InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) Empty
MensagemAssunto: Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)   Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) EmptyDom 24 Jul 2011, 17:56

OS PRIMÓRDIOS DO AEROMODELISMO EM FLORIANÓPOLIS
Por Renato Mansur

Na década de 50, meu colega de infância Milton Digiacomo, ganhou uma planta de um aeromodelo de fabricação americana “o P-40”.
A construção era com varetas de balsa, porque eram movidos com motores a elástico.
Aquilo me despertou o interesse de conseguir mais informações sobre o esporte.
Foi quando viemos a ter conhecimento, que no estreito, mais precisamente na Rua Matos Areia, havia uma pessoa chamada Otomar Bohm, de nacionalidade tcheca, junto com seu filho William Bohm, estavam confeccionando a madeira, que não era a balsa, mais sim o garapuvú, fabricando laminas e varetas.
Com denominação” fábrica de artefatos de madeira willbos” agora localizada na rua Osvaldo Cruz-613 , no estreito.
Exímio desenhista, construtor de maquetes e aeromodelos.
Foi com ele que aprendi a dar os primeiros passos, na construção de aeromodelos.
Ainda guardo, com muito carinho e saudade a planta do kit “TAYLOR CRAFT” com a marca ” willbos” o primeiro aeromodelo que construí para elástico com 54”.
Em seguida apareceram outros colegas, Carlos Eduardo Porto , Mauro Souza,Gilsom Stoider , Carlos Bohm,Luiz Artur Cesarino Faraco ,e outros.
Começamos construindo modelos a elástico, planadores, aviões U-control, usando o campo grande do colégio catarinense, para voar.
Mais tarde, com o conhecimento da casa Aerobrás, passamos a adquirir novos modelos e motores OS E ENYA .
O primeiro rádio Controle foi adquirido pelo Gilson Stoider ,este equipamento vendido pela Aerobrás , denominado O.S PIXIE , dois canais , motor e leme acionado por dois botões , sendo um deles para motor e outro para leme .
O aeromodelo construído pelo Gilsom Stoider foi um” Petit Parassol “ com motor Enya 0,9 a glow ,de arremesso manual.
Foi o primeiro aeromodelo controlado.
E assim começou a era do Rádio.
Em seguida o Mauro comprou um radio “TESTOR” Pulse proporcional com dois canais, leme e motor.
O Aeromodelo nestes dois tipos de equipamento deveriam ter a característica de um modelo de vôo livre, que iria subir com a potência do motor depois comandado pelo leme para pousar.
Eu também comprei um equipamento “TESTOR” e, me diverti muito tempo com ele, no campo do Campeche, que era o local que todos nós voávamos.
Mais tarde, mais precisamente em 1972 veio para Florianopolis o engenheiro Aramis Sabóia da Silveira, para dar inicio a Construção da Ponte Colombo Sales.
Aramis foi campeão sul americano de aeromodelo de acrobacia, equipado com um motor O.S 60 E Rádio Kraft de cinco canais o modelo era o “KAOS 60”.
Foi com a vinda dele, que começamos a construir novos modelos, e com outra tecnologia, Pois deu inicio a uma outra fase no Aeromodelismo de Florianópolis .
Adquirimos os equipamentos da época e modelos de treinamento, para inicio da nova era do aeromodelismo.
Até meados de 83 não haviam mudanças consideráveis no aeromodelismo aqui na Grande Florianópolis
Foi nesta época que apareceu lá em casa um Menino chamado Sancler, que queria iniciar no aeromodelismo, Foi como o Inicio do nascimento de um filho , pois o Garoto Tinha gosto pela coisa e uma enorme paixão pela aviação , já que seu avô era piloto e ele queria ser aeromodelista a todo o custo.
Atualmente aquele Garotinho mirrado que apareceu na minha casa há 29 anos
Se tornou um Construtor de aeromodelos e hoje é Proprietário de uma fábrica de aeromodelos elétricos e Glows , Juntamente com sua esposa Michelle
Hoje eu estou voando os aeromodelos elétricos que aquele garoto que iniciou o aprendizado comigo Fábrica , e assim é o aeromodelismo , um ciclo que nunca se acaba e sempre renasce com novas tendências e tecnologias .

Da esquerda para direita: Michelle,Sancler e Renato.

Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) 5769075463_f964582c21_z

Sinceros Agradecimentos da familia SaMi Hobby pelo testo que nos foi escrito .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
filipelost
 
 
filipelost

Mensagens : 820
Data de inscrição : 10/06/2011
Idade : 45
Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil

Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)   Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) EmptySeg 25 Jul 2011, 11:23

que legal essa história...... Certo que se faltasse um cara que nem tu na cena do aeromodelismo na região de floripa ele teria outros rumos, o aero seria bem menos praticado por tantos que tu mesmo incentivou..
Parabéns Sancler por toda tua trajetória e que esse rumo te traga muitas alegrias...

abração

att
filipe
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.praiadorosaalugueis.com.br              
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)   Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) EmptySeg 25 Jul 2011, 18:45

Na verdade isso não é a minha historia,simplesmente faço parte dela,pois o Renato foi o meu instrutor e me apóia até hoje , e cabe a mim fazer o mesmo para aqueles que querem seguir nesse rumo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
filipelost
 
 
filipelost

Mensagens : 820
Data de inscrição : 10/06/2011
Idade : 45
Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil

Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)   Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) EmptyTer 26 Jul 2011, 09:32

Sancler escreveu:
Na verdade isso não é a minha historia,simplesmente faço parte dela,pois o Renato foi o meu instrutor e me apóia até hoje , e cabe a mim fazer o mesmo para aqueles que querem seguir nesse rumo

Pode crer Sancler..... Tu fez e faz parte da história do aero aí na ilha... e pelo jeito vais seguir a fazer parte dessa cena... segue nesse teu caminho que vendo de fora te faz um homem realizado.... Por tudo.... toda tua estrada, teu aeros, tua fabrica, tua mulher e filho.... Tudo muito massa e com uma energia muito boa...
uma energia show!

abração e to juntando as moedas aqui pra pegar o dedalos o quanto antes... não vejo a hr..... se não só mais perto de verão...

att Filipe
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.praiadorosaalugueis.com.br              
Conteúdo patrocinado




Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)   Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Para quem gosta de historias de verdade (aeromodelismo em Florianopolis)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Para quem gosta de Historia da aviação
» Para quem gosta de entelar com Vinyl
» [Video] A6M ZERO - Para quem gosta de escala
» [Video] Para quem gosta de escala II - F-16, turbina, 25%.
» Praia do Sol-Dica para quem gosta de vôo lift

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Integração :: Do fundo do Baú-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis