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| Aulinha basica... helices, motores e afins | |
| Autor | Mensagem |
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mavmav
Mensagens : 237 Data de inscrição : 14/07/2010 Localização : Londrina - PR
| Assunto: Aulinha basica... helices, motores e afins Ter 19 Out 2010, 08:54 | |
| Pessoal, me desculpem a folga... mas tenho certeza que vai ajudar muita gente. Eu sempre tenho muitas duvidas com relacao, basicamente, a 2 coisas... QUE MOTOR USAR e QUAL HELICE USAR. Os motores tem muitas especificacoes... KV, RPM... mais KV eh mais empuxo e menos velocidades (ou algo assim.. ehehehe)... uma grande confusao. As helices entao... nunca consegui entender... 9x5, 10x7, 7x5, 8x6... afinal, como diabos vcs sabem QUANDO usar cada uma delas???? Se eu quero mais velocidade...qual usar? Depende basicamente de que fatores??? Bom... eu sei que eh folga mas se alguem puder formular um GUIA BASICO de escolha de HELICE e MOTOR... seria DEMAIS!!!! Eh isso. Se alguem preferir colocar um link ou algo assim sobre o tema (caso jah tenha sido discutido)... eu leio sem problemas, naum sou preguicoso naum! Valeu pessoal... ABRACAO a todos! Marcos |
| | | Guilherme B.
Mensagens : 507 Data de inscrição : 14/03/2010 Idade : 28 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Ter 19 Out 2010, 12:06 | |
| nao sei se já tem algo disso por aqui...
quanto menos KV mais empuxo, quanto mais KV menos empuxo e mais velocidade,
um motor com um baixo KV vai ter uma força maior, podendo usar uma helice maior, como uma 10x5
e um motor com um alto KV vai usar helices menores, como a 8x6 para velocidades mais altas.
geralmente os fabricantes dos motores indicam as helices.. abraços |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Ter 19 Out 2010, 22:30 | |
| ai fera é o seguinte. tu tem KV e RPM. KV é RPM/V ou seja um motor de 1000KV a 5 volts vai dar 5000 rpm correto? entao vamos em frente. quanto mais KV se coloca em um motor menos torque se tem e visse versa. ou seja se vc tem motores "iguais" um com mais kv e outro com menos kv .o de mais kv terá mais rpm(considerando os 2 motores trabalhando em mesma voltagem) e menos torque tendo de usar helices menores e provavelmente resultando em maior velocidade final do modelo, o motor de menos kv terá mais torque podendo usar helices maiores e gerando mais empuxo e uma velocidade final menor. quanto as medidas das helices 10x5 por exemplo. á uma helice que tem 10 polegadas de diamentro e passo 5(não sei que medida é usada em passo). quanto maior a helice mais pesada ela é para o motor e quanto maior o passo ela deslocará uma quantidade maior de ar. qual helice usar? todo motor vem no manual ou no site onde vc compra. se usar uma helice maior que a indicada para o motor provavelmente o motor irá esquentar ou nao terá desempenho satisfatorio e se usar uma muito menor nao terá empuxo o bastante p tirar o modelo do chao. ai podemos concluir. se tu quer velocidade use um motor de kv alto com helice de pouco diametro e muito passo. se quer torque (necessario para 3d por exemplo) use helices de diametro grande e um pouco menos de passo. e só lembrando que a maneira correta de se medir o diametro de uma helice é a medida do centro da helice até a ponta de uma das pás e multiplicar por 2 pois se estiver usando uma helice com numero impar de pás nao terá a medida correta medindo da ponta de uma pá até a outra. |
| | | Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Qua 20 Out 2010, 07:03 | |
| Fazendo parte do grupo motopropulsor, a hélice é uma peça importante no seu avião, também. Existem hélices de vários tipos, entre os quais o número de pás. Como falamos em pá de uma hélice, vamos ver os seus elementos constituintes, bem como alguns valores que influem no seu desempenho. o que significa uma hélice 10X6? É o seguinte: Estas medidas são dadas em polegadas e dizem que a hélice (seu círculo descrito) tem um diâmetro (duas vezes o raio do círculo) de 10 polegadas, enquanto seu passo é de 6 polegadas. O que é passo de uma hélice? É teoricamente a distância que a hélice avança quando efetua a rotação completa. Temos de considerar o passo teórico e o prático. Veja
Vejamos as descrições:
1) modelo de duas pás é o tipo mais comum usado. 2) Hélice tripá usada em modelos escala. 3) Hélice quadripá também usada em modelos escala. Não tem alto rendimento, tendo pessoas que em vôos as substituem por duas pás (comum). 4) Hélice denominada cimitarra. Foram consideradas muito eficientes, sendo usadas em todos tipos de modelos. 5) Hélice de tipo "remo" ou "aparada" utilizada em modelos de elástico e modelos U-Control de acrobacia. 6) Hélice assimétrica, contrabalançada usada em modelos a elástico. Foram também usadas com proveito em motores.
Podemos ainda classificar uma hélice como de passo alto e passo baixo. Passo alto é quando a inclinação da pá é em ângulo elevado, em relação a um plano horizontal Passo baixo quando esse ângulo é pequeno (relativamente).
Nos aviões modernos, à hélice, tem passo variável, isto é, acomodam o ângulo de inclinação da mesma, para cada situação nova. Aplicam até reversão, ou seja, inversão total do ângulo das pás, a fim de frenar o avião (empurram o avião em sentido oposto). O passo teórico é estabelecido a partir do desenho da hélice. Já o passo prático é estabelecido levando-se em conta a resistência do ar, que está presente em qualquer ocasião. Vejamos um esboço de passo prático:
Podemos verificar o equilíbrio de uma hélice através de um método prático:
Se depois de feita a verificação percebemos que a hélice está desequilibrada, podemos ajeitar as coisas, pintando a parte mais leve com verniz, ou simplesmente raspando a borda do lado mais pesado a fim de retirar um pouco do material.
OBSERVAÇÃO: Nunca use uma hélice inadequada para o seu motor. A alteração de número de rotações por minuto (r.p.m.) do motor pode trazer algum dano para o mesmo. Outro fato importante, hélices rachadas ou quebradas, além dos danos de desequilíbrio, podem soltar pedaços e ferir você ou um espectador, trazendo assim conseqüências imprevisíveis.
Espero ter ajudado em algo
Att Sancler
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| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Qua 20 Out 2010, 10:06 | |
| - mavmav escreveu:
- Pessoal, me desculpem a folga... mas tenho certeza que vai ajudar muita gente.
Eu sempre tenho muitas duvidas com relacao, basicamente, a 2 coisas... QUE MOTOR USAR e QUAL HELICE USAR.
Os motores tem muitas especificacoes... KV, RPM... mais KV eh mais empuxo e menos velocidades (ou algo assim.. ehehehe)... uma grande confusao.
As helices entao... nunca consegui entender... 9x5, 10x7, 7x5, 8x6... afinal, como diabos vcs sabem QUANDO usar cada uma delas???? Se eu quero mais velocidade...qual usar? Depende basicamente de que fatores???
Bom... eu sei que eh folga mas se alguem puder formular um GUIA BASICO de escolha de HELICE e MOTOR... seria DEMAIS!!!!
Eh isso. Se alguem preferir colocar um link ou algo assim sobre o tema (caso jah tenha sido discutido)... eu leio sem problemas, naum sou preguicoso naum!
Valeu pessoal... ABRACAO a todos!
Marcos Mavmav! A tua dúvida é bastante simples de sanar... Os motores possuem em sua especificação a hélice mais adequada a ser usada! Um exemplo: entre no site da HK e olhe os motores, abaixo estará especificado qual a hélice melhor indicada Abraçoss |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Qua 20 Out 2010, 11:37 | |
| - Sancler escreveu:
- Fazendo parte do grupo motopropulsor, a hélice é uma peça importante no seu avião, também. Existem hélices de vários tipos, entre os quais o número de pás. Como falamos em pá de uma hélice, vamos ver os seus elementos constituintes, bem como alguns valores que influem no seu desempenho. o que significa uma hélice 10X6? É o seguinte: Estas medidas são dadas em polegadas e dizem que a hélice (seu círculo descrito) tem um diâmetro (duas vezes o raio do círculo) de 10 polegadas, enquanto seu passo é de 6 polegadas. O que é passo de uma hélice? É teoricamente a distância que a hélice avança quando efetua a rotação completa. Temos de considerar o passo teórico e o prático. Veja
Vejamos as descrições:
1) modelo de duas pás é o tipo mais comum usado. 2) Hélice tripá usada em modelos escala. 3) Hélice quadripá também usada em modelos escala. Não tem alto rendimento, tendo pessoas que em vôos as substituem por duas pás (comum). 4) Hélice denominada cimitarra. Foram consideradas muito eficientes, sendo usadas em todos tipos de modelos. 5) Hélice de tipo "remo" ou "aparada" utilizada em modelos de elástico e modelos U-Control de acrobacia. 6) Hélice assimétrica, contrabalançada usada em modelos a elástico. Foram também usadas com proveito em motores.
Podemos ainda classificar uma hélice como de passo alto e passo baixo. Passo alto é quando a inclinação da pá é em ângulo elevado, em relação a um plano horizontal Passo baixo quando esse ângulo é pequeno (relativamente).
Nos aviões modernos, à hélice, tem passo variável, isto é, acomodam o ângulo de inclinação da mesma, para cada situação nova. Aplicam até reversão, ou seja, inversão total do ângulo das pás, a fim de frenar o avião (empurram o avião em sentido oposto). O passo teórico é estabelecido a partir do desenho da hélice. Já o passo prático é estabelecido levando-se em conta a resistência do ar, que está presente em qualquer ocasião. Vejamos um esboço de passo prático:
Podemos verificar o equilíbrio de uma hélice através de um método prático:
Se depois de feita a verificação percebemos que a hélice está desequilibrada, podemos ajeitar as coisas, pintando a parte mais leve com verniz, ou simplesmente raspando a borda do lado mais pesado a fim de retirar um pouco do material.
OBSERVAÇÃO: Nunca use uma hélice inadequada para o seu motor. A alteração de número de rotações por minuto (r.p.m.) do motor pode trazer algum dano para o mesmo. Outro fato importante, hélices rachadas ou quebradas, além dos danos de desequilíbrio, podem soltar pedaços e ferir você ou um espectador, trazendo assim conseqüências imprevisíveis.
Espero ter ajudado em algo
Att Sancler
perfeito tio san!!!!!! |
| | | Lango
Mensagens : 95 Data de inscrição : 06/03/2010 Idade : 54 Localização : Palhoça (Pedra Branca) - SC
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Qua 20 Out 2010, 21:12 | |
| mavmav outra coisa que ninguen mencionou e que voce tem que adaptar o conjunto motor helice para o tipo de aero que voce vai usar,nao adianta de nada botar um motor de alto kv e uma helice pequena em um modelo com muito arrasto aerodinamico so vai roncar ok. |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Qua 20 Out 2010, 21:15 | |
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| | | mavmav
Mensagens : 237 Data de inscrição : 14/07/2010 Localização : Londrina - PR
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Qui 21 Out 2010, 10:50 | |
| Agradeco as valiosas explicacoes e comentarios de todos.. valeu mesmo.
ABRACAO!
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| | | leandro.ifpb
Mensagens : 202 Data de inscrição : 15/10/2010 Idade : 43 Localização : Sousa-PB
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Dom 12 Dez 2010, 11:39 | |
| alguém aqui utiliza deste tipo de hélice? disponível na HK http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5330 como quebrar hélices é muito fácil para iniciantes, estou pensando em comprar uma... mas isso presta? |
| | | Roger
Mensagens : 205 Data de inscrição : 18/04/2010 Idade : 29 Localização : Içara - SC
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Dom 12 Dez 2010, 14:01 | |
| Isso não é pra proteger hélices, isso é pra motoplanadores, pois gera menos arrasto.
Abraços. |
| | | leandro.ifpb
Mensagens : 202 Data de inscrição : 15/10/2010 Idade : 43 Localização : Sousa-PB
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Dom 12 Dez 2010, 19:59 | |
| mas ela pode ser utilizada em aeromodelo treinador? existe alguma contra indicação? |
| | | Roger
Mensagens : 205 Data de inscrição : 18/04/2010 Idade : 29 Localização : Içara - SC
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Dom 12 Dez 2010, 20:19 | |
| Acho que pode desde que o bico do avião seja redondo, acompanhando o spinner.
Mas não tenho certeza. |
| | | Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Dom 12 Dez 2010, 20:31 | |
| - leandro.ifpb escreveu:
- mas ela pode ser utilizada em aeromodelo treinador? existe alguma contra indicação?
Poder até pode , mas é um baita desperdício , levando em conta que treinador é feito para iniciantes , e iniciantes normalmente quebram hélices a dar com pau o que vai acontecer é que vai gastar de bobeira além de não ter utilidade nenhuma , pois essas hélices são utilizadas para melhorar a performance aerodinâmica do modelo quando esta com motor parado , mas como diz um grande amigo meu Cadum cadum Já vi neguinho fazer coisa bem pior |
| | | adriano_mg
Mensagens : 256 Data de inscrição : 24/11/2010 Idade : 40 Localização : Coqueiral MG
| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins Seg 13 Dez 2010, 11:44 | |
| mavmav meu brother, sua pergunta é otima para iniciantes como eu! mesmo tendo lido sobre esse assunto sempre ficava meio confuso também. a galera ajuda de forma mais prática, isso fascilita nosso entendimento! obrigado por ter criado esse topico! sua duvida colaborou pro meu entendimento mano!
abraçao pra ti! |
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| Assunto: Re: Aulinha basica... helices, motores e afins | |
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| | | | Aulinha basica... helices, motores e afins | |
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