InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Convertendo motor cb 46 p etanol.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
robsonkaufmann
 
 
robsonkaufmann

Mensagens : 92
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 46
Localização : Carazinho - RS

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyQui 05 Jan 2012, 09:57

Bom dia!

Lí num tópico na internet que para desidratar o etanol (álcool de posto) é necessário acrescentar cal virgem ao álcool, pois o cal retira a água do álcool.
Mas no site não informava as proporções de cal para álcool.

Vou fazer um teste e ver como se comporta.

Alguém sabe algo mais sobre isto?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Phyli
 
 
Phyli

Mensagens : 37
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Blumenau - Clube Asas do Vale

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyQui 05 Jan 2012, 10:47

Robson,

O topico me chamou a atenção!

Busquei algumas informações na net e pelo que vi so e possivel separar a agua do alcool pela destilação fracionada.... Processo que nao deve dar muito certo em casa....

Entao, se fosse vc, caso o unico motivo da conversao seja terum combustivel mais barato... Compre o alcool e o oleo de ricino.

Ja fiz isso em bombonas de 20 litros e o motor vai bem. Perde um pouco da potencia mais e seguro!

P.S. Jamais misturaria cal no combustivel, acho que os residuos fundiriam o motor em poucos minutos.
Ir para o topo Ir para baixo
             
robsonkaufmann
 
 
robsonkaufmann

Mensagens : 92
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 46
Localização : Carazinho - RS

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyQui 05 Jan 2012, 12:52

Pois é, tem que se fazer a destilação sim.
O propósito é sim um combustível mais barato. Que álcool você sugere comprar?

Eu tenho um motor CB que está parado e que vai ser usado para testes. Você fez alguma mudança no motor, tipo vela, cabeçote...

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Phyli
 
 
Phyli

Mensagens : 37
Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Blumenau - Clube Asas do Vale

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyQui 05 Jan 2012, 13:33

Entao, ja fiz conversao de glow pra gas e vice versa...

Agora pro etanol ainda nao!

Usa o, alcool de quimica, eu quando comprava pegava da quimidrol. Na epoca era beeeeem mais barato fazer do que comprar pronto.

O Sancler teve aqui no clube no final do ano e comtou que usa um motor 4t com ombustive feito em casa ha anos sem problemas.

Acho que e uma alternativa mais barata e com beeeem menos encomodacao do que transformar para bio ethanol.

Sei que a OS tem motores destees, na custa ver as especificacoes, mais acho que possivelmente teria que mexer na tx de compressao...
Ir para o topo Ir para baixo
             
robsonkaufmann
 
 
robsonkaufmann

Mensagens : 92
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 46
Localização : Carazinho - RS

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyQui 05 Jan 2012, 17:33

Cara, e como é a conversão de glow para gas?

Desculpa perguntar tanto, mas é que realmente estou buscando um combustível mais barato e que não tenha a toxicidade do metanol.
Ir para o topo Ir para baixo
             
GIGABYTE
 
 
GIGABYTE

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/02/2012
Localização : Caxias do Sul

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyTer 28 Fev 2012, 01:01

Galera, vou ensinar um jeito mais fácil de destilar o álcool. Itens:
*1 ou 2 caixas de Durepoxi
*Uma lata de algum aerosol vasio, tipo SBP, quanto maior melhor.
*Mangueira fina o mais longa possível, tipow 3 a 6 metros
*Um tanque de água ou balde próximo ao fogão
*Um termopar barato
*Super bonder
Como fazer:
Primeiro você faz um pequeno furo na lata de aerosol e lava bem ela. Depois você seca, coloca o termopar (pode ser o de um multímetro barato) com um pouco de durepoxi e gruda ele no fundo da lata cuidando para que a ponta de prova não toque o fundo da lata. Após isso você pega um encaixe metálico, pode ser emenda de mangueiras glow e gruda com durepoxi e veda com super bonder para ser o único furo da lata. Quando seco depois de 1 dia (margem de segurança para durepoxi) você coloca com uma seringa um pouquinho de água dentro da lata, ferve ela com a mangueira já instalada e quando o vapor cessar tire do fogo a lata e mergulhe a mangueira no alcool de posto que você reservou (sem misturar o óleo antes) assim que a lata resfria irá criar-se um vácuo na lata que sugará o alcool até encher a lata.

Agora vem a destilação:
Pegue e encha um balde com água, mergulhe a mangueira nele para trocar calor e a ponta da mangueira coloque-a em um litro seco que irá receber o álcool destilado. Agora coloque a lata de cabeça para cima no fogo, de preferência ao fogo baixo e fique de olho no multímetro. Quando a temperatura ultrapassar cerca de 80 graus significa que só resta água, logo retire a mangueira do recipiente que recebe o álcool destilado e deixe evaporar o resto da água. Você pode usar o vácuo remanescente desta evaporação de água para chupiscar mais álcool para sua lata.
Ir para o topo Ir para baixo
             
microbio
 
 
microbio

Mensagens : 86
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 41
Localização : Rio Pomba - mg

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyTer 28 Fev 2012, 16:40

Aqui em Minas Gerais tem um Senhor chamado de Paulo ele reside na cidade de Bicas e transforma glow cb46 para etanol de posto + oleo de kart, ele cobra 120 reais para fazer a conversão, uma vez vi voar um aero asa baixa, ele ficou 40 minutos na pancada da velocidade voando e ainda restou combustivel no tanque. Ficou show a conversão ele me disse que mexe na taxa de comprensão so isso que entendi, vi e aprovei. O aero fica quentão parece ficar ate mais veloz e compensa no preço fica em torno de 13 reais o litro do combustivel enquanto o metanol com 5% de nitro esta em torno de 40 reais aqui, quem quiser posso passar o telefone dele e so me mandar um email para cleitongood@yahoo.com.br
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aeroloucosvrb.blogspot.com              
GIGABYTE
 
 
GIGABYTE

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/02/2012
Localização : Caxias do Sul

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyTer 28 Fev 2012, 16:47

Mas ele coloca algum tipo de vela ou só aumenta a taxa de compressão mesmo?
Ir para o topo Ir para baixo
             
microbio
 
 
microbio

Mensagens : 86
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 41
Localização : Rio Pomba - mg

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyTer 28 Fev 2012, 19:39

Na epoca em 2010 quando o conheci ele disse que só aumentava a taxa de compressão e que nada era feito uma vez que fiquei de mandar o motor parar ele, e ele disse para eu mandar com a vela A3. Funcionava perfeitamente ele disse que baseiou o projeto deleno motor Bioetanol da OS e que fez os testes e deu certo, agora quanto a vida util do motor ai ja não sei te dizer, o importante e usar o óleo de kart que na epoca ele me especificou. Espero ter ajudado.
Segue o link onde aparece o modelo do Paulo de Bicas no encontro que ajudei a promover em Sao Joao Nepomuceno, o link e do meu Blog Aeroloucos

http://aeroloucosvrb.blogspot.com/2011/01/fotos-do-nosso-encontro-de-amigos.html
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aeroloucosvrb.blogspot.com              
GIGABYTE
 
 
GIGABYTE

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/02/2012
Localização : Caxias do Sul

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyTer 28 Fev 2012, 22:30

hum, legau, to pensando em mais adiante criar um aeromodelo de grande envergadura pilotado por GPS com vários litros na asa para bater fotos aéreas por horas. Quando você tiver feito isso no seu me diga como foi a experiência que eu to pensando em mandar um ASP 61 direto da hobby king para ele converter pra mim.
Ir para o topo Ir para baixo
             
robsonkaufmann
 
 
robsonkaufmann

Mensagens : 92
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 46
Localização : Carazinho - RS

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptyTer 05 Jun 2012, 09:38

Buenas rapaziada!
Depois de um certo tempo estou voltando a este tópico...

Fiz a conversão do motor CB 46 para etanol (álcool de posto).

Comprei uma vela BE (Bio Etanol) e mandei o motor em um torneiro que refez a rosca da vela para mim (cobrou R$ 25,00). Fiz a mistura álcool e óleo de rícino.

Foi difícil de o motor pegar, mas pegou. Ficou um tempo curto rodando e morreu, mas acredito que isto seja apenas regulagens.

Eu fiz a mistura em 20% de óleo, mas não sei porque, estou achando que é demais. Vou fazer com menos óleo.

Hoje ao final da tarde quero fazer funcionar de novo e posto os resultados.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
sersilveira
 
 
sersilveira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/09/2012
Localização : Marataízes/ES

Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 EmptySáb 12 Jan 2013, 12:45

Já experimentei alcool absoluto com 20% de óleo em um motor ASP 52.Usei a vela ASP para 2 e 4 tempos.Funcionou maravilhosamente bem na bancada, pegando com facilidade, dando regulagem normalmente.Depois, experimentei com álcool de posto e os resultados foram semelhantes.Em ambos os casos , parecia estar funcionando com metanol.Ainda não tive oportunidade de testar em voo, por falta de tempo e oportunidade para fazê-lo.Tudo indica que deverá funcionar bem.O álcool absoluto é encontrado em qualquer boa farmácia.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Convertendo motor cb 46 p etanol.   Convertendo motor cb 46 p etanol. - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Convertendo motor cb 46 p etanol.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» motor ASP .46
» Cuidando do seu motor
» [motor] enya
» Motor esquentando D+???
» MOTOR PRA ZAGI 120 CM

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo à Combustão :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum