| Iniciando a montagem do Copterx 250SE | |
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Autor | Mensagem |
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 08:06 | |
| Bom dia amigos, Ontem à noite iniciei, devagar, a montagem do Copterx 250SE recém chegado. Como já devem saber o kit é legalzinho e vem bem completo! A caixa do kit: E o conteúdo: Acompanhou o kit um CD gravado repleto de manuais execto o do próprio 250, veio também o FMS com alguns modelos, de novo não veio o 250. Vieram 4 tubinhos com Graxa, Trava Rosca (vermelho, não sei se neste caso a cor indica algo, mas sempre recomendam azul), Cola CA, e um tal de anaerobics retainer, que o manual do T-Rex indica para os rolamentos. Os tubos: Vieram também 4 ferramentas que ainda não sei as medidas: Uma chave philiphs (que não sei escrever), uma chave torks, uma chave hexa todas estas chaves em cabos de aluminio e uma chave allen tradicional. As ferramentas: Até aqui, acho que nenhuma novidade para quem já conhece o copterx. O frame de fibra de carbono vem montado e é bem mais ou menos em questão de acabamento com algumas rebarbas perto de alguns parafusos tem marcas da ferramenta que os aparafusou. O frame em alguns pontos está meio opaco e não tem aquele brilho caracteristico da fibra de carbono que estamos acostumados. Não parece ter nenhum problema estrutural, só estético mesmo. Nada que uma polida leve não resolva. Marcas no frame: Embora os servos encaixem no frame com as abas para fora, preferi desmontar tudo. Aparentemente não vem trava roscas em nada pois foi bem fácil retirar os parafusos que são do tipo torks (legal isso, bem mais dificil de estragar que os allen eu acho). A chave serviu como uma luva. Os parafusos para fixar os servos que acompanham o kit são allen de 1.5mm e no kit não vem nenhuma chave de 1.5mm Servo colocados no frame: Com tudo desmontado fui prender o motor no montante, os parafusos do kit são allen 2.0mm que também não tem a chave correspondente. Aqui meu primeiro percalço (culpa minha), na minha caixa tinha 2 pinhões um de 11 e um de 15 dentes que vieram com o motor, a propósito um turnigy 2627 http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8144 Embora tenha comprado este o combo veio meio diferente: motor, termoretrátil, conectores e dois pinhos, não vieram montante, aquele outro negócio que não sei o que é e parafusos. O pinhão bem dificil de entrar no eixo, tentei com o martelo e nem assim. Besteira pura pois esqueci que havia comprado http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10248 que entrou suave e tem aquele parafuso allen para travá-lo. Besteira dupla pois o kit também tras um pinhão!!! O eixo é bem comprido e mesmo antes de montar tudo de novo dá pra sacar que precisa ser cortado senão vai pegar nos servos, mas estou sem discos de corte da dremell. Sobra do eixo: Para quem montou o 450 o 250 é bem menor, delicado e apertado. Os parafusos para o motor que acompanham o kit são allen de 2mm ou 2.5mm (agora não lembro, depois confirmo) e são finos demais para o turnig 2627, no kit também não trás ferramenta compatível com estes parafusos. O 2627 na verdade tem 4 roscas para parafusos, dois serverm nos que vem no kit e dois são de bitola maior e não servem. Os de bitola maior são idênticos aos parafusos que, por exemplo predem o CD-ROM do PC (5/32 eu acho). Porém o que vem no kit não fica legal com nenhum dos dois. No caso dos originais, o vazado no montante não bate com os furos. No caso de usar os parafusos de PC o vazado do montante é pequeno demais. Então, usando o turnigy é necessário usinar a peça. Usinando o montante: Depois do procedimento é só escolher ou usa os allen originais com uma porca ou os do PC diretamente. Por hora é isso. Assim que retomar a montagem edito. Tirei algumas fotos (com o celular mesmo) para ir ilustrando e depois coloco aqui.
Última edição por Mauro Perides em Sáb 30 Jul 2011, 11:53, editado 1 vez(es) |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 08:31 | |
| Parabéns, é um bom heli. Você disse que preferiu desmontar tudo para colocar os servos, não é questão de preferência, TEM que desmontar e passar trava rosca em TODOS os parafusos que vão no metal e CA nos que vão no plástico. No mais, vai postando as fotos do trabalho aí. |
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wendinho
Mensagens : 459 Data de inscrição : 17/10/2010 Idade : 37 Localização : Varzea Paulista-SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 11:43 | |
| Parabens pelo heli mauro, recentemente montei um 450, mais acabei trocando em um aero por falta de tempo de treinar... Mais vou monta um 250 tbm, so para brincar dentro de casa...
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 11:58 | |
| - valter_ribeiro escreveu:
- Parabéns, é um bom heli. Você disse que preferiu desmontar tudo para colocar os servos, não é questão de preferência, TEM que desmontar e passar trava rosca em TODOS os parafusos que vão no metal e CA nos que vão no plástico.
No mais, vai postando as fotos do trabalho aí. Tem razão Valter. É que recentemente montei um HK450 e ele já veio com trava rosca. Só que neste caso os servos não encaixavam e era preciso desmontar, mesmo que parcialmente. Comprei um kit 250 da HK estes dias também, saiu de hong kong hoje a propósito, ai vai dar para comparar. |
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 12:00 | |
| - wendinho escreveu:
- Parabens pelo heli mauro, recentemente montei um 450, mais acabei trocando em um aero por falta de tempo de treinar...
Mais vou monta um 250 tbm, so para brincar dentro de casa...
A minha idéia é esta também. Montei um 450 a mais ou menos um mês. Lenhei no primeiro vôo, o Floyd me cedeu umas peças, no segundo vôo ele quebrou o rotor traseiro, não foi lenha, só quebrou. Então enquanto eu arrumo um vôo com o outro e vou alternando as lenhas, ehehehe. |
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wendinho
Mensagens : 459 Data de inscrição : 17/10/2010 Idade : 37 Localização : Varzea Paulista-SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 12:01 | |
| viu mauro, mais está treinando em algum simulador né?? |
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Sáb 30 Jul 2011, 12:40 | |
| - wendinho escreveu:
- viu mauro, mais está treinando em algum simulador né??
No Helisim e no FMS... O Phoenix e o RealFlight não consegui fazer funcionar. |
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Seg 01 Ago 2011, 10:12 | |
| Continuei ontem e está quase no final, a montagem. Surgiu uma dúvida, na hora de configurar o esc (este aqui: http://hobbyking.com/hobbycity/store/__13430__HobbyKing_20A_BlueSeries_Brushless_Speed_Controller.html) com o cartão (este: http://hobbyking.com/hobbycity/store/__13431__HobbyKing_Programming_card_for_BlueSeries_Brushless_Speed_Controller.html)
Ele tem uma opção de Governor Mode. O que é, em linhas gerais, isso?
Obrigado, |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Seg 01 Ago 2011, 10:32 | |
| A grosso modo é uma função do ESC para manter uma RPM constante no motor, só funciona direito em ESCs caros e com uma curva de aceleração muito bem ajustada, então, deixe em off. |
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Dom 07 Ago 2011, 22:10 | |
| Boa noite amigos...
Estou com uma dúvida cruel aqui, no 450 0 rotor principal vira no sentido horário e o de cauda no anti-horário. No 250 é a mesma coisa ou é ao contrário?
Se for igual, então aquele rolamento one-way veio montado ao contrário na main gear.
No caso de ser ao contrário mesmo, então eu tenho que inverter a main blade e as pás do rotor de cauda, né?
E se não for ao contrário, o que eu faço? Colocar main gear ao contrário não rola, eu já tentei mas ela fica pegando no frame.
[]s Mauro |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Dom 07 Ago 2011, 22:58 | |
| Normalmente se deixa o principal no sentido horário e o de cauda no anti-horário.
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Seg 08 Ago 2011, 05:33 | |
| Suspeitei desde o princípio... E agora, o que eu faço? |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Seg 08 Ago 2011, 18:06 | |
| Olha, estou sem nenhum 250 aqui e não me lembro bem como é main gear dele, mas você tem certeza que rodando a main gear no sentido horário o rotor não vai junto? |
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Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: Iniciando a montagem do Copterx 250SE Ter 09 Ago 2011, 09:23 | |
| Duas coisas: ou eu que preciso aprender o que é sentido horário e sentido anti-horário ou o negócio se consertou sozinho enquanto eu dormia... Me desculpem.... foi mal. |
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