|
|
Autor | Mensagem |
---|
NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sex 06 maio 2011, 16:28 | |
| Enquanto as encomendas não chegam... --- Todos os servos instalados; --- A maioria do acabamento com massa já está feito; --- Wing Fences instalados; --- Uma pequena alteração no leme (erro na planta, ainda bem que vi antes de terminar); --- Moldes do cowl e tampas feitos. Segue fotos: |
|
| |
Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sex 06 maio 2011, 16:43 | |
| Aproveita que tenho material e vamos vacumformar esse Cowl ai de uma vez |
|
| |
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sex 06 maio 2011, 17:43 | |
| |
|
| |
luizhgj
Mensagens : 337 Data de inscrição : 24/03/2011 Idade : 37 Localização : Santa Catarina
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sáb 07 maio 2011, 09:54 | |
| Que tipo de cola estás usando nessa construção? E que tipo de produto para dar o acabamento? Abraços!
Acompanhando pois ta ficando incrivel... |
|
| |
NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sáb 07 maio 2011, 14:41 | |
| - luizhgj escreveu:
- Que tipo de cola estás usando nessa construção? E que tipo de produto para dar o acabamento? Abraços!
Acompanhando pois ta ficando incrivel... Estou usado cola de contato para isopor e epoxi onde sofre esforço. Como acabamento sempre uso MultiMassa Renner (aquela Tapa-Tudo) |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sáb 07 maio 2011, 20:09 | |
| Comecei a parte mais chata de uma construção, pelo menos pra mim: a Entelagem. --- Estabilizador Horizontal, Profundor e Leme entelados. --- O próximo passo é colar um arame unindo os 2 profundores, fixá-los no estabilizador e concluir a linkagem. --- Depois disso vou ter que parar a construção e aguardar a chegada das encomendas. |
|
| |
Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sáb 07 maio 2011, 21:18 | |
| Perfeito Nelson , Já deu pra notar diferença entre o Gold e o Outro material ? |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sáb 07 maio 2011, 21:28 | |
| - Sancler escreveu:
- Perfeito Nelson , Já deu pra notar diferença entre o Gold e o Outro material ?
Não usei o vinil gold ainda. Fiz um teste de aderência com outro e grudou bem. O vinil gold é 50% mais caro, então vou usar o simples mesmo, vou deixar o gold para vacunformar as peças. |
|
| |
cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Sáb 07 maio 2011, 21:47 | |
| nossa nerso... tá ficando muito legal esse aero... venho acompanhando e vejo que deve ser muito legal construir com depron... ainda vou me aventurar... parabens! |
|
| |
leandro.ifpb
Mensagens : 202 Data de inscrição : 15/10/2010 Idade : 43 Localização : Sousa-PB
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Dom 08 maio 2011, 01:40 | |
| ops... somente agora comecei a acompanhar parabens pela construção...
me deixou ancioso para ver o primeiro vôo |
|
| |
Sancler
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Dom 08 maio 2011, 07:46 | |
| - NelsonSM escreveu:
- Sancler escreveu:
- Perfeito Nelson , Já deu pra notar diferença entre o Gold e o Outro material ?
Não usei o vinil gold ainda.
Fiz um teste de aderência com outro e grudou bem.
O vinil gold é 50% mais caro, então vou usar o simples mesmo, vou deixar o gold para vacunformar as peças. Vou te levar lá na MPK segunda , para verificar o Valor do gold Pois lá é Bem mais em conta e compramos com o CNPJ da fábrica . |
|
| |
luizhgj
Mensagens : 337 Data de inscrição : 24/03/2011 Idade : 37 Localização : Santa Catarina
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 09 maio 2011, 09:51 | |
| - NelsonSM escreveu:
- luizhgj escreveu:
- Que tipo de cola estás usando nessa construção? E que tipo de produto para dar o acabamento? Abraços!
Acompanhando pois ta ficando incrivel... Estou usado cola de contato para isopor e epoxi onde sofre esforço.
Como acabamento sempre uso MultiMassa Renner (aquela Tapa-Tudo) Ahh entendi, essa cola tens como me passar marca ou algo do tipo, uso uma mas demora muito pra secar, a massa ja comprei, o acabamento fica muito bom... Esse vinil que estas pondo no aero, tais usando soprador de ar quente? eu uso nas minhas entelagens, fica muito facil pra moldagem, melhor que o ferro de entelagem... abraços... acompanhando o projeto! parabéns! |
|
| |
diego.mdx
Mensagens : 148 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 37 Localização : coromandel - mg
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 09 maio 2011, 10:44 | |
| Nelson, tenho duvidas quanto a bimotores o angulo e inclinação do motor e a mesma de mono ? e os motores rodam do dois no mesmo sentido ? tenho curiosidade to com dois setup iguais chegando acho que vou experimentar fazer um, com esse tamanho ja tem perspectiva de peso, tenho em mente fazer um baron ou seneca.
Agora a sua entelagem tá show de bola perfeita.
|
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 09 maio 2011, 10:47 | |
| - luizhgj escreveu:
- NelsonSM escreveu:
- luizhgj escreveu:
Acompanhando pois ta ficando incrivel... Estou usado cola de contato para isopor e epoxi onde sofre esforço.
Como acabamento sempre uso MultiMassa Renner (aquela Tapa-Tudo) Ahh entendi, essa cola tens como me passar marca ou algo do tipo, uso uma mas demora muito pra secar,
a massa ja comprei, o acabamento fica muito bom...
Esse vinil que estas pondo no aero, tais usando soprador de ar quente?
eu uso nas minhas entelagens, fica muito facil pra moldagem, melhor que o ferro de entelagem...
abraços...
acompanhando o projeto! parabéns! Não fico preso a marca de colas. Mas vc pode comprar qualquer cola de Isopor a Base de Alcool que são encontradas em papelarias e casas de artesanato. Estas colas tem um segredinho para usá-las: 1 -- Passe cola nas duas partes a serem coladas e junte as partes imediatamente, aguarde uns 3 segundos e separe. 2 -- Aguarde de 2 a 5 minutos (depende da temperatura ambiente, quanto mais quente menos tempo), em geral espero até que não grude ao contato do dedo e junte as partes. Muito cuidado ao juntar, se errar já era, não solta mais. Para entelagem eu usava o soprador térmico mas ele pode causar deformação. Isopor/Depron não combinam com calor. Hoje só uso aqueles ferrinhos para entelagem. |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 09 maio 2011, 10:58 | |
| - diego.mdx escreveu:
- Nelson, tenho duvidas quanto a bimotores o angulo e inclinação do motor e a mesma de mono ? e os motores rodam do dois no mesmo sentido ?
tenho curiosidade to com dois setup iguais chegando acho que vou experimentar fazer um, com esse tamanho ja tem perspectiva de peso, tenho em mente fazer um baron ou seneca.
Agora a sua entelagem tá show de bola perfeita.
Bom, Quanto ao ângulo e a inclinação não posso te afirmar nada, mas acredito que siga as mesmas regras dos monomotores. Agora, quanto ao sentido do giro do motor, dos 2 giram em sentidos opostos (o correto), sendo que o motor da direita (do aero) gira no sentido "normal" e o outro no sentido oposto. Vou usas os dois motores no mesmo sentido para fazer testes, mas se as tendências forem muito grandes vou mudar o sentido do motor da esquerda. Já o peso depende muito da construção e do construtor. Inicialmente estimava 1900g, hoje estou estimando 2300g |
|
| |
luizhgj
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 09 maio 2011, 20:11 | |
| nelson, a dica da cola deu muito certo, to montando um F-22, e a cola a base de alcool para isopor foi excelente fazendo o procedimento que me falasse antes...
valeu pela dica...
grande abraço |
|
| |
diego.mdx
Mensagens : 148 Data de inscrição : 02/10/2010 Idade : 37 Localização : coromandel - mg
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 08:10 | |
| Nelson, como vc aplica a massa no isopor? comecei um bimotor aqui e acho que o melhor acabamento e com massa mais tou na duvida de como que aplica? |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 09:06 | |
| - diego.mdx escreveu:
- Nelson, como vc aplica a massa no isopor? comecei um bimotor aqui e acho que o melhor acabamento e com massa mais tou na duvida de como que aplica?
Eu aplico a massa com uma espátula, régua, pedaço de hélice, qualquer coisa que seja reta, firme e que entre no pode de massa e alcance os lugares mais apertados do aero. Para facilitar, diluo a massa com um pouquinho de água (um pouquinho mesmo) para que fique menos pastosa. Cuidado para não colocar muita água, quanto mais água maior o tempo de secagem. |
|
| |
diego.mdx
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 09:11 | |
| - NelsonSM escreveu:
- diego.mdx escreveu:
- Nelson, como vc aplica a massa no isopor? comecei um bimotor aqui e acho que o melhor acabamento e com massa mais tou na duvida de como que aplica?
Eu aplico a massa com uma espátula, régua, pedaço de hélice, qualquer coisa que seja reta, firme e que entre no pode de massa e alcance os lugares mais apertados do aero.
Para facilitar, diluo a massa com um pouquinho de água (um pouquinho mesmo) para que fique menos pastosa. Cuidado para não colocar muita água, quanto mais água maior o tempo de secagem. Obrigado Nelson, eu achei que voce aplicava com pincel, outra coisa e a fuselagem voce vai aplicar vinil ou pintar? |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 10:20 | |
| - diego.mdx escreveu:
- NelsonSM escreveu:
- diego.mdx escreveu:
Eu aplico a massa com uma espátula, régua, pedaço de hélice, qualquer coisa que seja reta, firme e que entre no pode de massa e alcance os lugares mais apertados do aero.
Para facilitar, diluo a massa com um pouquinho de água (um pouquinho mesmo) para que fique menos pastosa. Cuidado para não colocar muita água, quanto mais água maior o tempo de secagem. Obrigado Nelson, eu achei que voce aplicava com pincel, outra coisa e a fuselagem voce vai aplicar vinil ou pintar? 100% vinil, só o cowl e a tampa da nacele que serão pintadas, pois é muito difícil aplicar vinil. |
|
| |
cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 10:22 | |
| que massa é essa nelson? acha na HSP será? |
|
| |
diego.mdx
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 10:27 | |
| - cenoura escreveu:
- que massa é essa nelson?
acha na HSP será? Cenoura ele ta usando e a tapa buraco da renner. |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Seg 16 maio 2011, 13:14 | |
| - cenoura escreveu:
- que massa é essa nelson?
acha na HSP será? É a Multi-Massa Renner (Tapa-Tudo) e encontra-se em casas de tinta. Pote de 90g custa uns R$8,00. |
|
| |
diego.mdx
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Ter 31 maio 2011, 13:36 | |
| E ai Nelson tem alguma atualização no projeto? |
|
| |
NelsonSM
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt Ter 31 maio 2011, 17:55 | |
| - diego.mdx escreveu:
- E ai Nelson tem alguma atualização no projeto?
Diego, Neste ultimo mês tivemos muitas encomendas e acabou faltando tempo. O que consegui fazer foi uma parte da entelagem, coloquei o trem de pouso e acertei o cowl e a tampa na nacele. Agora, aos poucos, estou fazendo o acabamento do trem de pouso. O peso dele está passando do que eu previa e por isso já vendi os motores dele e comprei outros mais potentes. Como o $$$ tá curto, no mês de junho compro os 2 Escs e no próximo as baterias. Assim que tiver alguma coisa mais concreta posto as fotos. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: DHC 6 Twin Otter 2,15mt | |
| |
|
| |
|