Primeiro...
eu não sei o que é amperagem!
Mas posso falar um pouco sobre corrente.
Normalmente os speed são selecionados devido a sua corrente. Ou mais coloquialmente falando: Corrente máxima de operação de pico, utilizando a unidade internacional de medida A (amper).
Vamos a prática: Se você compra um ESC de 25A, você espera (porque poucos cumprem o que prometem) que ele consiga entregar para o sistema uma corrente máxima de pico de 25A e uma corrente continua máxima de até 20A (o que será 80% do pico.... eu normalmente trabalharia entre 75 - 80%, mas isso vai muito da refrigeração dos componentes e qualidade) ...
Entendemos sobre a corrente do ESC?
Agora vamos a carga, que é o sistema responsável por "solicitar" esta corrente do ESC. No nosso caso, o motor e, de vez em quando, o RX e servos...
Não existe tabela para isso... o que existe é o que o fabricante anuncia e mais alguns dados que a turma mede nos testes e depois divulga.
Um motor para girar livre, necessita de N amperes, porem, como você instala uma helice nele e o obriga a brigar com o atrito do ar e ainda puxar uma caixa de isopor (Tio San, seus aeros não estão inclusos!
). Lógicamente ele irá precisar de mais corrente e vai exigir isso do ESC.... qual o valor? não sei...
não sei a helice que vai estar usando...
não sei o aero que estará voando...
não sei o peso que vai estar carregando...
e não sei quantos servso ele estará trabalhadno....
como saber? simples....
A corrente é simples de ser calculada, basta somar.
Então peguemos o seu motor:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__5423__FC_28_12_Brushless_Outrunner_1534kv.html
nos specs dele... ele diz que para usar uma helice 7x6 e puxar 730g ... ele vai gastar no máx. 15,5A
se neste seu aeromodelo tiver 4 servos de 9 g .... eu colocaria uns 0,6A por servo...
logo.... temos uma carga, um sistema, que lhe consome NO MÁXIMO 17,9A.
Jóia? não!
Estamos falando de peças chinesas e números duvidosos (quer comprovar os números? ponha seu sistema na bancada, ligue um Amperímetro no sistema e faça as medições) ...
Então vou colocar uns 25A de corrente para meu motor e 1,1A por servo ..... afinal, se um servo travar ... essa corrente vai para as alturas!
logo: 25 + (1,1 *4) = 29,4A ....
Portanto, eu iria procurar um ESC de 30A.
As onde tem exatidão na conta? ... no sinal + (mais) .... porque infelizmente, valores exatos, somente em bancadas de teste .... e lembrando que cada motor possui uma carga diferente (corrente de consumo) pois, é impossível o cara fazer dois motores idênticos... é como impressão digital!
como simplificar tudo isso que eu falei ai em cima??
Baixa o drive calculator, que os caras já fizeram uma dezena de testes e simulações e podem dizer com mais precisão qual ESC utilizar com qual motor!