| Dicas e soluçoes spektrum. | |
|
Autor | Mensagem |
---|
Convidad Convidado
| Assunto: Dicas e soluçoes spektrum. Seg 30 Ago 2010, 15:46 | |
| Esté Topico será SOMENTE dúvidas, sugestões, possíveis problemas e soluções sobre a Spektrum.
Já que a alguns problemas que a Spektrum vem trazendo de fabrica são faceis de solucionar, basta apenas leitura.
Por favor poste somente asuntos relacionados ao topico. Chacota, desrespeito e grosseria nao sao bem vindos aqui.
Por favor so se refira a produtos da Spektrum, nada de comparações e commentarios de outras marcas (Futaba, Hitec, Airtronics e etc...)
Peço tambem que seje objetivo e nao fique dando relatos para que futuramente seja criada algum tipo de mensagem ofenciava ou coisa do tipo.
Vou sempre procurar atualizar esse primeiro post com os principais problemas e suas soluções
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Problema 1: Reset do Receptor
Este problema tem acontecido com freqüência com usuários do DX5e com AR500, mais pode acontecer com qualquer receptor da spektrum, trata-se de um pico de corrente(A) ocasionado pelo sistema(servos e tudo mais) que faz com que a tensão(V) no receptor fique muito baixa por alguns segundos, que é suficiente para perder o sinal e derrubar o aeromodelo.
Solução 1: Usa uma Capacitor Eletrolítico de 4700uf por 10V (mínimo).
Solução 2: Usar Bateria de Lipo/Life com um bom regulador de tensão (BEC) com no minimo 5A, eu indico o da castle creation de 10A.
OBS: O BEC inidicado é para aeromodelos simples sem muitos servos, para aeromodelos maiores procure um BEC que suporta mais Corrente(A).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Problema 2: Backup Error no DX7
Essa mensagem aparece quando, por qualquer motivo, o usuário esquece de desligar o rádio normalmente. O rádio ficando ligado, a bateria vai se descarregando lentamente até atingir a voltagem mínima quando então é acionado o alarme audível. Se mesmo assim o rádio não for desligado, a bateria continua a descarregar-se até que o rádio "apaga" totalmente. Quando o aeromodelista vai usar o rádio e percebe que este ficou ligado, ele faz a coisa mais óbvia. Desliga a chave e liga o carregador. A surpresa aparece no momento que o rádio é ligado novamente. Aparece no display apenas a mensagem "BACKUP ERROR", e o rádio não funciona mais. Ela indica que o processador do rádio não conseguiu finalizar a programação corretamente, isto é não conseguiu, gravar os parâmetros que estavam em operação durante a operação do rádio.
(texto tirado do ManoRC)
Solução: Nesse caso a única solução é mandar para assistência técnica especializada para refazer a programação do radio.
Problema 3: Chave Liga-Desliga do DX5e
Defeito pode ser visto nesse vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=YodGax_pBt8&feature=player_embedded
Para intender melhor o problema, leia o 9º post desse topico, o colega comandante mendes explica o que acontece nesse caso
nessa pagina tem um tuto de como substituir a chave.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93674&highlight=
OBS: O recomendado é levar na autorizada
Solução: Trocar a chave liga-desliga.
Dicas, Esclarecimentos, precauções e afins.
- Receptor piscando
Os Recptores mais recentes da Spektrum tem como se fosse um sistema de alerta, que é quando o Receptor pisca. Nos RXs mais antigos eles so piscavam quando tinha algo errado com o sinal. Atualmente os receptores da Spektrum piscam para “falar” que tem alguma coisa errada :
*bateria fraca *voltagem baixa *Algo errado com sinal *ETC...
Esse problema ou alerta do RX piscando, pode ter ocasionado também em um problema de configuração do Radio, que é um problema particular do DX6i. No Dx6i tem um opção no radio que se chama POWER SETTING, que tem 2 opções:
*A-EU 328 *B-US 247
Certifique-se que esteja na opção B-US 247, a opção A-EU 328 faz com que o Radio trabalhe em uma potencia menor.
- Modo de ligar e desligar
Sempre ligue o Radio depois o Receptor.
Quando se está usando o sistema de radio Spektrum em aeromodelo glow, se percebe que quando se liga o radio e depois o receptor, os servos do aileron, leme e profundor se alinham, enquanto o acelerador fica totalmente acelerado. Depois de alguns instantes o acelerador volta ao normal.
Isso é normal acontecer.
Portanto sempre ao ligar o sistema (ligue o Radio depois o Receptor) espere alguns segundos para que o sistema faça a sincronização totalmente (quando as luzes dos RX ficam acesas fixas).
- Upgrade Trins do DX6i
Alguns usuarios do DX6i estao tendo problemas com os trins do radio, uma boa alternativa para uma eventual troca, sao esses trins de aluminio:
http://www.eastrc.org/shop.cgi/page=estoretrimtab1.htm/SID=1253755813.32360
http://www.eastrc.org/shop.cgi/page=estorerollerbutton.htm/SID=1253755813.32360
- Configurar alarme de Bateria DX7
Hoje e dia muitas pessoal estão usando LI-PO para alimentar seus Radios, porem tem um problema, o alarme de bateria que fica configurado para NI-CD com corte baixo.
Navengando no e-voo encontrei esse video com tutorial de configuração da tenção do alarme do DX7.
https://www.youtube.com/watch?v=mIqSn2QVKsk&feature=player_embedded
peguei esse topico de um amigo no evoo. axei interessante e pedi a ele se podia publicar em outros foruns. |
|
| |
josue furtoso
Mensagens : 2 Data de inscrição : 26/02/2011 Localização : são paulo
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Sáb 26 Fev 2011, 22:58 | |
| Boa noite..
Ha uma semana comprei um radio spektrum dx5e e minha dúvida é a seguinte? Qual servos servem pra este radio... Comprei tb um servo da FUTABA mod s3003,mas percebi que,no conector tem um chanfro que impede de eu inserir o conector no receptor do radio, mas nada que impeça de eu cortar este chanfro e coloca-lo sem problemas. Vi na caixinha do servo estas espeçificações: SPEED; (at4,8v/at6.0v) TORQUE; (at4,8v/at6.0v). Será compativel com o receptor do radio mod AR500. Desde ja vos agradeço pela ajuda josue |
|
| |
Mori
Mensagens : 1401 Data de inscrição : 16/07/2010 Idade : 49 Localização : Japão
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Dom 27 Fev 2011, 06:36 | |
| os servos são compatíveis sim, só cortar aquele chanfro que não tem problema, embora as marcas aconselham usar servos da mesma marca que o receptor. Mas uso receptor de um e servos de outra a 17 anos e nunca tive problemas, só cortar o chanfro e conectar se não funfar vire o conector que funfa. abraços
|
|
| |
josue furtoso
Mensagens : 2 Data de inscrição : 26/02/2011 Localização : são paulo
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Dom 27 Fev 2011, 07:20 | |
| Mori obrigado pela resposta. josue |
|
| |
educaco
Mensagens : 28 Data de inscrição : 28/03/2010 Idade : 51 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Dom 24 Abr 2011, 15:58 | |
| Parabéns pela iniciativa! Queria ver aqui também um pouco de informação técnica se possível. Reparando no display do DX6i nota se que nunca enche o marcador de nível de bateria, dei uma procurada e vi que ele aceita baterias 2S ai sim o marcador fica Full. Isso me levou a perceber ele trabalha de 4V a 8V. |
|
| |
saormart
Mensagens : 2 Data de inscrição : 28/12/2011 Localização : Sorocaba
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Qua 28 Dez 2011, 15:32 | |
| Olá pessoal, sou novo no forum e gostaria de tirar uma dúvida... No topico do amigo acima, tem um video de um rapaz colocando uma bateria de LiPo no receptor do Spektrum DX7. Eu possuo o mesmo radio, porem em pesquisa na internet vi que não é recomendado colocar Baterias de LiPo no Spektrum DX7, inclusive o proprio fabricante nao recomenda. Existe realmente algum problema nisso ? Talvez exista algum "regulador" para nao danificar o receptor ? Obrigado. |
|
| |
floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Qui 29 Dez 2011, 12:04 | |
| saormart,
a questão de não recomendar a bateria é pelo fato das caracteristicas das LiPo`s.
Caso você conheça bem a LiPo que irá usar e saiba trabalhar com as limitaçoes da bateria e do receptor... então não tem problema.
Lembre-se que baterias lipo não podem abaixar de 3V |
|
| |
saormart
Mensagens : 2 Data de inscrição : 28/12/2011 Localização : Sorocaba
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Qui 29 Dez 2011, 17:01 | |
| floydbh,
Obrigado pela resposta ! Voce possui tbm o DX7 ? O meu usa uma bateria original de NI-MH de 1500mAh de 9.6V.
Qual Lipo voce recomendaria ? Obrigado. |
|
| |
eduardo.luz
Mensagens : 110 Data de inscrição : 17/01/2012 Idade : 39 Localização : Gaspar / SC
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Qui 14 Jun 2012, 07:56 | |
| Bom dia Amigos,
Eu tenho um rádio DX6 que está parado porque quebrou a antena. Alguem sabe me dizer onde posso comprar uma nova antena para esse rádio?
Abraço, |
|
| |
Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Qui 14 Jun 2012, 08:08 | |
| http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425843754-spm-6830-antena-para-radio-dx6i-_JM
Compra antes que acabe. |
|
| |
eduardo.luz
Mensagens : 110 Data de inscrição : 17/01/2012 Idade : 39 Localização : Gaspar / SC
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Seg 18 Jun 2012, 16:53 | |
| Olá rapaziada....
Obrigado pela ajuda.
Alguem sabe dizer se a antena do rádio DX5 é igual a do DX6?
Obrigado. |
|
| |
wesley santos amorim
Mensagens : 1 Data de inscrição : 29/03/2014 Localização : cuiaba / MT
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Sáb 29 Mar 2014, 01:35 | |
| ola pessoal
uso o spektrum DX5e com receptor AR500 estou com uma duvida .. instalei e bindei tudo normalmente e os canais funcionaram so que quando aciono o canal que movimenta o aelerom tbm movimenta o profundor tanto para cima quanto para baixo isso é normal ? ou defeito no radio ?..
abracos |
|
| |
Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. Ter 01 Abr 2014, 12:02 | |
| Não é normal. A não ser que seja um movimento mínimo no profundor. Se for mínimo é falta de pratica no dedo. Ser for um movimento grande, pode ser que você ligou o profundor no canal auxiliar que serve como aileron 2 ou um defeito. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Dicas e soluçoes spektrum. | |
| |
|
| |
| Dicas e soluçoes spektrum. | |
|