Amigo,
Pelo que li, você está se referindo a um motor de automodelo!
Vamos por partes:
1- Essa de deixar manual de lado só serve se você tiver pelo menos uns 2 anos de experiencia em amaciar motores nitro! Caso contrário... siga o manual, afinal, foi pra isso que ele foi feito!
2- Nos diga que motor você tá quebrando a cabeça, assim fica muito mais fácil ajudar, afinal, cada motor tem sua regulagem e em se tratando de automodelos, pelo fato de o motor rodar com a mistura bem mais magra, mais um mtovio para cada um ter sua própria regulagem!
3- Eu tenho bons anos em amaciamento de motores e para iniciantes eu sempre recomendo o primeiro tanque ser amaciado com o carro suspenso, pois você precisa deixar o motor com uma mistura mais gorda (ver manual) de forma que as rodas do carro não girem! no segundo tanque já pode coloca-lo no chão e deixar bebendo normalmente... no terceiro, ainda sem mexer nas agulhas, pode já começar a rodar com o carro mas em marcha beeeem lenta e sem dar "esbarrões" no acelerador...
no quarto tanque... ai começamos a mexer na agulha, e novamente consultando o manual!
estes procedimentos já me garantiram mais de ano em vida util de piston e camisa!