Pessoal,
Depois de presenciar diversas vezes muitos aeromodelistas cometendo erros no cuidado de seus motores, resolvi colocar aqui algumas regras simples de como cuidar de seu motor.
1ª - NUNCA gire um motor novo sem a devida lubrificação do mesmo (o próprio combustível faz isso). Muita gente acaba de tirar o motor da caixa e vai logo girando para "sentir" a compressão. Resultado: Diminuição da vida útil do motor e possíveis riscos na camisa e/ou pistão.
2ª - Se seu modelo sofreu uma lenha, é bem provável que seu motor tenha aspirado alguma sujeira pelo carburador, portanto NUNCA gire o motor após uma lenha, o correto é desmontar o motor, efetuar a limpeza e lubrificação. Já recebi vários motores lenhados, onde o cara girou o motor só para ver se não tinha estragado algo. Resultado, o que seria uma simples limpeza acabou se tornando a troca da camisa e pistão do mesmo.
3ª - Nunca abra seu motor sem saber o que está fazendo, muitos motores possuem anéis no pistão, e se vc não souber o que está fazendo pode acabar danificando o mesmo, dependendo do motor, é bem difícil remontar o pistão na camisa se o mesmo tiver anél (Ex. motores Super Tigre) Motores 4 tempos ainda são piores, pois possuem válvulas que devem ser reguladas com calibrador próprio, o motor possui regulagem de "ponto" e se você não souber regular, vai ficar tentando ligar o motor o dia todo sem resultados.
4ª - SEMPRE verifique a faixa de hélices que seu motor utiliza, em TODOS os manuais das marcas existe esta informação. Na dúvida, procure a orientação de um aeromodelista experiente, mas cuidado com os curiosos que podem te indicar uma hélice errada que acaba danificando seu motor por excesso de RPM.
5ª - Ao final do dia de voos, procure secar o combustível que está dentro do motor, como fazer isto? Simples, retire a mangueira de alimentação do motor e faça-o pegar. Você pode se surpreender com o tempo que ainda terá com o motor ligado. Após este processo, aplique algumas gotas de "After Run" pelo carburador e gire o motor algumas vezes. Você verá que seu motor terá uma vida útil muito maior.
Bom, conforme eu for lembrando de mais dicas, vou postando aqui. Se alguém também tiver algo interessante a acrescentar, será muito bem vindo.