| como funciona a helice do tucano? | |
|
Autor | Mensagem |
---|
FabioFernandes de Almeida
Mensagens : 31 Data de inscrição : 19/09/2011 Idade : 42 Localização : Balneario Camboriu - S.C.
| Assunto: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:00 | |
| ola amigos do fórum hoje resolvi perguntar sobre uma duvida antiga. desde que me entendo por gente e comecei a ter as primeiras noçoes de aerodinamica percebi que as pás da helice dos tucanos estao com as pontas paralelas com a fuselagem do aviao como nas imagens a seguir, quanto no meu basico entendimento eles deveriam funcionar da maneira como a segunda imagem mostra, com as pontas paralelas a linha da asa pois a do tucano parece anti aerodinamica (se é que existe esta palavra) se alguem puder desvendar este misterio da humanidade eu ficaria agradecido. [img] [/img] [img] [/img] |
|
| |
Rafael
Mensagens : 147 Data de inscrição : 15/03/2010 Idade : 35 Localização : São José - SC
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:23 | |
| Bom dia Fabio, para começar você deve conhecer a aeronave em questão, o Tucano T-27 possui um motor da fabricante Pratt & Whitney traço 27 (este motor é muito utilizado na FAB pelos Bandeirantes, tucanos, Super Tucanos, e Caravans, apenas modificando o traço referente a algumas modificações no motor) continuando esse motor é um motor turbo hélice, com sua hélice com rotação constante e angulo de passo variável, isso que dizer que ele sem gira num RPM constante de 2200 Rpm e seu angulo é comandável pelo piloto, aquele angulo com as pontas paralelas com a fuselagem, é o angulo Bandeira, que serve para não produzir nenhum tipo de empuxo e nem algum tipo de arrasto, quando o piloto altera as matetes de hélice essa passa desse angulo e vai mudando aumentando a tração por ele exigido, e esse motor também tem a opção de angulo reverso, que o angulo faz com que a tração não seja mais para a cauda do avião e sim para a frente com o intuito de diminuir a velocidade da aeronave em solo.. Toda vez que esse motor for desligado a Hélice de estar em angulo bandeira devido ao seu mecanismo de funcionamento se não for feito com ele em bandeira quando for verificado o nível do óleo do motor, estará dizendo que falta óleo ao se completar novamente e o motor for acionado o motor acaba ficando com quase o dobro de óleo correto fazendo uma vazamento no motor de óleo.. Outra característica é quando a aeronave para em solo antes do piloto desligar o motor ele coloca em angulo bandeira e o motor faz um barulho estranho devido a essa mudança de angulo das pás, se você procurar em algum vídeo você ira identificar quando isso acontece pelo barulho.... Espero ter Ajudado... |
|
| |
Rafael
Mensagens : 147 Data de inscrição : 15/03/2010 Idade : 35 Localização : São José - SC
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:26 | |
| E com relação a segunda foto, é por que esse motor da aeronave T-25 universal é de passo fixo, regulado apenas em solo antes da partida do motor, e assim ela permanece nesse angulo ate quando for feita uma nova regulagem na hélice em solo e com o motor desligado... E para aumentar a traça desse motor ela é feita apenas com a aceleração do motor igual a carro, quanto mais acelera mais rápido ele vai... |
|
| |
FabioFernandes de Almeida
Mensagens : 31 Data de inscrição : 19/09/2011 Idade : 42 Localização : Balneario Camboriu - S.C.
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:28 | |
| oi Rafael, muito obrigado pela ajuda explicação realmente clara, na verdade eu ate desconfiava disso, mas do jeito que voce explicou deu pra entender muito bem, valeu. |
|
| |
Rafael
Mensagens : 147 Data de inscrição : 15/03/2010 Idade : 35 Localização : São José - SC
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:32 | |
| Assista alguns Videos e você vera essa alteração... Outra coisa todos os motores Turbo-Hélice possuem esse sistema de mudança no angulo da Hélice... |
|
| |
Rafael
Mensagens : 147 Data de inscrição : 15/03/2010 Idade : 35 Localização : São José - SC
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:37 | |
| No vídeo da Michele no momento de 3:57 o motor começa a passar de angulo bandeira para angulo de voo...
https://www.youtube.com/watch?v=QrRiorKTrGk&feature=related |
|
| |
FabioFernandes de Almeida
Mensagens : 31 Data de inscrição : 19/09/2011 Idade : 42 Localização : Balneario Camboriu - S.C.
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:40 | |
| este angulo é que define o que chamam em ingles de pitch certo? como na hélice do helicoptero. |
|
| |
NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 10:55 | |
| Os tucano usam governador para controlar o passo nas subidas e decidas para que o motor não perca ou ganhe rotação?? Já li que é comum o uso em aeronaves civis mas não sei se é aplicado em aeronaves militares. |
|
| |
Rafael
Mensagens : 147 Data de inscrição : 15/03/2010 Idade : 35 Localização : São José - SC
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? Sáb 15 Out 2011, 20:49 | |
| Olá nelson... Possuem sim governador de Hélice, porem ele esta ligado inteiramente a manete de Hélice, e é apenas comandado por ele... Com relação a potencia que é aplicada ela aumenta a rotação da turbina de potência e autua uma alavanca que esta ligada a uma valvula beta localizada no governador almentando o angulo da hélice porem a rotação da mesmo permanece a 2200 de rotação, e o governador não altera nada, apenas quando comandado pela manete... Quando aumentada a potencia da turbina é como se o motor aumentase a força e nao a RPM da Hélice... Outro dia la no clube me lembre que eu te explico melhor... |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: como funciona a helice do tucano? | |
| |
|
| |
| como funciona a helice do tucano? | |
|