Mensagens : 92 Data de inscrição : 13/08/2010 Idade : 47 Localização : Carazinho - RS
Assunto: Ajuda com urgência Dom 31 Out 2010, 23:46
Quero voar no feriado e estou com problemas no avião... Construí um modelo todo em depron (inclusive a asa). Fui fazer o primeiro voo dele e ele simplesmente inclinou para a esquerda e foi ao chão. Apenas troquei a asa do modelo por uma outra de mesmo tamanho, mesmo CG e então voou que foi uma maravilha. Coloquei a asa em depron e novamente foi ao chão. Verifiquei toda a asa (espessura, corda no meio e nas pontas, comprimento no BA e no BF). O diedro da asa está igual nas duas pontas da asa e simplesmente não sei o que acontece... A asa foi construída em depron com nervuras 5mm e chapeada com 2mm. Envergadura 100cm corda 20cm espessura 3cm.
Por favor, me ajudem por que quero voar no feriado.
Abraços
Convidad Convidado
Assunto: Re: Ajuda com urgência Seg 01 Nov 2010, 01:15
ou é problema no perfil ou aileron. não tem mta explicação alem disso.
Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qua 03 Nov 2010, 10:31
Normalmente acontece uma torção na asa que causam essas tendências
robsonkaufmann
Mensagens : 92 Data de inscrição : 13/08/2010 Idade : 47 Localização : Carazinho - RS
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qua 03 Nov 2010, 12:48
Eu abri a asa e fiz ela de isopor e vou chapear com depron 2mm. Amanhã vou testar e ver se funciona. Mas, visivelmente não encontrei nada de anormal na asa. Agora já fiz nova e vamos ver o que vai dar.
Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qua 03 Nov 2010, 12:52
robsonkaufmann escreveu:
Eu abri a asa e fiz ela de isopor e vou chapear com depron 2mm. Amanhã vou testar e ver se funciona. Mas, visivelmente não encontrei nada de anormal na asa. Agora já fiz nova e vamos ver o que vai dar.
Bem Robsom , por experiência própria vou te dizer de cadeira que , não tem necessidade nenhuma de chapear uma asa de isopor com depron Já fiz algumas é só grega peso , não ajuda em quase nada
robsonkaufmann
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qua 03 Nov 2010, 13:01
é que esta asa eu fiz com isopor comum de livraria. Outra asa que tenho é isopor de densidade maior. Só chapeei por ser isopor comum.
Eu tenho é que providenciar um bom cortador de isopor pra cortar uma asa lega. O meu é meio gambiarra.
Como vc faz as asas?
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qua 03 Nov 2010, 13:05
O tio San usa CNC!
Malandraãããooo!! hehehehhehehehehehehehe....
robsonkaufmann
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qua 03 Nov 2010, 13:26
Eu quero uma maquininha dessas para mim...
buááááááá, buááááá
Eu experimentei fazer uma asa com nervuras em depron 5mm e chapeado com 2mm. Além de ser chato de fazer não saiu o resultado que eu esperava. Ou eu não sei fazer...
Prefiro cortar com cortador de isopor
robsonkaufmann
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qui 04 Nov 2010, 20:27
Rapaziada... abri a asa e refiz e agora voou que foi uma beleza. Agora pensando eu acho que o problema era no diedro. Eu havia deixado 6cm planos no centro da asa e então eu fiz a inclinação. Acredito que eu devo ter erguido um lado mais do que o outro.
Mas tá voando o bixinho e voando muito bem. Depois coloco o vídeo que fiz.
Abraços
Sancler
Assunto: Re: Ajuda com urgência Qui 04 Nov 2010, 20:34
robsonkaufmann escreveu:
Rapaziada... abri a asa e refiz e agora voou que foi uma beleza. Agora pensando eu acho que o problema era no diedro. Eu havia deixado 6cm planos no centro da asa e então eu fiz a inclinação. Acredito que eu devo ter erguido um lado mais do que o outro.
Mas tá voando o bixinho e voando muito bem. Depois coloco o vídeo que fiz.
Abraços
Show de bola , mais um problema resolvido , parabéns e pau na máquina
robsonkaufmann
Assunto: Re: Ajuda com urgência Sex 05 Nov 2010, 16:23
Segue o link do meu aero...
https://www.youtube.com/watch?v=j_iWmZ4UTsc
Sancler
Assunto: Re: Ajuda com urgência Sex 05 Nov 2010, 16:47
Show de bola o Vôo Robsom , só achei que o modelo poderia ter um pouquinho mais de momento de cauda , para ele não dar a impressão de estar arrastando a empenagem e ficar ainda mais suave de comando editei a sua mens e coloquei o Vídeo no Fórum direto
robsonkaufmann
Assunto: Re: Ajuda com urgência Sex 05 Nov 2010, 22:30
Desculpa a ignorância, mas o que é momento de cauda?
Sancler
Assunto: Re: Ajuda com urgência Sáb 06 Nov 2010, 05:27
robsonkaufmann escreveu:
Desculpa a ignorância, mas o que é momento de cauda?
Não tem que pedir desculpas amigo , pois o Fórum é justamente para isso , para ajudar as pessoas e aprender também , Momento de cauda é a distância que uma aeronave tem do Centro de gravidade até o Inicio do estabilizador Horizontal e vertical , conjunto que chama-se Empenagem de cauda
Esse momento define qual a atitude do aeromodelo ou aeronave Levando como base as leis da Física quanto mais comprido for essa distância , mais lento e Dócil será os comandos do Modelo , quanto mais curto mais Brusco ele ficará , pois a área a ser deslocada é muito menor tornando o modelo mais Chucro e arisco.
Espero ter ajudado .
Att Sancler Claudino
robsonkaufmann
Assunto: Re: Ajuda com urgência Sáb 06 Nov 2010, 07:36
Eu sabia que quanto mais distante a empenagem estiver do CG mais dócil seria o modelo. Mas não sabia que isto chamava-se momento de cauda. Aprendi mais uma. Muito obrigado
Moacir
Mensagens : 378 Data de inscrição : 12/04/2010 Idade : 47 Localização : Biguaçú - SC
Assunto: Re: Ajuda com urgência Sáb 06 Nov 2010, 10:33
Bem tranquilo shoWWWW
ademir Borges
Mensagens : 32 Data de inscrição : 27/10/2010 Idade : 55 Localização : Piracicaba/SP
Assunto: Re: Ajuda com urgência Dom 07 Nov 2010, 19:20
Galera, é o seguinte:
Eu também estou iniciando no Hobby e adoro construir as minhas próprias "máquinas". Acontece que tanto o Yak 54 e 55M que construo em depron acabam sempre com uma tendência de subir muito (mesmo bem trimados). O que pode estar errado? A propósito, acho estes muito difícies de pilotar. Alguém tem uma dica de outro modelo em Depron que seja mais dócil? Acabei de comprar um Uggly Stick da Hobbys e vou montá-lo. Só estou em dúvida de como vou colocar os ailerons porque parece que no Kit não vem com esta possibilidade.