InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Falha em radio derruba aeromodelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyTer 20 Dez 2011, 23:36

Olá, meu La flyer 40 com 3 meses de uso colidiu com uma árvore após perder sinal do rádio.
Estava voando quando após o aero passar por min a +ou- uns 60 metros perdeu o controle do rádio, e seguiu voando em linha reta. após uns 5 segundos o rádio deu um bip curto que se repetiu por mais duas vezes e depois parou. Enviei o rádio,(Hitec optic 6 com receptor optima 6 com telemetria), enviei para a loja que comprei e os técnicos afirmaram que testaram, voaram e o rádio não apresentou defeito algum. Agora comprei uma nova chave liga desliga, pois imaginei que pudesse ter sido isto e comprei outro aeromodelo, mas estou com medo de colocá-lo a voar novamente com este rádio. Será que vocês podem me dar algumas dicas, do que devo fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyTer 20 Dez 2011, 23:47

Estava usando a porta SPC ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 00:01

Não estava. Eu uso uma bateria de 4,8 Volts, ele possui telemetria para tensão da bateria e depois do acidente testei e funciona.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 00:14

tu posicionou as antenas corretamente em 90graus, e tb estas nao estavam perto das linkagens ou de pecas metalicas?
a antena do radio nao estava direcionada para o modelo?
Sao muitos os motivos que podem ter causado a interferencia.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 00:23

genesy escreveu:
Não estava. Eu uso uma bateria de 4,8 Volts, ele possui telemetria para tensão da bateria e depois do acidente testei e funciona.

Esta meio confuso ... receptor não tem porta data para ligar HTS-SS Telemetry Sensor Station, então estava usando porta SPC, correto ?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 13:45

Quanto a antena, foi fixada com o suporte que vem de fábrica na lateral do aero deitada ao correr da fuselagem, é uma antena só omnidirecioal. A do rádio eu uso em 45 graus inclinada para baixo, para nunca ficar apontada para o aero.

Vou fazer algumas perguntas:
1-Qual a distância segura da antena em relação as varetas metálicas das lincegens para estas não irteferirem?

2-Por ser omnidirecional qual a posição correta de instalar: em pé ou deitada(isto não diz no manual).

3- Perdi o controle a uns 60 metros de distância. É normal dar interferêrncia em 2.4 Ghz tão próximo assim?
Ir para o topo Ir para baixo
             
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 13:52

Tavares, o receptor vem com um jumper para ser fechado e poder alimenta-lo com bateria para receptor de 4,8 V. A telemetria é somente para tensão dessa bateria neste modelo(optic 6). Não sei se respondi sua pergunta com esta explicação. Caso não, pode me preguntar novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 14:19

genesy escreveu:
Tavares, o receptor vem com um jumper para ser fechado e poder alimenta-lo com bateria para receptor de 4,8 V. A telemetria é somente para tensão dessa bateria neste modelo(optic 6). Não sei se respondi sua pergunta com esta explicação. Caso não, pode me preguntar novamente.

Correto a Porta SPC suporta até 35v. utilizo Optima 6 com um bateria 3s ligada a porta SPC.

Não tenho problemas de perda de sinal.

Requisitos de tensão Optima são 4,8 7.4v sendo o valor nominal de uma Lipo 2S

No seu caso, deve ter ocorrido um blecoute, queda de tensão p/ 3,5v

Se possível ligue a bateria principal a porta SPC.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 17:10

Entendi. só que meu aero é glow, por isto uso a bateria de 4,8 volts para alimentar o receptor.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 19:19

Não e aconselhável usar a porta SPC em glow.

Tinha um tópico no rcgroups que tinha muitos relatos de quedas de modelos glow c/ receptor optima 6, 7 e 9. todos utilizando a porta SPC.

Resultado, saiu atualização para corrigir o tal blecaute, porem só e possível atualizar o optima 7 e 9.

Segundo fabricante era preciso enviar Optima 6 para atualizado, ou não utilizar a porta SPC em glow.

Infelizmente depois da atualização o tópico foi apagado

Mais ainda encontra relatos para evitar porta SPC em aero glow

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.rcgroups.com/hitec-multiplex-usa-169/&ei=DFXyTueSGMjeggfd6cW1Ag&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCMQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.rcgroups.com/hitec-multiplex-usa-169/%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1600%26bih%3D768%26prmd%3Dimvnsfd
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 21:56

Ok Tavares. Eu não estava usando a porta SPC, estava somente usando uma bateria NI/MH de 4,8 volts ligada ao conector BAT/CH6 do receptor. Pelo que entendi é esta a sua recomendação, confere.


Última edição por genesy em Qua 21 Dez 2011, 22:57, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 22:54

genesy escreveu:
Ok Tavares. Vamos ver se entendi, então não devo ligar o receptor direto a uma bateria 4,8 v no conector BAT/CH6, e sim usar a configuração que alimenta o receptor pelo CH3.

Voce estava usando a porta SPC ou BAt/ch6 ?


Porta SPC, e aquela que tem jumper
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 23:00

Demorei mas entendi. Eu editei a minha resposta logo acima. Eu sempre usei a entrada BAT/CH6.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 23:15

genesy escreveu:
Demorei mas entendi. Eu editei a minha resposta logo acima. Eu sempre usei a entrada BAT/CH6.

Confere sim, porem quantos servos tem seu modelo?

Tenho quase certeza que motivo da sua queda foi baixa tensão ...

Eu sou meio exagerado, eu colocaria uma lipo 3s 500mah com um bec para fornecer energia para receptor e os servos, no canal 6.

1 bip aviso de baixa tensão, por alguns segundos retornou + 2 bips receptor apagou por falta de energia.

Faça um teste na bancada ligue tudo faça movimentos veja a tensão da bateria.

Quando fui configurar meu t-rex 450 usava essa bateria para configurar e fazer ajustes, percebi que tinha comandos lentos por alguns segundos perdia comando.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 21 Dez 2011, 23:20

Tem 4 servos. Depois do acidente deixei o rádio e receptor ligado por horas sem recarregar a bateria e fiquei usando os servos com carga. Fiquei monitorando a tensão da bateria com um multímetro e depois de algumas horas de uso é que o receptor começou a avisar ao rádio a queda de tensão da bateria.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQui 22 Dez 2011, 06:47

Tavares escreveu:
genesy escreveu:
Demorei mas entendi. Eu editei a minha resposta logo acima. Eu sempre usei a entrada BAT/CH6.

Confere sim, porem quantos servos tem seu modelo?

Tenho quase certeza que motivo da sua queda foi baixa tensão ...

Eu sou meio exagerado, eu colocaria uma lipo 3s 500mah com um bec para fornecer energia para receptor e os servos, no canal 6.

1 bip aviso de baixa tensão, por alguns segundos retornou + 2 bips receptor apagou por falta de energia.

Faça um teste na bancada ligue tudo faça movimentos veja a tensão da bateria.

Quando fui configurar meu t-rex 450 usava essa bateria para configurar e fazer ajustes, percebi que tinha comandos lentos por alguns segundos perdia comando.


Tavares , eu uso baterias de NI/MH a 30 anos com pack de 4,8 v
Todos os meus aeros estão hoje com 5 servos de 8 kg de torque e nunca tive corte de tensão com eles
no meu Piper grande a gasolina com 2,80 eu uso 2 servos alemães nos ailerons com 20 kg de torque
e uso uma bateria Futaba/Sanyo de 4,8 v e 600 mah
até hoje
Lembrando que esta configuração que uso esta no modelo desde a sua montagem
que foi feita em 1998 e esta voando até hoje sem nenhuma falha
nem no meu antigo radio FUTABA nem no atual que é um SPEKTRUM DX6i

Acredito que o problema de queda de tensão se deu por alguma interrupção momentânea de energia
por mal contato
Para resolver isso aconselho a usar o famoso capacitor de voltagem ligado ao receptor
para alimentar o receptor momentâneamente se isso vier a ocorrer outra vez .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Convidad
Convidado
avatar


Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQui 22 Dez 2011, 08:30

Genesy,

Quantos voos você tinha feito nesse dia?

A antena do receptor se posiciona na vertical do modelo e não na horizontal acompanhando a fuselagem.

A antena do rádio se posiciona apontada pra cima, verticalmente.

Contudo, não foi esse o motivo da perda a curta distância.

O Bip que você escutou antes da queda foi a tensão, pode ter sido a chave liga/desliga que estava se soltando ou a bateria no osso.
Ir para o topo Ir para baixo
             
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQui 22 Dez 2011, 20:36

Olá pessoal, Tive que abrir o rádio porque quando ele veio da assistência soltou a porca que prende a chave sw3 e esta caiu para dentro dele, ao abri-lo descobri um probleminha na antena, ao fecharem o rádio na fábrica colocaram o parafuso que fecha o rádio encima do cabo da antena e o cabo foi esmagado.
Falha em radio derruba aeromodelo 17wq5z

Falha em radio derruba aeromodelo 5d41h5
Ir para o topo Ir para baixo
             
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 38
Localização : Imaruí - SC

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptySex 23 Dez 2011, 06:14

Putz... A Hitec não tem que te dar um rádio/receptor e aero completo não?
O difícil vai ser provar que veio da fábrica assim e que você não abriu o rádio e fez isso ao fechar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptySex 23 Dez 2011, 22:28

Com serteza não tenho como provar. E se eu tivesse mandado o rádio de volta para a assistência para recolocarem a chave que caiu, provavelmente trocariam o cabo e eu nem ficaria sabendo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo EmptyQua 28 Dez 2011, 23:15

Enviei as fotos acima para a assistência da Hobby Delivery e eles me enviaram uma antena nova completa, gratuitamente. Agora vou colocar e testar o alcance do rádio. Há, tâmbem me enviaram um La Flyer 40 novo, só que este não foi gratuitamente. Tive que pagar.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Falha em radio derruba aeromodelo Empty
MensagemAssunto: Re: Falha em radio derruba aeromodelo   Falha em radio derruba aeromodelo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Falha em radio derruba aeromodelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo à Combustão :: Iniciando-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis