InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Dúvidas - Muitas delas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado
avatar


Dúvidas - Muitas delas. Empty
MensagemAssunto: Dúvidas - Muitas delas.   Dúvidas - Muitas delas. EmptySeg 09 Ago 2010, 23:00

Primeiramente quero agradecer o convite do Sr. Sancler para participar desta comunidade, abaixo segue algumas dúvidas das quais os senhores devem estar cansados de responder, por isso peço paciência comigo, hehehe, espero ter postado no lugar apropriado, mas enfim....

Uma coisa que eu não consigo entender, até mesmo por não manjar nada de eletrônica é a questão da compatibilidade dos componentes, um exemplo (espero que me faça compreender):

Um ESC de 18A, por exemplo, é compatível com qual motor? com qual bateria? E o porque dessa compatibilidade?
Têm alguma regra básica para que eu olhando os dados das partes elétricas consiga saber o que posso combinar com o que?

Desde já peço desculpas se não me fiz entender ou se minhas indagações são "bestas" demais, qualquer ajuda ou esclarecimento é bem vinda.

Aproveito em dizer que me sinto honrado ao participar dessa comunidade e tenho plena certeza que me será de grande ajuda e valia, para que num futuro eu possa transmitir o conhecimento adquirido aos demais colegas.

Grande abraço a todos, fiquem com deus!
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

Dúvidas - Muitas delas. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas - Muitas delas.   Dúvidas - Muitas delas. EmptySeg 09 Ago 2010, 23:35

bom uma dica para começar é começar pelo motor, decida que motor usar, para qual modelo usar, ai na descrição do motor tem a corrente de trabalho e ESC indicado, com estes dados vc escolhe o ESC nominal ou acima do indicado. e uma bateria copativel se preocupe com a corrente de trabalho dela medido em "C" eX: 20C, 15C etc... para entender melhor tem um tópico na area de bateria da uma lida la vc vai gostar esta bem facil de entender!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvidas - Muitas delas. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas - Muitas delas.   Dúvidas - Muitas delas. EmptyTer 10 Ago 2010, 08:01

Paulo, seja bem vindo!

Vamos tentar entender através de uma aulinha bem básica...

Lembra-se do seu tempo das aulas de física na escola onde existia o circuito resistivo:

V = R x I

Pois no modelismo tambem é a mesma coisa. Onde:

Motor = Resistencia (R)
ESC = Determina a Corrente (I)
Baterias = Determia a Tensão (V)

Creio que a forma mais simples de mensurar o equipamento desejado seria:
1- Qual o peso do seu modelo?
2- Qual seria o conjunto motor/helice capaz de voar seu modelo sem problemas?!

Respondido a estas duas perguntinhas, o resto vai por "inercia":
> Supondo que o seu conjunto de motor/helice consomem no máximo 15A de corrente a uma tensão média de 11,5V.
>> De cara temos que a bateria deve ser uma 3S (3*3,7 = 11,1V).
>> Sabendo que o motor/helice consome no MAX 15A determinamos então o ESC. Para alimentar em plena forma o motor o ESC deve ser NO MÍNIMO de 15A, mas ainda tem os servos e o RX para alimentar, portanto, vamos colocar mais um consumo médio de 3A para o resto.
Desta forma, acabamos de descobrir que um ESC bom para este sistema é de 18A. Tendo corrente suficiente para alimentar todo o sistema tranquilamente.

> Falta agora determinas a capacidade da bateria:
>> A carga da bateria deve ser calculada mais pelo peso que seu modelo pode carregar (e espaço) que propriamente pela carga que ela comporta. Caso contrário, iriamos todos usar baterias de 35.000mAh. hehehehehe lembrando que quanto maior a carga da bateria, maior tempo ela vai segurar o modelo no ar.
>> Tambem de a capacidade de carga/descarga da bateria (C), este tambem é importante, mas este eu realmente não sei dizer como calcular a melhor C para o sistema. Mas pela lógica, seria a mesma coisa de pegar o motor/helice e os servos e medir o consumo máximo de corrente real (mAh) para então determinar o C ideal.


Mas... se ainda tiver ficado dúvidas, fique a vontade....

Ir para o topo Ir para baixo
             
sedasonic
 
 
sedasonic

Mensagens : 61
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 39
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvidas - Muitas delas. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas - Muitas delas.   Dúvidas - Muitas delas. EmptyTer 10 Ago 2010, 08:53

A bateria você pode calcular de acordo com o ESC. Se você já tem um ESC com Amperagem maior que o motor, agora é necessário escolher uma bateria com amperagem compatível com o seu ESC.

Ex: Se seu esc tem 18A você precisará de uma bateria no mínimo 1000mAh 20C. Essa bateria te daria uma margem de 20A de descarga.
Para saber qual o A de uma bateria multiplique o mAh pelo C.

A=mAh X C

No exemplo acima:
A=1000 x 20 = 20.000 = 20A

Outro exemplo e o ideal geralmente para qualquer treinador são as bateria de 1800mAh com 20C de descarga que daria A=1800 X 20 = 36.000 = 36A.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Dúvidas - Muitas delas. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas - Muitas delas.   Dúvidas - Muitas delas. EmptyQua 11 Ago 2010, 00:25

Pessoal,

Fiquei muito satisfeito com as explicações e agradeço de coração, já está salvo aqui nos meus favoritos para que eu possa comparar toda vez que buscar uma eletrônica!

Valeuuuu
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Dúvidas - Muitas delas. Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas - Muitas delas.   Dúvidas - Muitas delas. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Dúvidas - Muitas delas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Vôos e muitas risadas no CAAB -19 E 20/11/2011
» Duvidas na Eletronica
» Duvidas co ESC
» Radio HK 7x Duvidas
» Duvidas em Compra na HK !

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Eletrônica :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Fazer fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum