InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Meu projeto #3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
barbecue
 
 
barbecue

Mensagens : 60
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : Fpolis

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 01:07

boa noite queridos Amigos e colegas foristas.
Durante a tarde de pouco trabalho de hoje comecei a esboçar um modelinho com características visuais que ao meu ver são interessantes.

Fortemente inspirado pelo design dos pequenos ultraleves avaçados como o RV-9

Meu projeto #3 RV9_Rtf



começando os primeiros rabiscos:

vista lateral e frontal:

Meu projeto #3 Fem0i8
vista lateral e frontal

a vista superior do dito cujo:

Meu projeto #3 246utqx
a vista superior do dito cujo.


Depois de desenhar a vista superior comecei a perceber também um certa influencia do design do extra 300

Meu projeto #3 Extra300




chegando em casa com a ajuda do computador fiz um desenho de 3 vistas melhorzinho:
Meu projeto #3 2a4ww3k



baseado em puro empirismo e o pouco que sei de aerodinâmica cheguei a conclusão que poderia ser voável. venho ao fórum para perguntar para aeromodelistas e construtores mais experientes se o modelinho parece funcional e se vale a pena a construção do mesmo.

a idéia é usar uma asa de 950mm com perfil Clark Y que tenho parada aqui, com esta dimensão qual seria o tamanho ideal da fuselagem?
Caso a construção ocorra, o que deve ser melhorado no desenho do modelo?
De antemão muito abrigado pela ajuda de todos.

Um abraço
João Dias.


ps: sei que o desenho de 3 vias está fora de escala. :p








Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 06:41

da uma olhada nesse meu tópico, pode te dar umas idéias pois o EV-97 é muito parecido com esse RV-9 e os dois também tem um vôo muito parecido.
http://www.eletricosdosul.com/t906-achei-muito-chic-mas-como-a-grana-nao-da-vou-de-aeromodelo-mesmo-ashuashusha
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 10:37

As linhas estão boas e a aerodinâmica também.

Só tenho 2 observações:

1-- Asa baixa requer mais velocidade para se manter estável. Uma maneira de melhorar essa instabilidade é o Diedro. Sugiro acrescentar mais diedro, algo em torno de 5º.

2-- Perfil Clark Y é para sustentação, baixa velocidade e gera muito arrasto, é um treinadorzão. Não recomendo a utilização dele em um asa baixa. Recomendo um MH32.
Ir para o topo Ir para baixo
             
barbecue
 
 
barbecue

Mensagens : 60
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : Fpolis

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 10:45

Mori escreveu:
da uma olhada nesse meu tópico, pode te dar umas idéias pois o EV-97 é muito parecido com esse RV-9 e os dois também tem um vôo muito parecido.
http://www.eletricosdosul.com/t906-achei-muito-chic-mas-como-a-grana-nao-da-vou-de-aeromodelo-mesmo-ashuashusha
realmente bem parecido o modelinho Mori, e o voo como é?
Ir para o topo Ir para baixo
             
barbecue
 
 
barbecue

Mensagens : 60
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : Fpolis

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 10:55

NelsonSM escreveu:
As linhas estão boas e a aerodinâmica também.

Só tenho 2 observações:

1-- Asa baixa requer mais velocidade para se manter estável. Uma maneira de melhorar essa instabilidade é o Diedro. Sugiro acrescentar mais diedro, algo em torno de 5º.

2-- Perfil Clark Y é para sustentação, baixa velocidade e gera muito arrasto, é um treinadorzão. Não recomendo a utilização dele em um asa baixa. Recomendo um MH32.

Nelson, teu esmero na construção do DHC 6 é um dos grande incentivos para os aeromodelistas mais novos começarem a construir seus próprios modelos (pelo menos pra mim.) quanto ao diedro já tinha pensando a respeito, só esperava um confirmação mesmo.

quanto a da asa eu já aproveito para perguntar: a asa que tenho pronta tem a mesma corda em toda extensão, tinha pensado em fazer o enflechamento da mesma mudando o formato das superficies de comandoisto daria certo?
e nenhum diedro o que me faria ter que descolar as metades fazer o diedro e ainda mais teria que de algum jeito mudar o perfil da asa. para o MH32. acho que vale mais a pena deixar esta asa parada e construir uma nova não?






Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 11:13

barbecue escreveu:
NelsonSM escreveu:
As linhas estão boas e a aerodinâmica também.

Só tenho 2 observações:

1-- Asa baixa requer mais velocidade para se manter estável. Uma maneira de melhorar essa instabilidade é o Diedro. Sugiro acrescentar mais diedro, algo em torno de 5º.

2-- Perfil Clark Y é para sustentação, baixa velocidade e gera muito arrasto, é um treinadorzão. Não recomendo a utilização dele em um asa baixa. Recomendo um MH32.

Nelson, teu esmero na construção do DHC 6 é um dos grande incentivos para os aeromodelistas mais novos começarem a construir seus próprios modelos (pelo menos pra mim.) quanto ao diedro já tinha pensando a respeito, só esperava um confirmação mesmo.

quanto a da asa eu já aproveito para perguntar: a asa que tenho pronta tem a mesma corda em toda extensão, tinha pensado em fazer o enflechamento da mesma mudando o formato das superficies de comandoisto daria certo?
e nenhum diedro o que me faria ter que descolar as metades fazer o diedro e ainda mais teria que de algum jeito mudar o perfil da asa. para o MH32. acho que vale mais a pena deixar esta asa parada e construir uma nova não?

Minha sugestão é que deixe essa asa guardada para um asa alta.

Fazer o "enflexamento" com as superfícies de comando não é recomendado, pois vc terá uma área muito grande no centro da asa e uma área muito pequena na ponta, isso pode provocar problemas de comando (tendo em vista que o maior efeito dos ailerons se dá na ponta da asa).

Sua asa certamente tem varetas de fibra de vidro como reforço e, para mexer no diedro, vc teria que cortá-las e colocar novas varetas para formar o diedro. As varetas que já estavam se tornaram peso morto.

Por estes motivos minha sugestão para deixá-la para um asa alta.
Ir para o topo Ir para baixo
             
barbecue
 
 
barbecue

Mensagens : 60
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : Fpolis

Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 EmptyQua 13 Abr 2011, 11:20

de fato, a Asa já tem sim as varetas. então está decidido, farei uma nova asa dentro das especificações do modelo.
o material tenho guardado a algum tempo, preciso providenciar um cortador.



vou postando meus avanços aos poucos, da forma que forem acontecendo!
Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Meu projeto #3 Empty
MensagemAssunto: Re: Meu projeto #3   Meu projeto #3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Meu projeto #3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Meu Projeto
» Projeto Ícarus (Asa Baixa)
» Novo Projeto (ultraleve)
» Novo Projeto YAK 54 20cc
» Projeto de um novo modelo. Início

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Um fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis