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 Enrrolando o Tower Pro 2409-18

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Daniel Barqueiro
 
 
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MensagemAssunto: Enrrolando o Tower Pro 2409-18   Ter 29 Jun 2010, 08:02

Bom dia pessoal:

Nem bem cheguei aqui no fórum e já estou me metendo a postar tópicos sobre enrrolamento de motores, hehehehe. Bom, só gostaria de dividir um pouco do que sei com o pessoal sobre esse motor que, talvez, não seja muito popular em alguns lugares, mas muito comum poraqui, e confesso que prefiro ele por ser mais simples e fácil de reenrrolar. Bem segue minhas divagações aeromodelisticas.
P.S.: Espero que seja de boa valia. Se não, serviu para um pouco de leitura do pessoal.

Já no ingresso ao hobby me deparei com esse probleminha: arrebentou o fio do motor. E agora?
Solução na época: Chamem o Doutor Pedrão!!!!
Hehehehe. Gostaria de agradecê-lo pelas colaborações que prestou, presta e sei que sempre prestará a mim e a todos... Inclusive os 2 ou 3 motores que fez para mim e o P-47 que lincou, mas ainda não voei. mas vai voar, ah se vai...

Mas chega um momento na vida de um homem em que... êpa! discurso errado... chega um momento na vida de um aeromodelista de eletricos em que deve começar a voar com suas próprias asas e partí para essa empreitada. Fiz meu primeiro TP 2409-18. Tentei da forma original: fio 28 duplo com 18 voltas e fechamento em delta. Ficou feio e puxou 20A. Bem, com helice 10x4,7 até que não ficou ruim, mas nem voei com ele com medo de comprometer algo mais caro que um motor de uns R$ 35,00 a R$ 40,00. Pensei no ESC que custa quase o dobro...

Bom peguei umas dicas do Shoite, umas aulas do Granato do E-voo e mais algumas pesquisas na web e fiz meu projeto: TP 2409-18 com fio 23 simples em estrela. Primeiro com 13 voltas, depois com 12 voltas, mas depois de pesquisar bem, cheguei a um numero definitivo: 10 voltas.

Resultado: um motorzinho de nada que puxa 950 grs e consome 20A com helice 10x4,7. Outros resultados apresentaram-se muito bons com helices 9x5 e 8x6, sendo menores o empuxo e o consumo.

Algumas esperiências terei de fazer com fio mais fino, pois o 23 está alem da conta. Como sei disso? Bem, tem que partir de uma tabela de conversão AWG, onde tem referências sobre fios esmaltados. O 2409-18 usa fio 28 duplo, com diametro de 0,32mm e seção aproximada de 0,081mm2 ( milimetros quadrados). A partir disso definirei que o fio a substituir o 28 seria o fio 25, pois a questão não está no diametro dele mas na seção aproximada. Explico: fio 28 duplo corresponde ao 25 simples pois a seção aproximada do 25 é de 0,16mm2. Fechou...
Por falar em fechar, e o fechamento? Ah!!! de delta para estrela!!!
Fechamentos em estrela levam menos fio que o delta.
Como saber quantas voltas? Divida a quantidade de voltas do fechamento em delta po 1,73.
Exemplo: o 2409-18 tem 18 voltas em delta. Dividindo 18 por 1,73 tem um resultado de 10,4. Testei com 13 e ficou fraco, com 12 também. Não me recordo se fiz com 11, mas gostei do resultado com 10 voltas.
Mas cuidado com o ESC! Eu só uso de 30A. Talvez por ter perdido 3 de 25A por motivos diferentes: um por queda e danos no mesmo, outro por problemas no bell do motor ( desalinhado forçou a eletronica e queimou ) e por ultimo não sei ao certo mas funcionava por uns 3 minutos e depois cortava o motor. Ficou p/ teste de motores mas queimou depois.
Uma helice que ficou boa nesse motor foi a 9x5 ( até hoje não perdí nenhum ESC de 30A, e a autonomia da bateria é boa, chegando a voar quase 20 minutos um Scout com algumas témicas ajudando... ), mas a 8x6 também leva na boa meu US vermelhinho. Segundo o fabricante desse motor, me parece que é recomendado voar com uma 8x6. Consultem em caso de dúvidas :
http://www.towerpro.cn/english/motor/motor.html
Por que fazer o fechamento em Estrela e não em Delta? Bem, foi a coisa mais obvia até o momento: é mais fácil. Na primeira tentativa foi com fio 28 duplo em delta. Ficou uma nhaca, funcionou mais ficou uma nhaca. Tentei dessa forma com fio 23 simples, fica meio apertado mas ficou bom. Quem sabe no futuro tento com fio 25 simples em delta p/ ver. Depois falo se virou ou não...
Outra dica é aumentar ou diminuir o Kva do motor. Como? Aumentando ou diminuindo a quantidade de voltas do fio. A formula: Novo_Kv=(nr.voltas anterior/nr.voltas novo)*Kv_anterior. Traduzindo a partir do 2409-18 e diminuindo para 17 voltas: Novo_Kv=(18/17)*1.000 ( não tenho certeza se esse é o kv do 2409-18, mas serve de referência...). O resultado será: Novo_Kv=1.058,82. Se for para 15 voltas: 1.200 kv. No meu caso subiu para 1.040 kv. ou seja, 4%.

Existem considerações a serem feitas com relação ao tipo e fechamento, pois a diferenciações de utilização do motor, seja para torque ou para velocidade. Vou pesquisar e disponibilizar o resultado depois.

Bom, já fui tecnico demais, e talvez já tenha "chovido no molhado" querendo ensinar quem já saiba mais do que eu, mas deixo aqui minha colaboração para os amigos reportando meus resultados e recomendando o uso desse motor pela sua robustez, praticidade e acessibilidade de rolamentos e eixos com o amigo Rodrigo.

Abraço a todos.
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Sancler
 
 
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MensagemAssunto: Re: Enrrolando o Tower Pro 2409-18   Ter 29 Jun 2010, 12:14

Seja muito bem vindo ao nosso humilde Forum , é de pessoas assim que o Hobby precisa
alguns para somar e não para Subtrair como tenho visto em muitos Tópicos de outros foruns

Outra vez Seja muito bem vindo e muito prazer em conhece-lo
Att Sancler Claudino
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Sancler Claudino
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Daniel Barqueiro
 
 
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MensagemAssunto: Agradecimento   Ter 29 Jun 2010, 13:12

Olá Sancler:

Agradeço a sua acolhida.
Fiquei contente de encontrar mais este ponto de contato com colegas de hobby, para aprender mais e na medida do possivel repassar o pouco que eu sei. Estou no hobby a pouco mais de 2 anos, tendo passado pelo automodelismo bem superficialmente e um pouco mais profundamente no nautimodelismo, tendo construido poucos modelos que estão guardados até hoje.
Mas agora o assunto é aero elétrico... Eita coisa boa sô... Pegar uma planta, redesenhar, alterar/adaptar, construir e jogar p/ cima para ver no que dá, hehehehe. Já construi alguns modelos que ficaram bons, alguns que ficaram uma nhaca (rsssss), faz parte.
Em outra ocasião posto imagens de meus modelos atuais e alguns que já se foram. E alguma coisa sobre nautimodelo...

Novamente agradeço a acolhida do fórum e desejo sucesso e bons vôos a todos.

Daniel
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Daniel Barqueiro
 
 
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MensagemAssunto: Consumo do TP 2409-18 retrabalhado...   Seg 05 Jul 2010, 19:32

Olá pessoal:

Só para dar um complemento nas informações que postei acima, ontem fui voar a tarde com o meu Cessna 182, com esse motor e uma hélice 10x4,7 ( hélice que não costumo utilizar, mas quiz fazer um teste...) e uma bateria 3S de 2250mah 25C da Rhinno. Detalhe é que com essa helice sobra força mas o consumo vai a 20A!!! Com uma 9x5 dá uns 15A e voa tranquilo...
Pelo marcador de tempo do rádio T7CAP foram 17 minutos distribuidos em uns 4 vôos: um longo de 10 minutos com umas 2 pausas p/ traticar pouso e decolagem e um ultimo vôo de uns 7 minutos.
Considerando que o 7CAP está ajustado p/ contar com o stick do acelerador acima do meio ( mas sempre voando com mais de meio motor ), acredito que a autonomia foi boa.
Vou fazer alguns vôos com uma 9x5 p/ depois postar os resultados aqui... Voando com o Pilatus nessa configuração acredito que deu mais de 20 minutos, pois cheguei a cansar de voar, rssss...

Abraço

Daniel
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Sancler
 
 
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MensagemAssunto: Re: Enrrolando o Tower Pro 2409-18   Seg 05 Jul 2010, 19:42

Shou de Bola daniel , ótima autonomia .

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Daniel Barqueiro
 
 
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MensagemAssunto: Re: Enrrolando o Tower Pro 2409-18   Seg 05 Jul 2010, 20:57

Obrigado Sancler:
Ontem tentei voar o cessna no final do dia com uma helice 9x4,7, gostei do empuxo, mas a bateria do TX não deixou eu terminar de var a bateria nova de 5C de carga que estava estreiando.
Posto resultados dessa configuração depois.

Até mais.

Daniel.


Última edição por Daniel Barqueiro em Seg 05 Jul 2010, 21:03, editado 1 vez(es)
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Daniel Barqueiro
 
 
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MensagemAssunto: Eixos p/ TP 2409-18   Seg 05 Jul 2010, 21:00

Outra dica que tenho para esse motor é com relação a eixos: Tendo um pouco de paciência dá p/ se usar raios de rodas de motocicletas p/ improvisa-los. Só tem que dar uma retificada com uma lixa ou lima manual, uma furadeira, umas ripinhas de madeira e uma serra manual p/ se fazer a canaleta da trava elastica do eixo. fiz uns 4 p/ deixar de reserva...
Eita motor que aceita quase tudo... até parece motor de Fusca, hehehehe
Até rolamento de HD já usei, rssss

Até a proxima

Daniel
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Daniel Barqueiro
 
 
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MensagemAssunto: Voo do final de semana passado   Sex 09 Jul 2010, 20:09

Olá gente:

Voei poraqui no domingo passado com esse motor e fiz uma serie de 2 voos com a mesma bateria de 2250 mah 3s e helice 10x4,7 no meu Cessna. No primeiro fiz uns 3 pousos e decolagens. até dar uns 10 minuitos de voo. Depois terminei a bateria com um voo direto , totalizando uns 17 minutos de voo...


Abraço

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