|
| comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem | |
| Autor | Mensagem |
---|
filipelost
Mensagens : 820 Data de inscrição : 10/06/2011 Idade : 45 Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil
| Assunto: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Seg 03 Out 2011, 19:37 | |
| Então pessoal comprei um imax b6 e vi uns videos no youtube de como usar, mas tenho umas dúvidas ainda:
1- é obrigatório conectar o cabo de descarga da lipo naquele output q tem uns conectores banana?
2- não veio um cabo que encaixe nas baterias que tenho, todos os cabos que vieram são com 2 pinos chatos, 1 na horizontal e 1 na vertical. Posso soldar no cabo tipo banana aquele que entra no output do lado do imax um conector que funcione com minhas baterias??
outra dúvida nada a ver, o estanho da solda conduz eletricidade??
agradeço as boas almas
filipe
|
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Seg 03 Out 2011, 19:48 | |
| Respostas:
1 - É obrigatório, diferentemente do seu outro carregador esse novo vai carregar por esse cabo e balancear pelo conector branquinho. Sugiro sempre ligar o cabo de alimentação e o de balanceamento.
2 - Provavelmente seu carregador veio com os conectores vermelhos (DEANS) e suas baterias possuem os amarelos (XT60) Podes conectar com jacarés ou trocar os conectores o que é mais aconselhável.
3 - Metal - logicamente tem condutividade.
Abração |
| | | filipelost
Mensagens : 820 Data de inscrição : 10/06/2011 Idade : 45 Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Seg 03 Out 2011, 20:11 | |
| - Paulo Betti Junior escreveu:
- Respostas:
1 - É obrigatório, diferentemente do seu outro carregador esse novo vai carregar por esse cabo e balancear pelo conector branquinho. Sugiro sempre ligar o cabo de alimentação e o de balanceamento.
2 - Provavelmente seu carregador veio com os conectores vermelhos (DEANS) e suas baterias possuem os amarelos (XT60) Podes conectar com jacarés ou trocar os conectores o que é mais aconselhável.
3 - Metal - logicamente tem condutividade.
Abração poxa Paulo ,valeu pelas dicas aí.... não sabia que carregava dessa forma... e esse xt60, vou ter q comprar um.... outra dúvida com q configuração ali na LIPO tro carregaria uma bateria 20c??? |
| | | filipelost
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Seg 03 Out 2011, 20:21 | |
| uma outra duvida tb, quanto tempo leva para carregar uma 3s de 1600/1800??????? |
| | | Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Seg 03 Out 2011, 20:58 | |
| Tem um manual completo em português na área de dowloads do Fórum Baixa o manual e estuda ele inteiro , depois pergunta o que não entender |
| | | Prof. Cláudio
Mensagens : 118 Data de inscrição : 21/11/2010 Localização : Jardim Alegre/Pr
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Ter 04 Out 2011, 00:45 | |
| Olá Filipe!
Só pra informação, nesse manual que o San tá falando vc irá pegar todas as informações tanto pro IMAX quanto pro seu priminho, o famoso ACCUCEL-6, uma vez que ambos possuem praticamente as mesmas programações e funções. Abçs. |
| | | filipelost
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Ter 04 Out 2011, 20:35 | |
| uma dúvida que me surgiu aqui... hj quando fui carregar pela 1a vez, não sabia direito daí pus lipo charge 1.5a e carregou a bateria de 1500 radipinho, uns 40 minutos e deu 4,20v por célula certinho..... só que quando fui carregar a de 1600 me liguei que o pessoal fala para setar lipo balance, daí setei e setei tb a 1.0a, deixei carregar e depois que apitou desliguei e fui medir com o medidor e deu 2 células a 4,20 e 1 célula a 4,23......
A minha pergunta é se está tudo ok?? não deveria a lipo balance ter balanceado as 3 células iguais???
att Filipe |
| | | Prof. Cláudio
Mensagens : 118 Data de inscrição : 21/11/2010 Localização : Jardim Alegre/Pr
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Qua 05 Out 2011, 00:09 | |
| Às vezes ocorre isso sim, mas não é problema! Essa casa decimal do medidor da batera é quase insignificante para a medida do "todo" da carga cheia, pois não ultrapassa a margem de segurança na diferença de carga entre células pra esse tipo de bateria LiPo que é de + ou - 15% nessa casa decimal. Agora, é bom verificar se isso permanece acontecendo e se não ocorre alterações significativas em outras cargas balanceadas, e só pra finalizar quero lembrar uma coisa, sempre que for carregar a batera (balanceando ou não) não utilize mais que 0,7C de corrente (ou 70%) na programação do carregador para a batera em questão, ou seja, se a batera for de 2200mA/1000x0.7 = 1.54A, ou seja, programe no carregador uma corrente de 1.5A. Isso demorará um pouco mais para carregar/balancear a bateria mas lhe dará uma vida útil da mesma mais prolongada em ciclos de carga. Estou fazendo o teste com uma 3S 25C 1300mAh com essa cautela e até o momento já estou com 189 ciclos realizados e a mesma está respondendo como nova, sem diminuição de tempo de voo e nem aquecimento. Mais um detalhe, essa informação é mais relevante apenas para baterias que aceitam no máximo até 1C de corrente para a carga, portanto não se aplica para baterias mais modernas que carregam com correntes de 2C ou mais. |
| | | filipelost
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Qua 05 Out 2011, 07:06 | |
| - Prof. Cláudio escreveu:
- Às vezes ocorre isso sim, mas não é problema! Essa casa decimal do medidor da batera é quase insignificante para a medida do "todo" da carga cheia, pois não ultrapassa a margem de segurança na diferença de carga entre células pra esse tipo de bateria LiPo que é de + ou - 15% nessa casa decimal. Agora, é bom verificar se isso permanece acontecendo e se não ocorre alterações significativas em outras cargas balanceadas, e só pra finalizar quero lembrar uma coisa, sempre que for carregar a batera (balanceando ou não) não utilize mais que 0,7C de corrente (ou 70%) na programação do carregador para a batera em questão, ou seja, se a batera for de 2200mA/1000x0.7 = 1.54A, ou seja, programe no carregador uma corrente de 1.5A. Isso demorará um pouco mais para carregar/balancear a bateria mas lhe dará uma vida útil da mesma mais prolongada em ciclos de carga. Estou fazendo o teste com uma 3S 25C 1300mAh com essa cautela e até o momento já estou com 189 ciclos realizados e a mesma está respondendo como nova, sem diminuição de tempo de voo e nem aquecimento. Mais um detalhe, essa informação é mais relevante apenas para baterias que aceitam no máximo até 1C de corrente para a carga, portanto não se aplica para baterias mais modernas que carregam com correntes de 2C ou mais.
bahhh professor..... complexa essa parte.... não entendi muito bem... vou ter que ler e ler aqui no forum sobre as baterias tipo o que é 20c... 2c......??? tipo assim tenho 1 bateria de 1500 e uma de 1600.. o calculo seria este? 1500/1000=1,5x0,7=1,05 então devo carregar a de 1500 com algo em torno de 1.0a??? a de 1600/1000=1,6x0,7=1,12 nesse caso carrego com algo em torno de 1.1a está para chegar 2 baterias de 1750 então aqui no meu cálculo seria para carregar com algo em torno de 1,20a......... ahhhh e todas elas são 20C..... q é isso.... Estou certo, será que entendi direito esse esquema do carregamento?? grato pela resposta anterior e na realidade acho melhor eu dar uma pesquisada para não atrolhar o pessoal de perguntas........ att filipe |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Qua 05 Out 2011, 09:34 | |
| - filipelost escreveu:
- Prof. Cláudio escreveu:
- Às vezes ocorre isso sim, mas não é problema! Essa casa decimal do medidor da batera é quase insignificante para a medida do "todo" da carga cheia, pois não ultrapassa a margem de segurança na diferença de carga entre células pra esse tipo de bateria LiPo que é de + ou - 15% nessa casa decimal. Agora, é bom verificar se isso permanece acontecendo e se não ocorre alterações significativas em outras cargas balanceadas, e só pra finalizar quero lembrar uma coisa, sempre que for carregar a batera (balanceando ou não) não utilize mais que 0,7C de corrente (ou 70%) na programação do carregador para a batera em questão, ou seja, se a batera for de 2200mA/1000x0.7 = 1.54A, ou seja, programe no carregador uma corrente de 1.5A. Isso demorará um pouco mais para carregar/balancear a bateria mas lhe dará uma vida útil da mesma mais prolongada em ciclos de carga. Estou fazendo o teste com uma 3S 25C 1300mAh com essa cautela e até o momento já estou com 189 ciclos realizados e a mesma está respondendo como nova, sem diminuição de tempo de voo e nem aquecimento. Mais um detalhe, essa informação é mais relevante apenas para baterias que aceitam no máximo até 1C de corrente para a carga, portanto não se aplica para baterias mais modernas que carregam com correntes de 2C ou mais.
bahhh professor..... complexa essa parte.... não entendi muito bem... vou ter que ler e ler aqui no forum sobre as baterias tipo o que é 20c... 2c......??? tipo assim tenho 1 bateria de 1500 e uma de 1600.. o calculo seria este? 1500/1000=1,5x0,7=1,05 então devo carregar a de 1500 com algo em torno de 1.0a??? a de 1600/1000=1,6x0,7=1,12 nesse caso carrego com algo em torno de 1.1a
está para chegar 2 baterias de 1750 então aqui no meu cálculo seria para carregar com algo em torno de 1,20a.........
ahhhh e todas elas são 20C..... q é isso....
Estou certo, será que entendi direito esse esquema do carregamento??
grato pela resposta anterior e na realidade acho melhor eu dar uma pesquisada para não atrolhar o pessoal de perguntas........
att filipe
Exatamente Filipe. Não tem segredo. Sugiro que você leia os tópicos relacionados a baterias. Eu tenho baterias a mais de 1 ano, funcionando normalmente, sempre carregadas em 0.7c Nunca perdi uma bateria. Abraços |
| | | Mauro Perides
Mensagens : 247 Data de inscrição : 25/05/2011 Idade : 51 Localização : São Paulo, SP
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem Qua 05 Out 2011, 09:38 | |
| É isso mesmo Filipe.
Note que como o professor falou esse cálculo é válido para as baterias que se carregam no máximo a 1C, muitas baterias turnigy podem ser carregadas a 2C e as nanotech podem ser carregadas a taxa de 5C.
Já o 20C significa que a bateria pode fornecer 20 vezes a sua corrente nominal. Por exemplo, uma bateria de 1000mA/H de 20C é capaz de entregar até 20.000mA, ou seja 20A sem se danificar.
|
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem | |
| |
| | | | comprei um IMAX B6 e não sei usar muito bem | |
|