A KDS lançou novos modelos, a linha Innova, que pelo que tenho lido nos fóruns gringos tem agradado bastante quem adquiriu os helis. Aqui no fórum, até onde eu sei, ninguém ainda comprou. Em breve devo comprar esse 450 da KDS. Enquanto isso, vou fazer aqui um comparativo entre os helis, comparativo esse centrado nas informações fornecidas, pois não tenho os helis em mão para comparar na prática. Compararei as versões FBL, pois não achei o 450 SD versão flybar.
Vamos lá!
--------------
BelezaFatos que não importa muito para um heli e é bem questão de gosto, mas a gente sempre acaba falando do visual do helis. Ambos os modelos são bem bonitos, canopys com pinturas “modernas” e bela construção geral. Eu diria que neste quesito a um empate.
EstruturaAmbos têm frame em carbono e rotores em metal. As pás principais e os estabilizadores dos dois também são de carbono.
Quanto ao “formato” do frame, os modelos diferenciam-se, o do KDS lembra um pouco o do Logo, com formas mais arredondadas na parte traseira. Neste quesito, também, os modelos se equivalem:
Especificações: Ambos são bem parecidos, vão aí todos os dados para comparação:
450 SD
• Length: 640mm
• Height: 240mm
• Width: 120mm
• Main Rotor: 315mm
• Main Rotor Diameter: 710mm
• Tail rotor Diameter: 155mm
• Motor Pinion: 13T
• Main Gear: 150T
• Autorotation Tail Drive Gear: 106T
• Tail Drive Gear: 25T
• Drive Gear Ratio: 11.5:1:4.25
• Weight (W/motor): 870g
T-Rex 450 PRO
●Length: 635mm
●Height: 230mm
●Main Rotor Diameter: 710mm
●Tail Rotor Diameter: 158mm
●Motor Drive Gear: 15T (helical)
●Main Drive Gear: 150T (slant thread)
●Autorotation Tail Drive Gear: 106T
●Tail Drive Gear: 25T
●Drive Gear Ratio: 1:10:4.24
●Weight(w/o power system): 530g
●Flying Weight: Approx. 640g
●Color carton:27.3x10x6.6cm
●Outer carton:56x31x28cm ,24sets/ctn
Eletrônica embarcada: Ambos os modelos usam eletrônica da própria marca, vamos item por item:
Motor:T-Rex - 450MX Brushless motor(3400KV)
450 SD - BL motor: 3500KV
ESC:T-Rex - RCE-BL35X 35A
450 SD - BL ESC: 40A
Sistema FBL e gyro:T-Rex - 3GX Flybarless System
450 SD - (KDS EBar)
Servos do cíclico:T-Rex - DS410M (Metal Gear) (velocidade de 0.09sec/60°(6.0V)/ Torque de 2.2kg.cm - 6.0V)
450 SD - KDS N300 (Metal Gear) (velocidade de 0.06set -6.0v / Torque de 3.0KG.CM -6.0V)
Servo de cauda:T-Rex - DS520 Digital (velocidade de 0.07sec/60°(6.0V)/ torque de 2.5kg.cm(6.0V))
450 SD - KDS N590 Digital (velocidade de 0.07/60 6.0V / torque de 2.5kg/cm 6.0V)
PreçoFator esse muito importante para a maior parte das pessoas, como poderão ver, o KDS é mais barato, mas isso se explica pelo fato de a Align já ser uma marca mais estabelecida no mercado e a KDS ainda precisa ganhar mercado, de forma que ter um preço melhor, pelo menos de início, é muito importante:
T-Rex – US$459.00 (http://www.rc711.com/shop/align-trex-450-pro-3gx-flybarless-super-combo-v2-3gx-system450mx-motor35a-besc4xservos-p-5024.html?cPath=165_47_188)
KDS SD - USD379.99 (http://www.myrcmart.com/kds-450sd-fbl-rc-arf-helicotper-flybarless-shaft-driven-80-assembled-motor-esc-ebar-servos-included-p-4584.html)
ConclusãoO Align T-Rex 450 PRO já é um heli estabelecido no mercado. A marca também já é bastante reconhecida, de maneira que não precisa ‘ganhar nome’, o heli já foi bastante testado e aprovado já que é a marca que mais vende.
A KDS melhorou muito seus helis com a linha Innova e, com bons preços, tem tudo para abocanhar pelo menos uma fatia do mercado Align. Só o tempo dirá se os helis passarão no principal teste: o do consumidor.
Item a item vimos:
O motor KDS tem 100 KV a mais e o ESC 10 A a mais, o que isso dá na prática? Só testando. Se o motor KDS for realmente bom você terá mais RPM.
Nos servos do cíclico os KDS ganham fácil, mais velozes e mais fortes.
Servos de cauda iguais.
Sistema FBL só testando para saber. O 3GX da Align já é bem mais popular, de maneira que o usuário achará bem mais material de apoio.
Assim, no meu modo de ver podemos considerar um empate técnico dos helis, pois o KDS em alguns itens superar o Align, porém, a marca do dinossauro já é bem mais testada e popular e o KDS terá que provar ‘para que veio’. Dessa forma o KDS ganha em especificações, mas o Align ganha, por enquanto, em confiabilidade. Só o tempo dirá se o KDS tem realmente força para encarar a briga.
De toda forma, temos aí dois grande modelos para que é fã, como eu, dos 450.