InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Diferenças na utilização de Hélices Tripás...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Rafael
 
 
Rafael

Mensagens : 147
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : São José - SC

Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty
MensagemAssunto: Diferenças na utilização de Hélices Tripás...   Diferenças na utilização de Hélices Tripás... EmptyQui 27 Out 2011, 20:50

Boa Noite...
A poucos dias chegou uma hélice tripa que eu havia encomendado na HK. Meu aeromodelo utiliza um motor OS 46 LA com uma hélice 11X7 e como recomendado comprei uma tripá 10X7...

Hoje pela manhã fui até o CAAB fazer o voo de experiencia, voei com a tripá, depois voltei pra bipá e voei novamente com a tripá...

Resultado: Achei que a tripá é pior para oque estou acostumado, ela demora para ganhar velocidade(retomadas), o voo fica mais lento e em subidas não houve diferença...

Alguém já fez algum teste desse tipo? e obteve melhorias?

Obrigado...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty
MensagemAssunto: Re: Diferenças na utilização de Hélices Tripás...   Diferenças na utilização de Hélices Tripás... EmptyQui 27 Out 2011, 21:11

Tripá sempre tem um desempenho inferior a bipá!

Se quiser um maior desempenho da Tripá tens que diminuir diâmetro e aumentar o passo comparado com a bipá que utilizava. Mas dessa forma muda a característica e não pode ser comparada fielmente uma com a outra.

Existe uma fórmula matemática pra conversão (tenho que procurar) Não é bem uma polegada em regra.

Em qual aero usou Rafa?

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
             
Skyhawk
 
 
avatar

Mensagens : 73
Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Adeus Fórum

Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty
MensagemAssunto: Re: Diferenças na utilização de Hélices Tripás...   Diferenças na utilização de Hélices Tripás... EmptySex 28 Out 2011, 01:56

Boa noite pessoal,

Eu particularmente usaria uma bipá 10x7. No caso da Tripá, como regra básica tira-se 1" (polegada no diâmetro) como forma de compensar uma pá a mais, mas acrescentando inevitávelmente mais peso (cerca de 30%), resultando maior inércia na retomada dos "RPMs". Tripás são mais indicadas em aeromodelos que usam bequilha dianteira e precisam de um diâmetro menor da Hélice para aumentar a distância entre o solo e as pás. Rafael, eu imagino que você vá usar o OS 46 LA em um aeromodelo treinador de perfil semi-simétrico, estou certo? Como o amigo Paulo falou, existe uma fórmula matemática e que deverá ser usada para conseguir melhores resultados e deixo aqui a minha tentativa de ajudar o colega a obter resultados nos seus testes.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty
MensagemAssunto: Re: Diferenças na utilização de Hélices Tripás...   Diferenças na utilização de Hélices Tripás... EmptySex 28 Out 2011, 08:14

Rafa,

Nesse site têm a fórmula: http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm

Basicamente:

Trocar a Bipá por uma Tripá: Multiplique o diâmetro por 0,904

Como eu falei acima, não se altera o passo. Caso você altere o passo pra obter uma maior eficiência a sua tripá não é mais equivalente a sua bipá!
Ir para o topo Ir para baixo
             
zorro-oo-
 
 
zorro-oo-

Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/10/2011
Localização : Pato Branco PR

Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty
MensagemAssunto: Re: Diferenças na utilização de Hélices Tripás...   Diferenças na utilização de Hélices Tripás... EmptySex 28 Out 2011, 17:13

a tripa ! o pessoal usa mais para escala
gera mais torque ate onde eu sei...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty
MensagemAssunto: Re: Diferenças na utilização de Hélices Tripás...   Diferenças na utilização de Hélices Tripás... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Diferenças na utilização de Hélices Tripás...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Utilização dos cabos Trainner..
» Uma forma bem interessante de demonstrar as diferenças
» Promoção Desconto Amigo - Hobby King
» Spinner X Helices
» Helices - Até onde compensa...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Criar fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum