Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 42 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
Assunto: F-35B - Teste de Adequação de Navios Sáb 05 Nov 2011, 19:28
Taí um vídeo que estava querendo assistir já faz algum tempo.
Um F-35B decolando e pousando num Porta-Aviões.
E olha que essa versão 'B' de Decolagens Curtas e Pousos Verticais para os MARINESs (Fuzileiros Navais Americanos) era a que dava mais problemas no projeto.
Enquanto isso, a Marinha (NAVY) ainda não fez testes embarcados com a sua versão 'C'. Somente testes em terra, nas bases aeronavais... Claro... tudo a seu tempo... é muito mais complicado "catapultar" e "enganchar" um jato num Porta-Aviões do que decolar e pousar de maneira "convencional".
Já a Força Aérea (USAF) já deve ter quase umas 8 unidades da sua versão 'A' voando (por enquanto não operacionais... só treinando os pilotos).
Abraços.
Mori
Mensagens : 1401 Data de inscrição : 16/07/2010 Idade : 49 Localização : Japão
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Sáb 05 Nov 2011, 20:44
coisa de loko. show de mais. aonde o homem vai para rs.
Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Dom 06 Nov 2011, 08:49
Esse não decola na vertical igual ao Harrier?
NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Dom 06 Nov 2011, 10:44
Cristiano Goulart escreveu:
Esse não decola na vertical igual ao Harrier?
O F-35C decola na vertical.
Mas existe um grande problema na decolagem vertical: o Superaquecimento! O Harrier pode ficar 30s e o F-35C já pode ficar 90s na vertical sem superaqueçer a turbina.
No caso da US NAVY, a grande preocupação não está no superaquecimento das turbinas e sim no calor gerado por elas. A curto/médio prazo, esse calor acaba deteriorando o convés do porta-avião que, com certeza, é muito mais caro que uma aeronave desta. Eles já vem encontrando problemas com o V-22 Osprey, o calor gerado pelos motores já está deteriorando o convés, isso porque o V-22 é turbo-hélice.
Acredito que a US NAVY vai ficar com o F-35B e a USAF com os F-35A e C.
Só curiosidade: o F-35C foi oferecido ao Brasil (projeto FX-2) mas foi recusado por estar fora do prazo de "inscrição"
fcoalex
Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 42 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Seg 07 Nov 2011, 08:48
Nelson,
Algumas correções...
A versão A é de Decolagem e Pouso convencionais... destinado à USAF (Força Aérea):
A versão B é de Decolagens Curtas e Pousos Verticais... destinado aos MARINES (Fuzileiros Navais):
E a versão C é a versão Embarcada... para os Porta-Aviões da NAVY (Marinha):
Bom... a versão A é a mais... digamos "Básica". Pousa e decola como qualquer F-16, F-15, F-22... para pistas convencionais.
A versão B decola em pistas "extremamente curtas"... como os Porta-Helicópteros e Navios de Assalto Anfíbio dos MARINES. Essa versão decola sim verticalmente, mas até mesmo com os Harries... esse tipo de decolagem é só usada para exibições... no dia-dia é utilizada a Decolagem Curta... por conta dos estragos com o calor gerado.
A versão C tem asas maiores e dobráveis, trens de pouso reforçado e gancho para pouso... não decola nem pousa verticalmente. Usa todos os métodos aplicados aos antigos F-14 e atuais F\A-18 e F-18 Super Hornet... ou seja decolagem por Lançamento com Catapulta e pouso Enganchado.
Bom... deu de ver que sou totalmente "viciado" em aviões de Caça... hehehe
[Fotos do blog CAMPO DE BATALHA AÉREA]
Abraços.
Mori
Mensagens : 1401 Data de inscrição : 16/07/2010 Idade : 49 Localização : Japão
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Seg 07 Nov 2011, 08:57
fcoalex escreveu:
Nelson,
Algumas correções... A versão A é de Decolagem e Pouso convencionais... destinado à USAF (Força Aérea): A versão B é de Decolagens Curtas e Pousos Verticais... destinado aos MARINES (Fuzileiros Navais): E a versão C é a versão Embarcada... para os Porta-Aviões da NAVY (Marinha): Bom... a versão A é a mais... digamos "Básica". Pousa e decola como qualquer F-16, F-15, F-22... para pistas convencionais. A versão B decola em pistas "extremamente curtas"... como os Porta-Helicópteros e Navios de Assalto Anfíbio dos MARINES. Essa versão decola sim verticalmente, mas até mesmo com os Harries... esse tipo de decolagem é só usada para exibições... no dia-dia é utilizada a Decolagem Curta... por conta dos estragos com o calor gerado. A versão C tem asas maiores e dobráveis, trens de pouso reforçado e gancho para pouso... não decola nem pousa verticalmente. Usa todos os métodos aplicados aos antigos F-14 e atuais F\A-18 e F-18 Super Hornet... ou seja decolagem por Lançamento com Catapulta e pouso Enganchado. Bom... deu de ver que sou totalmente "viciado" em aviões de Caça... hehehe Abraços.
Que aula heim! Quem sabe sabe. Show
Última edição por Mori em Ter 08 Nov 2011, 05:49, editado 1 vez(es)
Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Seg 07 Nov 2011, 09:03
Se usarem EDF não terão problemas com o calor gerado
fcoalex
Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 42 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
Assunto: Re: F-35B - Teste de Adequação de Navios Seg 07 Nov 2011, 09:55
Cristiano Goulart escreveu:
Se usarem EDF não terão problemas com o calor gerado
Cris... nem te digo que a versão B já tem um FAN... Fica logo atrás do Cockpit e serve pra erguer a parte da frente do jato:
Por isso que fica aquela baita porta aberta nos pousos e decolagem.