InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Consumo de led

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 16:19

Pessoal,

Estou com uma dúvida sobre o seguinte.

Preciso fazer uma ligação de 300 leds de 1W cada, porém não sei qual a fonte que devo utilizar para isto. Na verdade, eu uso para cada led um resistor que baixa a tensão de 12V para 3V, minha dúvida é:

Posso usar uma fonte de PC de 300W com saída 12V para ligar estes 300 leds?

O propósito disto é fazer uma nova luminária para meu aquário marinho. Hoje utilizo 04 lâmpadas fluorescentes ligadas em 02 reatores com 02 coolers para resfriamento.

Quero ver se diminuo o consumo e a temperatura do sistema usando leds. Como aqui em Blumenau é muito quente, no verão tenho que ficar controlando a temperatura da água para não matar os animais.

Quem entender de eletrônica e puder me dar alguma orientação, eu agradeço.

Ir para o topo Ir para baixo
             
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 16:40

Cara, se não to enganado, cada led vai consumir 0,08A. Então as 300 leds voce vai precisar de uma fonte que forneça pelo menos 25A. Acho dificil que esta fonte consiga segurar ou tem capacidade pra fornecer 25A, porque na teoria ela tem 25A, mais dividido entre as outras saidas da fonte de +5V, 12V, etc...

Resumindo, voce precisa de uma fonte de 12V com 25A no minimo de saida. Acho que é isso..

Alguem mais entendido ai me corrija se estiver errado.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 22:57

cara ao inves de ligar todos os leds em paralelo ligue um pouco em serie e evite usar o resistor, ou seja 4 leds em serie.

outra coisa se vc usar 300 leds de 1W cada vai ter cerca de 63Lumens em cada led, isso sem um defletor de iluminação, sabendo que o indicado para uma sala é de 250 a 350 lumens dependendo da sala ou seja ou vc tem um aquario gigante ou vc vai cegar (ou matar de cancer )todos seus peixes srsrrsrs.

outra ainda podes usar a saida de 3Volts da fonte de alimentação.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:03

spaycker escreveu:
ou seja ou vc tem um aquario gigante ou vc vai cegar (ou matar de cancer )todos seus peixes srsrrsrs.

kkkkkkkkkkkkk me rachei de rir aqui Smile

eu nao lembrei da saida de 3V da fonte hehehe

mais spaycker, corrige ai se eu to errado, supondo que tivesse só a saida de 12v, minhas contas estavam certas? o consumo seria aquilo mesmo??
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:07

creio que não pode ser isso aislan porque ja trabalhei com paineis de 500 e 1000 leds e não tinha mais do que uma fonte de 3A que nem esquentava, só que porplena burrice minha não estou lembrando o geito certo de fazer esta contas, e outra vc esqueceu do consumo do resistor que no caso seria 300 resistores segurando 9volts.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:09

spaycker escreveu:
creio que não pode ser isso aislan porque ja trabalhei com paineis de 500 e 1000 leds e não tinha mais do que uma fonte de 3A que nem esquentava, só que porplena burrice minha não estou lembrando o geito certo de fazer esta contas, e outra vc esqueceu do consumo do resistor que no caso seria 300 resistores segurando 9volts.

É! tens razao... pulei essa parte Hehehe

Entao ja sabem, esqueçam o que eu falei ali em cima! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:14

Spaycker,

Realmente meu aquário não é pequeno cara... tem 250 litros.

Deixa eu te explicar melhor.

Os aquários marinhos utilizam lâmpadas fluorescente actíneas, os mais tops estão usando lâmpadas HQI, só que estas esquentam pra caramba, gastam muito e são muito caras.
Atualmente o pessoal está usando os leds. Só que uma calha de leds pronta para um aquário igual ao meu, custa muito caro.

Na verdade eu irei usar 200 leds brancos e 100 leds azuis.

E o esquema é assim, os leds azuis acendem 1 hora antes dos brancos, aí todos ficam acesos por 10 horas, os brancos apagam e depois de 1 hora os azuis apagam, para isto eu uso timers.

Preciso ter bastante lumens mesmo para os corais que se alimentam de luz.



Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:17

cara façame o favor me passe as dimensões do seu aquario, se possivel um link de uma luminaria destas que vc quer para eu dar uma estudada nas especificações dela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:17

a conta para aquários marinhos é a seguinte:

1Watt para cada litro d'água

Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:21

Não entendo nada de leds, nem de lumens, embora eu ache que os lumens devem ficar bons em uma feijoada!

Mas de uma coisa eu tenho certeza, o aquário do Ale é gigante e animal.... tem um peixe azul que parece ter uns 200 leds azuis dentro de tanto que brilha, lindo demais!

Tem uma aranha também que interage com quem estiver na frente do aquário.

Como o próprio Ale descreve, é um substituto perfeito da televisão!

Eu imagino daqui a 5 anos o Ale chegando do trabalho e a Sophia com um caniço pescando os peixinhos do papai... hsauhsauhsauhsa
Ir para o topo Ir para baixo
             
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:23

as medidas são:

130cm X 40cm X 50cm

Isto dá 260 litros, porém como eu tenho rochas no aquário, a quantidade de água diminui.

Só corrigindo, pelo menos 1Watt para cada litro


Este é um modelo vendido em lojas

http://www.zooaquarium.com.br/v2/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=3517

Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQua 09 Mar 2011, 23:41

cara 1W para cada litro é muita coisa , tem que ver que representa este Watt porque saiba que uma lampada incandecente de 100W é igual a uma de 27W economica.

sendo assim se esse Watt para cada litro for aplicado para leds saiba que cada led funciona do seguinte modo 3volts e 0,08Ade consumo intão Potencia(Watts) = Volts x Corrente

estão 3 x 0,08 = 0,24W cada Led, neste caso vc deveria usar 1024 leds.

se usar leds de 1W intão: 1 / 3 = 0,33A, neste caso 0,33 x 250 = 82,5A

cada Watt para 1 litro deve ser relacionado a outro tipo de lampada, Ex: vapor matalico e ou incandecente.

tente descobrir quantos lumens é indicado para cada litro de agua.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
cenoura
 
 
cenoura

Mensagens : 362
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 45
Localização : Floripa-SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQui 10 Mar 2011, 00:02

Alê...
essa de 1W por litro, se não me engano é pra o aquecimento...
tem certeza que é pra iluminação?
um aqua desses deve usar no maximo, se falando das boas e velhas gro-lux 80 watts...
ou seja, 2 brancas (rosas) e duas azuis...
que eu me lembre neh...
no meu aqua de óscars, uso uma lampinha de 15w e boa...

posta uma foto do aqua aí pow..

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQui 10 Mar 2011, 07:10

Olha só, achei uma explicação interessante sobre iluminação para aquários.

Moderadores, me desculpem se for proibido colocar link de outro fórum, mas acho que não tem problema, pois o link não é de fórum de modelismo.

http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=1790


Não tenho foto dele aqui no trabalho, quando chegar em casa eu coloco.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQui 10 Mar 2011, 08:37

ale_nevesbr escreveu:

Moderadores, me desculpem se for proibido colocar link de outro fórum, mas acho que não tem problema, pois o link não é de fórum de modelismo.

http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=1790

Ou... você também é moderador.... hhehehehehe... Colocar links para outras informações não tem problema...

colocar links fazendo "propagandas e chamativos" para outros foruns de mesmo teor.... ai é problema!


Quanto a seu aquário Ale, eu não vou opinar por enquanto, pois o spayker conhece do assunto e vou deixar com ele, qualquer coisa, se ele garrar, ai eu meto o "bedelho"!


Só uma coisa que me preocupa, trabalhei muito tempo com manutenção de equipamentos para laboratório... e sei muito bem que dependendo da "espécie" (vivo ou mineral), o comprimento de onda emitido pela luz influencia de formas diferentes. E os comprimentos de onde de um LED para uma luminária incandescente pode ser beeeeeeemmmm diferente! Veja se isso não poderá impactar no seu coral!
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQui 10 Mar 2011, 08:38

putz....

agora que vi que o link era exatamente sobre isso! hahahaahahaha

bom, mas a redundância cria a atenção!
Ir para o topo Ir para baixo
             
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQui 10 Mar 2011, 08:59

floydbh, vc sabe que as vezes eu esqueço que sou tb moderador...rsrsrsrs Bom, com filha pequena, sem dormir direito a noite, vc já imagina....rsrsrsrsrsrs

Quanto aos leds, eu sei que funcionam, pois tem muita gente usando, só tenho dúvida mesmo em relação à montagem e instalação da luminária, fonte, etc...

E o melhor, já ouví relatos que depois da utilização de leds no aquário, alguns corais se desenvolveram melhor.

Preciso realmente modificar a luminária, pq não estou nem um pouco com vontade de comprar um chiller (resfriador) para o aquário, o preço é tão salgado quanto a água do meu aquário, sem contar que o consumo de um chiller se compara a um aparelho de ar condicionado.

ÔÔ Paulo, não fica chateado... é que não ví sua mensagem.

Percebi que vc anda meio carente no clube...rsrsrsrsrsrs Pelo menos teve o NAVEGAY para vc se soltar um pouco...rsrsrsrs





Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led EmptyQui 10 Mar 2011, 09:47

Então....

mete bronca ae...

este tópico também muito me interessa, pois gostaria de saber se já é economicamente viável trocar as lampadas de casa por LED's!


Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Consumo de led Empty
MensagemAssunto: Re: Consumo de led   Consumo de led Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Consumo de led

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» CONSUMO AEROMODELO
» Enrrolando o Tower Pro 2409-18
» Comor medir consumo do motor
» Dúvida, relação força X consumo do motor

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Eletrônica :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Criar fórum no Forumeiros | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum