Olá galera, seguindo dicas daqui do forum de uns amigos estou pintando meu canopy de fibra de vidro.
Segue abaixo minha experiência em canopies. Já pintei algumas bolhas de automodelos, mas o processo e as tintas são diferentes.
Abração e que este tópico ajude o pessoal a personalizar seus canopies.
MATERIAL UTILIZADO:- Canopy de Fibra de Vidro
- Spray Esmalte Sintético (Laranja, Branco, Preto)
- Spray Primer
- Spray Verniz Brilhante
- Fita Adesiva Automotiva
- Lixa d'água 420
- estilete e tesoura
LIXANDODê uma leve lixada só para tornar a superfície mais áspera para que o primer pegue melhor.
LIMPANDOPegue um pano, papel higiênico ou algodão molhado em álcool e limpe a superfície. Isto serve para tirar a poeira e a gordura liberada de nossas mãos.
APOIOPegue algum toco de madeira ou qualquer outra coisa onde você possa apoiar a canopy nesta posição. Assim você evita o contato direto com o canopy, evitando sujá-la.
1ª CAMADA DE PRIMERPasse a primeira camada de primer. Ele tem a função de facilitar que a tinta fixe na superfície do canopy. Sempre faça camadas com pouca tinta para evitar da tinta escorrer.
DICA: Toda vez que você usar spray nunca comece a apertar o spray com o bico na direção da peça. Sempre comece apertando fora da peça e passe pela peça. Termine de apertar o spray só quando o jato de tinta estiver fora da peça. Isto deixa a pintura mais homogênea.
2ª CAMADA DE PRIMERSegunda camada de primer. Sigas as instruções de tempo entre as demãos contidas na rótulo do spray. Sempre camadas finas.
3ª CAMADA DE PRIMERTerceira camada de primer. Foi o suficiente para ficar com uma cobertura homogênea.
ANSIOSOFiquei curioso e já testei no Heli, heheh....
1ª CAMADA DE BRANCOPrimeira camada de branco, bem leve, sempre.
Agora depois do primer fiz uma camada de branco para dar o fundo para as outras cores e também já é o branco dos detalhes que ficam no final.
2ª CAMADA DE BRANCOSegunda camada de Branco, bem leve, sempre.
Cobrindo um pouco mais o primer.
3ª CAMADA DE BRANCOTerceira camada de branco, bem leve, sempre.
4ª CAMADA DE BRANCOQuarta camada de branco, bem leve, sempre. Dessa vez foi importante ter a quarta camada para ficar bem branco.
A ARTEFiz o desenho de como queria a arte no canopy e depois desenhei direto nela. O lápis pega bem fraco, o que foi bom, pois não quero o canopy riscada forte. Feito um lado é só repetir do outro.
CORTANTO FILETES DE FITAPrecisava cortar um filete de fita bem fino para fazer as curvas. E para isto usei um cd para apoiar o estilete e depois girava a fita para fazer um corte sempre no memso tamanho.
MÁSCARA PARA PINTAR O PRETOCom os filetes de fita maquei os limites da cor preta.
OBS: tentei usar luvas de procedimento para não engordurar O canopy, mas a fita gruda muito na luva, desisti da luva em seguida.
MÁSCARA PARA PINTAR O PRETOCom a máscara cobri toda a área que não vai tinta preta. Em áreas maiores usei uma folha de papel para não gastar muita fita.
1ª CAMADA DE PRETOSempre camadas bem de leve.
2ª CAMADA DE PRETOSegunda camada de preto. O preto tem uma boa cobertura. Já foi o suficiente.
TESTEI DE NOVO NO HELINão aguentei e já testei no heli. Só assim já gostei, eheheh... Me lembra uma baleia orca.
LIMPANDO DETALHESAqui muito cuidado. Usei um cotonete com acetona. para fazer alguns retoques. Mas muito cuidado, a acetona vai tirando as camadas de tinta. Então se exagerar vai tirar o preto, o branco e o primer e ai você estragou seu trabalho.
MÁSCARA PARA PINTAR LARANJAAqui a máscara do Laranja. Cobri a parte do preto e, também, esse filete de branco que tem entre o preto e laranja.
Todo material que for usar para fazer máscara teste antes. Neste caso usei o plástico de sacola de mercado, mas testei antes. Se não testar pode ocorrer da tinta corroer o material e fazer uma grande meleca. E ai já viu, canopy no lixo.1ª CAMADA DE LARANJAPrimeira camada de laranja. Sempre bem fina.
3ª CAMADA DE LARANJATerceira camada de Laranja.
Não coloquei a foto da segunda camada pois é igual as cores anteriores.RETIRANDO MÁSCARARetirando a máscara. Cuidado, retire bem devagar para tinta não vir junto e descascar. E se ficar algum pedaço de fita é só levantar a fita com o estilete. Mas MUITO cuidado! Qualquer descuido vai aranhar a pintura.
1ª CAMADA DE VERNIZPrimeira camada de Verniz brilhante. A princípio parece que a canopy ficou mais fosca, mas depois de algumas camadas fica melhor. SEMPRE camada bem fraca.
2ª CAMADA DE VERNIZSegunda camada de verniz. O verniz demora muito para ficar com acabamento legal.
Tive que fazer 5 camadas no total.RESULTADO FINAL - 5 CAMADAS DE VERNIZResultado. Ainda falta pintar o estabilizador vertical, estabilizador horizontal e a hélice.
MAIS FOTOSFicou muito brilhante. Olha o meu reflexo e do meu prédio. O verniz deu um acabamento muito bom.
Obrigado e Abraços
Mais coisas no meu fotolog http://www.flickr.com/photos/underline_/