InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
GIGABYTE
 
 
GIGABYTE

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/02/2012
Localização : Caxias do Sul

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySeg 27 Fev 2012, 19:42

Boa noite galera, tenho uma grande dúvida acerca de motores 2 e 4 tempos em aeromodelismo. Sei que em motos um motor 4 tempos apesar de pesar mais por causa do cárter e ter muito menos potência para dada cilindrada devido a ter metade das explosões de um 2 tempos, ele gasta e polui menos além de não precisar de óleo 2 tempos. Mas em motores glow onde não existe cárter e além disso exige um comando de válvulas mais complexo qual é a vantagem de se utilizar ciclos de 4 tempos?
Ir para o topo Ir para baixo
             
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyTer 28 Fev 2012, 22:30

Eu particularmente não vejo vantagem, pois o valor do motor 4 tempos é muito maior, e precisa-se de maior cilindrada para se obter a mesma potência de um 2 tempos, sendo este último bem mais barato.
Ir para o topo Ir para baixo
             
GIGABYTE
 
 
GIGABYTE

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/02/2012
Localização : Caxias do Sul

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyTer 28 Fev 2012, 23:41

Pois é genesy eu também vejo isso da mesma forma. Cadê o Sancler para esclarecer melhor para nós isso?
Ir para o topo Ir para baixo
             
microbio
 
 
microbio

Mensagens : 86
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 41
Localização : Rio Pomba - mg

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 29 Fev 2012, 15:12

A vantagem do motor de 4 tempos é muito pequena, referente a colocar em modelos que queremos fiquem mais valorizado mais escala, o som do motor é mais bonito só isso, o resto é tudo mais caro. É usado em aeromodelos onde o que vale são os detalhes do Modelo ai com motor 4 tempo valoriza o aeromodelo em escala.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aeroloucosvrb.blogspot.com              
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 29 Fev 2012, 19:28

A diferença é realmente essa
Quando queremos que o modelo fique com mais cara de real usamos motores 4 tempos
eles são mais realistas em relação ao som , tem mais torque em baixas rotações e são mais duradouros que motores 2 tempos , pois o RPM deles é sempre menor

2 Tempos tem 2 ciclos , explosão e escape

4 Tempos tem 4 Ciclos ,Aspiração , Compressão,expansão ou explosão , escape ou descarga
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
microbio
 
 
microbio

Mensagens : 86
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 41
Localização : Rio Pomba - mg

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 29 Fev 2012, 19:52

Valeu mestre Sancler
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.aeroloucosvrb.blogspot.com              
genesy
 
 
genesy

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/12/2011
Idade : 46
Localização : Santiago-RS

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 29 Fev 2012, 23:44

É isso aí. Agora ficou bem esclarecido. Cada um investe o que pode, por enquanto eu vou ficando com o meu 2 tempos mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
GIGABYTE
 
 
GIGABYTE

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/02/2012
Localização : Caxias do Sul

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 01 Mar 2012, 05:52

microbio e Sancler, muito obrigado pelos esclarecimentos. Por enquanto vou fazer o mesmo que o genesy.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 01 Mar 2012, 09:20

Não Sou nenhum Mestre , a vida só me deu um pouco mais de tempo para aprender
pois estou nessa lida desde 1982 quando iniciei no VCC ( Vôo circular controlado ) e em 83 comecei no RC ( Radio controlado)
e tive o prazer de me formar em mecânica pela escola técnica
por isso o grande interesse por motores e combustíveis
hoje tenho a gratificação de poder viver do Hobby que é a coisa que mais amo na vida
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 01 Mar 2012, 14:31

É que mais de meio século de experiência no aeromodelismo contam bastante...

lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 01 Mar 2012, 19:54

fcoalex escreveu:
É que mais de meio século de experiência no aeromodelismo contam bastante...

lol! lol! lol!

Mais um sacana me chamando de velho
Deusolivre , esses são os meus amigos "imaginem os inimigos "
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Daniel Redivo
 
 
Daniel Redivo

Mensagens : 570
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 27
Localização : Pato Branco-PR

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 01 Mar 2012, 20:30

Sancler escreveu:
fcoalex escreveu:
É que mais de meio século de experiência no aeromodelismo contam bastante...

lol! lol! lol!

Mais um sacana me chamando de velho
Deusolivre , esses são os meus amigos "imaginem os inimigos "

Sancler, se tao te chamando de velho com 38 anos, imagina quando voçe tiver 50........ kkkkkkkkkk
Abraços...

lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 01 Mar 2012, 20:57

Daniel Redivo escreveu:
Sancler escreveu:
fcoalex escreveu:
É que mais de meio século de experiência no aeromodelismo contam bastante...

lol! lol! lol!

Mais um sacana me chamando de velho
Deusolivre , esses são os meus amigos "imaginem os inimigos "

Sancler, se tao te chamando de velho com 38 anos, imagina quando voçe tiver 50........ kkkkkkkkkk
Abraços...

lol! lol! lol! lol! lol!

Pois é Daniel , Tô ralado na mão dessa raça
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Daniel Redivo
 
 
Daniel Redivo

Mensagens : 570
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 27
Localização : Pato Branco-PR

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySex 02 Mar 2012, 12:08

Sancler escreveu:
Daniel Redivo escreveu:
Sancler escreveu:
fcoalex escreveu:
É que mais de meio século de experiência no aeromodelismo contam bastante...

lol! lol! lol!

Mais um sacana me chamando de velho
Deusolivre , esses são os meus amigos "imaginem os inimigos "

Sancler, se tao te chamando de velho com 38 anos, imagina quando voçe tiver 50........ kkkkkkkkkk
Abraços...

lol! lol! lol! lol! lol!

Pois é Daniel , Tô ralado na mão dessa raça

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.....Se cuide então com eles
afro
Ir para o topo Ir para baixo
             
celito
 
 
celito

Mensagens : 22
Data de inscrição : 24/02/2012
Localização : Curitiba - PR

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQui 22 Mar 2012, 09:33

GIGABYTE escreveu:
Boa noite galera, tenho uma grande dúvida acerca de motores 2 e 4 tempos em aeromodelismo. Sei que em motos um motor 4 tempos apesar de pesar mais por causa do cárter e ter muito menos potência para dada cilindrada devido a ter metade das explosões de um 2 tempos, ele gasta e polui menos além de não precisar de óleo 2 tempos. Mas em motores glow onde não existe cárter e além disso exige um comando de válvulas mais complexo qual é a vantagem de se utilizar ciclos de 4 tempos?

Não confunda "motores com cárter" com "motores 4T". Não tem nada a ver.

Os "tempos" têm a ver com o número de revoluções a cada compressão. Em motores glow, tanto os 2T quanto os 4T utilizam óleo misturado ao combustível.

O que é errado é chamar o lubrificante misturado ao combustível de "óleo 2T".

Inclusive, o chamado "óleo 2T" não serve para motores glow. Eles têm funções diferentes. No motor glow o óleo também tem função de refrigeração. Por isso que quando vc deixa a mistura "magra" (muito ar, pouco combustível), o motor apaga se deixar muito tempo na alta rotação. Esquentou demais.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Nik FAKE
 
 
Nik FAKE

Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2012
Localização : Garopaba-SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySeg 02 Abr 2012, 17:33

Motor 4 tempos (conceitual):
Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? 4StrokeEngine_Ortho_3D_Small

Legenda:
1- Admissão
2- Compressão
3- Explosão
4- Escape

Motor 2 tempos (conceitual):

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Two-Stroke_Engine

Tempos:
Admissão/Compressão
Explosão/Escape


Fui
Ir para o topo Ir para baixo
             
eduardo.luz
 
 
eduardo.luz

Mensagens : 110
Data de inscrição : 17/01/2012
Idade : 39
Localização : Gaspar / SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySex 01 Jun 2012, 14:18

Olá amigos, eu não queria criar outro tópico, então vou pergntar aki.

Qual a diferença entre ter um motor na posição em que o escape fique na lateral do aero e um motor que a posição do escape fique na parte de baixo do aero?

Eu tenho um pastinha asa baixa, e ele tinha o escape na lateral, tive que dar uma arrumada no bicho e agora estou pensando em colocar o motor de lado, ou seja, o escape fica na parte debaixo do aero. é só mudar a posição ou tenho que fazer alguma alteração?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySex 01 Jun 2012, 18:32

eduardo.luz escreveu:
Olá amigos, eu não queria criar outro tópico, então vou pergntar aki.

Qual a diferença entre ter um motor na posição em que o escape fique na lateral do aero e um motor que a posição do escape fique na parte de baixo do aero?

Eu tenho um pastinha asa baixa, e ele tinha o escape na lateral, tive que dar uma arrumada no bicho e agora estou pensando em colocar o motor de lado, ou seja, o escape fica na parte debaixo do aero. é só mudar a posição ou tenho que fazer alguma alteração?

Obrigado

NÃO tem posição correta , pois eles funcionam bem de qualquer maneira
Claro que o motor em pé o desgaste é menor , pois o pistão fica centralizado
já ele deitado o peso do próprio pistão causa uma ovalização no mesmo provocando um desgaste irregular
mas isso durante anos e anos de uso , um desgaste quase imperceptivél
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySex 01 Jun 2012, 19:05

Sancler escreveu:
eduardo.luz escreveu:
Olá amigos, eu não queria criar outro tópico, então vou pergntar aki.

Qual a diferença entre ter um motor na posição em que o escape fique na lateral do aero e um motor que a posição do escape fique na parte de baixo do aero?

Eu tenho um pastinha asa baixa, e ele tinha o escape na lateral, tive que dar uma arrumada no bicho e agora estou pensando em colocar o motor de lado, ou seja, o escape fica na parte debaixo do aero. é só mudar a posição ou tenho que fazer alguma alteração?

Obrigado

NÃO tem posição correta , pois eles funcionam bem de qualquer maneira
Claro que o motor em pé o desgaste é menor , pois o pistão fica centralizado
já ele deitado o peso do próprio pistão causa uma ovalização no mesmo provocando um desgaste irregular
mas isso durante anos e anos de uso , um desgaste quase imperceptivél
Depois do esclarecimento técnico do Sancler... vem a questão estética.
Alguns colegas utilizam o motor "de lado" ou de "cabeça pra baixo" para ter uma melhor acomodação dentro do Cowl, escondendo melhor o Escape em aeromodelos escala ou evitando ter que cortar muito o Cowl.

Mas no seu caso, como é um aeromodelo em Poliondas, deixe o motor na posição normal (vertical, virado pra cima). Assim evita o desgaste que o Sancler comentou.

Quanto a sujeira de óleo, não adianta... Escape pra cima ou pro lado vai sujar de qualquer jeito. A diferença é que uma suja a asa e a lateral da fuselagem e a outra suja a barriga do aeromodelo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySex 01 Jun 2012, 19:14

Ops... lembrei de mais uma situação.

Se você fizer um pouso mais forçado ou a pista for meio pesada, e o nariz do aeromodelo encostar no chão... se o escape estiver pra baixo, você pode danificá-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
LUIZ LEÃO
 
 
LUIZ LEÃO

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/02/2013
Localização : Belém / pa

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySeg 11 Fev 2013, 20:04

Caros amigos,
assim como o Eduardo eu não quero criar um topico sobre isso então pergunto aproveitando o tópico do nosso amigo Gigabyte, afinal a dúvida é parecida.
A respeito dos motores 2 tempos e 4 tempos a dúvida é: qual a diferença entre os combustíveis para motores 2 tempos e 4 tempos GLOW? Se alguem puder colocar ai a proposção de mistura do 4 tempos ou se ele tem algum componente amais que o 2 tempos por favor gostaria de saber pois quero fabricar o combustível para motores 4 tempos também!!
Sei que para motores 2 tempos a proporção para fabricar 1 litro é: 700 ml de Álcool Metílico, 200 ml de Óleo de Ricino e 100 ml de Acetato de Amila.
Gostaria de saber para o de 4 tempos se tem algum segredo.
Obrigado e bom carnaval a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptySeg 11 Fev 2013, 20:28

Exatamente a mesma mistura Glow tanto para os motores 2 tempos Glow e o 4 tempos Glow .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
LUIZ LEÃO
 
 
LUIZ LEÃO

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/02/2013
Localização : Belém / pa

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 13 Fev 2013, 11:49

Ok Sancler,
então para motor 4 tempos glow não precisa acrescentar nenhum componente amais. Nem mesmo o óleo de ricino eu preciso aumentar a quantidade. Obrigado.
Só por curiosidade afinal porque as empresas que fabricam este tipo de combustivel dividem combustivel para motor 2 tempos e combustivel para motor 4 tempos glow? Se a mistura for a mesma então é só para ganhar dinheiro dizendo que um é diferente do outro? Valeu camarada obrigado pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 13 Fev 2013, 11:54

Luiz , eu nunca na minha vida utilizei outro óleo
sempre utilizei a mistura pura 4x1
ou seja
4 litros de álcool metilico e 1 Litro de óleo de rícino , Nunca misturei nada no meu combustível a não ser para alterar a coloração dos lotes que vendia a cada 6 meses
Aqui no Clube nos já utilizamos a mais de 10 anos a mesma mistura , tanto para 2 tempos como para 4 tempos e nossos motores não incomodam
claro que as empresas visam lucro por isso vendem mais caro
o Litro aqui para nós sai R$ 10,00 já misturado
compramos em grande quantidade em bombonas de 200 litros de álcool e 50 de óleo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
LUIZ LEÃO
 
 
LUIZ LEÃO

Mensagens : 9
Data de inscrição : 06/02/2013
Localização : Belém / pa

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? EmptyQua 13 Fev 2013, 18:41

Legal Sancler,
se realmente não tem diferença o combustível de 2 tempos para o de 4 tempos, vou testar a mistura que eu fiz tanto no motor 2 tempos quanto no motor 4 tempos.
A proporção que fiz foi 700 ml de Álcool Metílico, 200 ml de Óleo de Rícino e 100 ml de Acetato de Amila correspondente a 1 litro no total. Se não der certo vou utilizar a mistura que voce usa normalmente aí 4 x 1. Outra questão é o tipo de vela eu uso aqui a vela A3 ou A5, posso continuar utilizando uma dessas para qualquer das misturas citadas acima? Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?   Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Qual a diferença entre motores 2 e 4 tempos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Qual a diferença entre as pás pretas e zuis de fibra de carbono da ALIGN?
» Diferença entre T-REX`S
» qual comprar e a diferença?
» Qual a diferença desses modelos !
» Partindo de Asa zagi para Telemaster 400! Qual a diferença?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo à Combustão :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis