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 Matando a cobra e mostrando o pau

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Sancler
 
 
Sancler

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MensagemAssunto: Matando a cobra e mostrando o pau    Matando a cobra e mostrando o pau  EmptySex 20 Ago 2010, 13:48

Entramos em uma discussão na pista semana passada , pois o nosso amigo Cepacol falou que uma bateria de lipo não aciona a partida de um automóvel

Dependendo da bateria aciona sim
hoje temos Baterias de 2,300 mah 40c
isso quer dizer que
essa bateria pode ser carregada com segurança até 2,300 mah de carga
e tem capacidade de descarga de 2,3 x 40 que é a quantidade de descarga
isso dá um pico de 92 A
claro que isso é limite
motores de aeromodelo tem momentos de pico que consomem 18 A , 20 A , 30A
durante 5 minutos
e se a bateria não tivesse essa capacidade de descarga ela simplesmente explodiria

Para provar que minha teoria esta correta
vai ai 2 vídeos que provam o que digo

Claro que não vai dar pra dar a partida em um Opala velho ou em uma Rural

mas em motores de arranque modernos isso é completamente possível

e tem mais, uma Nanoteck de 5.000 mah de 45c gera 250 A

Att Sancler Claudino






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MensagemAssunto: Re: Matando a cobra e mostrando o pau    Matando a cobra e mostrando o pau  EmptySex 20 Ago 2010, 13:57

Perdeu Magnetti Morelli.... agora eu uso Turnigy no Clio!!! ahhan!!! Twisted Evil
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Sancler
 
 
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MensagemAssunto: Re: Matando a cobra e mostrando o pau    Matando a cobra e mostrando o pau  EmptySáb 21 Ago 2010, 18:15

Nesse vídeo mostra o consumo máximo do motor com pico de 40 A



Informações de Segurança
Baterias de Lithium Polymero (Li-Po)
Atenção:
-Baterias de Li-Po não são iguais as demais baterias de Ni-Cd ou de Ni-Mh, portanto não as trate da mesma forma.
-Baterias de Li-Po não podem ser "cicladas", ou seja, descarregadas totalmente para depois carregar.
-Baterias de Li-Po necessitam de Speed Control e Carregador específicos para as mesmas.
-Baterias de Li-Po não podem ser descarregadas a menos de 3v por célula.
-Baterias de Li-Po devem estar sempre balanceadas
Capacidade e descarga:
Capacidade é a medida de quanta energia pode ser retirada da bateria antes dela estar completamente descarregada. Uma célula de 1200mAh (1.2Ah) pode dar 1.2 ampéres durante 1 hora. Usamos a medida "C" para definir quanta energia esta sendo consumida em relação a capacidade da bateria. Por exemplo: uma célula de 700mAh que esteja fornecendo 700mA, está sendo descarregada a 1C. Uma célula de 1200mAh que esteja sendo descarregada a 2400mA, dizemos que ela esta fornecendo 2C.
As baterias de Li-Po tem um limite de descarga que deve ser respeitado segundo o fabricante e tipo de bateria. Caso estes limites sejam desrespeitados você pode estar danificando sua bateria e diminuindo sua vida útil. Em geral as baterias de Li-Po não esquentam muito quando em uso, no máximo ficam mornas. Se suas baterias estão quentes durante ou após o uso, com certeza o motor do modelo esta exigindo mais do que a bateria pode fornecer. Neste caso utilize outra bateria em paralelo para resolver o problema, troque por uma bateria mais potente ou providencie ventilação apropriada dentro do seu modelo. Se sua bateria esquentou e mudou de formato, parecendo ter "inchado" ela pode estar com sua vida útil já comprometida.

Antes de voar com sua bateria utilize um amperimetro em serie para medir o consumo do seu motor em potência total.
Se a medição do amperimetro estiver no limite para sua bateria, por exemplo 8.4A (7C) para uma bateria 2S1P 1200mA, a bateria pode ter chegado no limite de descarga dela. Não utilize a bateria nestas circustâncias, ponha mais uma bateria em paralelo ou use uma bateria de maior capacidade.

Carregando:

Baterias de Lithium Polymero só podem ser carregadas em carregadores específicos para Lithium Polymero, por causa de suas características especiais que diferem completamente das demais baterias. É como por Gasolina num motor a Diesel, ele não vai funcionar e além disso pode ficar danificado e causar acidentes.
Para melhores resultados, um carregador "Corrente Continua/Voltagem Continua" (CC/CV), devem ser usados. Esses carregadores inicialmente carregam a 4.2V e amperagem de 1C, e depois diminuem a amperagem até perto da carga máxima. As baterias estão quase 90% carregadas em uma hora. A corrente máxima permitida por célula da bateria é de 4.25V. Quando as células chegam a 4.2v eles estão completamente carregadas. A amperagem máxima permitida para baterias de Lithium Polymero e de 1C. De preferência utilize sempre um balanceador quando estiver carregando. Não carregue suas baterias de Lithium Polymero além de 1C.
Balançeamento de células:
Baterias de Li-Po são compostas de células. Em geral 2 ou mais células por bateria. Cada bateria tem uma voltagem nominal de 3.7 volts. Como tudo no mundo uma célula nunca é igual a outra, e ao longo do tempo, principalmente se sua bateria é usada em condições inadequadas, estas células podem ficar desbalançeadas. Isto significa que uma célula pode estar com mais voltagem que a outra. Quando estas diferenças são grandes a bateria pode começar a inchar durante a carga ou quando usada no modelo. A única solução para isto e acompanhar de perto a voltagem em cada célula, usando um balanceador ou carregador-balanceador. De preferência use sempre baterias que já vem com conector para balanceamento. O balanceamento da bateria prolonga a vida útil da mesma.
Dicas de Segurança para carga:

As células de Lithium Polymero são um tremendo avanço em tecnologia para modelos de Rádio Controle devido a sua relação peso/potência inigualáveis. Porém, devido a química usada ( Li-Po`s não são tóxicas como as NiCd ), existe a possibilidade delas pegarem fogo se não forem carregadas corretamente. Isto é inevitável devido a natureza e contrução das células. Elas não são diferentes de diversos utensílios domésticos que usamos hoje em dia, facas, fogões, aquecedores, microondas, fatiadores, e etc, que são perigosos por natureza, mas que operados de forma correta são perfeitamente seguros.

* Esteja absolutamente seguro que as configurações do Carregador sejam as corretas para o seu "Pack" de baterias. Confira sempre duas vezes a Voltagem ( quantidade de células ) e Amperagem ( 1C sempre ).
* Nunca carregue suas baterias em cima de superfícies inflamáveis
* Nunca carregue suas bateria perto de liquidos inflamáveis ou explosivos
* Mantenha sempre a mão um pote com areia comun, é barato e excelente material extintor.
* Nunca carregue dentro de um Carro, especialmente enquanto estiver dirigindo
* NUNCA deixe suas baterias carregando sem supervisão
* Certifique-se do estado dos fios e conectores, no seu carregador e na bateria

Precauções de uso:

* Muito cuidado ao soldar os conectores na bateria. Solde primeiro um fio, encape com tubo termo-retrátil e somente depois solde o outro fio. Caso não tenha confiança para soldar, peça a uma pessoa que saiba.
* Não largue células soltas ( fora de "Packs" ), elas podem encostar em algo metálico e entrar em curto
* Mantenha suas baterias longe das crianças e animais
* Cuidado para não perfurar as baterias, especialmente com sua "faquinha" OLFA.
* Se a bateria for perfurada, mergulhe a mesma em água com sal e jogue-a no lixo (pode ser no lixo comum Li-Po`s não são maléficas ao meio ambiente).
* Após uma queda brusca com o modelo, certifique-se do funcionamento do mesmo e deixe-o em observação por 10 minutos.
* Sempre use "Speed Controls" específicos para Li-Po`s. Se você usar um "Speed Control" comum e ele cortar o motor é possivel que você tenha danificado para sempre sua bateria. As células de Lithium Polymero não devem ser descarregadas abaixo de 3v.
* Quando trocar de hélice ou motor verifique sempre se suas baterias estão dentro da faixa de descarga correta. A mudança de um simples hélice, por exemplo, pode alterar drasticamente o consumo.
* Nunca deixe suas baterias esquentarem além do normal, isso as danifica. Se isto estiver acontecendo, verifique se não há nenhum curto no sistema ou se foi trocado alguma peça tipo Motor, Hélice, Conectores, etc...
* Seu modelo deve ter uma refrigeração adequada para as baterias.
* Nunca deixe suas baterias expostas ao Sol ou em lugares muito quentes.
* Balanceie sempre suas baterias
* Use sempre conectores apropriados





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