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 AJUDA 1° VOO

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rmrgama
 
 
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MensagemAssunto: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyQui 07 Mar 2013, 20:46

PREZADOS AMIGOS,


Gostaria de contar com a colaboração dos senhores com relação a dicas de como realizar meu 1° voo com um Ugly stick. Não conheço ninguém que pratica o hobby. Já lenhei um Cesna, contrução própria por conta do vento e da ansiedade de ver o aero voar. Dicas como:



Se eu for lançar manualmente, eu devo por o acelerador todo para cima?

Devo treinar um pouco de taxiamento e depois decolar ele como acelerador todo para cima?

A trimagem eu deixo tudo no meio e quando tiver no ar eu ajusto?

Quais dicas eu posso saber antes de realizar o aero?

Qual é a velocidade ideal do vento para se praticar o hobby?



Obs: Estou treinado no simulador FMS com um modelo de aero que parece um ugly stick. Meu Ugly pesa 690g, motor 2822, esc 30a, hélice 9x5 e bateria 2.2. Achei que ficou pesado mas só tenho essa bateria. Depois de pesquisar muito no forum e ver também as dicas dos colegas, comprei a bateria de 1300mah só que vai demorar muito pois vem da HK. Peço com a colaboração dos senhores.



Att: Rômulo Gama
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyQui 07 Mar 2013, 20:59

rmrgama escreveu:
PREZADOS AMIGOS,


Gostaria de contar com a colaboração dos senhores com relação a dicas de como realizar meu 1° voo com um Ugly stick. Não conheço ninguém que pratica o hobby. Já lenhei um Cesna, contrução própria por conta do vento e da ansiedade de ver o aero voar. Dicas como:



Se eu for lançar manualmente, eu devo por o acelerador todo para cima?

Devo treinar um pouco de taxiamento e depois decolar ele como acelerador todo para cima?

A trimagem eu deixo tudo no meio e quando tiver no ar eu ajusto?

Quais dicas eu posso saber antes de realizar o aero?

Qual é a velocidade ideal do vento para se praticar o hobby?



Obs: Estou treinado no simulador FMS com um modelo de aero que parece um ugly stick. Meu Ugly pesa 690g, motor 2822, esc 30a, hélice 9x5 e bateria 2.2. Achei que ficou pesado mas só tenho essa bateria. Depois de pesquisar muito no forum e ver também as dicas dos colegas, comprei a bateria de 1300mah só que vai demorar muito pois vem da HK. Peço com a colaboração dos senhores.



Att: Rômulo Gama

Olá Rômulo Gama.

Para lançar manualmente, não precisa todo acelerador não. Dando um pouco mais do que a metade do stick já esta bom.

Treinar o taxiamento, sempre é bom.

Sim. Trimagem sempre é bom deixar ela no meio, pois se precisar ajustar algo em voo voçe tera um pouco de comando de sobra.

É sempre bom antes de cada voo checar todos os comandos.

Sobre voar com vento, é sempre bom voar sem nenhum vento.

Bom, é isso. Acho que nao esqueci de nada ou se troquei alguma coisa... =D

Abraços
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyQui 07 Mar 2013, 21:00

Vamos la.
1º Espere a bateria 1300mah chegar;
2º Enquanto isso treine mais no simulador;
3º Se eu for lançar manualmente, eu devo por o acelerador todo para cima?
Pode ser 80% do acelerador. Até atingir uma altura segura para trimar;
4º Devo treinar um pouco de taxiamento e depois decolar ele como acelerador todo para cima?
Não precisa treinar taxiamento e sim o circuito de voo;
5º A trimagem eu deixo tudo no meio e quando tiver no ar eu ajusto?
Sim;
6º Qual é a velocidade ideal do vento para se praticar o hobby?
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyQui 07 Mar 2013, 21:29

Lembrando que se estiver ventando um pouco que seja, decolar e pousar sempre contra o vento. Verifique as superficies de comando se estao se movimentando na ordem certa, (se nao esta com os comandos invertidos) e verifique se as linkagens estao bem firmes, isso se chama check list. Deve ter algo aqui no forum sobre isso.Boa sorte!! Ahhh, espera a bateria chegar. Wink
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySex 08 Mar 2013, 00:12

Cristiano,

O que é circuito de voo?
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 11:52

Prezados amigos,


Hoje pela manhã realizei a 1° tentativa de voo com meu ugly stick e não foi bem sucedida devido ao peso da bateria (2.2 a). Tentei decolar ele do chão e não consegui devido ao terreno acidentado e também notei que estava demorando muito para se movimentar. Resolvi tentar manualmente. Foram 6 tentativas e todas o aero fazia alguma acrobacia devido ao peso, ou melhor sempre queria ir para baixo, tornando o controle difícil. Apesar de eu ter tido várias orientações de não subir com essa bateria, mesmo assim eu fui e ainda bem que o saldo apenas foi de uma hélice! Terei que aguardar a de 1300 chegar. Tenho algumas perguntas a fazer: Posso por umma hélice maior para que o voo fique mais lento em um aero treinado?
O que qual hélice usar? E quais os aviões trinadores eu poderia construir para usar a seguinte eletrônica: motor 2822, esc 30a, hélice 9x5, bateria 1300.


Obs: O ugly é esse da foto ao lado!



Att: Rômulo Gama
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 12:22

Você não seguiu minhas dicas:
Citação :
1º Espere a bateria 1300mah chegar;
2º Enquanto isso treine mais no simulador;

Constrói u um Scout:
http://www.eletricosdosul.com/t2875-construcao-scoutcessna-em-bandejinhas
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 13:44

Pois é Cristiano, não segui suas orientações, deu no que deu...Quanto ao cesna, eu tenho quase pronto, pois foi meu 1° aero com motor donkey 3007, esc 50a, bateria 2.2a e hélice 10x6, só que lenhei ele no 1 voo devido ao vento que estava muito forte e eu não sabia que não podia decolar o aero com vento forte. Resultado, lenhada que furou o esc e acabou com o bico. Estou esperando chegar o novo esc para consertá-lo e foi daí que resolvi montar o ugly. Estou querendo construir um Piper e um shock flyer...! comprei outro 2822, uma bateria de 1050a e um esc de 20...O que vc acha? Aqueles aeromodelos elétricos que vendem na HK são bons? Dá uma olhada nesses links que seguem logo abaixo e dar tua opinião! Obrigado pela ajuda.




att: Rômulo Gama


" Eu só sussego quando eu ver um de meus aeromodelos voando!"





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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 13:47

Cristiano,


Qual é a medida (bitola) do arame que faz o trem de pouso igual ao do link que vc postou, do cessna?
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 13:53

Cristiano,


esqueci de por os links dos aeros. Seguem os mesmos.


http://hobbyking.com/hobbyking/store/__23438__Durafly_Monocoupe_1100mm_PNF_.html

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__30813__YAK_12_Airplane_EPO_950mm_w_Flaps_PNF_.html
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 17:02

rmrgama escreveu:
Cristiano,


Qual é a medida (bitola) do arame que faz o trem de pouso igual ao do link que vc postou, do cessna?

Cara, eu uso raio de moto. É forte e leve o suficiente.
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 17:18

Cristiano Goulart escreveu:
rmrgama escreveu:
Cristiano,


Qual é a medida (bitola) do arame que faz o trem de pouso igual ao do link que vc postou, do cessna?

Cara, eu uso raio de moto. É forte e leve o suficiente.

ja usei raio de bicicletas mas fica muito mole, passei a usar raio de moto e fica muito bom.
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 17:23

rmrgama escreveu:
Cristiano,


esqueci de por os links dos aeros. Seguem os mesmos.


http://hobbyking.com/hobbyking/store/__23438__Durafly_Monocoupe_1100mm_PNF_.html

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__30813__YAK_12_Airplane_EPO_950mm_w_Flaps_PNF_.html

Na HK tem aeros bons e ruins.
Na dúvida, leaia os reviews na página do modelo e procure pelo mesmo aeromodelo no youtube e veja se tem vídeos (com S) dele voando.
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 20:30

Cristiano Goulart escreveu:
rmrgama escreveu:
Cristiano,


esqueci de por os links dos aeros. Seguem os mesmos.


http://hobbyking.com/hobbyking/store/__23438__Durafly_Monocoupe_1100mm_PNF_.html

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__30813__YAK_12_Airplane_EPO_950mm_w_Flaps_PNF_.html

Na HK tem aeros bons e ruins.
Na dúvida, leaia os reviews na página do modelo e procure pelo mesmo aeromodelo no youtube e veja se tem vídeos (com S) dele voando.

Esse YAK 12 do link. Nossa, ele tem um voo calmo e dócil.
Gostei do voo dele. Very Happy

Tambem gostei do voo do DURAFLY MONOCOUPE.

Abraços
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 22:28

Daniel, esse seu scoutcesnna com esse setup pega qual esc?
Meu primeiro aero foi um cessna que lenhei e ele tava com um 3007 donkey e esc de 50a, a mesma bateria que a sua. Obrigado pela consultoria dos aero yak 12 e monocoupe!



Até breve!
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptySáb 09 Mar 2013, 23:28

rmrgama escreveu:
Daniel, esse seu scoutcesnna com esse setup pega qual esc?
Meu primeiro aero foi um cessna que lenhei e ele tava com um 3007 donkey e esc de 50a, a mesma bateria que a sua. Obrigado pela consultoria dos aero yak 12 e monocoupe!



Até breve!

O meu ScoutCessna tem um ESC BUDGET 30A.

Abraços
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 09:19

Daniel,

Eu tenho um cessna que tem o seguinte setup: motor 3007 donkey, esc 50a, hélice 10X6 e bateria 2.2 (lenhado). Será que se eu por um motor 2822, esc de 30, bateria 2.2 e hélice 9x5 ele decola? Segue o link do cesna:


https://picasaweb.google.com/110534737116429764928/10DeMarcoDe2013#5853687192475457106
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 09:21

Voltando ao meu ugly, eu visualizei uma diferença na asa. Segue o link da foto para visualização e como posso corrigir.


https://picasaweb.google.com/110534737116429764928/10DeMarcoDe2013#5853686860780203922
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 09:48

rmrgama escreveu:
Daniel,

Eu tenho um cessna que tem o seguinte setup: motor 3007 donkey, esc 50a, hélice 10X6 e bateria 2.2 (lenhado). Será que se eu por um motor 2822, esc de 30, bateria 2.2 e hélice 9x5 ele decola? Segue o link do cesna:


https://picasaweb.google.com/110534737116429764928/10DeMarcoDe2013#5853687192475457106

Olá rmrgama, viu não estou conseguindo abrir sua imagem aqui no meu computador, mas se voçe poder coloque uma foto dele aqui no forum ficaria melhor para te ajudar.

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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 10:08

Daniel,



Não estou sabendo colocar a foto. Pode me ajudar?
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 12:22

Aqui explica bem como colocar imagens.

http://www.eletricosdosul.com/t40-tutorial-como-colocar-imagens-no-forum

Abraços
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MensagemAssunto: Foto do cessna   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 19:39

Daniel olha aí a foto do cessna


http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img109/7964/sam0060b.jpg
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyDom 10 Mar 2013, 20:00

Se for o cessna que eu penso que é, o emax 2822 não tem força para leva-lo, so se o cessna fosse bem leve, tipo com toda eletronica umas 490 - 520g gramas, por ai.
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MensagemAssunto: Re: AJUDA 1° VOO   AJUDA 1° VOO EmptyQui 13 Jun 2013, 16:46

Eu não li as repostas de todos, apenas o enunciado do tópico. Mas vou responder as perguntas feitas pelo usuário:

1°) Quanto à quantidade de aceleração na hora do vôo depende muito do peso do aeromodelo. Apenas os pilotos é quem sabe quando acelerar ou quando desacelerar. Mas o ideal seria vc, no simulador, tentar voar com o motor abaixo do que deveria, assim vc saberia quando deve acelerar.

2°) Vc não conseguirá treinar taxiamento no FMS. O taxiamento serve mais pra quando vc for à algum clube, pois lá não poderá invadir a pista para pegar (No modo literal, com a mão), oideal seria vc ir treinando em algum lugar onde não tenha muito vento e não tenha muitas casas próximas, assim se o modelo cair não causará danos à ninguém.
Seria interessante relatar a O artigo 48 das "Leis" feitas pela cobra (Confederação brasileira de aeromodelismo):
Ningém poderá operar um aeromodelo de maneira a oferecer riscos à outras pessoas, à si proprio ou à propriedades de terceiros.

3°) Exatamente. Na hora do vôo seria a hora ideal de regular os ailerons e profundor. o leme pode ser regulado em terra, pois diminuiria o risco de o piloto perder o controle da aeronave, pois eu já passei por isso.

4°) as dicas que eu daria era:
 - Confie na sua experiencia, não tenha medo, mostre que vc está preparado para ser um aeromodelista. caso contrário, deixe seu modelo pendurado no armador...
 - Pilote sempre com certeza de que não há perigo se seu modelo cair, mas lembre: Só pilote se tiver certeza que não vai cair.
 - Lembre-se: Não deixe seu modelo cair, caso contrário estará provando que está com medo, aterrorizado. E confie na sua experiencia, saiba que o modelo só faz o que vc manda, mas o vento não, o vento pode descontrolar seu aeromodelo, mas mesmo assim não deixe ele cair.


5°) O vento é vc quem decide, seria ideal, já que vc é iniciante, voar quando não tiver vento. E se tiver vento: Decole e pouse contra o vento.



Seria interessante se vc fizesse simulações de perigo no seu simulador, por exemplo, se uma hélice quebrar na hora do vôo, se o spiner sair e se o salva hélice se torar, vc ficará sem motor, então deixe seu aero baixo e longe, desligue o motor e pouse com perfeição.
Outra coisa: Eu me orgulho em dizer que aprendi a pilotar com o FMS, e pra ser mais preciso, com o Supercup e o Tinger treiner. E lembre-se: Seu modelo não pode cair, se ele for cair, desligue o motor e procure deixar ele reto (Horizontalmente e não verticalmente, dessa forma: ------ e não dessa: | .
Se na hora de fazer a curva ele ficar de cabeça pra baixo, acelere muito e empurre o stick pra cima, ele ficará normal. E o ciclo da vida de um aeromodelo é: Voar, cai, consertar, voar, cair, consertar, Voar, cai, consertar, voar, cair, consertar, Voar, cai, consertar, voar, cair, consertar e isso se repete infinitamente, ou até seu modelo não ter mais como ser concertado.
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