| Dúvida, relação força X consumo do motor | |
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Autor | Mensagem |
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rodrigo.aires
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Favor informar a sua localização
| Assunto: Dúvida, relação força X consumo do motor Seg 08 Mar 2010, 11:59 | |
| Fala pessoal, to inaugurando esta aba... seguinte, tenho uma grande dúvida em relação a força do motor quanto ao consumo... por exemplo, se tenho um determinado modelo ou uma bike elétrica como que quero fazer, e ela consume apenas 10A (digamos qu fosse uma constante)... faz diferença em relação ao consumo se eu colocar um motor que consiga chegar 30A ou outro que chegue a 100A??? sei que a pergunta esta estranha mas digamos que ambos fossem a mesma watagem que é impossivel mas mesmo assim nesse condição... teria diferença no consumo??? |
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rodrigo.aires
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Favor informar a sua localização
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Ter 09 Mar 2010, 07:12 | |
| melhorando...
faz diferença no consumo se para o mesmo peso eu usar um motor de maior watagem? |
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guildy93
Mensagens : 5 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 31 Localização : São José do Vale do Rio Preto - RJ
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Ter 09 Mar 2010, 22:43 | |
| Cara, se for brushless, vale o seguinte princípio:
O que determina o consumo de um motor brushless é basicamente a carga que ele "levanta". Um motor pode ficar ligado por horas sem carga...mas com carga....
abçs! |
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rodrigo.aires
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Favor informar a sua localização
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 07:13 | |
| isso mesmo, seria um brushless...
tenho um novo exemplo que fica mais facil entender minha duvida...
umaginem 2 situações: mesma carga pra ambos, mesma velocidade, mesmo percurso... oque muda: um vai estar com motor de 700W e outro com motor de 4000W
se nessas condições de não mudar nem peso nem velocidade e nem percurso, o motor com maior watagem iria gastar mais??? |
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NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 10:59 | |
| - rodrigo.aires escreveu:
- isso mesmo, seria um brushless...
tenho um novo exemplo que fica mais facil entender minha duvida...
umaginem 2 situações: mesma carga pra ambos, mesma velocidade, mesmo percurso... oque muda: um vai estar com motor de 700W e outro com motor de 4000W
se nessas condições de não mudar nem peso nem velocidade e nem percurso, o motor com maior watagem iria gastar mais??? Não entendi muito bem o que você está querendo fazer. Mas em um aero o que conta mais é o empuxo que o conjunto (motor/hélice) gera. A relação de Ah e Watts vem desta fómula: A = W/V A: Amperes W: Watts V: Volts Seguindo sua linha de raciocínio motor de 700w ligado a 11,1v (lipo 3s) vai consumir cerca de 63A, já um com 4000w ligado a 11,1v consome 360A. Por tanto, faz sim diferença no consumo colocar um motor que gere mais potência e como consequencia a autonomia também diminui. Quando escolho um motor para um aeromodelo, procuro um que gere um empuxo com pelo menos 50% a mais que o seu peso, com a menor amperagem possível. Pense desta forma: Supondo que seja um aeromodelo, se trocar o motor por um de maior potência, certamente o motor é mais pesado, vai precisar de um esc e uma bateria mais forte (para suprir o aumento do consumo) que também serão mais pesados. As vezes pode não compensar a troca. Aprendi isso na prática, o olho cresceu quando vi um motor com mais potencia, mas meu aero ficou mais pesado, o motor fez mais força e como conseguencia consumiu mais diminuindo meu tempo de voo. Se você explicar melhor o que pretende fazer, ficará mais fácil ajudá-lo, sua pergunta ficou muito vaga. |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 11:29 | |
| - rodrigo.aires escreveu:
- isso mesmo, seria um brushless...
tenho um novo exemplo que fica mais facil entender minha duvida...
umaginem 2 situações: mesma carga pra ambos, mesma velocidade, mesmo percurso... oque muda: um vai estar com motor de 700W e outro com motor de 4000W
se nessas condições de não mudar nem peso nem velocidade e nem percurso, o motor com maior watagem iria gastar mais??? Com quase 100% de certeza o motor de 4000W vai consumir mais pois ele vai ter dimensões bem maiores que o de 700w vai ter mais peso , mais atrito , por consequencia maior consumo eu acho . Att Sancler Claudino |
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guildy93
Mensagens : 5 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 31 Localização : São José do Vale do Rio Preto - RJ
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 12:40 | |
| Sei não eim...
a medida em wats é de consumo maximo...com a maxima carga que o motor pode guentar... uma coisa é estar andando a 10km/h e outra com a aceleração no talo...creio que a "10km/h" o consumo não deve alterar entre os dois motores. |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 13:41 | |
| - guildy93 escreveu:
- Sei não eim...
a medida em wats é de consumo maximo...com a maxima carga que o motor pode guentar... uma coisa é estar andando a 10km/h e outra com a aceleração no talo...creio que a "10km/h" o consumo não deve alterar entre os dois motores. Bem vamos partir do principio da energia gasta um motor ELÉTRICO DE 1 HP consome x energia sem carga um motor de 3 HPS vai consumir um pouco mais sem carga não acham ? é só achismo meu pois não sou bom em eletrica mas sou mecanico de motores e posso afirmar que um motor de popa de 15 hp mesmo sem carga consome bem mais de que um 3,3 hp isso eu tenho certeza e posso afirmar |
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rodrigo.aires
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Favor informar a sua localização
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 20:14 | |
| é difícil entende mesmo galera, ainda mais pq eu não sei bem também o que estou perguntando... no exemplo que dei, quiz dizer apenas da potencia que o motor pode chegar, e não que eu esteja gerando isso pq aja amperagem e voltagem para tal... olha esse exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=IsjyR0fPZRU é de uma bike eletrica com motor no cubo que andei na facul... detalhe, tenho 120Kg o motor dela tem potencia maxima de 400W, e uma bateria de (acho pelo que memlembro) de 36V 15A (no maximo), ou seja, W=V*A => W=36*15 => 540W (certo né?) acho que até agora eu entendi... mas vem o maior problema agora... Um ESC de avião que utilizamos aguentaria dar o torque inicial??? (isso contando que o ESC ia ser de pelo menos 80A)... |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 20:31 | |
| OLha um setup legal para você
Motor de 6000W - 130kV 12S1P ou 12S2P de 2200mAh cada célula Speed de 120A para 12S + cooler + um big dissipador Quem sabe um conjunto de A123 ? O problema é o preço mesmo!!!
olha o motorzinho http://www.unitedhobbies.com/unitedhobbies/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5142&aff=80704 |
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rodrigo.aires
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Favor informar a sua localização
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 10 Mar 2010, 23:13 | |
| fala pessoal, Sancler, na verdade é esse cara mesmo que quero... quanto as baterias, sei dos problemas, mas a ideia é de chumbo acido mesmo... a duvida que não sai mesmo da cabeça agora é sobre o ESC... será que vai bem o de avião? isso porque ele tem que sair com pesso... quanto ao dicipador estou ligado que terá de ter um patcha dicipador pra resfriar bacana, principalmente nas saidas e inclinações... |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qui 11 Mar 2010, 07:05 | |
| - rodrigo.aires escreveu:
- fala pessoal,
Sancler, na verdade é esse cara mesmo que quero...
quanto as baterias, sei dos problemas, mas a ideia é de chumbo acido mesmo...
a duvida que não sai mesmo da cabeça agora é sobre o ESC... será que vai bem o de avião? isso porque ele tem que sair com pesso... quanto ao dicipador estou ligado que terá de ter um patcha dicipador pra resfriar bacana, principalmente nas saidas e inclinações... Para você usar ums Esc de aeromodelo normal você vai ter que usar um rádio de pistola de automodelo ou naitimodelo e um RX , quanto a arrancada com peso um motor elétrico brushelles não tem problema quanto a isso , ele funciona bem em qualquer rotação mas o esc tem que ser parrudo |
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rodrigo.aires
Mensagens : 6 Data de inscrição : 08/03/2010 Localização : Favor informar a sua localização
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qui 11 Mar 2010, 13:46 | |
| e se substituir o radio por um servo controler, vai bem? é que nunca mexi com servo controller...
então se o ESC for de por exemplo 150A que tem um la na hobbyking vai bem? consegue vencer a inercia? |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qui 11 Mar 2010, 14:07 | |
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Rodrigo C
Mensagens : 89 Data de inscrição : 14/03/2010 Idade : 29 Localização : Nova Prata - RS
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Dom 14 Mar 2010, 15:27 | |
| - rodrigo.aires escreveu:
a duvida que não sai mesmo da cabeça agora é sobre o ESC... será que vai bem o de avião? isso porque ele tem que sair com pesso... quanto ao dicipador estou ligado que terá de ter um patcha dicipador pra resfriar bacana, principalmente nas saidas e inclinações... Boa Tarde! Nessa vou discordar do sancler! Tenho um automodelo, o esc é de 35A, usa um motor 540, e o pico para sair do zero é de quase 100A, e constante de 20~30A, dados citados a aceleração quase total! Então imagine, se o pico que seu motor der for de uns 200A? Esses esc para aero nao aguentam esses picos momentaneos, recomendo usar um esc de automodelo, ou iniciar o movimento manualmente e quando estiver andando ai sim ativar o motor! |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Dom 14 Mar 2010, 16:55 | |
| Valeu Digo , agora estou me lembrando do que acontece , a diferença entre um aero e uma bicicleta, o aero usa hélice , e a força de partida não é tanta quanto a de uma Bike ou skate , então tem que colocar um pedal pra embalar a bichinha ou então fazer um sistema de caixa de troca de marchas para otimizar a relação peso potencia e dar o primeiro embalo com uma coroa gigante na roda e minuscula no motor |
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Rodrigo C
Mensagens : 89 Data de inscrição : 14/03/2010 Idade : 29 Localização : Nova Prata - RS
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Dom 14 Mar 2010, 17:42 | |
| - Sancler escreveu:
- Valeu Digo , agora estou me lembrando do que acontece , a diferença entre um aero e uma bicicleta,
o aero usa hélice , e a força de partida não é tanta quanto a de uma Bike ou skate , então tem que colocar um pedal pra embalar a bichinha ou então fazer um sistema de caixa de troca de marchas para otimizar a relação peso potencia e dar o primeiro embalo com uma coroa gigante na roda e minuscula no motor Isso ai sancler! A força que o motor tem que fazer para sair do lugar estando parado é muuuito grande, sem duvidar do conhecimento de ninguem, mas essa é minha experiencia, ou poe um esc grande de aero, ou poe um esc de automodelo ou entao por ultimo um pedal só para iniciar, depois de umas pedaladas é só ativar o motor, eu até acho erradissimo tirar os pedais, pois numa elevação vai ter que forçar bastante o motor e automaticamente a bateria, reduzindo bem a autonomia e outro ponto é que se acabar a bateria não pra ir empurrando né, ainda mais com toda eletronica embarcada na bike, vai ficar bem pesadinho |
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Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Seg 15 Mar 2010, 06:56 | |
| Pensando nisso ontem lembrei que poderia ser feito uma polia de mola cônica que fica muito leve e forte na arrancada e quando esta em movimento fica muito rápida essa polia seria centrifuga , já vi esse sistema em algum lugar que não lembro onde ao certo
Com esse sistema a bike ganharia força , como uma bike ma marcha leve , e depois que ganha velocidade ela vai aumentando o passo sózinha . |
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Diego-Poa
Mensagens : 3 Data de inscrição : 16/06/2010 Localização : Porto Alegre - RS
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qua 16 Jun 2010, 20:58 | |
| vo usa um 80-100/130kv da turnigy para colocar na minha bicicleta com esc de 200 amp e 2 baterias de 6s 5000 30c vo usar um servo tester como acelerador a principio vo colocar na roda dianteira que fica mais facil de colocar |
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Manoel-SC
Mensagens : 149 Data de inscrição : 06/03/2010 Idade : 74 Localização : Tigrinhos-SC
| Assunto: Re: Dúvida, relação força X consumo do motor Qui 17 Jun 2010, 01:10 | |
| So um detalhe sem querer me intrometer, é bom lembrar que se o motor tiver travado (com muito peso) no caso dos esc de aero em se tratando de motores brushless o esc de aero faz com que o motor fique vibrando sem força nenhuma ate que ele começe a rodar livre, ou seja com esc de aero ou o arranque e bem reduzido bem levinho ou como já foi dito da um embalo antes de começar a acelerar. Se usar esc de automodelo com motor de automodelo brushless pode ser que conssiga um efeito melhor pra arrancadas sem ter de dar impulso.
Ja os motores escovados tem este arranque com alto conssumo devido ao fato que fecham um curto entre as escovas e o coletor ao romper a inércia, nos motores brushless isso nao acontece, o conssumo máximo e especificado pelo fabricante e geralmente fica pouco acima do conssumo usual quando se usando a helice certa, a diferenca e qeu nos brushless quando o motor ta inerte ou girando o campo magnetico dos imas em resumo forca mais ou menos as bobinas fazendo aumentar e diminuir o conssumo conforme ele roda mais preso ou livre e assim tambem aumentando e diminuindo a refrigeracao das bobinas.
Porke um speed de automodelo com motor de automodelo brushless ? bom eles vem preparados pra arranques pesados o speed ja vem programado pra atender essas especificacoes assim como o motor vem com as medidas de bobina, imas, espacamento, kv, especificos pra atender essa necessidade de força na partida sem ficar tripidando como acontece nos aeromodelos (é so segurar o motor do aero e acelerar pra ver oque eu to falando se fizer isso no auto vai arranca a pele do dedo rs rs rs )
Espero ter ajudado.
abraços |
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