|
| [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? | |
| Autor | Mensagem |
---|
Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? Seg 09 maio 2011, 10:11 | |
| Esse texto foi retirado da Hobbiking.com e traduzido pelo Daniel Galatto:
Um modelo sem potência é um desastre esperando para acontecer, aqui está um guia para escolher a eletrônica necessária para diversos tipos de modelo, tenha em mente que o excesso de alimentação é bom’ mas a pena é o peso adicional, e um bom modelo é aquele que é equilibrado em termos de poder, voando com peso e qualidade de construção. Este guia é como o título diz, um guia áspero e oferece uma base para escolher a eletrônica para o seu modelo, não se pretende ser um guia definitivo mas vai ajudar a levá-lo no ar com um desempenho que vai fazer a sua introdução ao vôo elétrico agradável e confiável.
ESCOLHA do MOTOR (base em Watts recomendado ou Peso de vôo na escolha dos modelos): - tipos de vintage e muitos não-acrobático panfletos indoor – 50w ~ 70w por 455 gramas - Treinadores, planadores e asa alta escala – 70W ~ 100W por 455 gramas - Sport flyer com desempenho acrobático geral – 100w por 455 gramas - Warbirds – 120w ~ 150w por 455 gramas - Multi motor – 100w por 455 gramas (empuxo com multi helices tem efeito, mais de 100w por 455 gramas de desempenho) - Jatos EDF – 150w ~ 200w por 455 gramas - 3D, F3A e de alta performance Modelos – 150w ~ 200w por 455 gramas
ESCOLHA DA BATERIA DE LiPo Com base no exposto, precisamos agora descobrir qual a tensão que vamos precisar usar, em geral, para manter Lipo em boa ordem, e tentar manter a amperagem máxima para cerca de 50 a 60% da capacidade/C da Lipo, por exemplo, se você compra um pack de 2200mAh 20c, então ele é classificado para 44A de descarga constante, de modo a manter a amperagem máxima em torno de 20A ~ 25A, se possível, mas não é sempre! Escolha a capacidade do pack para o modelo recomendado pelo fabricante do modelo e, em conjunto com o tamanho dos dados de peso publicado da bateria Lipo, para modelos de baixa potência, escolher packs de 20c, em geral para voar escolha packs de 20c a 25c , e para modelos de alto desempenho 30c ou . Quanto aos packs: Até 50w: 1s 2s ~ até 100W: ~ 2s 3s 100w até 500W: 3s (Esse é o limite prático superior para 3s Lipo, então, basicamente, os modelos de £ 5 AUW) 500w até 800w: 4s (Esta é a faixa de 0,40 ~ 0,46 equivalente brilho favorecido por muitos panfletos clube) 800w até 1000w: 5s 900w até 1500w: 6s (esta é a faixa de 0,60 ~ 0,90 IC equivalente) packs 8s ~ 10s são de muito grande e geralmente especializadas modelos. Lembrando que: 1s = 3,7v, 2s = 7,4v, 3s = 11,1v ….
ESCOLHA DO MOTOR – KV ou RPM por volt O que realmente significa, qual o tamanho da hélice?! Se você está acostumado com motores glow, a analogia é simples para tratar motores de baixo kv com motores 4 tempos e motores de kv média-alta com motores 2 tempos, mas se você não está acostumado, em seguida, podemos dar alguns exemplos da abordagem a tomar. Esta é uma escolha importante que você pode literalmente escolher como seu modelo, no entanto, são suas considerações de ordem prática, a distância ao solo é mais evidente. Consulte motores, tais como os NTM, que lhe dão suporte de dados, bem como a dimensão do poder, e os dados de peso. Exemplo 1: Trainer / Sport Model, com 455 gramas, queremos 100w motor (3s 20c Lipoly) kv médio de vôo, provavelmente em torno 1200KV ~ 1400kv, com hélice de 8 ” Exemplo 2: 3D/F3A Modelo, com 455 gramas, queremos 150w motor (3s 20c ~ 30c Lipoly) kv baixo, ou sob 1000kv, hélice de 10 ~ 11″ Exemplo 3: Warbird / escala, 455 gramas, 120w motor, a escolha assim como no exemplo anterior. Exemplo 4: Modelo do tipo Delta, 455 gramas, motor 200w (3s 25c ~ 30c Lipoly) ~ 2200kv 3200kv motor, 5 “~ 6″ Prop, de alta velocidade / baixo torque, baixo empuxo, nas aberturas do acelerador baixo, alta velocidade de alta rpm em plena aceleração.
FINALMENTE, ESCOLHA DO ESC: Você já decidiu em seu motor, assim que olhar para o AMPS MAX valor indicado pelo fabricante do motor na seção de dados e, geralmente, adicionar margem de 25%, portanto, se um motor é avaliado a 15A, em seguida, escolher pelo menos um ESC 18A, melhor ainda um 20A e assim por diante. Em seguida, verifique se a voltagem é compatível com o ESC, em outras palavras, se você estiver usando uma Lipo 4s, que o ESC está classificado para 4s de tensão. Em seguida, verifique se ele tem funções que você deseja, se você está voando em um planador, por exemplo, você vai querer um freio para que a hélice pare quando estiver subindo, aconselhamos também adquirir um cartão programa para fazer a programação do ESC para ser mais fácil. Também olhar a função do BEC, o BEC funciona como fontes de alimentação do receptor de rádio para servo sem a necessidade de uma bateria do receptor separado, no entanto, pode ser limitado no número de servos que são capazes de se alimentar, se a contagem do servo é superior a 4, como é em muitos modelos hoje em dia, então considerar a compra de um ESC com um amplificador de alta nominal SBEC, ou um UBEC separada, digite OPTO ESC (eles não têm BEC, mantendo a bateria de alimentação do ESC separado do receptorX) são recomendados para os modelos de grande porte que requerem uma fonte de alimentação do receptor separada, elas também são mais seguras em alta potência, para os modelos grandes, pois não irá ligar até que o receptor esteja ligado. Fonte: Hobbyking.com Tradução: Daniel Galatto |
| | | floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? Seg 09 maio 2011, 10:24 | |
| deixa eu ver se entendi...
o meu aero é um asa baixa, portanto, Trainer / Sport Model, com 455 gramas, queremos 100w motor (3s 20c Lipoly) kv baixo, ou sob 1000kv, hélice de 10 ~ 11″
e ele tem 850gr .. logo eu preciso de 280w ainda com 3S ... então o motor deverá ter....?!!?!?800kv?!?!?!
essa conversão do w para o kv é que eu fico boiando!!!
e pior...
suponha que a faixa de motor para mim seja de 800 a 900kv .... como filtrar isso na HK?
|
| | | floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? Seg 09 maio 2011, 10:37 | |
| - NelsonSM escreveu:
- Para escolher o motor é preciso observar 2 pontos: Empuxo e KV.
1-- Por empuxo: o motor deve ter empuxo igual ou superior ao peso final do aero (incluindo o peso do próprio motor). Neste quesito, empuxo, há outra ponto a se observar: o tipo de voo do aero. a) Treinadores: não requerem muita potencia extra. Em geral, se o motor tiver empuxo igual ao peso voa muito bem (voo lento, comandos lentos, etc, o verdadeiro treinador); b) Sports/Acrobáticos: Estes já requerem mais potencia sobrando, pois precisam de voo mais rápido com comandos rápidos. Para estes aeros, motores com empuxo superior a 30% do peso total; c) 3D: Estes precisão de muita potencia. Pelo menos o dobro de empuxo.
2-- Por KV: Kv é o nº de giros do motor por volts. por ex: um motor de 1200kv, siguinifica que para cada volts (V) ele gira 1200 vezes e se multiplicar o KV pelo Volts teremos o RPM do motor. a) Treinadores: devido as suas caracteristicas e finalidade recomendo motores de até 1000kvs, quanto menos melhor; b) Treinadores Acrobaticos: São aeros intermediários entre os treinadores e acrobáticos. Precisão de motores com mais empuxo e com Kv entre 1000 e 1300. c) Racer/Pylon: Aeromodelos rápidos que precisam de velocidade para gerarem sustentação. Para os Racers recomendo motores de 1300ks a 2000kvs e para os Pylons acima de 2000kv; d) Acrobáticos: Por precisarem de um empuxo consideravel e pelas próprias caracteristicas dos motores (mais empuxo menos KV) precisam de baixo kv. Motores de até 1000kvs. e) 3D: Estes precisam de muito empuxo e kv baixíssimo. Acredito que motores de até 600kv possam ser usados.
Outro ponto que gostaria de mostrar (opinião própria): Consumo. Quando encontrar o seu motor preste atenção ao consumo máximo e de pico. Não o compre ainda, procure alternativas mais econômicas. Motores que gastão muito precisão de Esc vais forte (conseguentemente mais pesados) e bateria de maior capacidade (que também é mais pesada)
|
| | | floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? Seg 09 maio 2011, 11:20 | |
| Nelson,
Passei seu post pra cá... assim ficamos com um único assunto!!
Mas pessoal... eu já entendí quuuasseeee tudo...
ainda estou boiando no cálculo entre o kv e o w que até então achei que seriam a mesma coisa!
pois bem, já aprendi a calcular a força do motor em w agora qual seria a memória de cálculo que devo utilizar para descobrir quantos kv vou precisar no meu motor?! |
| | | NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? Seg 09 maio 2011, 12:17 | |
| - floydbh escreveu:
- Nelson,
Passei seu post pra cá... assim ficamos com um único assunto!!
Mas pessoal... eu já entendí quuuasseeee tudo...
ainda estou boiando no cálculo entre o kv e o w que até então achei que seriam a mesma coisa!
pois bem, já aprendi a calcular a força do motor em w agora qual seria a memória de cálculo que devo utilizar para descobrir quantos kv vou precisar no meu motor?! Até onde vão meus conhecimentos, não existe relação entre W e KV. Watts (W) em elétrica é uma grandeza, e pode ser obtida pela fórmula: W = A * V (Amper multiplicado pelo Volts) KV é uma grandeza elétrica que significa Kilovolts (1000 volts) e tem relação com W, mas em aeromodelismo significa RPM por Volts, que não tem relação com W. Para se determinar o KV (aeromodelismo) é preciso saber de uma séria de fatores (resistencia eletrica, tamanho do estator, quantidade de voltas, etc) relacionadas ao bobinamento do motor. Para se determinar um motor, para um aero, não basta escolhe-lo pelo empuxo ou pela potencia, é preciso escolher também com base nas características aerodinâmicas do aeromodelo. Foi o que tentei explicar anteriormente. Um Treinador tem como característica aerodinâmica o Arrasto que provoca o voo lento. Um Asa Baixa tem aerodinâmica para Velocidade (pouca sustentação em baixa velocidade) Um Acrobático tem comandos rápidos com grande quantidade de ar sendo movimentada. |
| | | floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? Seg 09 maio 2011, 13:09 | |
| Nelson nessa você me salvou!
achei que estava desaprendendo de eletrônica... pelo jeito até então meus conceitos estão corretos!
E os cálculos que fiz anteriormente estão corretos.... pois já conheço as variáveis de aerodinâmica/voo e potência...
vou então correr atrás destes dados!
Valeu!
|
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? | |
| |
| | | | [Dica] Como escolher a eletrônica para seu modelo? | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |