InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Rodrigo C
 
 
Rodrigo C

Mensagens : 89
Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 28
Localização : Nova Prata - RS

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyDom 14 Mar 2010, 18:10

Antes de mais nada Bom dia a todos!


Bom pessoal, muita gente simplesmente pega o avião liga o radio e manda pra cima, voa alguns minutos e acaba tendo alguns problemas que podem acabar virando tragédias, como evitar isso? Simples, siga sempre um check list, isso era muito usado pelos glows, mas o pessoal dos eletricos com sua praticidade as vezes acaba esquecendo de coisas simples, faceis e rapidas de se fazerem que acabam em acidente, então, o que sempre verificar antes de voar:

A ordem não precisa ser a citada abaixo, mas é importante que todos passos sejam seguidos:

1º Teste de alcance

2º Verificar varetas/links de comando

3º Verificar superficies de comando

4º Verificar se não há dobradiças descolando

5º Verificar a estrutura em geral do modelo

6º Verificar parafusos que possam ter afrouxado

7º Analisar possiveis folgas

8º Analisar parede de fogo e fixação do motor

9º Verificar se todos servos estão respondendo normalmente, se não estão enroscando em nada

10º Se vocÊ voa glow, verificar mangueiras e tanque, se voa eletricos verificar fiação e bateria


Bom essas 10 são as mais basicas, veja abaixo como mais especificadamente se procede com estas verificações:


- Teste de alcance: Se você voa com radios 72mhz simplesmente abaixe totalmente a antena do radio e afaste-se cerca de 30 metros do modelo, peça a um amigo que fique verificando os comandos, se os mesmos responderem corretamente tudo bem, senão melhor analisar a fundo! Se voa 2.4ghz cada marca tem seu padrão, mas o mais comum é apertar um botão que reduz a potencia do radio a seguir é tudo igual ao 72mhz:

OBS: Cada marca de radio/receptor recomenda uma distancia para se efetuar o teste de alcance, 30 metros é meio geral

Frequência do teste: Eu costumo fazer o teste antes do primeiro voo de um modelo ou se foi feita alguma modificação no receptor ou radio do aeromodelo, recomendo que este teste seja feito frequentemente ou assim que notar algum comportamento estranho do modelo.


-Verificar varetas/links de comando: Bom, não tem muito o que dizer aqui, é basicamente ver se não há folgas na lincagem, se alguma peça da lincagem não está rachada ou quebrada.

Frequencia: Realiza periodicamente ou assim que o modelo levar uma pancada.






Continua!EU CONSIGO EDITAR!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Imaruí - SC

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQui 18 Mar 2010, 00:09

Obrigado Rodrigo! Essa dica vai ajudar muito os iniciantes e os esquecidinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptySex 19 Mar 2010, 12:53

É bom ver que aqui tem gente que se preocupa com o check-list que é essencial para que tenhamos sempre voos tranqüilos e bem sucedidos.

Regras não foram feitas para ter um que controla os outros e sim para garantir que todos tenham equipamentos confiáveis e que acidentes sejam mais difíceis de ocorrer.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptySex 19 Mar 2010, 15:30

LaercioLMB escreveu:
É bom ver que aqui tem gente que se preocupa com o check-list que é essencial para que tenhamos sempre voos tranqüilos e bem sucedidos.

Regras não foram feitas para ter um que controla os outros e sim para garantir que todos tenham equipamentos confiáveis e que acidentes sejam mais difíceis de ocorrer.

Mesmo com todo cuidado possivél e seguindo as regras a risca ainda ocorrem acidentes
ou por causa de falhas no equipamento que mesmo com um chek list bem feito pode vir a falhar
ou Até mesmo por falha daquela peçinha que está segurando o RX cyclops
A muito pouco tempo eu perdi um aero por exesso de confiança passei raso da pista e simplismente dei comando inverso , dai já sabem né , deu PT no meu rosinha Embarassed
Mas bola pra frente meu racer write peace ( ESCREVENDO A PAZ ) está voando muito alien
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptySex 19 Mar 2010, 17:41

Um check list sempre irá evitar acidentes por linkagem solta, fios soltos, linha de combustível obstruída, falhas mecânicas de motor e coisas assim.
Se o aeromodelo cair por que queimou um servo, este provavelmente estava incorreto pois os servos standard usados em aeromodelos .40 por exemplo, o aeromodelo some no tempo e os servos continuam funcionando, a maioria dos problemas de servo travar e ou queimar é devido a escolha errada dos ervo tendo como base da compra somente o preço e não a qualidade.
Se o motor do aeromodelo tranca ou perde força, é por que nunca foi aberto e verificado estado dos rolamentos, soldas das conexões e coisas assim.
Infelizmente 90% das quedas de aeromodelos é culpa sód aquela pecinha teimosa que segura o rádio e teima em culpar tudo no aeromodelo e as vezes até mesmo no tempo para justificar a queda e omitir o seu erro até para ele mesmo.
O pessoal está ficando muito acomodado com aviões de isopor e deixando o check lista Ah amanhã eu vejo isso, só que o amanhã nunca chega até o aeromodelo cair por falhas mesmo que sejam mecãnicas, foram causadas pela desatenção do dono do equipamento.
Ir para o topo Ir para baixo
             
adriano_mg
 
 
adriano_mg

Mensagens : 256
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 40
Localização : Coqueiral MG

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQua 15 Dez 2010, 13:33

Rodrigo C escreveu:
Se voa 2.4ghz cada marca tem seu padrão, mas o mais comum é apertar um botão que reduz a potencia do radio
No HKT4C v2 dá?
Ir para o topo Ir para baixo
             
luizhgj
 
 
luizhgj

Mensagens : 337
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 36
Localização : Santa Catarina

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQua 30 Mar 2011, 17:45

Um detalhe curioso, tenho um amigo que possui um Futaba 6 Canais, e esta tendo problema com alcance, qual o procedimento certo pra tentar resolver o problema?

Abraços.

Detalhe que o mesmo é 2.4Ghz.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/luizhgj              
Lazier
 
 
Lazier

Mensagens : 93
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 42
Localização : Itajai - SC

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQua 30 Mar 2011, 18:34

li alguns relatos de problemas relacionados a pintura dos modelos, principalmente se o mesmo tiver pintura metalizada ou entegem com essas características. se não for o casa comesse testando o TX com outos RX e vice versa. ai se não vc ja vai descobrir a provável causa, se o acabamento do modelo, tx ou rx.

em alguns casos é possível que o local dos vôos podem estar sofrendo algum tipo de interferência.

pode até ser coincidência, mas neste final de semana aqui em nosso "campo de vôo" três aeros perderam sinal praticamente no mesmo local. dois glow e um elétrico ( o meu no caso ) mas graças a Deus o meu sobreviveu, ja os dois glows não tiveram, essa felicidade, um esta precisando de reparos e o outro ficou parecido com o decatlhon do nosso amigo Paulo.

Os os dois glow eram iguais ao seu. rsrs te cuida.
Ir para o topo Ir para baixo
             
luizhgj
 
 
luizhgj

Mensagens : 337
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 36
Localização : Santa Catarina

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQua 30 Mar 2011, 23:03

Lazier escreveu:
li alguns relatos de problemas relacionados a pintura dos modelos, principalmente se o mesmo tiver pintura metalizada ou entegem com essas características. se não for o casa comesse testando o TX com outos RX e vice versa. ai se não vc ja vai descobrir a provável causa, se o acabamento do modelo, tx ou rx.

em alguns casos é possível que o local dos vôos podem estar sofrendo algum tipo de interferência.

pode até ser coincidência, mas neste final de semana aqui em nosso "campo de vôo" três aeros perderam sinal praticamente no mesmo local. dois glow e um elétrico ( o meu no caso ) mas graças a Deus o meu sobreviveu, ja os dois glows não tiveram, essa felicidade, um esta precisando de reparos e o outro ficou parecido com o decatlhon do nosso amigo Paulo.

Os os dois glow eram iguais ao seu. rsrs te cuida.

Pseh, tive pensando nessa possibilidade também, me falaram que tem um cara que faz esses testes e conserta se tiver problema, mas nao consegui contato nenhum que possa me dizer se alguem resolve isso, o problema é testar, e o medo de perder o aero é muito grande, e é futaba, vou tentar achar alguem que possa testar pra ver se realmente é do rx e do tx... =/ se fosse um problema de ser resolvido no solo era outra historia...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/luizhgj              
Convidad
Convidado
avatar


[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQui 31 Mar 2011, 00:17

Lazier escreveu:
li alguns relatos de problemas relacionados a pintura dos modelos, principalmente se o mesmo tiver pintura metalizada ou entegem com essas características. se não for o casa comesse testando o TX com outos RX e vice versa. ai se não vc ja vai descobrir a provável causa, se o acabamento do modelo, tx ou rx.

em alguns casos é possível que o local dos vôos podem estar sofrendo algum tipo de interferência.

pode até ser coincidência, mas neste final de semana aqui em nosso "campo de vôo" três aeros perderam sinal praticamente no mesmo local. dois glow e um elétrico ( o meu no caso ) mas graças a Deus o meu sobreviveu, ja os dois glows não tiveram, essa felicidade, um esta precisando de reparos e o outro ficou parecido com o decatlhon do nosso amigo Paulo.

Os os dois glow eram iguais ao seu. rsrs te cuida.

Tenho duas teorias nas quedas desses Glow´s aí!

1ª Devido a ser um 2 Alphas.... têm uma grande probabilidade de ser o DX5.
2º Local da queda haver uma cerca que não foi aterrada.

Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQui 31 Mar 2011, 07:50

luizhgj escreveu:
Lazier escreveu:
li alguns relatos de problemas relacionados a pintura dos modelos, principalmente se o mesmo tiver pintura metalizada ou entegem com essas características. se não for o casa comesse testando o TX com outos RX e vice versa. ai se não vc ja vai descobrir a provável causa, se o acabamento do modelo, tx ou rx.

em alguns casos é possível que o local dos vôos podem estar sofrendo algum tipo de interferência.

pode até ser coincidência, mas neste final de semana aqui em nosso "campo de vôo" três aeros perderam sinal praticamente no mesmo local. dois glow e um elétrico ( o meu no caso ) mas graças a Deus o meu sobreviveu, ja os dois glows não tiveram, essa felicidade, um esta precisando de reparos e o outro ficou parecido com o decatlhon do nosso amigo Paulo.

Os os dois glow eram iguais ao seu. rsrs te cuida.

Pseh, tive pensando nessa possibilidade também, me falaram que tem um cara que faz esses testes e conserta se tiver problema, mas nao consegui contato nenhum que possa me dizer se alguem resolve isso, o problema é testar, e o medo de perder o aero é muito grande, e é futaba, vou tentar achar alguem que possa testar pra ver se realmente é do rx e do tx... =/ se fosse um problema de ser resolvido no solo era outra historia...

O Mano só trabalha com Rádios
e pode verificar isso para vocês
estou te mandando o endereço por mp
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQui 31 Mar 2011, 08:10

Paulo Betti Junior escreveu:

2º Local da queda haver uma cerca que não foi aterrada.

Neutral


Tio,

Este papo de cerca gerar interferência é mito e já foi discutido muito amplamente em outro fórum!

Na verdade a única forma de uma cerca gerar interferência no voo, é quando você encosta nela sem querer com o seu avião no ar, ai sim ela interfere de alguma maneira, principalmente se for elétrica, NÓÓÓSSINHORA, ai vai interferir demais!


Existem outros fatores que geram problemas de perdas de sinais e interferência, mas como sempre (ou quase) voamos em campos abertos (perto de fazendas e sítios) onde sempre existe uma cerquinha por perto.... ai acabamos por culpar a coitada!

Mas infelizmente, para nós, e felizmente para ela, a cerca não é capaz de gerar interferência em rádio controlados!
Ir para o topo Ir para baixo
             
luizhgj
 
 
luizhgj

Mensagens : 337
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 36
Localização : Santa Catarina

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyQui 31 Mar 2011, 08:31

Sancler escreveu:
luizhgj escreveu:
Lazier escreveu:
li alguns relatos de problemas relacionados a pintura dos modelos, principalmente se o mesmo tiver pintura metalizada ou entegem com essas características. se não for o casa comesse testando o TX com outos RX e vice versa. ai se não vc ja vai descobrir a provável causa, se o acabamento do modelo, tx ou rx.

em alguns casos é possível que o local dos vôos podem estar sofrendo algum tipo de interferência.

pode até ser coincidência, mas neste final de semana aqui em nosso "campo de vôo" três aeros perderam sinal praticamente no mesmo local. dois glow e um elétrico ( o meu no caso ) mas graças a Deus o meu sobreviveu, ja os dois glows não tiveram, essa felicidade, um esta precisando de reparos e o outro ficou parecido com o decatlhon do nosso amigo Paulo.

Os os dois glow eram iguais ao seu. rsrs te cuida.

Pseh, tive pensando nessa possibilidade também, me falaram que tem um cara que faz esses testes e conserta se tiver problema, mas nao consegui contato nenhum que possa me dizer se alguem resolve isso, o problema é testar, e o medo de perder o aero é muito grande, e é futaba, vou tentar achar alguem que possa testar pra ver se realmente é do rx e do tx... =/ se fosse um problema de ser resolvido no solo era outra historia...

O Mano só trabalha com Rádios
e pode verificar isso para vocês
estou te mandando o endereço por mp

Esse mesmo, tava tentando me lembrar dele, é Mano
isso me mande o endereço que estarei encaminhando o Radio pra ele com o receptor,
dizem que só se paga o frete, se nao tiver problema no radio ele nem cobra nada correto?
Ai só pagamos o frete pra ele mandar o equipamento de volta...

Valeu Sancler... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/luizhgj              
Paulo Decaro
 
 
Paulo Decaro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/12/2012
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro RJ

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. EmptyDom 02 Dez 2012, 21:11

Vlw Rodrigo suas dicas foram muito legais para quem está iniciando, que com certeza é o meu caso.

Abs

OBS: Meu rádio é da Guanli e marca frequencia de 54Mhz, é isso mesmo? Pois está escrito 72 Mhz no rádio e no "chip, cristal" tem uma etiqueta de 54Mhz, tal qual a do RX.

abss
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




[DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty
MensagemAssunto: Re: [DICA] Check List - O que verificar antes de voar.   [DICA] Check List - O que verificar antes de voar. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

[DICA] Check List - O que verificar antes de voar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» [Dica] Dica besta - Usar Throtle hold para "desligar" o motor ao fazer ajustes.
» Bob Cat Pronto para voar
» Ugly prontinho pra voar
» Sabado é dia de voar...
» HSM - Associação Hobby Sul Modelismo (Criciúma/Içara-SC)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Um fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis