Baterias
A bateria é, sem dúvida, a maior causadora de quedas de aeromodelos. A carga inadequada, o efeito "memória" e a falta de manutenção nos terminais transformam os packs em "vilões". Siga as dicas abaixo e você nunca terá problemas com suas baterias.
- Baterias de NiCd ( Níquel-Cádmio ) não gostam de calor portanto mantenha-as em lugares onde a temperatura não exceda os 25ºC.
- Não coloque suas baterias para recarregar sem que as mesmas tenham sido completamente descarregadas ( Não zeradas! ) . Utilize um ciclador ou um descarregador controlado para impedir que a voltagem da bateria chegue a 0 volts durante a descarga.
- Durante o verão em regiões onde a temperatura ambiente é muito elevada, mantenha os packs que não estão sendo usados dentro da geladeira ( Não do freezer! )
- Não utilize o rádio para descarregar as baterias, você estará sobrecarregando o circuito do rádio ( ele não foi projetado para ficar ligado por 3 horas ou mais ), além do que os medidores analógicos dos rádios não tem precisão suficiente para você saber a hora exata de parar a descarga.
- Quando alguma bateria no pack apresentar problema, substitua o pack todo, pois as baterias restantes também irão falhar dentro de pouco tempo.
- Sempre que for possível carregue suas baterias com carga lenta ( C/10 ), ou seja, 10% da capacidade do pack
- Programe a descarga do pack com uma corrente de no máximo 50% da capacidade do pack. Se não tiver pressa reduza esse valor para 30%. ( As baterias funcionam através de reações quimicas que quando são "apressadas" liberam grande quantidade de calor)
- Observe o terminal negativo ( prêto ) do pack. Se ele estiver oxidado ( envolto num pó azulado ), é uma indicação clara que alguma célula do pack "ventilou" ( vazou ). Portanto, mesmo que a bateria aparentemente esteja OK, prepare-se para substituí-la pois em breve ela deixará você "na mão".
- As baterias de NiMh ( Níquel Metal Hidreto) devem ser carregadas da mesma forma que as de NiCd.
Texto retirado do Site do Mano Rc
em breve mais informações para cuidar-mos de nossas baterias .