InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
raphadp
 
 
raphadp

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2010
Idade : 43
Localização : Londrina-Pr

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 13:14

Pessoal, sou iniciante no aeromodelismo, comprei um carregador Bantam e-station lp6 (link do carregador) e duas baterias Loong-max 3s 1300mAH com recarga a 5C (link da bateria).
A primeira bateria simplesmente começou a dar erro E4 (cell count error) ao carregar após uma lenha, porém a bateria estava intacta... A outra eu acabei esquecendo conectada no ESC e hj qdo fui tentar recarregar o carregador acusou o mesmo problema... O que aconteceu será? Conhecem esse carregador? É confiável? Ou o problema é das baterias? E outra coisa, para saber a carga da bateria descarregada, para guardar com segurança, vcs usam multímetro?
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 13:20

o multimetro funciona bem. se o carregador tah dando esse erro provavelmente tem celula morta ou com problema de conexão ai nos packs.pega um multimetro verifica a voltagem da bateria e depois a voltagem por celula. isso vc consegue ali no conector de balancemento.
Ir para o topo Ir para baixo
             
raphadp
 
 
raphadp

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2010
Idade : 43
Localização : Londrina-Pr

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 13:23

christianocosta escreveu:
o multimetro funciona bem. se o carregador tah dando esse erro provavelmente tem celula morta ou com problema de conexão ai nos packs.pega um multimetro verifica a voltagem da bateria e depois a voltagem por celula. isso vc consegue ali no conector de balancemento.

Preciso comprar um multímetro, não tenho...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 13:28

cara qdo um carregador passa a não reconhecer uma celula a voltagem dela jah caiu bastante. axo que 1.25v ou algo bem baixo assim , não me lembro agora. e testa uma bateria qqr p ver se não eh o carregador tbm neh.
Ir para o topo Ir para baixo
             
raphadp
 
 
raphadp

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2010
Idade : 43
Localização : Londrina-Pr

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 14:02

christianocosta escreveu:
cara qdo um carregador passa a não reconhecer uma celula a voltagem dela jah caiu bastante. axo que 1.25v ou algo bem baixo assim , não me lembro agora. e testa uma bateria qqr p ver se não eh o carregador tbm neh.

Então Christiano, tenho apenas essa duas baterias... provavelmente a voltagem caiu bastante mesmo, deve ter descarregado totalmente pois ficou conectado no esc por um bom tempo e qdo ligo mal chega a acender o led do receptor do radio. Será que existe alguma forma de recuperar essa bateria?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 14:08

me add no msn que eu te dou uns toques p tentar ressucitar elas. christianocowboy@hot
Ir para o topo Ir para baixo
             
raphadp
 
 
raphadp

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2010
Idade : 43
Localização : Londrina-Pr

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 14:47

christianocosta escreveu:
me add no msn que eu te dou uns toques p tentar ressucitar elas. christianocowboy@hot

Galera, segue ai a solução sugerida pelo Christiano e que foi confirmada, 100%

Conectei os cabos da bateria, seguindo a polaridade correta (preto com preto e vermelho com vermelho) diretamente na fonte de 12V por apenas 15 segundos; foi o suficiente para gerar um mínimo de carga nas baterias e dessa forma o carregados reconheceu todas as células e carregou normalmente!
Seguindo orientações carreguei com o mínimo de corrente possível, no caso 0,5A, e ficou perfeito, recuperei AS DUAS baterias, sendo que uma delas eu praticamente já estava procurando uma forma ecológica de descartar!

Agradecimentos ao Christiano pelas dicas!

Abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 16:40

raphadp escreveu:
christianocosta escreveu:
me add no msn que eu te dou uns toques p tentar ressucitar elas. christianocowboy@hot

Galera, segue ai a solução sugerida pelo Christiano e que foi confirmada, 100%

Conectei os cabos da bateria, seguindo a polaridade correta (preto com preto e vermelho com vermelho) diretamente na fonte de 12V por apenas 15 segundos; foi o suficiente para gerar um mínimo de carga nas baterias e dessa forma o carregados reconheceu todas as células e carregou normalmente!
Seguindo orientações carreguei com o mínimo de corrente possível, no caso 0,5A, e ficou perfeito, recuperei AS DUAS baterias, sendo que uma delas eu praticamente já estava procurando uma forma ecológica de descartar!

Agradecimentos ao Christiano pelas dicas!

Abraço a todos

Creio que o Christiano tenha te enviado essa sugestão pelo msn, já pelo fato de não postar aqui!
Tomo a liberdade de anexar uma foto de uma lipo que passou pelo mesmo procedimento, porém, sem o sucesso que você obteve...

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Friasnoparaneantes330

Rapha não me leve a mal.... fico muito feliz em ver que sua lipo retomou a carga, mas vamos considerar que crianças aspirantes ao aeromodelismo acessam este fórum também...

A minha opinião é que se sua lipo ficou com uma célula "morta" descarte ela em local apropriado e compre outra, afinal, segurança acima de tudo.

Abração brother
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 20:10

cara diretamente na fonte
mesmo que por 15 segundos
eu não faria mesmo
lipo só se explode fazendo essas coisas erro na carga ou configuração de carregador
Ir para o topo Ir para baixo
             
raphadp
 
 
raphadp

Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2010
Idade : 43
Localização : Londrina-Pr

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 21:53

paulobettijr escreveu:

Rapha não me leve a mal.... fico muito feliz em ver que sua lipo retomou a carga, mas vamos considerar que crianças aspirantes ao aeromodelismo acessam este fórum também...

A minha opinião é que se sua lipo ficou com uma célula "morta" descarte ela em local apropriado e compre outra, afinal, segurança acima de tudo.

Abração brother

Paulo, entendi perfeitamente, inclusive se for melhor eu retiro o post com o procedimento que fiz para não criar problemas... Pelo que entendi não houve a perda de uma das células, tanto é que as baterias foram recarregadas normalmente e estão funcionando sem problemas, o que aconteceu foi uma descarga completa, ocasionando o não reconhecimento das células pelo carregador... Pelo método houve uma recarga parcial mínima suficiente para que as células fossem reconhecidas. Me corrigam se estiver errado!
E repito, se for aconselhável eu retiro o post.

Obrigado e abraço a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
             
piloto de teste
 
 
piloto de teste

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2010
Idade : 52
Localização : São Jose - SC

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 22:00

quanto a seu carregador,e uma das melhores escolhas.um pouco caro mais de cualidade.
quanto as suas baterias,nao te arrisca depois que dao problema ja era a qualidade vai baichando a cada recarga.fica de olho na mudança de forma:estufando.que e o que vai acontecer a cada carga,evite esquecer a bateria ligada no esc o estrago e maior que uma queda.bons voos.
Ir para o topo Ir para baixo
             
piloto de teste
 
 
piloto de teste

Mensagens : 24
Data de inscrição : 20/03/2010
Idade : 52
Localização : São Jose - SC

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptySáb 04 Dez 2010, 22:01

o cualidade mato...qualidade....
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptyDom 05 Dez 2010, 09:00

Galera eu ja tentei explodir uma lipo assim. se alguem souber como se faz por favor me ensine. ligar direto na fonte não explode(já coloquei12v 19A) carregar com amperagem acima só incha, não explode, fechar curto entre as celulas, icnha faz fumaça um aranzel doido, mas não explode. então antes do sensacionalismo vamos ter um pouco mais de embasamento.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptyDom 05 Dez 2010, 10:32

simples para explodir carregue ela como se fosse nimh uns 4A e deixe
uma hora ela explode mas explosão de lipo não é como uma bomba
sai o fogo fumaça mas nem um estouro
tudo lentamente
MAS É UMA COISA QUE NÃO ACONSELHO A NINGUÉM FAZER


Última edição por Mori em Dom 05 Dez 2010, 18:48, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptyDom 05 Dez 2010, 11:03

Acho que vcs deveriam ler um pouco mais antes de tentar algo ou ensinar algo a alguém.

Litio, polimero do qual são feitas as baterias lipo, precisa só de oxigenio para entrar em combustão.

Em baterias novas o Litio está "a todo vapor" e se superaquecerem ou terem seu invóculo rompido entram em combustão. Essa combustão pode ser tão violenta que pode provocar explosão.

Os danos causados por curto circuito pode variar de bateria pra bateria. Algumas explodem, outras incendeiam, outras só soltam fumaça.

Baterias velhas, no fim de sua vida, dificilmente vão explodir ou incendiar, mas não quer dizer que não vão.

Tomem muito cuidado ao manipularem baterias lipo e por favor não ensinem tais façanhas no forum. Tem muito adolescente que está iniciando e procura o forum, se tentar algo assim em casa pode provocar acidentes muito graves.

Não é sensacionalismo não, é realidade!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega EmptyDom 05 Dez 2010, 11:19

Nelson concordo plena mente
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty
MensagemAssunto: Re: Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega   Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Carregador acusa número errado de células da LIPO e não carrega

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Carregador P/ LIPO
» Carregador para LiPo 3S
» Carregador De Lipo Com Fonte Acoplada - 2 Ou 3s - Imax B3
» Bateria não carrega
» Bateria desbalanceada e não carrega.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Eletrônica :: Baterias-
Criar fórum no Forumeiros | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum