InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 02:03

Olá pessoal,

Estava a tempo pensando em construir um aeromodelo e não consegui me segurar. Cheguei o trabalho hoje, e fiz o desenho para cortar a laser.

Estudei vários modelos e elegi o já conhecido Ugly Stick, na versão de 1,20m de envergadura, enviada para mim pelo Wender. (Obrigado camarada!! cheers).

Tá bom eu sei, tem o kit do San por 40 pilas! Mas esse eu quero fazer tudo por mim mesmo, só para ver no que dá.

Redesenhei a planta toda em Corel Draw introduzindo algumas modificações, numerando as peças para facilitar o encaixe:

1) Mesa de servos em Depron;
2) Reforço interno no montante da asa;
3) Base de MDF 5mm para fixação de trem de pouso;
4) Reforços no compartimento de bateria e ESC, junto à parece de fogo e à caverna 1 que sustenta o montante de asa;
5) Supote de servos nas asas, para não ficar muito profundo o local de acomodação;
6) Longarina (tubo) de 4mm para reforço da asa.

Duas perguntas sobre a longarina da asa:
a) 1 longarina de 4mm ou 2 de 2mm:
b) Qual material usar?

Abaixo foto de como ficou em escala real, em folha de Depron 5mm (1200 x 1000mm). Tentei colocar dois em uma só folha, mas não coube.

Na foto não estão a parede de foto e o montante de trem de pouso, que estão em arquivo separado.

Comentários, sugestões e toda ajuda são bem vindos!

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. DASUGLYSTICK120CM-PARTESPARACORTEFINAL
Ir para o topo Ir para baixo
             
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 08:01

Legal cara! Manda braza...

To loco pra fazer um ugly tambem! Very Happy

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
wendinho
 
 
wendinho

Mensagens : 459
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 36
Localização : Varzea Paulista-SP

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 09:54

Ficou show de bola a planta em Amadeu, você praticamente redesenhou ela inteira..

Manda Brasa ai ..
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 11:00

Pois é Wendinho, praticamente sim, pois importei o arquivo que voce me mandou e usei como base e desenhei para usar depron 5mm.
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 11:24

Qual o material da asa??

Vai fazer baionetada ou inteira?

Qual o Setup pretende usar nele???
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 12:02

Olá Nelson,

A asa eu farei de P3, inteira, presa com elásticos.

Setup eu vou ver mais para frente, mas estará sobrando o atual motor do Dédalos (3530), que ficou forte demais e consome pra caramba, que será substituído (já fiz a encomenda). Pensei em usar esse motor 3035, o que me diz?

Baterias Turnigy 2200 3s e ESC conforme o motor.

Aceito de todos sugestões sobre o setup, embora no meu jeito de ver, primeiro é melhor construir o avião pesar e decidir motor, hélice e ESC. Correto isso?
Ir para o topo Ir para baixo
             
wendinho
 
 
wendinho

Mensagens : 459
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 36
Localização : Varzea Paulista-SP

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 12:14

eu acho que ainda é muito motor, apesar de que o stick ja é um poco mais acrobatico..
No meu uso um 2210N 1000Kv puxa bem heem..
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 12:23

wendinho escreveu:
eu acho que ainda é muito motor, apesar de que o stick ja é um poco mais acrobatico..
No meu uso um 2210N 1000Kv puxa bem heem..

Tem video dele aí Wender?
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 12:31

Para esse 3530 e a bateria 2200mAh ficaria melhor com um de 1,5m de envergadura.
Ir para o topo Ir para baixo
             
wendinho
 
 
wendinho

Mensagens : 459
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 36
Localização : Varzea Paulista-SP

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 12:48

Pow amadeu num tenho video. Nunca fiz uma filmagem de um voo meoo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
wendinho
 
 
wendinho

Mensagens : 459
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 36
Localização : Varzea Paulista-SP

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 01 Jun 2011, 17:12

Amadeu. Depois vc me passa essa planta? vou fazer um so que com a asa em baixoo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre o trem de pouso.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 08 Jun 2011, 12:14

Pessoal, tenho uma dúvida quanto ao trem de pouso e tenho que sanar antes de cortar a chapa.

Segundo o que li, o eixo do trem de pouso tipo convencional deve estar a no máximo 5 centímetros a frente do BA ( bordo de ataque ) e a no mínimo 2 centímetros a frente do CG deverá ficar a base de fixação do trem dentro da asa.

Creio que a medida mais importante aqui seja a distância do trem de pouso para o CG, pois estando o trem de pouso na frente do CG a tendência natural é a cauda ficar no solo e estando o trem de pouco atrás do CG a tendência será o bico do avião ficar no solo.

Como se vê na foto, a asa deste projeto tem 195mm de corda, então pela regra simplista que o CG deve ficar a 1/3 do bordo de ataque, deve ele ficar a 65mm do bordo de ataque, o que resultou em uma distância de 40mm do CG para o ponto de fixação do trem de pouco, à frente do CG.

Minha dúvida é se existe alguma distância máxima do CG para o trem de pouso, pois isso certamente irá afetar a decolagem.
[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Figura1
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 08 Jun 2011, 14:32

Amadeu,

Acho que você mesmo já respondeu essa pergunta.
O trem de pouso teria que ficar no intervalo entre 2 cm à frente do CG à 5 cm à frente do Bordo de Ataque.

No seu caso acho que a distância máxima seria 115mm à frente do CG.

Mas uma posição que sempre deu certo pra mim, seria bem no Bordo de Ataque ou o mais próximo possível.

Uma dica quanto ao tipo da pista... se a pista for pesada (grama ou terra) tente colocar o Trem de pouso à frente do Bordo de Ataque, isso ajuda no caso de alguma irregularidade na pista pro aero não baixar o nariz e raspar a hélice no chão. Para pistas de asfalto ou cimento não tem tanto problema.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 08 Jun 2011, 17:27

Pois é Alex.

Como eu só tinha a informação daquelas distâncias, resolvi perguntar para tercerteza, por que depois de cortado já era.

A pessoa que tem a máquina laser está em uma feira e volta segunda feira para Joinville. Assim que ela chegar me prometeu enviar a cotação do corte.

Creio que semana que vem já terei o Depron e as partes de madeira cortados.

Aproveitando. Para a parede de fogo precisa ser o compensado aeronáutico ou posso usar MDF?
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQua 08 Jun 2011, 18:54

Amadeu Jr escreveu:
Aproveitando. Para a parede de fogo precisa ser o compensado aeronáutico ou posso usar MDF?
Bom... eu uso MDF mesmo (acho que de 3mm).

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Ricardo Freitas
 
 
Ricardo Freitas

Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/05/2011
Idade : 43
Localização : Palhoça

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptyQui 09 Jun 2011, 03:10

Olá pessoal sou novo por aqui, estou iniciando no hobby a pouco mais de um mês. achei muito legal está planta do Amadeu, se você puder me conseguir ela eu te agradeço!!!
Abraço a todos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptySeg 20 Jun 2011, 21:42

Estou melhorando a planta e resolvi fazer uma mudança.

Pretendo usar um perfil Clark Y no lugar do perfil simétrico que vem no projeto.

Alguém sabe onde encontrar isso em formato vetorial, para poder introduzir no Corel Draw?
Ir para o topo Ir para baixo
             
wendinho
 
 
wendinho

Mensagens : 459
Data de inscrição : 17/10/2010
Idade : 36
Localização : Varzea Paulista-SP

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. EmptySeg 20 Jun 2011, 22:44

tenho em dwg, so que tem que escalar ela do tamanho que você quiser...se quiser te mando
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty
MensagemAssunto: Re: [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.   [CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

[CONSTRUÇÃO] Minha primeira construção - Ugly Stick 1.20 de envergadura.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Construção Ugly Stick.
» [Construção] Ugly Stick 120 cm
» Construção Extra 330 - 1,20 de envergadura
» Construção motoplanador Trainer 1.60 envergadura elétrico/ depron.
» 1 Construção - Ugly

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Forumeiros.com | Esportes e Hobbies | Otros deportes | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum