É muito útil á supressão de de interferencias provenientes de transientes de tensão e corrente em um sistema onde se precisa de pureza de um sinal.
Em aplicações em FPV onde os equipamentos são próximos um do outro pelo espaço disponível é uma opção.
Muitas interferencias de comutação do esc, ou bateria redundam em emissão de harmonicos que prejudicam o sinal que teoricamente deveriam ser puros.
É uma opção e um conhecimento á mais para determinadas aplicações.
Mesmo RX que tem algum problema um filtro com esse material ameniza e muito espúrios propagados por picos de tensão e corrente.
Não seria necessário se tudo fosse 100% filtrado, mas a leveza, compactação, micro circuito, peso fossem necessários.
É uma opção útil á mais para quem lida com RF e procura aprimorar.
Um transiente prejudica imagem, qualidade de sinal, picos dos Rx, , etc...
Dependendo da aplicação um filtro com toroíde é necessário pela compactação, características, pois o mesmo forma um tipo de armadilha para determinados lixos do sistema.
Pode ser usado em muitas aplicações pelo tamanho, peso, dimensões o que seria impossível se você quisesse confeccionar um filtro de ferro silicio ou outro material.
Postei esse tópico pelo conhecimento que tenho em equipamentos de RF para que seja útil á muitas pessoas e que tenhamos no forun mais um tipo de informação e um elemento que se torna popular no dia a dia e construção de equipamentos.
Não custa propagar conhecimento aos amigos e aficcionados por eletronica e aprimoramento de equipamentos.
Para ser mais prático:
Todos sabemos que componentes eletrnicos são sujeitos á defeitos.
Se um servo ou rx,,ESC, câmera, bateria, etc....apresentar um pico de corrente (exemplo de uma celula defeituosa ou eminente desgaste) tentar levar isso á toda a fiação ou sistema, ese toroide com a bobina representa uma armadilha á essas situações.
Muitos problemas de interferencias ou perda de sinais momentâneos são causados por fenômenos externos ou internos no aero.
Se houvesse uma referencia de terra ou aterramento eficiente dentro do aero, talvez não teríamos tantos problemas, mas o circuito comum (terra da bateria e fiação) ficam "flutuantes" submetidos á fonte de alimentação que seria a bateria.
E essa sofre também reação química que pode provocar instabilidades, já que a referencia é a própria fonte e não a crosta terrestre que é um canal de escoamento e estabilidade de qualquer equipamento.
Algumas fotos do bicho:
Comparação entre um núcleo de ferro e de um toróide com relação ao campo magnético.
Maior canalização das linhas de força e menores perdas.
Os toroides de ferrite tem a vantagem de compactação e menos peso em relação á laminamento de ferro.
A grande vantagem do uso de núcleos toroidais em indutores e transformadores está no fato do campo magnético ficar retido na sua estrutura com maior rendimento e menos possibilidade de interferência nos dispositivos próximos.