Pessoal,
A pedido do nosso amigo floydbh, vou fazer um pequeno review do HK-500GT.
Bom, peguei meu heli no 2º lote que foi comercializado pela HK, portanto algumas questões como o problema do rotor de cauda já podem ter sido resolvidas pela fábrica.
O heli se mostrou bastante resistente e firme, meu kit veio bem acabado, com excessão do canopy que veio um pouco deformado, mas nada que condenasse o mesmo.
Utilizo a seguinte configuração no heli
Servos do cíclico:Hitec HS5245MG com braços de metal também.
Estes servos são excelentes para helis da classe 500, além de possuirem engrenagens de metal, são digitais (bem precisos), rápidos e com um torque de 5,5Kg em 6V.
Conjunto de caudaGyro Futaba 401 com servo 9254
Não tenho o que reclamar deste conjunto, a cauda permanece travada em todas as manobras que faço (não são muitas, rsrsrs), como flips, rolls, loopings, tic tocs e punchs.
ESCTurnigy Plush 60A. Comprei este ESC de um amigo que também usa no 500 dele, o ESC é bom pelo seu preço, pena que o soft start dele não é lá essas coisas, mas nunca me incomodou e após os voos ele sempre está levemente morno. (instalei um dissipador de calor externo nele.
MotorTurnigy Typhoon 500. É um motor muito forte, muito mais que o necessário para o heli, tive que baixar muito a curva de motor para o heli ficar legal, pois com uma curva alta, ele consumia muita bateria e o head speed fica muito alto (isso é um risco).
Hoje uso uma curva de motor em hover:
0 10 20 30 40
Em iddle:
45 40 35 40 45
BateriasEstou usando baterias 6S 3000mha 35C no heli. Estão me dando uma autonomia de 5 minutos e meio de voo.
FrameEste é um ponto que muitos criticam o 500GT, pelo fato do frame ser de alumínio, posso dizer o seguinte: O frame é muito forte, depois de montado fica muito firme, não ví necessidade em substituir pelo frame de carbono.
Problemas encontrados no heli Pás principais: As pás que acompanharam meu kit são de fibra de vidro, vieram bem balanceadas, PORÉM, não pegam tracking de jeito nenhum.
Além disso resolvi substituir por pás de fibra de carbono por segurança. Acho que não vale a pena arriscar usar pás de fibra de vidro num heli deste porte.
Rotor de cauda: Fiquei me batendo por mais de um mês com a cauda do heli, eu decolava e a cauda ficava girando sem controle, tentei de tudo achando que o problema era gyro, servo, reverso, etc... Depois de muito trabalho, descobri que o problema estava nos rolamentos dos pega-pás que com a velocidade acabavam travando o movimento dos pega-pás, ou seja, com o rotor em velocidade o servo não conseguia movimentar o passo da cauda. Substitui o conjunto de pega-pas da cauda por um da Align de metal. Bingo, problema resolvido.
ConclusãoEu continuo convicto que um heli não precisa ser Align, Vison, Outrage para voar bem, um heli bem montado e regulado voa tão bem quanto os demais. Até hoje não me incomodo com o meu 500GT e no clube que frequento, o pessoal sempre confunde meu heli com um Align e ficam surpresos quando descobrem que se trata de um HK.
O HK500GT é um excelente heli para aqueles que não querem desembolsar gastar muito num heli de "grife".