motores multi-cilindricos de 4 tempos, projetada para longa vida útil;
• A5 (OSMG 2693): vela do tipo "média-fria", ideal para motores .60 ou maiores;
• # 8 (OSMG 2691): vela "média-quente" para a maioria dos motores 2 tempos. A favorita dos modelistas que pilotam suas máquinas nos ares!;
• P-6 (OSMG 2696): uma escolha "quente" para todos os motores "turbo" de .12 a .21;
• A3 (OSMG 2690): vela "quente" com grande vida útil para uso em motores 2 tempos até .60.

E o que são velas quentes? e velas frias?
Os termos são relativos; esta vela é mais quente do que aquela ou mais fria do que
aquela outra.
De um modo geral, pode definir-se como vela quente aquela que permite que maior
quantidade de mistura atinja o seu filamento.
A característica que mais influencia a temperatura de uma vela é a maior ou menor
área do filamento exposta ao combustível. Quanto maior for a área exposta, maior
quantidade de mistura será aquecida.
Também uma massa maior de arame do filamento reterá mais calor, mantendo mais
facilmente a temperatura na explosão seguinte.
Se a espiral do filamento se encontrar muito próxima das paredes da cavidade,
deixará irradiar calor para o canhão e a vela será mais fria.
Se o corpo da vela for dourado ou niquelado, o calor refletirá e a vela será mais
quente.
Em certas circunstâncias de trabalho, o filamento pode deslocar-se dentro da
cavidade, aproximando-se a um dos lados, ou comprimindo-se para dentro. Nestes
casos, a vela tornar-se-á mais fria.
Esta constitui mesmo uma solução de emergência para ajustar a temperatura de uma
vela. Puxando ou empurrando ligeiramente o filamento, torna-se a vela mais ou menos
quente.
Assim, e sintetizando, os principais elementos da vela que determinam a sua posição
na escala de temperaturas são os seguintes:
1 - O diâmetro e o comprimento do arame que constitui o filamento;
2 - O diâmetro da espiral do arame e o diâmetro da cavidade em relação ao
da espiral;
3 - A posição do filamento dentro da cavidade.
A vela é demasiado fria ...
Ajudam-nos a concluir que uma vela é demasiado fria, para um dado combustível e
para uma determinada taxa de compressão, os sintomas seguintes:
- quando, sempre que se tenta pôr o motor em marcha, as explosões são
fracas e ele não pega. Isto pode ser também início de bateria fraca;
- quando o motor não afina, apesar de se fechar a agulha, emitindo um som
surdo no escape;
- quando o motor baixa de rotação ao desligar da bateria, aumentando o
número de r.p.m. quando se liga de novo a corrente. Em certos casos, pode
também ser sintoma de que a vela está defeituosa;
- quando o motor, em voo, se for afogando progressivamente. Isto dá-se em
virtude do aumento de arrefecimento da vela em presença da corrente de ar.
A vela é demasiado quente ...
Se a vela é demasiado quente para as restantes condições existentes, podem
verificar-se os seguintes sintomas:
- no arranque, o motor pateia, invertendo a rotação. Sintoma idêntico se verifica
quando se fornece 2 vóltios a uma vela de 1,5;
- ao apertar a agulha, de modo a empobrecer a mistura, o motor não atinge
gradualmente o máximo de rotações. Quando em voo, a mistura torna-se rica,
repentinamente.
- o motor tende a sobreaquecer e a baixar de rotações (ratear do escape),
embora tenha sido regulado com a mistura ligeiramente rica;
- o escape emite cacarejos agudos (som de frigir ovos), sobrepondo-se ao som
normal do motor. Nestas circunstâncias, está a dar-se pré-ignição, ou
detonação, o que provoca perda de potência, enorme sobreaquecimento e
um desgaste anormal, que pode levar à destruição do motor.
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