InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Piper J3 Cub 19%

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:00

Ola pessoal, eu estou querendo construir um Piper Cub 19% de escala, só que queria dicas como qual material usar para fazer a fuzelagem, eu estou querendo fazer ela assim: cada lateral fazer de camada dupla de bandeja de depron e reforçar com bambu e fazer as cavernas de compensado vasado, então queria a ajuda de vocês.
A asa sera feita de p3.
Tenho em mente que ele tenha menos de 2kg, se conceguir atingir esse peso pretendo utilizar a seguinte eletronica.
1 servo Futaba s3003 no aileron
2 Servos HX 9g No Profundor
1 Servo HX 9g no leme
Speed 30a mistery
Motor 2215/20
Helice 10x5
Bateria 2200mah 3s

A bateria é a maior que tenho, caso não seja suficiente eu comprarei uma maior.
Outra duvida é em relação ao trem de pouso, que trem de pouso ira aguentar esse aero.
Obrigado e bons voos.


Última edição por eing20ver em Qui 17 Jun 2010, 19:23, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:13

Um aeromodelo desse tamanho feito em depron, deverá seguir as regras de construção em balsa, deverá ter obrigatóriamente toda uma estrutura de cavernas na fuselagem se não ele não terá a resistência necessária.
Dá para fazer do jeito que você deseja? Dá. Fica confiável a construção? Não, não fica pois fragiliza muito o aeromodelo pois ele não voará somente em linha reta.
Ir para o topo Ir para baixo
             
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:22

LaercioLMB escreveu:
Um aeromodelo desse tamanho feito em depron, deverá seguir as regras de construção em balsa, deverá ter obrigatóriamente toda uma estrutura de cavernas na fuselagem se não ele não terá a resistência necessária.
Dá para fazer do jeito que você deseja? Dá. Fica confiável a construção? Não, não fica pois fragiliza muito o aeromodelo pois ele não voará somente em linha reta.
Eu pretendo fazelo o mais leve possivel, depois da experiencia com o Scout eu gostei de fazer aeromodelos leves e pouco motorizados, se no caso eu fizer ele de isopor p5tipo 7 de 5mm?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:41

Voce pode contruir como o meu Ugly chapeado , fica resistente e liso , e o peso é igual ou menor que a balsa e a resistência é superior .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:48

Sancler escreveu:
Voce pode contruir como o meu Ugly chapeado , fica resistente e liso , e o peso é igual ou menor que a balsa e a resistência é superior .
Você chapeo ele com qual madeira? no caso qual das duas é melhor:isopor p5 tipo 7 5mm chapeado ou depron 4 mm chapeado?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:50

depron 4mm chapeado de figueira branca 0,4 mm
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 19:56

Sancler escreveu:
depron 4mm chapeado de figueira branca 0,4 mm
Obrigado sancler, mais poderia me dar uma estimativa, quanto de depron iria gastar na fuzelagem?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 21:15

ihhhhhhh , dai eu não sei amigão , mas se esta pensando em construir algo para economizar , é muito melhor comprar pronto , já que se você nunca construiu , vai desperdiçar material e com certeza não vai ficar nada que preste e vai acabar ficando desiludido com o aeromodelismo , como acontece com a grande maioria .
Att Sancler Claudino
sami hobby modelismo .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptyQui 17 Jun 2010, 21:23

Sancler escreveu:
ihhhhhhh , dai eu não sei amigão , mas se esta pensando em construir algo para economizar , é muito melhor comprar pronto , já que se você nunca construiu , vai desperdiçar material e com certeza não vai ficar nada que preste e vai acabar ficando desiludido com o aeromodelismo , como acontece com a grande maioria .
Att Sancler Claudino
sami hobby modelismo .
Não é querer economizar, é que se eu for comprar depron, eu vou comprar uma quantidade com 1 folha a mais caso de zebra, se eu comprar a menos eu vou ter que comprar mais a um preço mais alto, se comprar mais vai ter sobra, então ninguem chuta uma estimativa?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 08:17

Eu não sei qual o tamanho da folha disponivel em sua cidade ,
eu aqui na fábrica recebo de 3 tamanhos
1000x600x5mm
1370x1000x4mm
1200x1000x2mm
1200x1000x5mm
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 10:10

eing20ver escreveu:
LaercioLMB escreveu:
Um aeromodelo desse tamanho feito em depron, deverá seguir as regras de construção em balsa, deverá ter obrigatóriamente toda uma estrutura de cavernas na fuselagem se não ele não terá a resistência necessária.
Dá para fazer do jeito que você deseja? Dá. Fica confiável a construção? Não, não fica pois fragiliza muito o aeromodelo pois ele não voará somente em linha reta.
Eu pretendo fazelo o mais leve possivel, depois da experiencia com o Scout eu gostei de fazer aeromodelos leves e pouco motorizados, se no caso eu fizer ele de isopor p5 tipo 7 de 5mm?

Olha, aeromodelos tem que ter um peso ideal, não se pode pensar sempre em quanto menos peso melhor, isso não dá certo e influencia muito no voo do aeromodelo e de sua resistência à pressão do ar principalmente em suas asas.
Podemos almejar pesos mínimos possíveis em aeromodelo pequenos, tipo com 800mm de envergadura para menos, mas a medida em que vamos aumentando as dimensões de um aeromodelo, a resistência dele ao ar se torna cada vez maior e um vento por mais leve que seja, consegue arrastá-lo facilmente de sua rota devido as dimensões cada vez maiores e menos peso.
Uma idéia que você pode ter disso, é um exemplo bem básico mesmo, pegue um bloco de madeira com 20cm de comprimento, 8cm de algura e 5 cm de altura e pegue também um bloco de isopor P3 com essas mesmas dimensões, ambos não tem aerodinâmica nenhuma para vencer o vento, mas se jogarmos os dois, o de madeira conseguirá ir mais longe pois o peso dele vence mais facilmente o ar e se tiiver ventos, a força do vento nele, quase não o afetará em sua rota, já o de isopor, além de não ir nem a 1/4 da trajetória do de madeira, se tiver um ventinho leve já o tira da sua rota pois ele não tem peso para vencer essas barreiras.
O problema maior que vejo na maioria dos aeromodelistas na hora em que vai construir um aeromodelo elétrico, é reduzir o peso ao máximo que conseguem para economizar na hora da compra do motor e bateria e isso está errado, podemos sim deixar um aeromodelo que vendido nas lojas pesa algo em torno de 2800g, fazê-lo com apenas 2000g, agora querer deixar ele com apenas 1200g, é loucura total embora se consiga fazer isso, mas dessa forma estamos sujeitos a problemas com ventos leves que infelizmente seguidamente temos que nos obriga a usar muito mais motor para puxar o aeromodelo contra o vento e perder o controle dele mais facilmente com ventos de cauda pois ele não tem peso para vencer a barreira do ar e nem os ventos.
São detalhes que na maioria das vezes achamos não ser de grande importância, mas que na verdade são fatores muito importantes no ótimo desempenho de um aeromodelo.
Se desejamos ter aeromodelos maiores, temos que abrir a mão e gastar um pouquinho mais e ter qualidade do que economizar e ter algo muito frágil e que cairá mais facilmente com estragos maiores.
Se for para fazer um aeromodelo em isopor e chapear ele em balsa, faz logo em balsa já que vai comprar a madeira, R$30,00 a mais ou a menos não irá mudar a aparência externa do aeromodelo, mas afetará muito em sua resistência pois somente a balsa sem nenhum estrutura em aeromodelos com mais de 1500mm de envergadura, será tão frágil quanto o isopor.
A escolha é sua em fazer o que desejar fazer, só não aconselho a fazer um aeromodelo mal estruturado e construido embora tenho visto que últimamente é o que mais tem acontecido e infelizmente cada vez mais gente aconselha a fazer aeromodelos cada vez piores.
Aeromodelo barato não significa aeromodelo mal feito e nem com eletrônica fraca, aeromodelo barato é aquele que você constrói, voa, responde corretamente a todos os seus comandos e volta para a pista corretamente, esse sim é o aeromodelo barato, pois você voa diversas vezes com ele e volta para casa com ele inteiro e não tem que gastar dinheiro com colas e manutenção por problemas técnicos de construção que muitos acham que foi erro de pilotagem, se o aeromodelo está mal construído os erros de pilotagem se tornarão mais frequentes pois o aeromodelo exige muito mais habilidade para se manter lá em cima do que normalmente necessitaria ter.
Tive que escrever tudo isso pois tenho visto péssimos conselhos referente a sua construção e como desejo ver o seu aeromodelo voando perfeitamente bem e não apenas sendo somente mais uma tralha voadora, resolvi escrever.
Se serei bem visto ou mal visto com isso não importa, o que importa é que eu não deixei passar batido algo que poderia ser evitado se dito antes.

Abraço e boa construção.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 10:25

A madeira na qual me refiro é a figueira branca de 0,4 mm no qual esta custando R$ 18,00 a chapa de 2metros por 40 cm
e não a balsa que é um absurdo de caro
agora em questão de resistencia de chapeado de figueira branca
e da balsa eu desafio a qualquer um fazer esse teste
a resistência do chapeado em depron com figueira é 3 vezes mais forte que a balsa
Falo isso de carteira pois já fiz o Teste de resistência dos materiais no C E F E T

Pratico aeromodelismo a 28 anos e construo a 25 e jamais fiz um modelo que não tenha voado
Vendo 200 kits por mês para todo o Brasil e acho que isso tem algum peso Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 11:16

Sancler, onde você leu que eu disse que não voaria?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 11:32

Não li nada disso , só escrevi isso para evitar comentários pós escrita que são desnescessarios
E para aconselhar a construção correta e que não precisa ser exatamente balsa para dar rigidez ao depron , ou que não é só a balsa que existe no aeromodelismo , devemos procurar soluções mais baratas e praticas e testa-las para depois dizer se funciona ou não funciona
o Pylon que foi chapeado de figueira branca na asa guentou mais de 8 kg sobre a asa sem ao menos envergar , é a prova de que o chapeado de figueira é mais resistente que a balsa que só segurou 6 kg até o ponto de ruptura
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 11:55

LaercioLMB escreveu:
eing20ver escreveu:
LaercioLMB escreveu:
Um aeromodelo desse tamanho feito em depron, deverá seguir as regras de construção em balsa, deverá ter obrigatóriamente toda uma estrutura de cavernas na fuselagem se não ele não terá a resistência necessária.
Dá para fazer do jeito que você deseja? Dá. Fica confiável a construção? Não, não fica pois fragiliza muito o aeromodelo pois ele não voará somente em linha reta.
Eu pretendo fazelo o mais leve possivel, depois da experiencia com o Scout eu gostei de fazer aeromodelos leves e pouco motorizados, se no caso eu fizer ele de isopor p5 tipo 7 de 5mm?

Olha, aeromodelos tem que ter um peso ideal, não se pode pensar sempre em quanto menos peso melhor, isso não dá certo e influencia muito no voo do aeromodelo e de sua resistência à pressão do ar principalmente em suas asas.
Podemos almejar pesos mínimos possíveis em aeromodelo pequenos, tipo com 800mm de envergadura para menos, mas a medida em que vamos aumentando as dimensões de um aeromodelo, a resistência dele ao ar se torna cada vez maior e um vento por mais leve que seja, consegue arrastá-lo facilmente de sua rota devido as dimensões cada vez maiores e menos peso.
Uma idéia que você pode ter disso, é um exemplo bem básico mesmo, pegue um bloco de madeira com 20cm de comprimento, 8cm de algura e 5 cm de altura e pegue também um bloco de isopor P3 com essas mesmas dimensões, ambos não tem aerodinâmica nenhuma para vencer o vento, mas se jogarmos os dois, o de madeira conseguirá ir mais longe pois o peso dele vence mais facilmente o ar e se tiiver ventos, a força do vento nele, quase não o afetará em sua rota, já o de isopor, além de não ir nem a 1/4 da trajetória do de madeira, se tiver um ventinho leve já o tira da sua rota pois ele não tem peso para vencer essas barreiras.
O problema maior que vejo na maioria dos aeromodelistas na hora em que vai construir um aeromodelo elétrico, é reduzir o peso ao máximo que conseguem para economizar na hora da compra do motor e bateria e isso está errado, podemos sim deixar um aeromodelo que vendido nas lojas pesa algo em torno de 2800g, fazê-lo com apenas 2000g, agora querer deixar ele com apenas 1200g, é loucura total embora se consiga fazer isso, mas dessa forma estamos sujeitos a problemas com ventos leves que infelizmente seguidamente temos que nos obriga a usar muito mais motor para puxar o aeromodelo contra o vento e perder o controle dele mais facilmente com ventos de cauda pois ele não tem peso para vencer a barreira do ar e nem os ventos.
São detalhes que na maioria das vezes achamos não ser de grande importância, mas que na verdade são fatores muito importantes no ótimo desempenho de um aeromodelo.
Se desejamos ter aeromodelos maiores, temos que abrir a mão e gastar um pouquinho mais e ter qualidade do que economizar e ter algo muito frágil e que cairá mais facilmente com estragos maiores.
Se for para fazer um aeromodelo em isopor e chapear ele em balsa, faz logo em balsa já que vai comprar a madeira, R$30,00 a mais ou a menos não irá mudar a aparência externa do aeromodelo, mas afetará muito em sua resistência pois somente a balsa sem nenhum estrutura em aeromodelos com mais de 1500mm de envergadura, será tão frágil quanto o isopor.
A escolha é sua em fazer o que desejar fazer, só não aconselho a fazer um aeromodelo mal estruturado e construido embora tenho visto que últimamente é o que mais tem acontecido e infelizmente cada vez mais gente aconselha a fazer aeromodelos cada vez piores.
Aeromodelo barato não significa aeromodelo mal feito e nem com eletrônica fraca, aeromodelo barato é aquele que você constrói, voa, responde corretamente a todos os seus comandos e volta para a pista corretamente, esse sim é o aeromodelo barato, pois você voa diversas vezes com ele e volta para casa com ele inteiro e não tem que gastar dinheiro com colas e manutenção por problemas técnicos de construção que muitos acham que foi erro de pilotagem, se o aeromodelo está mal construído os erros de pilotagem se tornarão mais frequentes pois o aeromodelo exige muito mais habilidade para se manter lá em cima do que normalmente necessitaria ter.
Tive que escrever tudo isso pois tenho visto péssimos conselhos referente a sua construção e como desejo ver o seu aeromodelo voando perfeitamente bem e não apenas sendo somente mais uma tralha voadora, resolvi escrever.
Se serei bem visto ou mal visto com isso não importa, o que importa é que eu não deixei passar batido algo que poderia ser evitado se dito antes.

Abraço e boa construção.
Obrigado Laercio, agradeço sua preocupação, é como eu disse, não estou tentando economizar, só acho que posso faze-lo resistente e ter seu peso final abaixo dos 2kg, eu vou comprar depron e figueira branca e vou chapear toda estrutura, como ele é grande irei por muitas cavernas, a asa conforme eu conversei com um colega que constrói em balsa, ele me disse que posso fazer a asa em P0 e por reforço de balsa no BA e no BF e por uma baioneta, agora em relação ao trem de pouso, onde vou achar um material que aguente esse aero e de para ficar escala?
Laercio não fiz ele todo de balsa por ser caro para mim.
Sancler agradeço suas dicas e pergunto: Onde você compra a figueira branca de 0,4 mm?
Aqui onde moro vende Depron de 1000x600x4 1000x600x3 1000x600x2 1000x600x5, então qual você recomenda para estrutura e qual para o chapeamento?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 12:00

2 folhas de 1000x600x4 mm já deve dar
e a figueira eu lamino aqui perto na fábrica de um amigo , e tenho para venda
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 13:47

Sancler escreveu:
2 folhas de 1000x600x4 mm já deve dar
e a figueira eu lamino aqui perto na fábrica de um amigo , e tenho para venda
Essa semana irei comprar o depron e o isopor para fazer o aero, agora em relação a figueira branca, depois de pronto e feito em depron que eu chapeio ou devo chapear as peças primeiro?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 14:41

Te baseia nessa construção

http://www.eletricosdosul.com/construcao-e-review-f2/ugly-stick-forever-chapeado-de-balsa-t179.htm

tem que chapear antes de cortar
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
eing20ver
 
 
eing20ver

Mensagens : 84
Data de inscrição : 16/03/2010
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro - Nilópolis

Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% EmptySex 18 Jun 2010, 14:46

Sancler escreveu:
Te baseia nessa construção

http://www.eletricosdosul.com/construcao-e-review-f2/ugly-stick-forever-chapeado-de-balsa-t179.htm

tem que chapear antes de cortar
Agora 2 ultimas perguntas:
Qual cola usou?
E outra, qual material eu usaria para fazer o trem de pouso desse monstro?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Piper J3 Cub 19% Empty
MensagemAssunto: Re: Piper J3 Cub 19%   Piper J3 Cub 19% Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Piper J3 Cub 19%

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Forumeiros.com | Esportes e Hobbies | Otros deportes | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis