COMO SOLDAR.
Tem muita gente fazendo isso errado.
O correto:
PREPARAÇÃO DO SOLDADOR
a) Aqueça bem o soldador deixando-o ligado por pelo menos 10 minutos.
b) Se o soldador for novo, sua ponta deve ser bem limpa de modo que o metal brilhante apareça. Uma lima ou lixa, servem para esta finalidade.
c) Estanhe a ponta do soldador. Se ela não estiver “molhada” com solda, o que ocorre num soldador que já foi usado, quando o soldador estiver quente encoste um pouco de solda de modo que ela se funda. Essa solda vai “molhar” ou “estanhar” a ponta do ferro no local de uso, formando uma região brilhante de metal fundido, conforme mostra a figura.
A SOLDA
a) Se os terminais de componentes, fios ou locais de soldagem estiverem sujos ou oxidados é preciso limpá-los para que a solda possa aderir.
Para isso use uma lâmina afiada (canivete, por exemplo), uma lixa fina ou mesmo uma lima. Remova toda a sujeira deixando aparecer o metal brilhante no local em que deve ser feita a soldagem.
b) Aqueça o local em que deve ser feita a soldagem, encostando a ponta do soldador no local e imediatamente encoste a solda nos terminais ou nos locais de solda (não encoste na ponta do ferro). Se o local estiver aquecido a solda derrete e envolve os componente que devem ser soldados, conforme mostra a figura.
vite usar fluidos ou ácidos, pois os vapores gerados por essas substâncias podem atacar o próprio terminal do componente e outros componentes do aparelho causando corrosão. A solda será melhor, mas a vida útil da conexão ficará comprometida pela corrosão que pode ter início no momento da soldagem.
Derretendo quantidade suficiente de solda para envolver os elementos que devem ser soldados, afaste o soldador, mantendo as peças firmes em sua posição até que a solda esfrie. Para endurecer completamente, o tempo necessário deve ser da ordem de 5 a 10 segundos dependendo do tamanho da junção.
A junção perfeita deve ficar lisa, brilhante e envolver todo o local de junção dos componentes
comparações entre soldagens: