InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 J3 Green Airplane Model Kit... review

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySeg 10 Jan 2011, 17:45

Boas pessoal, tudo bem?

Comprei um modelo da Hobby King... deve estar chegando muito em breve. Eh um J3.. vejam aqui:

http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewitem.asp?idproduct=14792

E o mesmo modelo desse review da Nitroplanes... da Guan-li:

https://www.youtube.com/watch?v=xxftw1pnxNk

Bom... mesmo antes de chegar jah to aqui matutando em algumas modificações. Eu vou usar o seguinte setup nele:

• Motor 2822
• Bateria 3s de 1300mah
• Receiver Orange Spektrum DSM2 2.4Ghz
• Servos 9g
• Helice 9x5
• ESC Mystery 30A

Vcs acham que vai ficar legal???

Bom... como eu tava dizendo, jah to querendo mexer antes mesmo de chegar! ehehehe. Tava querendo adicionar ailerons nele, pra torna-lo um 4 canais.

Minha duvida com relacao aos ailerons.... qual a diferenca entre colocar apenas 1 servo (com um link que mova os dois lados da asa)... ou colocar 2 servos (1 para cada lado da asa)???? O que muda???

Bom... eh isso por enquanto. Assim que chegar coloco um review bem legal, bele?

VALEU e obrigado desde jah.

Marcos




Última edição por mavmav em Qua 02 Fev 2011, 14:24, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
JonhsFox
 
 
JonhsFox

Mensagens : 133
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 35
Localização : Fortaleza CE

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySeg 10 Jan 2011, 22:08

bem.. primeiro vc tem que checar se cabem os 2 servos nas asas

a Grande diferença e na segurança e no Peso, usar 2 servos adiciona mais peso ao Aero mas em compensação vc ganha um servo extra no caso de um dos lados falhar vc ainda tem o Outro e o leme para Guiar o Aero ao solo de maneira mais segura possível

com um Unico servo se esse servo chegar a falhar ele pode travar no meio de um Roll dai não vai ter como salvar de uma lenha, enquanto sendo 2 vc pode deixar o aero parecendo como se tivesse Flaperons ou Spoilerons e continuar com o controle do aero usando o Leme, e ate mesmo o Aileron não defeituoso ainda pode ajudar no voo dependendo de como o Aileron defeituoso tenha ficado.

em Resumo, e mais seguro ter 2 Servos para Aileron, sendo que adiciona um certo peso a mais no seu modelo e também pode não ser la muito bonito para Aeros Escala dependendo da instalação.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Guilherme B.
 
 
Guilherme B.

Mensagens : 507
Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 28
Localização : Palhoça - SC

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySeg 10 Jan 2011, 22:30

quando chegar faz um video mostrando o voo e poste suas opnioes!

sempre achei o piper cub muito lindo, se esse for bom com esse setup compro um pra mim!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyTer 11 Jan 2011, 00:28

Piper e show quaze comprei um desse tambem
nesse modelo que comprou o problema é a bateria
ou melhor o compartimento da bateria ele é tipo uma caixinha onde só vai entrar uma de 1000mha ou um pouco maior.
Fora isso show
nos ailerons nele acho que ficaria mais bonito usar um servo só por baixo da asa ficando dentro da fuselagem, o problema é que vai ter que fazer o alongadores de linkagen, mas nada que uns raios de bicicletas bem dobrados não resolvam


Última edição por Mori em Ter 11 Jan 2011, 07:57, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyTer 11 Jan 2011, 07:24

Bem vindo ao vicio! Se precisar de ajuda é só buscar o AA.. (aeromodelistas anonimos) hehe

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyTer 11 Jan 2011, 10:27

Opa pessoal... valeu aih pelas dicas e palavras de incentivo! ehehehe

Assim que chegar eu coloco um review bem completinho.

ABRACO!
Ir para o topo Ir para baixo
             
rafael595
 
 
rafael595

Mensagens : 11
Data de inscrição : 19/01/2011
Localização : Santa Maria - RS

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyTer 25 Jan 2011, 19:09

achei esse post aqui no google pesquisando sobre esse aero hehehe, quando ele chegar faz um review Very Happy... vc foi taxado? comprou mais alguma coisa junto com o aero?... eu to pensando em comprar ele junto com a eletrônica pra ele ja, mas tenho medo de ser taxado.

apesar de eu fazer 3D de vez em quando eu gosto de aeros tranquilos, queria ele para voar so com os 3 canais mesmo sem aileron, é muito bom voar assim.

para colocar aileron nele deve ser bem fácil 1 servo de 9g da conta do recado brincando, 2 de 9g ja é exajeiro, a menos que sejam 2 de 5g. eu ja usei apenas 1 9g para ailerons no meu tucano de 1kg e o servo nunca nem "chorou"
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQua 02 Fev 2011, 14:39

Boas pessoal, tudo bem?

Chegou hoje meu J3 Green Airplane Model Kit...após 30 dias... infelizmente, fui taxado. R$ 70,00 de imposto.

Eu ia recorrer... mas desisti e paguei apesar de naum concordar. O valor que eles usaram para taxar foi de 70 dolares... sei lah da onde eles tiraram esse valor. Eu paguei 20+35=55 dolares no total. (produto+frete).
Bom... mas achei melhor do que mandar novamente pra Curitiba e depois pro RJ... pagar e pronto. O total final da brincadeira foi de R$ 165,00... aviao, frete e imposto.

Acaixa estava perfeita... parecia que veio na mão de alguem! ehehehe

Abri rapidamente a caixa no almoço... e jah tenho algumas impressões pra começar o review. Ele veio muito bem embalado... sem nenhum amassado sequer. Os caras da HK são bons nisso... todas as caixas vem muito bem embaladas e protegidas.

O avião eh lindo... muito bem acabado... coisa industrializada mesmo. COmo eu disse, vi rapidamente... mas me pareceu um belo aviao. Por 20 doletas entao... naum dah pra entender como conseguem!!! eheheh

Depois dou maiores detalhes... mas a primeira vista o avião eh lindo! Bem acabado e me pareceu muito resistente.. firme.. bem construido.

Precisa ver se voa! eheheheheh

Eh isso... acabou uma novela... e começa outra. A seguir, cenas dos próximos capitulos... eheheh

FALOU!

Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQua 02 Fev 2011, 16:15

Mavmav,

Parabéns, lindo o modelo, infelizmente você foi taxado e eu achei que custou caro o kit.

Quanto a tributação que você sofreu ela está certa, o ICMS do estado do PR varia para determinados produtos mas mantém uma média de 15%, ou seja, você tinha uma nota de 55,00$ certo?? Então calcule, 60 + 15 = 75% x 55,00 x cotação do dólar, que no seu caso deve ter variado entre 1,76 e 1,80, a conta está certa, ou pelo menos muito próxima da realidade, com uma diferença de centavos!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mate
 
 
Mate

Mensagens : 28
Data de inscrição : 05/01/2011
Localização : Chapecó / SC

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQua 02 Fev 2011, 17:00

Paulo Betti Junior escreveu:
Mavmav,

Parabéns, lindo o modelo, infelizmente você foi taxado e eu achei que custou caro o kit.

Quanto a tributação que você sofreu ela está certa, o ICMS do estado do PR varia para determinados produtos mas mantém uma média de 15%, ou seja, você tinha uma nota de 55,00$ certo?? Então calcule, 60 + 15 = 75% x 55,00 x cotação do dólar, que no seu caso deve ter variado entre 1,76 e 1,80, a conta está certa, ou pelo menos muito próxima da realidade, com uma diferença de centavos!

Abraços

Bacana mesmo o Piper..
E o valor da taxa foi certinho...até uns pilas a menos..pois eles cobram o valor do ICMS em cima do Valor do Produto + Taxação.
Seria assim: 55 *0,6= $33(Taxação).. E ($55+$33) * 0,15 = $13,20..finalizando ($33 + $13,20) * 1,6680 = R$ 77,0616..

Paulo, o dólar que se considera para as compras intenacionais é o Dólar Comercial(Venda) que tá esse valor aí..acho que é isso..rsrsrs
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQui 03 Fev 2011, 08:30

em minas é 18%


mavmav, eu vou pegar o TB-20! que é praticamente o mesmo nível de montagem... só não pego o J3, que é até mais barato e mais fácil o voo devido a beleza do J3...

é que eu não acho nada bonito este avião! hehehhehehehehehe


mas montae o review...

Quando o TB_20 chegar em estoque eu peço o meu e também farei um review dele!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Douglas Rafael Maia
 
 
Douglas Rafael Maia

Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 26
Localização : São Bento do Sul - SC

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQui 03 Fev 2011, 08:31

O aero é show de bola, muito legal, bem feito e tem estilo de bom voador, um amigo meu comprou o mesmo aero da HK e veio taxado, ok, 60% do preço total, mais pelo nosso azar a taxa veio em 120% do valor total e ainda por cima a caixa veio quebrada bem no meio, com o aero moidinho, bom, não aceitamos a encomenda, e eles reenviaram para a HK agora a pergunta é, Receberemos um novo aero?

Eu sinceramente acho que não, mavmav, parabéns pela compra é um excelente aero.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQui 03 Fev 2011, 11:28

adriano_mg escreveu:
floydbh escreveu:
em minas é 18%
floy, tudo, sem excessoes, que se importa pra k tem esse acrescimo?

ICMS é um imposto sobre circulação de mercadorias e serviços e é de competencia do Estado.

Toda mercadoria ou serviço, que circula no país, recebe este imposto (ou pelo meno deveria, segundo a lei), seja ela nacional ou importada.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Jota Érre
 
 
Jota Érre

Mensagens : 363
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 45
Localização : sao bernardo do campo

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyQui 03 Fev 2011, 17:58

Cara, o risco de chegar já "lenhado" é muito grande , tem um tal de Sancler (hehehe), que tem modelos show de bola com preços super atrativos!! Very Happy

Dá uma olhada nessa belezinha:

J3 Green Airplane Model Kit... review Img4476r
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 04 Fev 2011, 10:49

Paulo Betti Junior escreveu:
Mavmav,

Parabéns, lindo o modelo, infelizmente você foi taxado e eu achei que custou caro o kit.

Quanto a tributação que você sofreu ela está certa, o ICMS do estado do PR varia para determinados produtos mas mantém uma média de 15%, ou seja, você tinha uma nota de 55,00$ certo?? Então calcule, 60 + 15 = 75% x 55,00 x cotação do dólar, que no seu caso deve ter variado entre 1,76 e 1,80, a conta está certa, ou pelo menos muito próxima da realidade, com uma diferença de centavos!

Abraços

Boas Paulo, tudo bem?

Entao... na verdade o valor declarado na nota era de US$ 23,00... colocado pela HK.

A receita tirou esse valor de US$70,00 sei lah da onde. E simplesmente cobraram os 60% de aliquota... naum teve ICMS nenhum.

Pegaram 70 sei lah da onde e taxaram... 60% de US$ 70,00=US$ 42,00 x 1.67= R$ 70,20... isso que eles fizeram.

Bom... vamo que vamo. ABRACO Paulo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 04 Fev 2011, 10:53

floydbh escreveu:
em minas é 18%


mavmav, eu vou pegar o TB-20! que é praticamente o mesmo nível de montagem... só não pego o J3, que é até mais barato e mais fácil o voo devido a beleza do J3...

é que eu não acho nada bonito este avião! hehehhehehehehehe


mas montae o review...

Quando o TB_20 chegar em estoque eu peço o meu e também farei um review dele!

Floydbh... bele?

Entao.. eu comprei inicialmente o TB-20... no comecinho de outubro. Ficou em backorder durante 4 meses... e eu acabei desistindo e trocando por esse J3.

Como diz a Lei de murphy...assim que eu troquei, o TB-20 entrou em estoque! eheheheheh

Mas beleza... mais pra frente eu tbm vou pedir um TB-20.... apenas 25.95 doletas + 29.79 de frete... e torcer pra naum pegar taxa nesse! eheheh

ABRACO!
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 04 Fev 2011, 10:54

Douglas Rafael Maia escreveu:
O aero é show de bola, muito legal, bem feito e tem estilo de bom voador, um amigo meu comprou o mesmo aero da HK e veio taxado, ok, 60% do preço total, mais pelo nosso azar a taxa veio em 120% do valor total e ainda por cima a caixa veio quebrada bem no meio, com o aero moidinho, bom, não aceitamos a encomenda, e eles reenviaram para a HK agora a pergunta é, Receberemos um novo aero?

Eu sinceramente acho que não, mavmav, parabéns pela compra é um excelente aero.

Abs

Putz Douglas... que chato. Mas valeu... vou montar e ver o que rola.

ABRACO e valeu pelo incentivo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 04 Fev 2011, 10:58

Jota Érre escreveu:
Cara, o risco de chegar já "lenhado" é muito grande , tem um tal de Sancler (hehehe), que tem modelos show de bola com preços super atrativos!! Very Happy

Dá uma olhada nessa belezinha:

J3 Green Airplane Model Kit... review Img4476r

Jota Erre... tudo bem?

Eu tenho sim um modelo do Sancler... um Ugly que eu adoro.

Mas eu queria passar por essa experiencia... comprar esses modelinhos da China pra ver qual eh a real deles.

Precos baratos e bem bonitos... queria mesmo comprar pra conferir se vale ou naum a pena. Naum por comentarios dos outros... mas por experiencia propria.

Eh isso... paguei pra ver... basicamente eh isso.

E naum me arrependo naum... por enquanto, to curtindo.

ABRACO!
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 04 Fev 2011, 11:01

Sancler escreveu:
Com Certeza o nosso Piper j-3 cub é o melhor e mais bem acabado modelo do Brasil
e ainda por cima voa e é quase indestrutível

Agora comprando lá fora vai reclamar pra quem ?
além de que vão dar um crédito no valor do aero se acontecer danos e o frete que é o mais caro já era

Boas Sancler, tudo bem?

Tenho certeza que o seu Piper eh excelente... conheco um pouco dos seus produtos e atesto que sao realmente DEMAIS!!!

Porem, como eu disse... queria vivenciar a experiencia de comprar um "chines" pra poder fazer minha avaliação, entende?

E mais.. quando eu comprei esse aviao em outubro de 2010 vcs ainda naum tinham esse gama enorme de modelos.

Mas eh isso... naum tem como comparar... sao situações distintas e que eu escolhi, por conta e risco, vivenciar, ok?

Parabens pro seu avião... e pros chineses tbm! eheheheh
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySeg 07 Fev 2011, 18:24

E a montagem do bichinho sai ou não sai?
ahsuashushhasuhasuhas
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptyTer 08 Fev 2011, 08:08

Galera...essa semana tah complicado... acho que soh semana que vem agora.... ehehehe.

Mas assim que possivel, eu tiro e vou postando aqui... bele?

FALOU!
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 11 Fev 2011, 09:02

Bom dia a todos... sem mais demora, vamos ver umas fotinhos do Piper J3 da HK. Vamo que vamo.

Veio muito, muito bem embalado. A caixa veio do avesso... pra naum mostrar que era um aviao. Como eu jah disse... sem nenhum amassado... perfeita.

J3 Green Airplane Model Kit... review Dsc00328j

Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 11 Fev 2011, 09:04

Como vcs podem ver... eh o modelo da Guan-li. Essa cor militar (verde oliva) eh muito bonito.

J3 Green Airplane Model Kit... review Dsc00329b

Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 11 Fev 2011, 09:06

Vem tudo embaladinho... separadinho... manual bem explicativo.

J3 Green Airplane Model Kit... review Dsc00353ww



Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review EmptySex 11 Fev 2011, 09:08

Comecando a tirar as peças e ver o que veio... primeiro, as asas.

Tudo embaladinho separadamente... no capricho.

Ele eh um 3 canais (vira apenas com o leme) porem a asa jah vem com o desenho pra cortar e colocar ailerons... que por sinal eu vou colocar.

J3 Green Airplane Model Kit... review Dsc00332ip



Última edição por mavmav em Sex 11 Fev 2011, 09:35, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




J3 Green Airplane Model Kit... review Empty
MensagemAssunto: Re: J3 Green Airplane Model Kit... review   J3 Green Airplane Model Kit... review Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

J3 Green Airplane Model Kit... review

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» [Review] Extra-300S EPP 3D Air Plane Model (Unbreakable)
» Yak-130 RC Model by RUSJET
» Play Model R/C ( site de compartilhamento de video )
» Review Turnigy 6XS
» Review Multiwii

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Iniciando-
Criar fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis