InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Duvidas de um iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Fabio Oliver
 
 
Fabio Oliver

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/10/2012
Localização : Belém Pará

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 16 Out 2012, 11:45

Ola gente bom dia.
Meu no me e Fabio Oliver sou de Belém do Pará e sou mais um iniciante, ou melhor, pretendente a iniciante no aeromodelismo, tenho pesquisado bastante sobre o assunto e ao menos a duvida entre aeromodelos a combustão e elétricos eu já resolvi vou ficar com os elétricos.
No entanto muitas duvidas ainda rondam a minha volta e é por isso que estou aqui escrevendo este tópico, vou relacionar abaixo as duvidas e como já percebi que o povo aqui do fórum é quentura sei que logo estarei sem duvidas.
1º - tenho olhado muitos aeromodelos visando à compra do treinador e claro e foi impossível não ter duvidas qual comprar? Onde comprar?
2º - Qual seria o melhor material para o aero depron ou madeira? Eu particularmente acredito que o depron seja muito frágil
3º - baterias de lipo, já andei lendo muita coisa aqui mesmo no fórum e já aprendi que há carga correta para ser guardada a bateria, que não se pode esgotar sua carga ou ela estraga, dar curto circuito nem pensar. Mas ainda não entendi a questão da tensão de carga 1c 2c 3c... Como se faz esse procedimento uma vez que há diferença entre as baterias?
4º - da pra aprender a voar sozinho ou tem que pagar um instrutor?
Bem gente basicamente é isso, fico no aguardo das orientações dos amigos experientes no assunto e desde já fica aqui um muito obrigado a todos que disporem do seu tempo para ajudar mais um iniciante valeu gente.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 16 Out 2012, 12:22

Bom dia Fábio... e bem vindo a essa turma de loucos... por modelismo.

Bom... vou tentar lhe ajudar com as suas dúvidas.

1º - tenho olhado muitos aeromodelos visando à compra do treinador e claro e foi impossível não ter duvidas qual comprar? Onde comprar?
Temos um tópico que lista as lojas confiáveis tanto nacionais quanto internacionais. Todas na lista tem experiências positivas dos membros do forum: http://www.eletricosdosul.com/t1483-lojas-confiaveis-nacionais-e-internacionais
Dos modelos... os mais recomendados são os treinadores da Sami Hobby (Dédalos, Basic ou Telemaster) do nosso amigo Sancler.

2º - Qual seria o melhor material para o aero depron ou madeira? Eu particularmente acredito que o depron seja muito frágil.
Bem... na minha opinião, o material a ser utilizado depende também do tamanho do modelo.
Quanto à resistência... pode até ser o contrário do que você imagina.
Lenhar um aero em balsa, demanda maior esforço na hora do conserto e dependendo da gravidade da queda, pode não sobrar nada.
Em Depron, se a queda não for tão grave, um pouco de cola quente ou Epóxi resolvem o problema em questão de minutos.

3º - baterias de lipo, já andei lendo muita coisa aqui mesmo no fórum e já aprendi que há carga correta para ser guardada a bateria, que não se pode esgotar sua carga ou ela estraga, dar curto circuito nem pensar. Mas ainda não entendi a questão da tensão de carga 1c 2c 3c... Como se faz esse procedimento uma vez que há diferença entre as baterias?
Regrinha bem básica... divida a capacidade dela por 1000 e você terá a Carga/Descarga dela em V.
Exemplo: um bateria Turnigy 3S de 1300mHa com 20~30C de descarga e no máximo 2C de carga. 1C dessa bateria são 1.3V, portanto ela poderia ser carregada em no máximo 2.6V (que correspondem aos 2C). A descarga considerada normal para ela, gira em torno de 26V (20C), podendo atingir no máximo picos de 39V (30C) de descarga (mas por pouco tempo, para não danificá-la).

4º - da pra aprender a voar sozinho ou tem que pagar um instrutor?
Tem colegas aqui no fórum que aprenderam somente com a ajuda de um simulador, conectando o rádio ao PC (teclado ou joystick de video-game não servem).
Mas é sempre importante ter alguém mais experiente para te ajudar a fazer o Fly-Trim e ensinar alguns macetes no início.

Espero ter ajudado... e aos demais colegas, se falei algo errado... não se acanhem em me corrigir.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Fabio Oliver
 
 
Fabio Oliver

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/10/2012
Localização : Belém Pará

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 16 Out 2012, 17:05

Alexandre meu brother muito obrigado pelas dicas o link das lojas foram muito úteis, já ate escolhi o aero valeu.
A duvida que persiste é sobre as lipo, li um artigo na web e o que pude entender é + ou – isso aqui.
Taxa de carga 1c = amperagem da bateria, ou seja, uma bateria de 1000 mah taxa de carga igual 1 ah / bateria de 1300 mah taxa de carga igual a 1.3 ah e assim vai
Entendi que se deve carregar a 70% da capacidade assim evita se acidentes e prolonga se a vida útil da bateria.
Agora vamos ao tempo de carga. Uma bateria de 1000 mah carregada a 70% da capacidade
Levaria então 1000 x 60 / 700 = 86 minutos de carga (essa formula estava em um site da web)
Outra duvida. E as baterias com tecnologia nano que os fabricantes afirmam poderem ser carregadas em 5c? Então uma bateria de 1300 mah de 5c ficaria assim eu acho hehehe
1300 x 5 = 6500 que é a capacidade total 5c
6500 x 70% = 4550 que é a margem segura de carga
Então aplicamos a formula 1300 x 60 / 4550 = 18 minutos
Como podemos ver a diferença é muito grande, uma bateria 1c leva 86 minutos para carregar enquanto uma 5c leva apenas 18 minutos. Aff isso ta certo? Ajudem-me por favor.
Ir para o topo Ir para baixo
             
dougue
 
 
dougue

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/12/2011
Idade : 35
Localização : Blumenau - Clube Asas do Vale

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 16 Out 2012, 17:24

Carrego minhas lipos sempre a 1C, e leva em média 45 minutos para carga completa (de STORAGE para FULL).
Consideramos que ao fim do voo, a bateria não estará (e nem poderá) estar com 0 de carga, então ainda se tem um "resto" a se diminuir no tempo de carga.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 16 Out 2012, 17:25

Mais ou menos isso... Mas na prática não leva tanto tempo assim.

Exemplo prático e real?
Com meu carregadorzinho Turnigy Accucell 6... quando estou com pressa, eu carrego minha bateria Turnigy 3S 1300mHa 20~30C a 2.6A (2C) em 30 min.
Com 1C na carga balanceada, nunca levou mais de uma hora.
(considerando células com 3.6V de carga inicial)

Até tenho duas Nano-Tech (uma 3S e outra 4S, ambas com 1600mHa)... mas mesmo com essa possibilidade de 5C, nunca carreguei a mais de 2C... até por conta da capacidade da minha fontezinha de PC. A vantagem, pra mim, da Nano-Tech está na alta Descarga 25~50C... já que tenho um motor que chega a consumir 40A.


Última edição por fcoalex em Seg 19 Nov 2012, 14:04, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Fabio Oliver
 
 
Fabio Oliver

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/10/2012
Localização : Belém Pará

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyQua 17 Out 2012, 09:19

Bom dia gente.
Agradeço novamente pela atenção e pelas dicas de vocês que tem sido de enorme valor na compreensão das técnicas do aeromodelismo e o amigo Alexandre parece adivinhar as minhas duvidas, pois tocou no assunto que eu queria abordar agora.
Caro Alexandre você falou na sua “fonte de PC” eu li um artigo sobre essa adaptação ontem à noite e fiquei muito interessado, só que o tópico que eu li não explicava muito bem como alterar o sistema elétrico da fonte de PC para funcionar como fonte de carregador de lipo e já que você tem uma dessas fontes acredito que você conheça o esquema a ser feito na fonte original.
Meu amigo desde já eu lhe agradeço a atenção e o tempo tomado.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyQua 17 Out 2012, 10:02

O artigo que você leu foi esse que o Sancler postou? Nesse tá bem explicado:
http://www.eletricosdosul.com/t133-tutorial-fonte-alternativa-para-o-seu-carregador-de-baterias

A minha, não fui eu quem fez... foi um amigo meu que é aeromodelista e técnico em eletrônica... limpou os fios que sobraram, colocou mordedores pros jacarés, chave liga-desliga e uma led que ascende quando a fonte está ligada... Ficou show de bola.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Fabio Oliver
 
 
Fabio Oliver

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/10/2012
Localização : Belém Pará

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySex 19 Out 2012, 13:38

Alexandre mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos que estão sendo de grande utilidade pra mim, valeu mesmo amigo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 10:44

fcoalex escreveu:
Mais ou menos isso... Mas na prática não leva tanto tempo assim.

Exemplo prático e real?
Com meu carregadorzinho Turnigy Accucell 6... quando estou com pressa, eu carrego minha bateria Turnigy 3S 1300mHa 20~30C a 2.6V (2C) em 30 min.
Com 1C na carga balanceada, nunca levou mais de uma hora.
(considerando células com 3.6V de carga inicial)

Até tenho duas Nano-Tech (uma 3S e outra 4S, ambas com 1600mHa)... mas mesmo com essa possibilidade de 5C, nunca carreguei a mais de 2C... até por conta da capacidade da minha fontezinha de PC. A vantagem, pra mim, da Nano-Tech está na alta Descarga 25~50C... já que tenho um motor que chega a consumir 40A.

Aproveitando o topico...já que o amigo tem o mesmo carregador q eu.Como posso carregar minha lipo 2.200mha, no rotulo está escrito 20~30c digo carga carga rapida em campo
Valeu pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 12:04

ninguemdorme13 escreveu:
fcoalex escreveu:
Mais ou menos isso... Mas na prática não leva tanto tempo assim.

Exemplo prático e real?
Com meu carregadorzinho Turnigy Accucell 6... quando estou com pressa, eu carrego minha bateria Turnigy 3S 1300mHa 20~30C a 2.6V (2C) em 30 min.
Com 1C na carga balanceada, nunca levou mais de uma hora.
(considerando células com 3.6V de carga inicial)

Até tenho duas Nano-Tech (uma 3S e outra 4S, ambas com 1600mHa)... mas mesmo com essa possibilidade de 5C, nunca carreguei a mais de 2C... até por conta da capacidade da minha fontezinha de PC. A vantagem, pra mim, da Nano-Tech está na alta Descarga 25~50C... já que tenho um motor que chega a consumir 40A.

Aproveitando o topico...já que o amigo tem o mesmo carregador q eu.Como posso carregar minha lipo 2.200mha, no rotulo está escrito 20~30c digo carga carga rapida em campo
Valeu pela ajuda
Bom... essas Turnigy 20~30C tem carga máxima de 2C... portanto, você consegue carregá-las com até 4.4A.
Pra carga rápida, seleciona a opção Fast Charger.


Última edição por fcoalex em Seg 19 Nov 2012, 14:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 13:57

carregando a 4.4v o risco de zuar a bateria a muito grande ???
quanto da isso em amperes para colocar no carregador
seleciona a opção fastcharge seleciono 3s 11.1
mais uma vez obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 14:03

ninguemdorme13 escreveu:
carregando a 4.4v o risco de zuar a bateria a muito grande ???
quanto da isso em amperes para colocar no carregador
seleciona a opção fastcharge seleciono 3s 11.1
mais uma vez obrigado
Ops... eu sempre confundo V com A...

Seriam 4.4A no carregador.
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 14:14

fcoalex escreveu:
ninguemdorme13 escreveu:
carregando a 4.4v o risco de zuar a bateria a muito grande ???
quanto da isso em amperes para colocar no carregador
seleciona a opção fastcharge seleciono 3s 11.1
mais uma vez obrigado
Ops... eu sempre confundo V com A...

Seriam 4.4A no carregador.

Agora ficou claro ...rssss estava achando estranho
desta forma sera que carrega em uns 30 minutos ???
O risco de zuar a bateria desta forma e grande ????
pois vejo outros usuarios carregando com valores bem menores
posso colocar outros valores tambem né, tipo 4A,3,8A,3A
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 14:22

ninguemdorme13 escreveu:
fcoalex escreveu:
ninguemdorme13 escreveu:
carregando a 4.4v o risco de zuar a bateria a muito grande ???
quanto da isso em amperes para colocar no carregador
seleciona a opção fastcharge seleciono 3s 11.1
mais uma vez obrigado
Ops... eu sempre confundo V com A...

Seriam 4.4A no carregador.

Agora ficou claro ...rssss estava achando estranho
desta forma sera que carrega em uns 30 minutos ???
O risco de zuar a bateria desta forma e grande ????
pois vejo outros usuarios carregando com valores bem menores
posso colocar outros valores tambem né, tipo 4A,3,8A,3A
Sim... pode colocar valores menores... esse é o máximo de carga que a bateria aguenta.

Quanto menor o valor da carga, mais "saudável" é pra bateria.
Aí vai da situação... se estiver com pressa (no campo), use carga máxima. Mas sem pressa (em casa), use carga baixa (1.0A, por exemplo).
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 14:30

fcoalex escreveu:
ninguemdorme13 escreveu:
fcoalex escreveu:
ninguemdorme13 escreveu:
carregando a 4.4v o risco de zuar a bateria a muito grande ???
quanto da isso em amperes para colocar no carregador
seleciona a opção fastcharge seleciono 3s 11.1
mais uma vez obrigado
Ops... eu sempre confundo V com A...

Seriam 4.4A no carregador.

Agora ficou claro ...rssss estava achando estranho
desta forma sera que carrega em uns 30 minutos ???
O risco de zuar a bateria desta forma e grande ????
pois vejo outros usuarios carregando com valores bem menores
posso colocar outros valores tambem né, tipo 4A,3,8A,3A
Sim... pode colocar valores menores... esse é o máximo de carga que a bateria aguenta.

Quanto menor o valor da carga, mais "saudável" é pra bateria.
Aí vai da situação... se estiver com pressa (no campo), use carga máxima. Mas sem pressa (em casa), use carga baixa (1.0A, por exemplo).

Chefe, uma ultima pergunta, qual o minimo de voltagem que posso deixar em cada celula da bateria ???
pergunto isso pois tenho aquele buzzer que apita qndo a bateria está com carga baixa,so que posso setar um valor minimo. hoje está com 3.40v por celular ta certo ??? ta muito ??? ta pouco ???
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 14:42

O ideal para se deixar (para guardar) em cada célula seria 3.8V, que seria o que faz o modo Storage do carregador.

O mínimo de carga de cada célula Lipo deve ser 3.0V... abaixo disso, pode danificar a bateria.

Tem gente que configura o alarme pra 3.60V, outros para 3.30V.... acho que esse valor do seu alarme (3.40V) está bom pra segurança de voo.

Mas depois, quando for guardar a bateria, deixe com 3.80V por célula.
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptySeg 19 Nov 2012, 15:02

fcoalex escreveu:
O ideal para se deixar (para guardar) em cada célula seria 3.8V, que seria o que faz o modo Storage do carregador.

O mínimo de carga de cada célula Lipo deve ser 3.0V... abaixo disso, pode danificar a bateria.

Tem gente que configura o alarme pra 3.60V, outros para 3.30V.... acho que esse valor do seu alarme (3.40V) está bom pra segurança de voo.

Mas depois, quando for guardar a bateria, deixe com 3.80V por célula.

Muito obrigado pelas informaçoes
Ir para o topo Ir para baixo
             
prata69
 
 
prata69

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/12/2012
Localização : guariba/SP

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 17:38

ola a todos , estou com ploblemas para usar meu radio turnigy 9x 2.4 no simulador aerofly alguem ai sabe com posso fazer o simulador reconheça o radio , ja passei o radio no modo acro , mais ainda nao funciona , obrigado aguando resposta , meu face é camilod@terra.com.br .
Ir para o topo Ir para baixo
             
Godoy
 
 
Godoy

Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/09/2012
Idade : 37
Localização : Carlinda/MT

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 21:09

Tem que tirar o transmissor encaixado atras do rádio, cuidado pra não estragar o fio.
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 23:19

Aproveitando seu usar flaperon no ugly vai diminuir a velocidade do pouso poia estou arrembentando ele todo pra pousa ele vem muito obrigado rapido ja quebrei 3 hélice
Ir para o topo Ir para baixo
             
Godoy
 
 
Godoy

Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/09/2012
Idade : 37
Localização : Carlinda/MT

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 23:40

Que tamanho é teu ugly? se for pequeno nem adianta usar flap, vai dificultar o voo. Pra pousar, reduz a velocidade quase ao ponto de stolar, o aero vai pousar suavemente, igual no simulador.
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 23:43

Tem 1 metro e seu eu acuonar somente na hora do pouso nao ajudaria e reduzir a velo
Ir para o topo Ir para baixo
             
Godoy
 
 
Godoy

Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/09/2012
Idade : 37
Localização : Carlinda/MT

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 23:50

Não vai te ajudar muito, mais facil é em um dia sem vento você na hora do pouso reduz ate 25% da aceleração que ele pousa mansinho, so vai comandando o leme e o profundor que o pouso será perfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
             
ninguemdorme13
 
 
ninguemdorme13

Mensagens : 53
Data de inscrição : 09/11/2012
Localização : são paulo

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 23:52

Pior e q eu corto o motor mais ele nao reduz...rsss
Ir para o topo Ir para baixo
             
Godoy
 
 
Godoy

Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/09/2012
Idade : 37
Localização : Carlinda/MT

Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  EmptyTer 11 Dez 2012, 23:56

Ele não estola?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Duvidas de um iniciante  Empty
MensagemAssunto: Re: Duvidas de um iniciante    Duvidas de um iniciante  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Duvidas de um iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Duvidas de um Iniciante
» Iniciante com dúvidas.
» Dúvidas Lancha iniciante
» Iniciante, dúvidas em relação ao modelo
» Iniciante abusado.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Iniciando-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis