InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  


Compartilhe
 

 [DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 45
Localização : Palhoça - SC

[DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos Empty
MensagemAssunto: [DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos   [DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos EmptySab 20 Mar 2010, 16:33

LaercioLMB escreveu:
Escrevi aqui regras básicas que acredito serem o mínimo a ser respeitado em um local de vôo, mas para isso esse local deverá ser demarcado mesmo que imaginariamente entre todos onde ficará a pista principal e onde ficará a pista auxiliar para o caso de ventos de través.
No caso da escolha da pista, esta deverá ter o sentido dela voltado para o lado onde o vento tem mais constantemente seus efeitos e a pista auxiliar se der para fazer uma em sentido do ventos quando ele muda de direção e manter sempre essa posição e jamais ser alterada para nada.
Determinar onde ficarão os boxes para a manutenção dos aeromodelos e posicionamento até a pista e onde também o piloto irá ficar enquanto pilota o seu aeromodelo ficando mais próximo a pista e de costas para os boxes para não ser atrapalhado visualmente com os demais por ali em sua volta.
Se não começares com essas demarcações será mais difícil de colocar ordem no local pois terá regras , mas não terá onde colocá-las em prática pois u local só não basta para ter regras, ele precisa ser demarcado para que as regras entrem em vigor.

Seguem abaixo regras que considero essenciais para que funcione.

1 - Ao chegar na pista, providencie imediatamente a sua Liberação.
(Essa regra é para aqueles que ainda tem rádios 72Mhz para que todos saibam quem tem e quais são os canais ali presentes para evitar possíveis acidentes com rádios de mesmo canal ligados juntos.)

2 - Ao dar partida ou checar o motor, evite que o fluxo de ar atinja outro aeromodelo.
( Isso serve tanto para motores a combustão quanto elétricos pois o fluxo de ar joga grãos de areia e sujeira para trás podendo acertar o rosto de outro aeromodelista. )

3 - Não faça taxi na área do Box.
( Um aeromodelo taxiando pode bater em alguém ou em outro aeromodelo e causar danos desnecessários já que a maioria dos aeromodelos não tem freios.)

4 - O numero máximo de modelos voando ao mesmo tempo é 6 (seis)
( Isso é básico para evitar acidentes aéreos pois quando muito no ar acontecem sim. )

5 - Ao colocar seu modelo na pista verifique a placa com sentido da pista, observe a movimentação e solicite pista para decolar.
( Seria bom colocar Um sinalizador da direção do vento para que seja sempre denominado o sentido de pouso e decolagem para evitar decolagens e pousos a esmo o que também causa acidentes. )

6 - Pilote sempre atrás da cerca de proteção, Não fique atrapalhando a saída do Box, a não ser que esteja treinado para competições oficiais.
( Essa cerca no caso seria a demarcação imaginária dada a todos para estipular os locais de vôo e de área de Box para evitar contra tempos desnecessários. )

7 - As passagens baixas sobre a pista devem ser sempre efetuadas no sentido de decolagem.
( Essa é no mínimo óbvia, não precisa de comentários. )

8 - Nunca sobrevoe a área do Box, estacionamento ou área de lazer, salvo em emergências.
( Isso é fundamental para evitar quedas sobre as pessoas que estão no local, evitando assim desastres que poderiam ser levados a justiça por danos pessoais. )

9 - Observe sempre o sentido de pouso e decolagem e avise em voz alta que vai pousar. Em caso de emergência, avise em voz alta que automaticamente a pista será sua
( Essa regra é obrigatória para que todos saibam quem está voando e quem irá decolar para saberem quantos aeromodelos tem no ar e para evitar que alguém esteja próximo a pista pegando o aeromodelo que esteja desavisado quando um aeromodelo está decolando ou pousando. )

10 - Ao retirar o modelo da pista observe o tráfego e ao entrar avise em voz alta.
( Assim evita de alguém vir pousar tendo alguém na pista e como da forma anterior, se alguém vai entrar na pista saberá que tem aeromodelo decolando ou pousando e aguarda por isso para evitar acidentes. )

11 - A pista em uso é sempre a principal, salvo quando a velocidade do vento cruzado ultrapassa o limite indicado no anemômetro, avise em voz alta que vai usar a pista auxiliar.
( Isso no caso se der para estipular uma pista auxiliar no caso do local dispor desse espaço. )

Quanto a ordem pessoal é complicado, pois divergências de idéias sempre existirão, porém a ordem tem que ser mantida para evitar desentendimentos físicos.
Espero que isso ajude um pouco a tomarem decisões sobre a pista e o local de voo.



Última edição por Sancler em Ter 23 Mar 2010, 20:52, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.samihobby.com.br              
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 45
Localização : Palhoça - SC

[DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos   [DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos EmptySab 20 Mar 2010, 20:39

agradecido demais Laércio
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.samihobby.com.br              
 

[DICA] Regras básicas para aerodromo e clubes de aeromodelos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Reboque isotérmico para cães
» dicas para meter caes de rasto mais rapidos
» Manutenção de corrente de o-rings
» Chips com GPS?
» Suzuki Vitara Longo 19td só as peças

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Criar um fórum