InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Interferência no meu aero, o que pode ser?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Luciano Moura
 
 
Luciano Moura

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : João Pessoa - PB

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyTer 06 Mar 2012, 15:27

Olá a todos do Elétricos do Sul, sou novo no modelismo e confesso que isto já me contagiou e já faz parte da minha vida.
Possuo um Cessna 747 TW com rádio controle de 4 canais proporcionais FM no modo 2, faixa dos 72Mhz, padrão Futaba, motor 370A com caixa de aumento de força, ESC apropriado e hélice de 9x4,5. O que ocorre é que durante o voo, de repente ele enlouquece e dá rapidamente fortes guinadas para baixo, porém bastante rápidas, onde consigo rapidamente recuperar o controle. Isso acontece em segundos... O curioso é que no mesmo local de voo isso ocorre em alguns dias e em outros não. O meu local de voo não fica perto de redes elétricas nem de cercas elétricas mas a interferência ocorre em locais bem específicos. Hoje aconteceu algumas vezes do lado esquerdo do campo de voo e em outros dias ocorreu do lado oposto. Procuro com este relato descartar a possibilidade de algum mal contato em conectores e afins, pois a interferência ocorre só nestas áreas. Também não estou extrapolando o alcance do rádio.
Já vi em outros artigos falarem muito bem dos rádios desta faixa(72Mhz) e também não, da mesma forma dos de 2.4Ghz que estes ai é que por trabalharem em um mix de frequências é que são ainda mais instáveis...
Este fato me intriga e peço a opinião dos mais experientes para ver se resolvo o problema.

Grato a todos pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Manfred Jörn
 
 
Manfred Jörn

Mensagens : 21
Data de inscrição : 16/02/2012
Idade : 52
Localização : Alfredo Wagner - SC

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyTer 06 Mar 2012, 15:34

Limpe o potenciometro do seu rádio e faça o teste!
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyTer 06 Mar 2012, 16:52

Rádios 2,4Ghz são infinitamente superiores aos FM. Ao contrário dos FM, os receptores 2,4Ghz só obedece aos comandos de um único rádio. Mas não vamos entrar em discussão...

Verifique a posição das antenas, no receptor deve ficar do lado de fora do aero e esticada (se não me falha a memória) e no rádio 100% esticada.

Faça o que o Manfred falou, limpe os potenciômetros dos sticks. Se vc não tem experiencia, leve a uma eletrônica.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Luciano Moura
 
 
Luciano Moura

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : João Pessoa - PB

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQua 07 Mar 2012, 17:07

Ok pessoal, fiz as devidas verificações desta maneira:

- Potenciômetros: Movimentei os sticks delicadamente para todas as posições com o cuidado de verificar a relação entre o quanto eu movia e a resposta no aero, perfeita! fui bastante minucioso nesta avaliação, incluindo o ganho de potência do motor.

As antenas sempre bem esticadas. Tenho uma questão que pode ser relevante: será que existe uma relação entre o tamanho da antena do aero e a do rádio? A antena do meu aero passa apenas poucos centímetros para fora do aero(10cm), ao contrário do que vi em alguns vídeos na net em que os modelos voam com aqueles "rabichos" pendurados e a do meu rádio é bem grande. Será que é isso? Bom, voltando a falar de interferências... Verifiquei, em alguns posts, que árvores podem provocar interferências e relacionando ao meu caso percebo que é justamente sobre algumas que isto acontece, porém, essas árvores são muito baixinhas, são quase grandes moitas não chegando a 5m de altura.
Avaliando meu campo de voo mais detalhadamente vejo que ao longe, existe casas que tem cerca elétrica, mas ficam bem distantes mesmo, tipo uns 600m de um lado e uns 200m do outro, tanto que nem havia percebido. As interferências ocorrem mais ou menos quando o aero se dirige para perto, porém este perto é da ordem de uns 200m de distância. será que elas são as vilãs desse caso?
Desde já agradeço demais a atenção dispensada a este mero iniciante nesta arte!
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
             
DuduMachado
 
 
DuduMachado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2012
Localização : Santa Rosa, RS

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQua 07 Mar 2012, 19:54

Luciano Moura, eu possuo o mesmo aeromodelo, e voce sabe né, esses radios sao muito ruim, eu fico sempre voando por perto, nunca passei de 300 metros(eu acho). tente nunca ir muito longe
Ir para o topo Ir para baixo
             
Luciano Moura
 
 
Luciano Moura

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : João Pessoa - PB

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQui 08 Mar 2012, 17:27

Valeu DuduMachado pela dica. Não costumo deixa-lo voar muito distante, essa interferência ocorre dentro do alcance do rádio.
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Manfred Jörn
 
 
Manfred Jörn

Mensagens : 21
Data de inscrição : 16/02/2012
Idade : 52
Localização : Alfredo Wagner - SC

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQui 08 Mar 2012, 17:56

Amigo, faça testes repetitivos com seu servo do profundor tambem segunda na superficie de comando o mesmo tempo que aciona
Ir para o topo Ir para baixo
             
Luciano Moura
 
 
Luciano Moura

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : João Pessoa - PB

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQui 08 Mar 2012, 19:41

Ok caro Manfred, postarei os resultados...
Desde já, agradeço e peço desculpas pela insistência no assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQui 08 Mar 2012, 19:45

Vc já fez o teste de alcance??
Já vi rádios FM "chines" falharem em menos de 100m
Ir para o topo Ir para baixo
             
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptyQui 08 Mar 2012, 22:59

Outra dica é trocar o servo do profundor por outro, um de outro comando, para ver se não é o servo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Luciano Moura
 
 
Luciano Moura

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : João Pessoa - PB

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptySex 09 Mar 2012, 18:45

Olá, fiz o teste de alcance em outra área de voo e ele foi bem sucedido! Voei em uma área bem afastada da cidade e ele se comportou muito bem até exagerei na distância. O local é perto da praia, sem redes elétricas nem cercas...

Gostaria de saber se algum de vcs já ouviu falar em revestir o RX com papel alumínio(de cozinhar) para evitar interferências?
Será que esse procedimento também reduziria a capacidade de receber o sinal do próprio TX, ou apenas a antena é que é a responsável pela captação do sinal?

Vi que alguns aparelhos utilizam esse método para afastar as frequências indesejadas...

Abraços a todos

Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptySex 09 Mar 2012, 19:27

Luciano Moura escreveu:
Olá, fiz o teste de alcance em outra área de voo e ele foi bem sucedido! Voei em uma área bem afastada da cidade e ele se comportou muito bem até exagerei na distância. O local é perto da praia, sem redes elétricas nem cercas...

Gostaria de saber se algum de vcs já ouviu falar em revestir o RX com papel alumínio(de cozinhar) para evitar interferências?
Será que esse procedimento também reduziria a capacidade de receber o sinal do próprio TX, ou apenas a antena é que é a responsável pela captação do sinal?

Vi que alguns aparelhos utilizam esse método para afastar as frequências indesejadas...

Abraços a todos


Teste de alcance (Check Range) é feito no solo, com o aeromodelo parado, antena do rádio recolhida e 30 metros de distância do aero e não voando longe. Assim vc só arisca seu aero.

Se não teve nenhuma interferência voando em outro local é sinal que na sua área de voo tem algo causando interferência.
A melhor opção é trocar o sistema radio transmissor (TX/RX) por um 2,4Ghz, vc vai poder voar tranquilo, sem medo. Eu não ficaria "inventando moda".
Ir para o topo Ir para baixo
             
Luciano Moura
 
 
Luciano Moura

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/03/2012
Localização : João Pessoa - PB

Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? EmptySex 09 Mar 2012, 20:19

Obrigado pela atenção de todos e espero que este espaço cresça e frutifique cada dia mais, dando oportunidade a todos de trocar idéias e adquirir conhecimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty
MensagemAssunto: Re: Interferência no meu aero, o que pode ser?   Interferência no meu aero, o que pode ser? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Interferência no meu aero, o que pode ser?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Iniciando-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum