Para os ajustes da bailarina segui o guia do FLOYDBH http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/copterx-450se-v2-o-guiado-basico-ao-avancado-t226-300.htm
Seguem algumas fotos da situação atual. As imagens foram obtidas com o acelerador em 50%, vou postar depois um vídeo do funcionamento da bailarina para me dizerem se está certo.
Não consegui ainda tirá-lo do chão mais do que 3 cm, ele não sobe retinho fica entortando para os lados, não consigo controlá-lo.
Última edição por jamescunha em Ter 12 Out 2010, 16:25, editado 4 vez(es)
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
Assunto: Re: HK 450 in construction... Ter 12 Out 2010, 15:57
cade as fotos?
spaycker
Mensagens : 856 Data de inscrição : 26/05/2010 Idade : 35 Localização : Bombinhas - SC
Assunto: Re: HK 450 in construction... Ter 12 Out 2010, 16:00
eu acabei de montar por completo o meu faz uns 4 dias amigo, só acho que tu devia trocar os servos. do resto esta quase igualo meu. jaja posto um video dos meus primeiros hovers e fotos do heli pra galera.
jamescunha
Mensagens : 21 Data de inscrição : 12/10/2010 Idade : 41 Localização : Francisco Morato - SP
Assunto: Re: HK 450 in construction... Ter 12 Out 2010, 16:31
Olá! Obrigado pelas respostas rápidas.
floydbh Consegui postar as fotos!
spaycker O que há de errado com esses servos? O que posso perder se utilizá-los? Quai você me indica?
Obrigado!
spaycker
Mensagens : 856 Data de inscrição : 26/05/2010 Idade : 35 Localização : Bombinhas - SC
Assunto: Re: HK 450 in construction... Ter 12 Out 2010, 16:45
seguinte esse servo não tem uma precisão muito boa, (apesar de não ser o pior da lista e de eu ja ter visto al aguns sites varios hk montados com ele).
as engrenagens dele são de plastico e não muito resistentes, oq aumnta e muito a provabilidades delas quebrarem numa queda por menor que seja, tem varios servos com preços bem razoaveis que pode ser usado no HK com engrenagens de metal.
EDIT: vi as fotos só agora, muito bunito o seu X de treino, só que não é ecologico porque usa madeira, e madeira = desmatamento. rsrsrsrs
uma dica é usar aquelas varetas de solda para oxigenio é muito barato e se encontrar de aço inox é muito rezistente. as bolinhas podes usar aquelas de desodorante rolom, ou se encontrar de ping pong mesmo.
jamescunha
Mensagens : 21 Data de inscrição : 12/10/2010 Idade : 41 Localização : Francisco Morato - SP
Assunto: Re: HK 450 in construction... Ter 12 Out 2010, 17:32
Opa! Entendi, mas vou tentar usá-los por enquanto, vou ver se pelo menos eles se pagam. Só preciso conseguir fazer essa coisinha voar.
jamescunha
Assunto: Re: HK 450 in construction... Ter 12 Out 2010, 23:40
Olá! Segue um video que fiz hoje, consegui levantar alguns centímetros do chão, mas por pouquíssimo tempo. Não sei o que acontece mas o Heli tem uma tendância a ficar indo para a esquerda. O que pode ser?
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 08:01
James,
Bem vindo ao fórum e um bela maquina que está em suas mãos...
Infelizmente aqui no serviço, não abre imagens postadas no Imageshark... Mas já vi rápido pelo celular e fiz algumas observações:
1- Coloque o X EM BAIXO do skid, assim você reduz a força aplicada às presilhas! E aumenta a distancia do heli para o chão, que pode ser entendido como "melhor amortecimento"!
2- As conexões do RX, deixe para fora do heli, como mostrados nas fotos minha e do Valter, alem de facilitar qualquer manutenção, você distancia os fios do motor, visto que a maior fonte de campo eletro magnético é o motor, podendo gerar interferência no seu rádio (da forma que está montado)
3- A antena do RX, deve ficar o mais na vertical possível, evitando assim "zonas de sombra" que podem gerar uma antena "deitada"!
Bom, é isso que eu lembro das fotos que vi ontem pelo meu celular... assim que possível, faço uma melhor verificação depois!
Quanto a seu voo... também não vi o vídeo (mesmo problema do imageshark!). Mas TODO heli tem uma tendencia a sair para esquerda, isso é devido a força do rotor traseiro... isso deve ser corrigido no dedo.
Caso ainda não esteja sentindo confiança para levantar o heli, corra pro simulador!!! e treine treine treine treine treine treine treine treine treine treine treine ... e treine!
Ah! outra, X de madeira quebram com maior facilidade, e em um heli que possui duas pás de 325mm girando a mais ou menos 2000RPM acima desta madeira. Se quebra, nem quero saber das consequências!
Opte por fibra de carbono, mais flexível e resistente!
jamescunha
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 16:33
Olá! Obrigado mais uma vez.
Vou fazer o X de fibra de vidro que tenho aqui em casa, aquele de madeira eu fiz só por que não tinha outra coisa. Comprei na DE o kit de fibra de carbono com as bolinhas, mas até chegar.
Como vejo as fotos do seu Heli?
Então, coloquei o receiver do jeito que está justamente para a antena ficar o mais longe possível do motor.
Como deixar a antena na vertical? O kit que comprei vem com um tubo horizontal para colocar a antena dentro (apesar de eu não estar utilizando).
Como faço pra corrigir a "puxada" pra esquerda? É mexendo nas configurações de SUBTRIM?
Obrigado!
floydbh
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 16:40
olhas algumas fotos de montagens nestes tópicos aiooo: http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/copterx-450se-v2-o-guiado-basico-ao-avancado-t226.htm
... O Valter, cade o seu tópico!?! não achei aqui!!!
nas fotos também mostra como ficou a antena, presa no frame!
Quanto a acertar a tendencia, não existe regulagem, é no dedo mesmo, pilotando!
valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 16:54
floydbh escreveu:
olhas algumas fotos de montagens nestes tópicos aiooo: http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/copterx-450se-v2-o-guiado-basico-ao-avancado-t226.htm
... O Valter, cade o seu tópico!?! não achei aqui!!!
nas fotos também mostra como ficou a antena, presa no frame!
Quanto a acertar a tendencia, não existe regulagem, é no dedo mesmo, pilotando!
Floyd, toda informação que tinha no meu tem no seu e de forma mais detalhada, considerando que os helis são a mesma coisa, apaguei-o. Jamescunha, se a bailarina fica alinhada no meio e sobe/desce alinhada, a tendência que seu heli está é a normal de todo heli, quem controla é o piloto. Verifique se ambas as padlles estão sem passo e se as pás estão com mesmo passo, pois isso desestabiliza o heli e aumenta as tendências. Se isso tudo aí estiver correto, seu heli está normal, bons tempos de simulador e de voos resolvem o problema.
jamescunha
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 18:34
Olá pessoal!!! Acabei de tentar mais alguns voos... muiiiiiito louco! Desta vez cheguei a mais de um metro de altura, tudo bem que não durou muito tempo. Pior é que no último voo que ia fazer só para terminar com a bateria descontrolei e o bichinho foi pro chao, mas sem muitos danos!
Antes do voo, percebi que a peça que segura o rotor traseiro tava meio mole, mas na verdade ela tava quebrando, estou colando ela agora.
Depois posto os videos.
Floyd... Vi o topico mas não encontrei as fotos mostrando a instalação do receiver.
Valter... Desculpe minha ignorância, mas o que é fora de passo e mesmo passo? Alinhei a bailarina seguindo o tópico do Floyd, acho que ficou bom! Sério mesmo que não tem ajuste pra puxada que ele dá pra esquerda? Vi alguns videos e o pessoal consegue fazer ele subir retinho. É prática isso?
valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 18:41
jamescunha escreveu:
Olá pessoal!!! Acabei de tentar mais alguns voos... muiiiiiito louco! Desta vez cheguei a mais de um metro de altura, tudo bem que não durou muito tempo. Pior é que no último voo que ia fazer só para terminar com a bateria descontrolei e o bichinho foi pro chao, mas sem muitos danos!
Antes do voo, percebi que a peça que segura o rotor traseiro tava meio mole, mas na verdade ela tava quebrando, estou colando ela agora.
Depois posto os videos.
Floyd... Vi o topico mas não encontrei as fotos mostrando a instalação do receiver.
Valter... Desculpe minha ignorância, mas o que é fora de passo e mesmo passo? Alinhei a bailarina seguindo o tópico do Floyd, acho que ficou bom! Sério mesmo que não tem ajuste pra puxada que ele dá pra esquerda? Vi alguns videos e o pessoal consegue fazer ele subir retinho. É prática isso?
Então você provavelmente não sabe o que é pitch gauge. Compre um, é ferramenta fundamental, é usada para medir a inclinação (passo) das pás, ambas devem estar com mesma inclinação (passo). Se a puxada para a esquerda que você fala é da cauda, é pouco ganho no gyro ou links do servo de cauda no tamanho incorreto. Se a tendência é do heli inteiro ir lateralmente para a esquerda e a bailarina está alinhada é normal, só dedo mesmo, os helis que você vê sobem retos porque o piloto faz subir assim, não é o heli sozinho.
jamescunha
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 18:57
Olá Valter! Então, eu tenho o pitch gauge e ajustei a inclinação das pás. As blades estão assim: 0% com 11º; 50% com 0º e 100% com +11º. Não entendi o que é "paddle sem passo".
Sobre a tendência, é o heli inteiro que tende pra esquerda. Acho que a bailarina está ok. Apesar que ajustei usando um paquímetro pois não tenho a ferramenta denivelar, mas acho que ficou bom.
Sobre as inclinações das pás: é isso mesmo? esses valores estão correto? Parece que li algo sobre várias configurações. A que fiz está no mesmo post do FLOYD que ensina a alinhar a bailarina.
Obrigado!
valter_ribeiro
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 20:07
Sim, os valores estão corretos. Verifique com o pitch gauge se as padlles também estão sem inclinação, ou seja, com grau 0. Se você alinhou a bailarina conforme o Floyd ensina está certo, a tendência é a normal.
jamescunha
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qua 13 Out 2010, 23:34
Opa! Essas inclinações (-11º / 0º / +11º) tem alguma configuração melhor pra quem está aprendendo?
Seguem alguns videos das tentativas de hoje, inclusive o crash.
floydbh
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 07:58
James
em todas estas fotos dá para se ver o meu receiver....
quanto a regulagem, TEORICAMENTE, como você está nos dizendo, está tudo correto. Sugiro que leve o heli para alguém mais experiente, se possível, para que ele dê uma olhada sobre a tendencia que você está falando.
Infelizmente aqui na empresa não posso visualizar vídeos(Firewall) e em casa essa semana estou muito atolado consertando o Copter e Montando o Dédalos... mas se até semana que vem você ainda continuar com algum problema, prometo que vejo os videos e lhe passo o que acho.
Caso seja de extrema importância, pode postar os videos no VIMEO, que lá dá para eu assistir!
valter_ribeiro
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 09:14
Eu ví o vídeo ontem, tendência normal, quer dizer não é nem tendência, pois o heli nem saiu do chão, é efeito solo mesmo, todo mundo no início acha que isso é tendência: - Belt CP com tendências na decolagem - Claudio0110; -
aislanmo escreveu:
Galera, esse é meu novo vídeo, estou melhorando, mais a tendencia de sair pra lateral continua forte! Abraços
- Além do presente tópico. Vejam, três pilotos ainda inexperientes reclamando da mesma coisa “tendências para a esquerda”. Será que todos os helis têm o mesmo ‘defeito’? Será que todos regularam o heli com o mesmo ‘erro’? Não pessoal, vocês estão com o mesmo “problema” que todo iniciante tem de achar que helis voam linearmente e não é assim, quem mantém o heli estável é o piloto e, no caso de vocês, como o heli está muito próximo do chão, tem ainda o efeito solo que desestabilizar ainda mais o heli. Mantenham os treinamentos e muito simulador que em breve o problema “desaparecerá”.
floydbh
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 09:41
E para quem não conhece o efeito solo é o seguinte:
O heli, quando está com passo positivo nas pás (ou seja, você está tentando levantar ele do chão), ele joga ar ao chão, e por ação e reação, o chão devolve este "vento" ao heli e este processo, quando o vento volta ao heli, desestabiliza o helicóptero, provocando as tais "tendencias"... quanto mais próximo ao solo, maior a incidência de ar do solo ao heli e maior vão ser as "tendencias".
Portanto, para diminuir este "efeito solo" o ideal é ter o heli com no mínimo 1,5m do solo! Mas ai já entra a coragem, que poucos iniciantes tem, de levantar o heli a esta altura! Mas vale a pena!!!
spaycker
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 12:30
levantar o heli a esta altuma de der alguma coisa errada, e eu desacelerar o heli de uma vez só, pode causar muitos danos?
tem risco do heli virar muito na horizontal?
floydbh
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 12:47
O que eu fiz para amenizar os riscos foi que se eu desacelerar tudo, o heli ainda fica com uns 2º de passo... assim el não desce "arrebentando"!
O que você chama de "o heli virar muito na horizontal" ?
spaycker
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 12:52
ele virar tanto que quando descer bater as pás do rotor principal no chão
floydbh
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 12:56
claro que isso é possível....
Mas o piloto deve ter a consciência que helimodelos, a não ser para voos 3D, nunca deve ser usado todo o curso do stick...
Os movimentos são mínimos e precisos...
Se você lembrar disso na hora da pilotagem, não haverá problemas!
spaycker
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 13:32
não tem como limitar o comando do stik???
floydbh
Assunto: Re: HK 450 in construction... Qui 14 Out 2010, 14:01