InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Cuidando do seu motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptySex 18 Jun 2010, 18:42

Pessoal,

Depois de presenciar diversas vezes muitos aeromodelistas cometendo erros no cuidado de seus motores, resolvi colocar aqui algumas regras simples de como cuidar de seu motor.

1ª - NUNCA gire um motor novo sem a devida lubrificação do mesmo (o próprio combustível faz isso). Muita gente acaba de tirar o motor da caixa e vai logo girando para "sentir" a compressão. Resultado: Diminuição da vida útil do motor e possíveis riscos na camisa e/ou pistão.

2ª - Se seu modelo sofreu uma lenha, é bem provável que seu motor tenha aspirado alguma sujeira pelo carburador, portanto NUNCA gire o motor após uma lenha, o correto é desmontar o motor, efetuar a limpeza e lubrificação. Já recebi vários motores lenhados, onde o cara girou o motor só para ver se não tinha estragado algo. Resultado, o que seria uma simples limpeza acabou se tornando a troca da camisa e pistão do mesmo.

3ª - Nunca abra seu motor sem saber o que está fazendo, muitos motores possuem anéis no pistão, e se vc não souber o que está fazendo pode acabar danificando o mesmo, dependendo do motor, é bem difícil remontar o pistão na camisa se o mesmo tiver anél (Ex. motores Super Tigre) Motores 4 tempos ainda são piores, pois possuem válvulas que devem ser reguladas com calibrador próprio, o motor possui regulagem de "ponto" e se você não souber regular, vai ficar tentando ligar o motor o dia todo sem resultados.

4ª - SEMPRE verifique a faixa de hélices que seu motor utiliza, em TODOS os manuais das marcas existe esta informação. Na dúvida, procure a orientação de um aeromodelista experiente, mas cuidado com os curiosos que podem te indicar uma hélice errada que acaba danificando seu motor por excesso de RPM.

5ª - Ao final do dia de voos, procure secar o combustível que está dentro do motor, como fazer isto? Simples, retire a mangueira de alimentação do motor e faça-o pegar. Você pode se surpreender com o tempo que ainda terá com o motor ligado. Após este processo, aplique algumas gotas de "After Run" pelo carburador e gire o motor algumas vezes. Você verá que seu motor terá uma vida útil muito maior.

Bom, conforme eu for lembrando de mais dicas, vou postando aqui. Se alguém também tiver algo interessante a acrescentar, será muito bem vindo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptySáb 19 Jun 2010, 14:59

poxa cara parabéns ótimo tópico, ainda mais para mim mesmo que tenho varias duvidas sobre Glow.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptySáb 19 Jun 2010, 15:52

Obrigado amigo, qualquer dúvida que tenha, se eu puder ajudar, é só perguntar.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptyDom 20 Jun 2010, 18:35

ale sempre com boas ideias....
Ir para o topo Ir para baixo
             
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptyDom 20 Jun 2010, 19:18

Valeu amigão...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptyDom 20 Jun 2010, 21:40

Mais algumas informaçoes.
vela(glow plug) acesa não significa vela boa. a vela do motores glow é revestida por uma camada de metal(platina ou rhodio se nao me engano) que vai se perdendo com o tempo por participar a reação dde queima como catalisador. assim sendo a vela pode estar acendendo e o motor não consegue ligar.
quanto ao combustivel. o metanol deve ser mantifo abrigado da luz pois a luz faz com que o combustivel perca nitrometano e deve ser sempre mantido bem fechado pois o metanol absorve umidade.

e o principal RESPEITE SEMPRE A INDICAÇÃO DO FABRICANTE SOBRE A PORCENTAGEM DE OLEO NO COMBUSTIVEL DURANTE O AMACIAMENTO E PÓS AMACIAMENTO.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Edenilço marcelino
 
 
Edenilço marcelino

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 54
Localização : Mirasasol - SP

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptySeg 19 Jul 2010, 12:05

Boas dicas eu mesmo comprei um 7.5 K&B rabeta para uma lancha de aluminio e já estou cansado de tanto faser isso jirar o motor para ver a compresão,pois não sabia deste risco,
valeu mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
emerbas
 
 
emerbas

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/07/2010
Idade : 50
Localização : Teófilo Otoni - MG

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptySeg 19 Jul 2010, 12:24

Eu não tinha essa informação sobre o girar da hélice e também sobre as Velas (glow plug).
Valeu pelas Valiosas Dicas.
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
             
cenoura
 
 
cenoura

Mensagens : 362
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 45
Localização : Floripa-SC

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptyDom 15 Ago 2010, 20:54

ai galera, só lembrando que micro óleo como WD-40 destempera o filamento da vela e pode fazer ela queimar ou ficar ruim.
e essa de secar o motor, pelo que eu saiba, não se aplica aos motores a gasolina, que devem sempre ficar com a mangueira cheia, pra manter úmido o diafragma e evitar ressecamento da borracha. eu guardo o meu com resto de gasosa no tanque, e dou uma ligadinha durante a semana, sempre que possível.

abç!
Ir para o topo Ir para baixo
             
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor EmptyDom 15 Ago 2010, 22:06

Bem lembrado cenoura, a regra de secar o motor se aplica aos motores glow.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Cuidando do seu motor Empty
MensagemAssunto: Re: Cuidando do seu motor   Cuidando do seu motor Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Cuidando do seu motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo à Combustão :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Um fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis