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 Aerodinamica (baseada na JABULANI)

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jjusta
 
 
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MensagemAssunto: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyTer 29 Jun 2010, 10:21

Amigos, alguém leu a veja da semana passada? Ela possui uma reportagem sobre a JABULANE e a aerodinâmica dela. Fiquei meIO encucado. Lá está dizendo que ele é mais rápida e alcança distâncias maiores porque possui menos costuras e a superfície NÃO É TOTALMENTE LISA, seguindo o exemplo da bola de golfe, que possui vários furinhos. Esse princípio não poderia ser seria aplicado também em nossos aeros? Buscamos sempre superfícies cada vez mais lisas, derrepente não seria o contrário e as nossas asas ficariam melhor se ficasse como uma bola de golf, com furinhos ou algum adesivo vinílico que imitasse essa textura. Aguardo o comentário dos mais experientes e entendidos. Confesso que fiquei confuso.
Abs!!!
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyTer 29 Jun 2010, 18:40

cara eu ia dar uma ideia mas como vc disse no final que aguarda comentários dos mais entendidos, vou ficar quetinho na minha rsrsrsrsr...
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyTer 29 Jun 2010, 21:29

HAuhauhauahaua!!! Fique a vontade para dar a opinião que quiser. Mas é que depois que eu li a matéria da Veja, fiquei muito encucado, será que estamos errados e na verdade nossos aeros tem que ter aquela textura de uma bola de golf?
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQua 30 Jun 2010, 00:03

Cara eu imaginava ( e agora fiquei confuso ) que quanto mais liso nossos aeros mais iriam cortar o vento e melhor seria agora tu me pegou eim ... nao sei se deveria ser igual uma bola de golf !!
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQua 30 Jun 2010, 09:17

Pois é Gilmar, eu também fiquei confuso! Dá uma olhada na reportagem sobre a JABULANE, está na VEJA da semana passada. E eles colocaram ela no tunel de vento, fizeram vários testes. E agora!!hehehehe!!!
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQua 30 Jun 2010, 17:09

E agora confundiu tudo de vez rsrsrs !! mas enfim, vamos esperar a opnião de alguem mais esperiente rsrs . to curioso !!! abraço.
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQua 30 Jun 2010, 17:27

ta bom to me coçando aki de tanta vontade falar srsrrs.

minha opinião: a testura da bola de golf é do geito que é porque a bola é redonda ( hooooo Shocked )

mas como o desenho do aero é diferente, a masma textura da bola de golf nas asas e carenagem do aero não funcionaris do mesmo geito, porem ja tem estudos de alguns tipos de textura para ser usado em aeronaves para aliviar o atrito com o ar, (do mesmo geito que os maios de mergulho agora proibidos na natação olipica, eles tem uma textura não lisa, mas que tambem não aumentão o atrito mas sim o contrario diminuem.)

só que no caso de nossos aeromodelos, esta textura ficaria muito caro para ser produzida, deixando inviavel o preço final, então se não for a textura certa antes o mais liso possivel para diminuir o atrito!!!

(PS: só lembrando é uma opião de uma não experiente rsrsrs)
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQua 30 Jun 2010, 17:36

E ia ficar a coisa mais linda do mundo um aeromodelos com esses ''furos''

Meu aeros já voam muuuito bem com entelagem lisinha, as vezes até com ela um pouco enrugada eles voam bem Laughing
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQua 30 Jun 2010, 23:29

Ex.: Projetil disparado por uma arma de fogo ou de ar comprimido, o cano da arma é raiado (com exeção da garrucha e similares hehehehe ) em forma espiral forçando com que o mesmo seja expelido do cano girando no propio eixo isso faz com que a trajetória do mesmo seja muito mais precisa do que se ele não girasse, a longo do percurso conforme o projetil perde rotação o mesmo começa a variar podendo atingir o alvo de lado e nao de ponta devido a perda de rotação.


Se a bola de golf fosse totalmente lisa após dada a tacada ela romperia a inércia mais não tomaria rotação no propio eixo, ou tomaria muito pouca rotação insuficiente para firmar a trajetória, o que faria com que a trajetória fosse irregular e muito mais sucetivel a variações com as rajadas de vento que ela poderia encontrar pelo caminho. Porque as cavidades concavas ? bom imagine se fossem feitas ranhuras como no cano de uma arma so que ao redor da bola.. bom o cara ia ter que ser muito bom pra fazer a bola ser projetada do jeito certo para cortar o vento de forma a tomar o maximo de rotação, sendo da forma que ela é fica um sistema unidirecional por assim dizer deixando que a atmosfera descida conforme a diferença de pressao, a forma que foi batido na bola,
entre outros fatores, fisicos, atmosféricos e circustanciais =D


Outro fator dependendo da posicao que ela esta algumas cavidades estão quase sem função aerodinamica ( na linha do arrasto ) outra estao sendo tracionadas ou empurradas de forma a fazer a bola girar, e as outras estao no fator que se refere a deixar a bola mais rapida e a atingir distancias maiores esse vem do principio parecido com dos avioes, devido ao formato cria areas de baixa pressão fazendo com que ela seja empurrada para cima ou seja ela fica mais leve quando está se deslocando.



Pra uma explicação mais apurada só se apelarmos pra um PHD em Fisica ou Aerodinâmica Smile





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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQui 01 Jul 2010, 02:48

http://allthecars.wordpress.com/2009/10/23/video-carro-com-carroceria-simulando-bola-de-golfe-fica-mais-economico/

Vídeo: Carro com carroceria simulando bola de golfe fica mais econômico?
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Os famosos Caçadores de Mito fizeram mais uma das suas. O último desafio foi tentar comprovar se um veículo com carroceria que simula uma bola do golfe ficaria mais econômico. Como se sabe, este objeto tem várias partes perfuradas, pequenas cavidades criadas para desviar o ar. Assim, ela pode alcançar distâncias mais longas e atingir velocidades mais altas. Isso serviria também para os veículos?

No vídeo, a equipe aplicou painéis na carroceria de um automóvel, simulando a superfície de uma bola de golfe. No fim das contas, a conclusão foi de que os números de consumo foram melhorados em 11,5%. No entanto, uma contra-prova, com outro veículo, não foi realizada para comprovar a teoria.

Clique abaixo e comprove.

http://www.megavideo.com/?v=PMB935S8


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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyQui 01 Jul 2010, 10:19

Manuel, obrigado pela explicação, agora o tico e o teco aqui estão caindo na porrada, ta saindo ate fumaça!!!heheheheeh!!!
Abs!!!
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptySex 02 Jul 2010, 00:52

Fica tranquilo amigo, aqui ja nem ta saindo mais fumaca, ja queimou tudo de vez hahahahaha ( desculpe mais meu teclado esta desconfigurado rsrs)
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptySex 02 Jul 2010, 11:33

O negocio mesmo é so testando e pra ter certeza da eficiente teria que ter 2 aeromodelos exatamente iguais com a diferenca apenas na textura, e um bom equipamento para aferir sem falar no piloto pra fazer o voo exatamente igual nos dois testes... ou isso ou ter um tunel de vento rs rs rs rs
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptySex 02 Jul 2010, 12:17

imagina um pilon race, com esta textura???

já é uma ideia sancler ^^ kkkkkkkkkkkk
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyDom 04 Jul 2010, 14:00

Tava penssando em montar um tunel de vento com um grupo de coolers e de um lado um resistencia fazendo evaporar oleo para fazer a fumaca e ver o curso do vento no meio o prototipo e do outro lado os cooler puxando o ar dessa forma a fumaca passa concentrada pelo prototipo podendo ver o comportamento do ar de forma razuavel nao seria 100 % preciso porke a denssidade da fumaca nao e a mesma do ar limpo mais ja e alguma coisa.
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyDom 04 Jul 2010, 14:16

Seria bacana em Manoel, quando for criar posta para gente Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptyDom 04 Jul 2010, 16:15

Acho que na Jabulani e nas bolas de Golf os micro furos foram feitos para dar mais efeito na tacada ou chute , pois a bola girando com uma certa velocidade fas uma curva para o lado que ela esta rodando , a velocidade maior foi pura sorte ,
em 1988 nós fabricamos algumas pranchas de Surf com essa textura , pois na água a velocidade aumenta muito

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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) EmptySáb 28 Ago 2010, 18:08

Aqui está uma explicação técnica.

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MensagemAssunto: Re: Aerodinamica (baseada na JABULANI)   Aerodinamica (baseada na JABULANI) Empty

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