Bateria LIPO não pode esquentar a 50°C, se ela está esquentando é por que está trabalhando no limite e a escolha da bateria para o sistema na qual ela alimenta, está errado.
Temos que ter em mente sempre que não temos somente um motor consumindo energia da bateria, temos um ESC, um BEC interno ou externo, um receptor e servos.
Servos xing ling de 9g normalmente consomem em torno de 750mA e somando 4 servos que é o que a maioria usa, temos um consumo somente nos servos em torno de 3A, mais o receptor que na maioria das vezes é de 450mA, o consumo da eletrônica do ESC que ainda não sei exatamente qual é, mas sei que não é pouca e a do BEC interno do ESC ou BEC externo quando usado, tudo isso somado ao consumo do motor.
Por exemplo; Se temos um motor com um consumo em torno de 25A, mais a eletrônica do aeromodelos que deve chegar a uns 5A, temos aproximadamente uns 30A, sendo assim, não podemos usar uma bateria 1300mA 20C e nem tão pouco uma 1300 25C pois sei que a maioria só calcula a escolha da bateria pelo consumo do motor e ignora totalmente o restante.
Se temos um consumo total em torno de 30A, teríamos que usar uma bateria de no mínimo 1800mA 20C, agora considerando que muitas baterias dizem ser 20C quando na verdade são de apenas 15C, estaríamos então com essa bateria de 1800mA 20C, trabalhando acima do limite e aquecendo muito.
Uma dica muito boa na hora de comprar uma bateria, é sempre fazer os cálculos retirando 5C da bateria para termos a nossa margem de folga de consumo, nunca devemos usar a especificação total que a bateria diz ter, se ela tiver, melhor ainda, teremos uma ótima bateria, mas se não tiver, não estaremos usando ela acima do limite.
Para terem uma idéia, em meu aeromodelo que estou construindo e que já está praticamente pronto, só aguardando o BEC externo pois não estou confiando no BEC interno do ESC, tenho um consumo de 24A do motor e em pico máximo uns 28A, tenho 8 servos que dão um consumo aproximado de 6A e mais o receptor, ESC e BEC, arredondei para 8A, somando os 28 do motor, tenho um consumo de 36A, a bateria que escolhi é uma 2200mA 25C que daria uma capacidade de descarga de 55A e calculando ela como sendo uma 20C, tenho uma capacidade de descarga de 44A, ou seja, 8A acima do consumo total do aeromodelo.
Resumindo tudo, já fiz testes nele para saber o tempo total da bateria até o corte do motor e foram 16 minutos de motor a pleno chegando quase ao limite do motor em consumo, tanto é que o motor esquentou bastante devido o aeromodelo estar pendurado pelo motor e eu segurando ele e um amigo meu acionando todos os comando dele. Após o término do teste, o ESC cortou o motor por estar com a bateria próximo a carga mínima e desliguei tudo e abri o cowl do motor onde fica tudo, motor, ESC e bateria e a bateria estava levemente morna, enquanto o motor estava bem quente devido ao esforço máximo exigido dele.
Se a bateria estiver aquecendo muito, é sinal de que a escolha da bateria a ser usada foi errada, baterias jamais devem aquecer em uso pois isso significa um pergigo muito grande já que baterias LIPO são instáveis quando aquecidas.